Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A persistência da violência contra a mulher no Brasil
BARBARA BRUNA DE ALMEIDA
Boa tarde Letícia, vamos para sua correção A persistência da violência contra a mulher no Brasil Não raro, os acontecimentos na sociedade brasileira têm fomentado ( A PALAVRA FOMENTAR SÓ TEM SENTIDO DE "ESTIMULAR" NO SENTIDO FIGURATIVO, NO SENTIDO FIGURADO ELA SIGNIFICA ''COLOCAR UMA COMPRESSA QUENTLeia mais
Boa tarde Letícia, vamos para sua correção
A persistência da violência contra a mulher no Brasil
Não raro, os acontecimentos na sociedade brasileira têm fomentado ( A PALAVRA FOMENTAR SÓ TEM SENTIDO DE “ESTIMULAR” NO SENTIDO FIGURATIVO, NO SENTIDO FIGURADO ELA SIGNIFICA ”COLOCAR UMA COMPRESSA QUENTE” , QUASE QUE ISSO) debates acerca da persistência da violência contra a mulher no Brasil. ( Pra aumentar sua pontuação na competência um seria legal colocar um repertório aqui, pensa quais são os acontecimentos que estimulam ao debate acerca da violência contra mulher?) Nesse viés, nota-se que se trata de uma problemática que assola o cotidiano pós-moderno e urge por soluções imediatas. Tendo isso em vista, não só o feminicídio, como também a falta de capacitação dos agentes públicos endossam ( CUIDADO COM ESSAS PALAVRAS REBUSCADAS PQ AS VEZES ELAS PODEM TRAZER UM SENTIDO ERRADO PARA O TEXTO) a importância de se resolver o problema.
INTRODUÇÃO
Faltou trazer repertório pra iniciar seu texto, o bom é que vc colocou as duas teses bem separadas, mas acrescente tmb termos dissertativos pra deixar suas teses mi problematizadas, como problemática, infelizmente, lamentavelmente etc
Em primeira análise, é válido salientar que muitas mulheres no Brasil sofrem com o feminicídio – homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em meio ao isolamento social, o Brasil contabilizou 1.350 casos de feminicídio em 2020 – um a cada seis horas e meia. Apesar da Lei 13.104/15 sancionada em 2015, podemos perceber a cada dia o aumento de crimes contra a mulher, ou seja, essa Lei deveria ser uma ferramenta jurídica responsável por frear os homicídios em razão de gênero, mas não tem sido suficiente.
DESENVOLVIMENTO 1
Pensa bem comigo, é um pouco estranho a violência contra mulher vir do feminicídio sabe, o feminicidio pode ser uma consequência da violência contra mulher, não sei se tá fazendo sentido pra você e como vc também utilizou de um repertório que fala obre a pandemia faria mais sentido se você colocasse a pandemia como uma das causas que corroboram o aumento da violência contra mulher, assim teria vários fatores pra você abordar.
Outra coisa é que você focou bastante no repertório e pouco na argumentação, pra se ter uma boa argumentação é preciso entrar fundo no problema e basicamente se aprofundar nele por exemplo, a gente sabe que a violência contra mulher persiste no Brasil, mas por que? Bom a gente tmb sabe que na pandemia o número de casos aumentou, mas por que? Agente também sabe que durante a pandemia muitas pessoas permaneceram em casa e assim muitas famílias inteiras ficaram em conjunto o que facilitou pra que as mulheres fossem mais agredidas por seus parceiros em um local de difícil (em partes né) acesso para denuncia
Faça isso e você vai conseguir ir tão fundo no problema que vai achar a causa dele e vai usar isso como argumentação
Em segunda análise, é indubitável falar sobre a falta de capacitação dos agentes públicos em meio ao combate à violência contra as mulheres. Uma vez que os agentes públicos – da polícia e até do judiciário – são membros de uma sociedade machista, e muitas vezes reproduzem esses estereótipos no atendimento dessas mulheres. Sob tal ótica, essa realidade evidencia que muitas mulheres são negligenciadas quando vai fazer o boletim de ocorrência e não tem o atendimento devidamente correto.
Não sei se o machismo serve como repertório, mas eu acredito que não. Talvez se você usar uma coisa mais concreta, digamos assim, você consiga ter um repertório, aí você acrescenta o machismo eu acho que a argumentação tá até boa, mas faltou aquele repertório pra validar tudo
Por tudo isso, é notório que medidas são necessárias para solucionar tal problemática. Para tanto, urge que o Estado (AGENTE) crie um projeto que ampare as sobreviventes e a família de quem foi vítima (AÇÃO) . Ademais, é imprescindível dizer que o Ministério da Justiça (AGENTE) deve capacitar os agentes públicos para a correta recepção e processamento dos crimes cometidos contra as mulheres e particularmente sobre a Lei Maria da Penha (AÇÃO). Só assim, podemos resolver com a problemática da persistência da violência contra a mulher no Brasil.
Repare que você tem duas conclusões, mas nenhuma delas completa, tenta fazer uma só completa com agente, ação, meio, efeito e detalhamento, tente pensar tmb em uma conclusão que consiga resolver o dois problemas de uma vez só pq assim você não vai precisar fazer mais de uma conclusão
See lessEnfim é isso, espero que tenha ajudado, continue praticando e bons estudos
Dúvidas só chamar ; )
A importância da leitura para o desenvolvimento do Brasil
Gislaine289
Olá. Tudo bem? Antes de corrigir sua redação, tenho algumas dicas para você. A redação do Enem tem uma certa estrutura, mas para que ela fique bem elaborada, é necessário o uso de alguns elementos: INTRODUÇÃO - introduzir o problema: muitas pessoas usam repertório histórico, filosófico ou até culturLeia mais
Olá. Tudo bem?
Antes de corrigir sua redação, tenho algumas dicas para você.
A redação do Enem tem uma certa estrutura, mas para que ela fique bem elaborada, é necessário o uso de alguns elementos:
INTRODUÇÃO
– introduzir o problema: muitas pessoas usam repertório histórico, filosófico ou até cultural.
– relacionar a realidade brasileira.
– apresentar sua tese (ponto de vista).
DESENVOLVIMENTO
– detalhar sua tese, apresentando os problemas citados anteriormente. Ademais, utilizar de outros repertórios que possam enfatizar o empecilho.
CONCLUSÃO
Foi onde você conseguiu ter um bom desempenho. Para sua proposta de intervenção, sugiro utilizar essa estrutura:
-agente
– ação
– finalidade
– meio/modo
– detalhamento.
Além disso, muitas pessoas utilizam uma “frase final” que, na maioria das vezes, está relacionada ao fato citado no início do texto.
Para melhorar sua produção textual, indico:
1. ler redações nota 1000 das edições anteriores do ENEM e analisá-las.
2. assistir vídeo-aulas de professores especializados em redação (para lhe instruir melhor).
SOBRE SEU TEXTO: ele não possui uma estrutura adequada, ausentando elementos essenciais.
No 1º parágrafo, apesar de possuir um repertório, você não o relaciona com a problemática, fazendo com que seu texto perca a coerência.
2º e 3º parágrafos extremamente sucintos, não trabalham detalhadamente a problemática.
Já no 4º parágrafo, apesar de tê-lo desenvolvido de uma maneira correta, ainda falta elementos. Ademais, você cita muitas propostas como solução para a problemática sem detalhar, evite.
Em suma,
See lessC1= 160
C2= 120
C3= 100
C4= 80 (ausência de conectivos)
C5= 120
Combate ao tráfico de pessoas no Brasil. (corrijo de volta)
Gislaine289
Olá. Tudo bem? 1º parágrafo: logo no início, percebo certo erro ao utilizar "conta" ao invés de "é contada". Ademais, sugiro substituir a palavra "narrativa" por "história" para que fica mais coerente. Paralelamente, tenho que destacar a forma como você mencionou o filme: muito sucinta e direta. EmLeia mais
Olá. Tudo bem?
1º parágrafo: logo no início, percebo certo erro ao utilizar “conta” ao invés de “é contada”. Ademais, sugiro substituir a palavra “narrativa” por “história” para que fica mais coerente. Paralelamente, tenho que destacar a forma como você mencionou o filme: muito sucinta e direta. Em outras palavras, você não conseguir transcrever uma narrativa, apenas um fato que, infelizmente, é realidade no Brasil.
Dica: tente transcrever mais elementos do filme para mostrar a banca de correção do ENEM que você realmente tem conhecimento sobre esse repertório.
Outrossim, na frase “[…] sendo duas dessas: […], eu omitiria o termo “duas” e não usaria “dessas”, mas “essas”.
2º parágrafo: ele ficou um pouco ambíguo. Sugiro você substituir a problemática abordada por outra. Por exemplo, utilizar a “falta de visibilidade” para que, junto ao repertório utilizado, o parágrafo obtivesse coerência.
Dica: substituir a palavra “mostrar” por “destacar”. Ademais, nessa frase “tráfico de pessoas seria um dos temas abordados” você supõe algo que nunca saberemos a verdade. Contudo, para que você consiga mostrar algo mais concreto, evitar esse erro e desenvolver melhor, sugiro abordar APENAS o papel dos autores modernistas na denúncia das mazelas para, em seguida, relacionar com a problemática.
3º parágrafo: realmente teria ficado bem elaborado se você tivesse trabalhado melhor os dados apresentados. Para facilitar, se você tiver algum bloqueio para relaciona-los, sugiro o uso de um repertório mais direto como, por exemplo, a quebra do “Contrato Social” de John Locke. Ademais, observo alguns erros gramaticais e de pontuação como na frase “realizada no Ministério da Mulher”, substituir o “no” por “pelo”. Além do uso de ponto antes do conectivo “contudo” na frase seguinte: “ética de um país, contudo”.
4º parágrafo: observo alguns erros de pontuação. Além disso, indico você utilizar essa estrutura ao citar sua proposta de intervenção (no seu caso, nas duas propostas) para que fique mais completo:
-agente
-ação
-finalidade
-meio/modo
-detalhamento.
Em suma,
See lessC1= 120
C2= 140
C3= 160
C4= 180
C5= 160.
Os impactos da pandemia na vida das mulheres
Gislaine289
Olá. Tudo bem? 1º parágrafo: precisa apenas fazer algumas correções de certas palavras usadas ou que foram omitidas. Ademais, em uma de suas teses "profissionais da saúde", você coloca algo muito vago, deixando a necessidade de se aprofundar mais na problemática. Por exemplo, utilizar o "descaso comLeia mais
Olá. Tudo bem?
1º parágrafo: precisa apenas fazer algumas correções de certas palavras usadas ou que foram omitidas. Ademais, em uma de suas teses “profissionais da saúde”, você coloca algo muito vago, deixando a necessidade de se aprofundar mais na problemática. Por exemplo, utilizar o “descaso com as profissionais da saúde”. Contudo, a introdução foi bem desenvolvida.
3º parágrafo: os dados utilizados não enfatizaram a problemática abordada, perdendo um pouco a coerência.
4º parágrafo: quanto a primeira proposta, você não conseguiu concluir a intervenção de maneira clara, já a segunda proposta deve seguir a mesma estrutura que a anterior para ficar completa. Sugiro, para finalizar seu texto, utilizar uma frase de retomada.
Em suma,
See lessC1=120
C2=180
C3=160
C4=200
C5=160
Os impactos dos jogos eletrônicos na vida dos jovens
Gislaine289
Olá. Tudo bem? 1º parágrafo: tenho apenas algumas recomendações para você evitar perder pontos em certas competências. A priori, sugiro não repetir uma mesma palavra em um único parágrafo. Ademais, indico ao apresentar a tese, utilizar um conectivo que seja aceito pelos corretores do ENEM. 2º parágrLeia mais
Olá. Tudo bem?
1º parágrafo: tenho apenas algumas recomendações para você evitar perder pontos em certas competências. A priori, sugiro não repetir uma mesma palavra em um único parágrafo. Ademais, indico ao apresentar a tese, utilizar um conectivo que seja aceito pelos corretores do ENEM.
2º parágrafo: percebo um excesso de informação, fazendo com que fique difícil de compreender como você aborda a temática. Recomendo trabalhar apenas um repertório por parágrafo. Além disso, seu parágrafo perde o contexto ao não conseguir relacionar seus repertórios com o que é abordado no início: “a forma com que os veículos midiáticos influem na vida dos indivíduos, com relação a suas atitudes e comportamentos”, dando a ideia de ambiguidade.
3º parágrafo: muito bom. Traz um exemplo de como você deveria ter trabalhado no 2º parágrafo. Todavia, apresenta uma repetição de conectivo já presente no texto, o que também deve ser evitado.
4º parágrafo: infelizmente, você não conseguiu propor soluções diretas e concretas para as problemáticas abordadas nos parágrafos anteriores. Como, por exemplo, palestras de conscientização.
Observação:
Tente encaixar sempre nesse último parágrafo essa estrutura abaixo:
– Agente
– Ação
– Finalidade
– Modo/Meio
– Detalhamento
Em suma,
C1=160
See lessC2=200
C3=140
C4=180
C5=100
Os impactos dos jogos eletrônicos na vida dos jovens
Gislaine289
Olá. Tudo bem? 1. Desenvolveu bem o 1º parágrafo, mas percebi a falta de uma vírgula nessa frase: "[...] Fora da ficção, na contemporaneidade (,) a tecnologia [...]". 2. No 2º parágrafo, faltou apenas colocar ao falar sobre o site Kahoot! o conectivo "Por exemplo,". Pois, sem citá-lo, parece que vocLeia mais
Olá. Tudo bem?
1. Desenvolveu bem o 1º parágrafo, mas percebi a falta de uma vírgula nessa frase: “[…] Fora da ficção, na contemporaneidade (,) a tecnologia […]”.
2. No 2º parágrafo, faltou apenas colocar ao falar sobre o site Kahoot! o conectivo “Por exemplo,”. Pois, sem citá-lo, parece que você apenas jogou essa informação, deixando seu texto incoerente.
3. Continuo a perceber erros ortográficos nos parágrafos seguintes.
4. Considerei a primeira proposta de intervenção um pouco fraca. Contudo, o parágrafo foi bem elaborado.
Dica: substituir alguns conectivos por outros que tenham mais créditos de correção no ENEM.
C1=160
See lessC2=160
C3=180
C4=160
C5=160
HOMOFOBIA NO BRASIL
Gislaine289
Olá. Tudo bem? 1º parágrafo: percebo alguns erros de gramática, falta e excesso de vírgula. Soube introduzir bem a temática. 2º parágrafo: mesmo erro do parágrafo anterior. Contudo, você utiliza de um repertório, mas não consegue relacionar com a problemática abordada no início do parágrafo, fazendoLeia mais
Olá. Tudo bem?
1º parágrafo: percebo alguns erros de gramática, falta e excesso de vírgula. Soube introduzir bem a temática.
2º parágrafo: mesmo erro do parágrafo anterior. Contudo, você utiliza de um repertório, mas não consegue relacionar com a problemática abordada no início do parágrafo, fazendo com que perca a coerência.
OBS: Nome da série deve ser escrita com letra maiúscula.
DICA: eu utilizaria de outro repertório mais fácil e sucinto, como a tese da “Tábula Rasa”.
3º parágrafo: foi bem elaboro, mas você deveria ter retomado a tese citada no início do texto: ” fato da sociedade ser mal informada sobre a importância da liberdade de escolha” e trabalhado em cima dela. Novamente, perdendo a coerência.
4º parágrafo: mesmos erros do primeiro parágrafo, com o acréscimo de, antes da última frase havia a necessidade de utilizar ponto para finalizar o texto.
C1=120
See lessC2=180
C3=120
C4=180
C5=160
Desafios para a implantação e manutenção da educação à distância no Brasil.
Gislaine289
Olá. Tudo bem? Gostei bastante do seu texto, muito bem elaborado. Apresenta repertórios diversificados, coerência e a presença de conectivos. Mas percebi alguns desvios gramaticais e uma falha ao não citar um meio/modo para a proposta de "complementação da receita familiar". Em suma, C1 = 180 C2 = 2Leia mais
Olá. Tudo bem?
Gostei bastante do seu texto, muito bem elaborado. Apresenta repertórios diversificados, coerência e a presença de conectivos. Mas percebi alguns desvios gramaticais e uma falha ao não citar um meio/modo para a proposta de “complementação da receita familiar”.
Em suma,
See lessC1 = 180
C2 = 200
C3 = 200
C4 = 200
C5 = 180.
Tema: A sociedade brasileira no combate à violência contra o idoso (pontuem e detalhem a redação pfvvv, redação enem)
Gislaine289
Olá. Tudo bem? 1. No 1º parágrafo: - percebi alguns erros de pontuação e gramática - utilizou de uma frase incoerente ao informar que "combater" é algo "negativo, claro, no contexto do texto 2. No 2º parágrafo: - considerei ele bem confuso, com utilização do repertório em um espaço aleatório, fazendLeia mais
Olá. Tudo bem?
1. No 1º parágrafo:
– percebi alguns erros de pontuação e gramática
– utilizou de uma frase incoerente ao informar que “combater” é algo “negativo, claro, no contexto do texto
2. No 2º parágrafo:
– considerei ele bem confuso, com utilização do repertório em um espaço aleatório, fazendo com que você não desenvolva adequadamente
– percebi que a ideia em se é muito boa, só precisa ser melhor trabalhada
3. No 4º parágrafo:
– você adiciona apenas 1 proposta de intervenção, ligada ao 1º parágrafo, faltando algo que solucione a problemática da mídia
– por fim, concluiu bem
C1 = 180
See lessC2 = 180
C3 = 120
C4 = 180
C5 = 160
A importância do debate sobre relacionamento abusivo no Brasil”,
Gislaine289
Olá. Tudo bem? 1. Primeiramente, percebo alguns erros gramaticais, como: "física" ao invés de "fisicamente", fazendo com que seu texto perca coerência. 2. Conclui que você deixa de focar em palavras chaves para desenvolver e utiliza muitos dados que muitas vezes pode ser difícil de ser fornecido. SuLeia mais
Olá. Tudo bem?
1. Primeiramente, percebo alguns erros gramaticais, como: “física” ao invés de “fisicamente”, fazendo com que seu texto perca coerência.
2. Conclui que você deixa de focar em palavras chaves para desenvolver e utiliza muitos dados que muitas vezes pode ser difícil de ser fornecido. Sugiro, por exemplo: “negligência governamental” para a ausência de políticas que forneçam proteção as mulheres, gênero mais afetado. Ou mesmo, “mudança de comportamento” pela constante violência psicológica sofrida por parte das vítimas.
3. Quanto as propostas de intervenção, considerei fracas e pouco diretas. Mas, finalizou bem.
C1 = 120
See lessC2 = 140
C3 = 160
C4 = 180
C5 = 120