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Causas e consequências do Imediatismo. (corrijo de volta)
Ana Karen
No período do Realismo brasileiro, os poetas se concentravam em abordar nas suas obras, com objetividade, as mazelas na sociedade da época. Hodiernamente, é perceptível que caso essa escola literária ainda marcasse forte presença no corpo social, possivelmente, seus poetas não deixariam de abordar tLeia mais
No período do Realismo brasileiro, os poetas se concentravam em abordar nas suas obras, com objetividade, as mazelas na sociedade da época. Hodiernamente, é perceptível que caso essa escola literária ainda marcasse forte presença no corpo social, possivelmente, seus poetas não deixariam de abordar temas maléficos na coletividade, sendo um desses: o imediatismo na contemporaneidade, visto que esse tema se faz um problema social, o que, devido a isso, encaixa-se na temática de discussão do Realismo. Dessa forma, com o fito de honrar o legado desse grande marco literário na história brasileira, é necessário pontuar sobre as causas e consequências do estorvo.(1)
A princípio, é de suma importância destacar que a influência da mídia constitui um fator determinante para a persistência do problema. Segundo Winston Churchill, ex. primeiro-ministro inglês, “não existe opinião pública, existe opinião publicada”. Dessa forma, infere-se, com base na citação da autoridade, que a mídia pode transformar o comportamento de um indivíduo. Analogamente, observa-se esse poder midiático ocasionando o imediatismo na sociedade atual, visto que a idealização de beleza, intelecto e comportamento feitos por tal agente, influencia outros sujeitos sociais a repetirem esse modo de ser, contudo com insucesso, dado que se faz difícil obter a perfeição proposta pela mídia. Logo, há a busca de meios mais imediatos para se ter a posse dessa idealização.
Ademais, verifica-se a existência de diversos efeitos negativos do empecilho. Na série “Brooklyn 99″, capitão Holt, um chefe de polícia, dá a ordem a seu detetive que realize uma tarefa o mais rápido possível, o que ocasiona um resultado negativo pela pressa ao fazer o relatório. Sob esse prisma, percebe-se que o seriado apresenta consequências da cultura do imediato. Fora da ficção, constata-se no meio social efeitos mais severos do que o remetido na série, como: a ansiedade e depressão, os quais são, conforme o doutor Lair Ribeiro, médico renomado, doenças adquiridas através de traumas ou pressões psicológicas, em que esses por sua vez, podem ser ocasionados pelo imediatismo, ao se instaurar uma auto-cobrança(2) excessiva em si mesmo(3)(4) por querer algo rápido, como visto na série”insatiable”(5), em que uma garota ao querer emagrecer de maneria rápida, acabou desenvolvendo um quadro grave de bulimia.
Portanto, medidas são necessárias para neutralizar a controversa. Nessa perspectiva, o Ministério da Educação, deve proporcionar palestras nas escolas- com a participação de psicólogos-, por meio de investimentos do Governo Federal, as quais mostrarão os efeitos da cultura do imediato e como evitar a manipulação da mídia, já que são os jovens, os mais expostos a essa problemática. Somente assim, a mentalidade dos cidadãos juvenis será fortalecida e não agiram(6) conforme o modo imediatista.
(1)Seria interessante abordar as teses na introdução. Não é algo obrigatório, mas favorece seu projeto de texto.
(2) O correto seria (autocobrança)
(3) Evitar expressões prolixas (em si mesmo)
(4) Redundância (autocobrança — em si mesmo)
(5) Escrever algum título você deve usar letra maiúscula – seja ele de livros, seja de revistas, jornais, teses ou outro
(6) O correto seria (agirão)
C1: 120
Bom domínio da norma culta, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2: 160
Argumentação consistente;
Uso superficial do repertório (desenvolvimentismo 2).
C3: 160
Seleciona informações e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma organizada, mas pouco consistentes em relação à defesa de seu ponto de vista e ao projeto de texto.
C4: 200
Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização diversificada de recursos coesivos.
C5: 160
Elabora uma proposta de intervenção de forma mediana, genérica e pouco aprofundada.
Nota: 800
See lessREAL LIBERDADE
Ana Karen
A música ”estudo errado” de Gabriel Pensador, faz uma crítica ao sistema educacional, onde(1) não há incentivo(2), mas um método conservador de decorar. (3) Uma das melhores maneiras de desenvolvimento, com geralmente o primeiro contato na escola, é a leitura. Nota-se portanto, (4) a importância deLeia mais
A música ”estudo errado” de Gabriel Pensador, faz uma crítica ao sistema educacional, onde(1) não há incentivo(2), mas um método conservador de decorar. (3) Uma das melhores maneiras de desenvolvimento, com geralmente o primeiro contato na escola, é a leitura. Nota-se portanto, (4) a importância de tal hábito, visto que é uma forma de inclusão cultural, mas que no Brasil, devido a(5) desvalorização e desigualdade social muitos ainda não tem acesso.
Em primeiro caso pode-se citá-la como um modo de entretenimento sadio, principalmente em tempos de internet. É de extrema importância que o primeiro contato seja com as normas da língua, ao invés das gírias e abreviações utilizadas nas redes sociais. Além disso, adquire-se diversos tipos(6) de informação, a qual traz conhecimento, e com este diversas barreiras barreiras(7) podem ser quebradas. Por meio deste também, a empatia é exercitada. (8) Na narrativa de personagens diferentes, o leitor cria capacidade de respeitar outros pontos de vista e histórias. Assim, fica claro que o hábito de leitura é uma questão de cidadania.
Em segundo caso, ler e escrever com consciência quer dizer ter poder de se manifestar, o que em muitos momentos da história poderia representar uma ameaça (como quando a leitura era uma condição elitista); já que o acesso ao conhecimento dificulta o processo de alienação e obediência. Segundo Antônio Lobos ”um povo que lê, nunca será um povo escravo”. O que significa que quanto mais conhecimento, mais liberdade e voz o povo tem. (9) Em pleno século XXI com tantas informações, a leitura continua sendo de extrema relevância para que se possa lutar por ideias(10).
(10) A obra ”o castelo” de Jorge Méndez Blake, retrata com eficiência o poder de impacto que se tem(Esta perífrase pode ser simplificada) na leitura e escrita, as quais levam ao conhecimento, portanto, tirando a sociedade de um padrão de pensamento. Nesse contexto, os governos, em cada estado, devem investir na base: educação. De modo que todos tenham acesso, ou seja: união da rede pública e privada em uma só, recursos para pessoas com diferentes condições de saúde (como o material em braille( o correto seria ´´braile“) e professores justamente remunerados e qualificados. Só assim pode-se formar seres livres e ter um futuro diferente.
(1) onde (advérbio de lugar – poderia ser substituído por ´´em que“)
(2) há incentivo (incentivo de que? – Subtendido)
(3) Falta de conectivo
(4) (conjunção precisa ser separada por vírgulas) – Nota-se, portanto,
(5) à (erro de crase)
(6) (O verbo aqui concorda com o objeto, portanto deve utilizar o verbo no plural) – adquirem-se diversos tipos
(7) repetição de palavras
(8) Falta de conectivo
(9) Falta de conectivo
(10) (Esta perífrase pode ser simplificada) – para que se lutar por ideias.
(11) Falta de conectivo
(12) braille( o correto seria ´´braile“)
C1: 80 pontos
– Domínio insuficiente da norma culta
– Frequentes desvios gramaticais
– Registro um pouco coloquial da lingua
– Repetições de palavras e inadequações.
C2: 120 pontos
– Desenvolvimento razoável do tema e do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
– Considerações e repertórios próximos do senso comum.
– Domínio razoável da argumentação e do desenvolvimento do seu ponto de vista
C3: 120
– Seleciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto
– Organização de forma pouco consistente em relação ao seu projeto de texto.
C4: 40 pontos
– Articulação precária das partes do texto.
– Recursos coesivos ausentes.
– A falta de conectivos prejudicou o entendimento da sua argumentação
C5: 120 pontos
– Proposta genérica de intervenção sobre a problemática desenvolvida
– Na conclusão é importe que você não apresente nenhuma ideia nova, apenas faça uma retomada do desenvolvimento de modo simplificado. Ou vai direto para a proposta de intervenção.
– Cuidado quando colocar proposta de aborde algo mais específico, como a questão do braile, já que essa questão não foi mencionada nenhuma outra vez no texto.
Nota: 480
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