Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Descaço com Súde Pública
AnaIdesti
Oi Bruna, tudo bem? Espero que possa contribuir, de alguma forma, com essa correção :) APONTAMENTOS INTRUDUÇÃO: Recomendaria, de pronto, não iniciar as primeiras palavras da redação com a citação do Platão, faria o inverso, por ex: Fazendo uma reflexão sobre estar e qualidade, Platão afirmava: "impoLeia mais
Oi Bruna, tudo bem? Espero que possa contribuir, de alguma forma, com essa correção :)
See lessAPONTAMENTOS INTRUDUÇÃO:
Recomendaria, de pronto, não iniciar as primeiras palavras da redação com a citação do Platão, faria o inverso, por ex: Fazendo uma reflexão sobre estar e qualidade, Platão afirmava: “importante não é viver, mas sim viver bem”. – ficaria melhor de ler…
OBS 1: usaria outra palavra mais formal e bonita do que “fazendo”
OBS 2: você quis dizer “estar” mesmo, ou bem estar?
OBS 3: você informou “qualidade” mas qualidade do que? seria interessante especificar… “qualidade de vida”por exemplo.
OBS 4: a palavra “relacionada”não ficou tão em colocada, talvez seria melhor colocar “em relação aos investimentos…”
OBS 5: “…é notório o descaso dos governantes na manutenção da saúde e fatores culturais que implicam diretamente na saúde pública.”- o que você quis dizer com fatores culturais que implicam a saúde pública? Que relações os fatores culturais fazem com o descaso com a saúde? Seria melhor estender e deixar mais claro a sua reflexão…
APONTAMENTOS DESENVOLVIMENTO:
Parágrafo 1
Em “…atinge diretamente a população que que recebe serviços por meio…”cuidado com a repetição do “que” duas vezes, acredito que tenha sido errado de digitação
* “…vulneráveis da mau gestão dos recursos…”- a utilização de “mau” é incorreta, deve utilizar “má gestão” – uma vez que gestão é de genero feminino.
* “…que o gasto com a saúde pública… – nesse trecho, seria interessante ver o significado da palavra gasto, acredito que seria melhor usar “investimento”.
Parágrafo 2
* “acreditem que o sistema falha…” – “sistema falha”me parece um pouco informal para se usar, ficaria mais bonito no texto dissertativo demonstrar mais formalidade, por exemplo “acreditem que o sistema é falível…”
APONTAMENTOS CONCLUSÃO/ Proposta de Internvenção
Sua proposta está quase completa, mas para te auxiliar mais, sugiro que dê uma olhada na 5ª competência do enem, pois pra mim, é uma das mais fáceis a se chegar aos 200 pontos e isso pode te ajudar muuuuito na nota final:
Lá diz: “Com o objetivo de interferir no problema apresentado pelo tema, a proposta
de intervenção deve exprimir, minimamente, o que deve ser feito de maneira
ativa. Nesse sentido, a AÇÃO é o elemento essencial, que auxiliará na identificação dessa proposta, ao qual se relacionam o AGENTE indicado para executar essa ação, seu MODO/MEIO de execução e seu EFEITO, pretendido ou alcançado, e um DETALHAMENTO de um dos elementos anteriores. Portanto, a proposta de intervenção muito bem elaborada, de forma detalhada, é aquela que apresenta esses 5 elementos. Essa concepção de avaliação destaca os elementos que materializam, na superfície textual, a concretude e, na sua ausência, a vagueza da proposta de intervenção.”
Sugiro dar uma lida rápida a partir da página 10, sério, pode te ajudar muito! http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2020/Competencia_5.pdf
Sua P.I. tem agente, ação, efeito e um modo/meio (apesar de não estar tão claro), fica faltando um detalhamento!
No mais, sua redação está boa, parabéns! Continue treinando e não desista, com bastante treino e persistência vamos conseguir melhorar :)
NOTA
C1 120
C2 120
C3 160
C4 120
C5 160
NOTA FINAL: 680
Acesso á internet no Brasil: uma corrida contra a desigualdade e a exclusão social
AnaIdesti
Oi Geraldo, tudo bom? Confesso que não concordo com nenhum dos apontamentos feitos, mas mesmo assim, eu agradeço pelo seu tempo disposto na correção! Muito obrigada! :) Não acredito que usar dados na introdução, que embasam a argumentação do desenvolvimento, faz com que os mesmos sejam inúteis. AcreLeia mais
Oi Geraldo, tudo bom? Confesso que não concordo com nenhum dos apontamentos feitos, mas mesmo assim, eu agradeço pelo seu tempo disposto na correção! Muito obrigada! :)
See lessNão acredito que usar dados na introdução, que embasam a argumentação do desenvolvimento, faz com que os mesmos sejam inúteis. Acredito que tenha cumprido pelo menos, a maioria dos critérios da competência 3.
A competência 3 do ENEM, confere basicamente á: SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
Sendo avaliada assim:
0 – Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem
defesa de um ponto de vista.
1 – Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou
incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
2 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas
desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos
textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
3 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados,
em defesa de um ponto de vista.
4 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
5 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto,
de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um
ponto de vista.
Entendo que o uso de conectivos pode ter feito falta, vou melhorar o uso. Mas discordo que isso tenha “descausado” fluidez quanto a leitura do texto. Além disso, os conectivos que me sugeriu me parecem um tanto quanto ultrapassados, ainda assim obrigada.
E para não me alongar mais, discordo quanto ás “afirmações de senso comum”, visto que basicamente, em ambas argumentações, fiz uso de dados de pesquisas/ índices, além de não mencionar possíveis “achismos”do sendo comum.
Obrigada! :)
Acesso á internet no Brasil: uma corrida contra a desigualdade e a exclusão social
AnaIdesti
Oi Vanessa, tudo bem? Desde já, obrigada pelo seu tempo disposto! Sério que você achou a redação muito focada no corona? Menina, eu juro que o que eu menos queria era isso hahaha :/ Eu só achei interessante mencionar a princípio, como contexto mesmo para abordar a questão do acesso á internet... MasLeia mais
Oi Vanessa, tudo bem? Desde já, obrigada pelo seu tempo disposto!
See lessSério que você achou a redação muito focada no corona? Menina, eu juro que o que eu menos queria era isso hahaha :/
Eu só achei interessante mencionar a princípio, como contexto mesmo para abordar a questão do acesso á internet…
Mas mesmo assim, tentarei ficar mais esperta hahah
Muito obrigada, beijos!
Acesso á internet no Brasil: uma corrida contra a desigualdade e a exclusão social
AnaIdesti
Oi Gabi, tudo bem? Muito obrigada pelos apontamentos. É verdade, concordo que pode deixar essa impressão. Talvez algumas linhas a mais fariam diferença! Obrigadão pelo tempo disposto! :) Bjs _____________________________________________________________________________________________________________Leia mais
Oi Gabi, tudo bem?
See lessMuito obrigada pelos apontamentos. É verdade, concordo que pode deixar essa impressão. Talvez algumas linhas a mais fariam diferença!
Obrigadão pelo tempo disposto! :)
Bjs
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O aumento da população em situação de rua
AnaIdesti
Oi madriele03, tudo bem? Alguns apontamentos da sua redação: *mas antes já deixo registrado que ela está muito boa! Parágrafo 1 * Colocaria vírgula + crase "...Sob esse viés, convém analisar tal quadro ligado a aspectos tanto como a falta de emprego (,) quanto ÀS condições precárias." Parágrafo 2 *TLeia mais
Oi madriele03, tudo bem?
See lessAlguns apontamentos da sua redação:
*mas antes já deixo registrado que ela está muito boa!
Parágrafo 1
* Colocaria vírgula + crase “…Sob esse viés, convém analisar tal quadro ligado a aspectos tanto como a falta de emprego (,) quanto ÀS condições precárias.”
Parágrafo 2
*Tiraria a vírgula depois de METRÓPOLES + ponto final depois de MELHORIAS (para que a continuação com NO ENTANTO faça sentido, visto que irá apresentar outro ponto de partida e vai se estender nele): “…pessoas para as metrópoles em busca de melhorias.”
*Colocaria ponto e vírgula depois de ÁGUA (só pra frisar que o fim da frase já está chegando e também para evitar de usar a vírgula mais uma vez: “No entanto, se deparam com o desemprego, não tendo como custearem moradia, alimentação e água; o que corrobora para o aumento dos sem-teto.”
* Usaria outra palavra no lugar de INADMISSÍVEL (uma que fosse menos apelativa, pois acho que traria mais seriedade á ênfase que quer passar): “Desse modo, é INCONCEBÍVEL / INCABÍVEL que em um país dito democrático, haja descaso governamental diante dessa situação, permitindo a marginalização social.
Parágrafo 3
* Trazer a tona a questão do coronavírus no seu tema realmente dá um aspecto de que seu texto está dentro dos contextos atuais, porém, não acredito que esse tenha sido o melhor exemplo a ser colocado. É claro que não devemos menosprezar de forma alguma esse tema / essa pandemia, mas acredito que no contexto de pessoas em situação de rua, há outras doenças “mais significativas”. (Não espero que soe como falta de empatia, mas apesar dos números altíssimos de mortes e de contaminações com o corona, há muitas outras doenças que já estão enterradas nesse descaso. Doenças essas por exemplo, que esbarram até mesmo nas questões de saneamento básico. Além disso, felizmente ou infelizmente, por enquanto a maioria dos “portadores” do covid estão nas classes ainda abastadas (sejam pouco ou muito abastadas). Poderia citar a Pneumonia, por exemplo, que pode ser causada e/ou intensificada por temperaturas baixas, ou seja, falta de proteção. Ou DST’s que é comum, ou até mesmo problemas psicológicos como depressão, esquizofrenia e ansiedade que podem levar ao suicídio, por exemplo.
Deixo algumas matérias que podem te ajudar mais sobre as doenças etc…
– http://svs.aids.gov.br/dantps/centrais-de-conteudos/paineis-de-monitoramento/mortalidade/gbd-brasil/principais-causas/
– http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/06/mais-de-100-moradores-de-rua-morreram-desde-marco-em-sp-diz-iml.html
– https://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/alem-da-pobreza-moradores-de-rua-vivem-com-constante-ameaca-de-doencas.html
Parágrafo 4
* Se sua redação for para ENEM, na sua PI (Proposta de Intervenção), precisa conter os 5 elementos da 5ª competência:
Agente(s): (ator social) – Quem vai resolver o problema?
Ação / Ações: O que será feito para solucionar o problema?
Meio / Modo: Como a ação ou as ações serão resolvidas? Através do que? Por meio de?
Efeito / Finalidade: Para que? (Evitando finalidade ampla, e fazer finalidade + específica)
Detalhamento: Exemplificação (Pode ser exemplificação da finalidade, da ação, do meio/modo)
Vamos analisar agora se você cumpriu a todos os requisitos da 5ª competência:
Agente: Governo
Ação: “…deve criar abrigos temporários…”
Meio/ Modo: “…por meio do direcionamento das verbas pagas pelos cidadãos e do apoio de ONG’s…”
Detalhamento: (CONSIDERARIA O DETALHAMENTO DO MEIO/MODO= “… com a reforma de casas abandonadas ou pagamento de aluguéis…”
Finalidade: “…com o intuito de promover a reintrodução social dessas pessoas, até elas terem uma estabilidade financeira.” OBS: Apesar da sua FINALIDADE se adequar ao proposto, na conclusão eu tentaria abordar algo, simples que fosse, mas a respeito das doenças/problemas de higiene que você citou no parágrafo 3, do seu segundo desenvolvimento (não seria necessário outra PI para o 2º desenvolvimento, mas só pra não causar a sensação de que você esqueceu de trazer alguma “solução”a essas outras questões, deixando a Deus dará)
*Sua proposta de intervenção está COMPLETA. Vamos as notas:
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 160
C5: 200
Nota final: 960
Beijoooss
Mobilidade urbana no século XXI: o ir e vir em questão na sociedade brasileira
AnaIdesti
Parágrafo 1 * Cuidado com a vírgula! Tiraria a vírgula depois do REPRESENTA pois deu uma pausa excessiva. * A palavra NESTE, foi usada para retomada de algo já dito, mas ficou um pouco abrangente a sua colocação. Me pergunto, NESTE o que? Neste direito? Seria interessante ver outra forma de retomadaLeia mais
Parágrafo 1
See less* Cuidado com a vírgula! Tiraria a vírgula depois do REPRESENTA pois deu uma pausa excessiva.
* A palavra NESTE, foi usada para retomada de algo já dito, mas ficou um pouco abrangente a sua colocação. Me pergunto, NESTE o que? Neste direito? Seria interessante ver outra forma de retomada.
* Além disso, a retomada NESTE, está muito próxima a retomada da próxima frase: “NESTE SENTIDO” – talvez seja interessante usar outro conectivo.
Parágrafo 2
* Por acreditar que já seja o parágrafo primeiro do seu desenvolvimento, ao ler tive a impressão de que começou a abordar outro tema desconexo ao tema inicial. Acredito ser interessante tentar abordar na sua introdução (mais ou menos) o que será abordado no seu D1 e D2 (desenvolvimentos) = Assim, não dá a sensação que você está fugindo do assunto/ ou do nada entrou em outro assunto. É importante que os parágrafos se conectem entre si. Seria interessante mencionar por exemplo, ao final de sua introdução (Parágrafo 1), os DANOS AMBIENTAIS da mobilidade urbana – assim, o tema abordado no próxima parágrafo 2 já não seria surpresa (pois você já terá preparado o seu leitor sobre os possíveis assuntos a serem tratados na introdução).
* “…através da redistribuição desses pontos de alerta…” – O que vocês quis dizer com REDISTRIBUIÇÃO? Seria, de alguma forma, conscientização? Conscientizar mais as pessoas sobre esse problema? Essa frase não ficou tão clara.
Parágrafo 3
* “…a questão da mobilidade urbana é resultado e resulta de um mal planejamento urbano” – as palavras RESULTADO E RESULTA tem praticamente o mesmo significado, e não trouxe sentido diferente a frase. Se você teve a intenção de usar essas palavras para designar TEMPO/ PERÍODO, ou seja, dizendo que a mobilidade urbana resultou, e ainda resulta um mal planejamento, talvez seria interessante dar mais ênfase utilizando advérbio temporal (AINDA resulta, e HOJE AINDA resulta, FOI e É resultado de um mal planejamento..)
Parágrafo 4
*”O êxodo crescente em direção aos grandes centros durante o século XX configuraram, por meio do descaso de governos, na calamitosa situação atual. – Ao citar DESCASO DE GOVERNO, seria interessante retomar que o DESCASO É NO SENTIDO DO MAL PLANEJAMENTO DA MOBILIDADE URBANA. Apesar de talvez parecer “óbvio” não é tão óbvio assim, pois existem muitos descasos do governo (infelizmente :/ ). Só especificar QUAL descaso do governo, pra não ficar tão geral.
* “Assim, nota-se que o ir e vir perpassa por questões também sociais, …”- com certeza, ótimo mencionar QUESTÕES SOCIAIS, super coerente com o que vem dizendo até agora, mas o que as QUESTÕES SOCIAIS que você citou (por ex: a poluição do trânsito/ tráfego lento / alta utilização de veículos de passeio para poucos passageiros, tem haver com a continuação …”as quais se relacionam, por exemplo, ao se analisar preços de passagens, distância entre os principais fluxos rodoviários – os quais, para grande maioria, se faz na distribuição periferia-centro – e na superlotação de transportes coletivos, entre outros.”? Acredito que esse parágrafo ficou muito confuso e um pouco desconexo do veio falando. Qual foi o intuito de relacionar o preço de passagem, a distância, superlotação, etc? Foi trazer a tona algumas consequências do mal planejamento urbano? = tentaria talvez abordar de maneira mais simples para que não haja dúvida sobre o entendimento da frase = não dá a sensação que a coerência tá indo embora. =Eu tentaria conectar mais as frases entre si, linkando uma coisa na outra. Por mais que pra você, ai internamente faça sentido, pra quem está lendo ás vezes o “óbvio” acaba ficando não tão claro.
Parágrafo 5
* “Fica claro, portanto, que a mobilidade urbana no Brasil contemporâneo é uma questão que envolve tanto fatores político-econômico-sociais como questões relacionadas à causa ambiental.”- Os fatores político-econômico-sociais da mobilidade urbana no Brasil só estão no contexto CONTEMPORÂNEO? Tive essa impressão ao ler. Talvez, por “má interpretação”, algum corretor pode até designar essa afirmação como incoerência, uma vez que no próprio texto, (no parágrafo 4), você tenta contextualizar o ÊXODO RURAL, que não é algo contemporâneo no Brasil (e nem no mundo), para argumentar sobre o problema da mobilidade urbana. Nesse caso então, eu colocaria que algo parecido com ” “Fica claro, portanto, que a mobilidade urbana no Brasil JÁ FOI E AINDA É, uma questão que envolve tanto fatores político-econômico-sociais como questões relacionadas à causa ambiental.”
* “…cabe aos governos estaduais junto à iniciativa privada e OSCIPS a tentativa de…” = Ao colocar uma sigla pela primeira vez no texto, deve estender o significado da mesma: “… iniciativa privada e OSCIPS (Organização da sociedade civil de interesse público), a tentativa de…”.
* Se sua redação for para ENEM, na sua PI (Proposta de Intervenção), precisa conter os 5 elementos da 5ª competência:
Agente(s): (ator social) – Quem vai resolver o problema?
Ação / Ações: O que será feito para solucionar o problema?
Meio / Modo: Como a ação ou as ações serão resolvidas? Através do que? Por meio de?
Efeito / Finalidade: Para que? (Evitando finalidade ampla, e fazer finalidade + específica)
Detalhamento: Exemplificação (Pode ser exemplificação da finalidade, da ação, do meio/modo)
Agente: “…governos estaduais junto à iniciativa privada e OSCIPS…”
Ação: “…tentativa de redução da poluição rodoviária e da superlotação desses trechos…”
Meio/ Modo: “…por meio, respectivamente, do incentivo à utilização de transportes públicos e de ciclovias…”
Detalhamento: “…– as quais devem ser construídas em maior número-, mediante a diminuição do preço das passagens e do aumento da frota, por exemplo.”
Finalidade: “…Desse modo, espera-se que o direito fundamental ao transporte se faça presente também no contexto real.”
*A sua proposta de intervenção está COMPLETA, apesar da sua finalidade estar um pouco ampla/ genérica (cuidado com isso, tente ser mais específica).
C1: 160
C2: 120
C3: 120
C4: 160
C5: 200
Nota final: 760
*Espero que tenha conseguido entender todos os pontos a serem analisados aqui, e que todas as questões não sirvam para te desencorajar, e sim o contrário. Continue se aperfeiçoando, e parabéns pelo bom trabalho :)
Beijoos