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A prática da empatia no mundo moderno (modelo EsSA – não precisa de proposta de intervenção)
AnaClarass.
Olá, Ana! A sua redação é, certamente, bem rápida e fluída. Farei uma síntese geral sobre os parágrafos. Inicialmente, é válido ressaltar que a sua introdução apresenta uma excelente contextualização. Porém, somos surpreendidos, na sequência, por parágrafos, essencialmente, concisos e breves. Não seLeia mais
Olá, Ana! A sua redação é, certamente, bem rápida e fluída.
See lessFarei uma síntese geral sobre os parágrafos. Inicialmente, é válido ressaltar que a sua introdução apresenta uma excelente contextualização. Porém, somos surpreendidos, na sequência, por parágrafos, essencialmente, concisos e breves. Não se preocupe! Escrever de maneira direta e objetiva é, na verdade, uma vantagem. Ainda assim, ressalto que algumas exemplificações contribuiriam para a estruturação dos parágrafos.
No mais, estava tudo correto!
Pode-se afirmar, de acordo com os critérios avaliativos instituídos pelo ENEM, que a sua nota seguiria a seguinte formulação:
Competência 01: 180;
Competência 02: 160;
Competência 03: 180;
Competência 04: 170;
Competência 05: 160.
OBSERVAÇÃO: Como você havia dito que não se faz necessário elaborar uma proposta interventiva, pode desconsiderar a ultima nota, ok?
Bons estudos!
Ana Clara, 12/07.
Assédio moral trabalhista no Brasil
AnaClarass.
Olá! Pessoalmente, gostei bastante da sua redação. Como você já havia recomendado, farei uma correção fundamentada nas competências instituídas pela banca do ENEM. Competência 01: 170; Há algumas inadequações na elaboração do discurso. São detalhes mínimos, como a repetição desnecessária de expressõLeia mais
Olá! Pessoalmente, gostei bastante da sua redação.
Como você já havia recomendado, farei uma correção fundamentada nas competências instituídas pela banca do ENEM.
Competência 01: 170;
Há algumas inadequações na elaboração do discurso. São detalhes mínimos, como a repetição desnecessária de expressões referencias. Na introdução, por exemplo, você diz “Nesse viés, essa violação”, quando, na verdade, deveria iniciar a frase diretamente, sem o pronome demonstrativo “esse”.
Competência 02: 180;
Claramente, você já compreendeu a estrutura dissertativa. A sua técnica é excelente! Mencionarei, apenas, duas recomendações: em primeiro lugar, é válido ressaltar que as citações filosóficos potencializam a nota das redações. Mas, toma cuidado! O excesso de citações pode, consequentemente, te deixar perdid@, o que pode se configurar como a famosa “fuga ao tema”. Além disso, quero chamar a sua atenção para os transtornos mentais desencadeados pelo assédio moral trabalhista. Entendo que a sua argumentação estava mais focada no contexto institucional, porém, acredito que a menção aos distúrbios mentais decorrentes das humilhações no ambiente laboral auxiliariam, inclusive, na elaboração de medidas interventivas (conclusão).
Competência 03: 180;
Aqui, a minha única observação diz respeito ao processo de “filtragem” da ideia. Tenta, da próxima vez, “enxugar” mais a argumentação, deixando-a mais clara e fluída, ok?
Competência 04: 180;
Você sabe argumentar, isso é um fato! Gostei, em específico, da maneira como você encerrou o terceiro parágrafo (segundo de desenvolvimento). Associar a frase conclusiva ao desenvolvimento do parágrafo é uma excelente estratégia, pois, além de demonstrar o domínio da coesão e da coerência, economiza algumas linhas…
Competência 05: 160;
A sua conclusão estava correta. Mas, senti falta de alguma coisa mais inovadora, que trouxesse empolgação… No mais, estava tudo conforme os padrões estabelecidos pela banca corretora.
Meus parabéns! Você escreve muito bem… Sucesso.
See lessAna Clara, 12/07.