Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Desafios para se promover o consumo consciente no Brasil
anaalufernandes
Entendi, Déb. Muito obrigada pela correção. Não me leve a mal, nem pense que não recebi bem sua correção mas sou assinante do Stoodi e tirei 960 na correção deles, perdendo ponto apenas na C1, que tirei 160. Achei muito discrepante da nota que vc me deu. Agora não sei se eles que estão corrigindo deLeia mais
Entendi, Déb. Muito obrigada pela correção. Não me leve a mal, nem pense que não recebi bem sua correção mas sou assinante do Stoodi e tirei 960 na correção deles, perdendo ponto apenas na C1, que tirei 160. Achei muito discrepante da nota que vc me deu. Agora não sei se eles que estão corrigindo de qualquer jeito ou se vc q pesou mt a mão, apenas um comentário mesmo. De qualquer forma, muito obrigada, irei rever os erros citados e reescrever a redação :)))
See lessInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (Enem 2021)
anaalufernandes
Oi, Francisco. Li sua redação e não identifiquei nenhum erro, está muito bem escrita e argumentada, com ótimas citações e ganchos produzidos pelas mesmas. A proposta de intervenção também está completa e bem detalhada. C1:200 C2:200 C3:200 C4:200 C5:200 PARABÉNS, ESTÁ REALMENTE ÓTIMA!!!
Oi, Francisco. Li sua redação e não identifiquei nenhum erro, está muito bem escrita e argumentada, com ótimas citações e ganchos produzidos pelas mesmas. A proposta de intervenção também está completa e bem detalhada.
C1:200
See lessC2:200
C3:200
C4:200
C5:200
PARABÉNS, ESTÁ REALMENTE ÓTIMA!!!
vestibular UFSC 2022 TEMA: A relação entre o agronegócio e o meio ambiente no desenvolvimento econômico no Brasil; Proposta 2: Uma carta do leitor à DW Brasil em resposta à matéria
anaalufernandes
Oi, Caike. Vou fazer algumas observações em relação a sua redação * ''por mais que não pareça, usando apenas a tecnologia atual, e mantermos a area de cultivo" nesse trecho ficaria mais coeso se o termo "mantermos" fosse substituído por "mantendo", para concordar com o "usando", assim os dois verbosLeia mais
Oi, Caike. Vou fazer algumas observações em relação a sua redação
* ”por mais que não pareça, usando apenas a tecnologia atual, e mantermos a area de cultivo” nesse trecho ficaria mais coeso se o termo “mantermos” fosse substituído por “mantendo”, para concordar com o “usando”, assim os dois verbos ficariam no gerúndio. Além disso, a palavra “área” é acentuada, pode ter sido apenas um erro de digitação mas achei importante citar.
*No segundo parágrafo a palavra “poderíamos” poderia ter sido substituída por outra, visto que “poderíamos” foi citada no final do primeiro parágrafo e pode soar repetitiva. Sugestão de substituição: “pode-se desocupar áreas desmatadas”, “há a possibilidade de desocupação das áreas desmatadas”…
* A palavra “recurso” é escrita com S e não com Ç
* No último parágrafo, após a palavra “certo” há uma vírgula;
* “esse processo exige tempo e recurso, e adaptabilidade, mas…” o primeiro “e” deve ser substituído por uma vírgula, pois você vai citar mais itens.
No geral seu texto ficou bom, Caike. Precisa apenas de alguns ajustes, que, com a prática, facilmente você os alcança. Apenas atente-se para as regras de acentuação e uso de vírgulas. No mais, parabéns e continue escrevendo, para assim, ficar cada vez melhor.
See lessA falta de segurança na vida urbana (Corrigir com as 5 competências)
anaalufernandes
oi Nayana, vou corrigir sua redação copiando-a e escrevendo com letra maiúscula minhas sugestões, ok? INTRODUÇÃO: Na história em quadrinhos “Batman”, é retratado (É retratadA, ESTAMOS FALANDO DA HISTÓRIA, PORTANTO O ARTIGO É A) a vida de um ricaço (ACHEI QUE ESSA PALAVRA DEU UM TOM INFORMAL, PODERIALeia mais
oi Nayana, vou corrigir sua redação copiando-a e escrevendo com letra maiúscula minhas sugestões, ok?
INTRODUÇÃO:
Na história em quadrinhos “Batman”, é retratado (É retratadA, ESTAMOS FALANDO DA HISTÓRIA, PORTANTO O ARTIGO É A) a vida de um ricaço (ACHEI QUE ESSA PALAVRA DEU UM TOM INFORMAL, PODERIA SUBSTITUIR POR “MILONÁRIO”, POR EXEMPLO) que mora em uma cidade onde a segurança é precária e negligenciada. Analogamente à obra, encontra-se a realidade presente no Brasil, visto que não há medidas de atenção (ACHEI A PALAVRA “ATENÇÃO” SEM SENTIDO E DESNECESSÁRIA) eficiente (“EFICIENTES”, POIS ESTAMOS FALANDO QUE NÃO “MEDIDAS EFICIENTES”, MEDIDAS ESTÁ NO PLURAL, EFICIENTE TEM QUE CONCORDAR) voltada à segurança nos centros urbanos do país, causando, (NÃO PRECISA DESSA VÍRGULA, PODE SER APENAS “CAUSANDO ASSIM,…”) assim, uma insegurança na vida urbana. Desse modo, o descaso governamental e a inércia midiática se tornam aspectos relevantes para a problemática.
COMENTÁRIO: GOSTEI DA INTRODUÇÃO, APRESENTOU BEM A REFERÊNCIA AO QUADRINHO E RELACIONOU DE FORMA INTELIGENTE. APRESENTOU BEM AS TESES E EXPLICITOU O TEMA.
DESENVOLVIMENTO 1:
Primeiramente, é válido destacar que a indiferença governamental contribui para a temática. Sob esse viés, segundo o artigo 6.º da Constituição Federal Brasileira de 1988, todo cidadão brasileiro tem direito à segurança. Entretanto, ao analisar a atual situação de defesa pública urbana, percebe-se que tal direito não está sendo plenamente assegurado, uma vez que (,) o Estado não aplica as leis constantes na Carta Magna de modo eficaz para combater crimes. A exemplo disso, observa-se o ocorrido em 2023, noticiado pelo G1, quando o governante do Distrito Federal (QUEM?) admite que houve uma falha na segurança (EM QUAL OCASIÃO?). Diante disso, a população brasileira sofre com práticas de crimes e vulnerabilidade, o que contribui para que o medo e a violência sejam dominantes no país.
COMENTÁRIO: GOSTEI MUITO DO DESENVOLVIMENTO, BEM ESCRITO E TROUXE BOAS REFERÊNCIAS, APENAS SENTI FALTA DE UM MAIOR DETALHAMENTO.
DESENVOLVIMENTO 2:
Ademais, a falta de atuação da mídia corrobora para a permanência da mazela. Nesse sentido, segundo a frase do inventor Steve Jobs, “A tecnologia move o mundo”. Dessa forma, percebe-se que tal preceito não é plenamente seguido, haja vista que a mídia, ao não atuar como incentivadora no que diz respeito a participação da população no sistema público de proteção, não cumpre com o seu dever de auxiliar no desenvolvimento mundial, que gera uma baixa no número de policiais. A título de exemplo, segundo uma pesquisa da Associação Beneficente Antônio Mendes Filhos, houve uma redução de dois em cada dez participantes do efetivo nas ruas. Dessa maneira, enquanto as autoridades forem inertes em relação ao problema, mais indivíduos sofrerão com a insegurança nas cidades
COMENTÁRIO: ACHEI QUE A CITAÇÃO DE STEVE JOBS NÃO SE ENCAIXOU BEM AO CONTEXTO, FICOU SEM SENTIDO NO LUGAR DO TEXTO ONDE ESTÁ. ACHEI QUE ESSE DESENVOLVIMENTO FICOU UM POUCO DESCONEXO, DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO.
CONCLUSÃO:
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, cabe ao Ministério da Justiça juNtamente à mídia – principal órgão responsável pela disseminação de informações – (A MÍDIA NÃO É UM ÓRGÃO, VISTO QUE SE TRATA DE VÁRIOS MEIOS DE COMUNICAÃO. É CARACTERIZADO ÓRGÃO QUANDO SE TRATA DE UMA INSTITUIÇÃO DO GOVERNO FEDERAL) criar divulgações engajadoras que visem o interesse do público em servir à segurança da sua cidade, por intermédio de parcerias com influenciadores digitais, que tenham a finalidade de proporcionar mais proteção e diminuir o índice de crimes urbanos. Quiçá, nessa via, o cenário presente na obra literária “Batman” não será mais análoga à realidade brasileira e a segurança pública receberá a atenção devida.
COMENTÁRIO: ACHEI QUE A CONCLUSÃO FICOU BOA MAS NÃO ACHO QUE SEJA UMA BOA IDEIA TRANSFERIR A RESPONSABILIDADE DA SEGURANÇA PARA A POPULAÇÃO, VISTO QUE CIVIS NÃO SÃO PESSOAS QUALIFICADAS PARA ATUAREM NESSE CAMPO, ALÉM DE SER UM DIREITO DO CIDADÃO TER SEGURANÇA, COMO VOCÊ MESMA CITOU, NÃO UMA OBRIGAÇÃO PROMOVE-LA. PODERIA RESPONSABIILIZAR UM ÓRGÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA.
NOTA: 680
See lessC1:120
C2:160
C3:160
C4:160
C5:80
Bancos na era digital: o que é open banking e quais as principais vantagens e desafios desse modelo?
anaalufernandes
Oi Glauber, vou corrigir sua redação copiando-a e escrevendo com letra maiúscula minhas sugestões, ok? Introdução: Após a chegada da côrte ("CORTE" NÃO POSSUI ACENTO, POR SE TRATAR DE UMA OXÍTONA) portuguesa no século XIX, o Brasil passou por inúmeras transformações. (SUBSTITUIRIA ESSE PONTO POR UMALeia mais
Oi Glauber, vou corrigir sua redação copiando-a e escrevendo com letra maiúscula minhas sugestões, ok?
Introdução:
Após a chegada da côrte (“CORTE” NÃO POSSUI ACENTO, POR SE TRATAR DE UMA OXÍTONA) portuguesa no século XIX, o Brasil passou por inúmeras transformações. (SUBSTITUIRIA ESSE PONTO POR UMA VÍRGULA) Dentre elas, cabe citar a implementação do Banco do Brasil, órgão (O BANCO DO BRASIL NÃO É CONSIDERADO UM ÓRGÃO, POR NÃO SER 100% DO GOVERNO FEDERAL) que, basicamente, recolhia os impostos e emprestava dinheiro à população. Esse modelo físico de instituição, na atualidade, foi substituído por um sistema virtual. Tal rompimento gerou facilidades e obstáculos para os clientes. Isso pode ser verificado no aumento da comodidade e, em contrapartida, na desigualdade instaurada.
COMENTÁRIO: GOSTEI DA INTRODUÇÃO, RELACIONOU BEM O CONTEXTO HISTÓRICO COM O ASSUNTO.
DESENVOLVIMENTO 1:
Em primeiro lugar, é importante destacar as vantagens trazidas pela Era Digital para a experiência do usuário. (SUBSTITUIRIA ESSE PONTO POR UMA VÍRGULA) Isso porque as operações bancárias – a exemplo de transferência, de consulta de saldo e de investimento – podem ser realizadas mediante dispositivos conectados à internet. Ou seja, a necessidade de se dirigir até a agência do banco foi trocada por processos na comodidade do lar. A Nubank, (COLOCAR NUBANK ENTRE ASPAS: “NUBANK”) (PODERIA COLOCAR UMA BREVE DESCRIÇÃO DA NUBANK, POR EXEMPLO: “A NUBANK, BANCO PIONEIRO NESSE NOVO MODELO DE NEGÓCIO”) por exemplo, ao ser uma das pioneiras desse novo modelo de negócio, garantiu maior eficiência e, dessa forma, elevou o nível de satisfação da clientela.
COMENTÁRIO: GOSTEI DO DESENVOLVIMENTO, APESAR DE ACHAR BEM RASO, COM POUCO CONTEÚDO. PODERIA DESENVOLVER MAIS, CITAR ALGUNS PONTOS NEGATIVOS AINDA NESSE PARÁGRAFO, COMO A FALTA DE SEGURANÇA E ALTA VULNERABILIDADE DESSES BANCOS, NÃO SEI SOBRE CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS, APENAS CITEI ESSA COMO EXEMPLO, MAS COM CERTEZA HÁ OUTRAS. ESSE PARÁGRAFO ESTÁ DANDO UMA IDEIA DE UM TEXTO EXPOSITIVO, ONDE APENAS SE EXPÕE OS FATOS, NO TEXTO ARGUMENTATIVO HÁ A NECESSIDADE DE PROBLEMATIZAR.
DESENVOLVIMENTO 2:
Por outro lado, a desigualdade socioeconômica atua como uma barreira na adesão ao Open Banking (POR SE TRATAR DE UMA PALAVRA EM INGLÊS -ESTRANGEIRISMO-, ELA DEVE ESTAR ENTRE ASPAS). Essa situação acontece pois, segundo dados do jornal Carta Capital, grande parcela da população está abaixo da linha da pobreza, o que significa que não tem recursos sequer (“SEQUER ENTRE VÍRGULAS: NÃO TEM RECURSOS, SEQUER, PARA SE ALIMENTAR) para se alimentar. Tal fato evidência que a aquisição de aparelhos digitais não é possível para muitos cidadãos e, por consequência, são impedidos de usufruírem dos benefícios da conta on-line (PALAVRA EM INGLÊS -ESTRANGEIRISMO-, ELA DEVE ESTAR ENTRE ASPAS) . Fruto dessa mazela social, durante a Pandemia de COVID-19, milhares de pessoas não conseguiram sacar o auxílio emergencial (AUXÍLIO EMERGENCIAL COM INICIAIS MAIÚSCULAS, TRATA-SE DE UM NOME PRÓPRIO) por não possuírem aparelhos móveis, conforme apontou a revista Isto É.
COMENTÁRIO: GOSTEI DO PARÁGRAFO, DESENVOLVEU BEM O TEXTO.
CONCLUSÃO:
(USAR CONCTIVO DE CONCLUSÃO PRIMEIRO, EXEMPLO: PORTANTO, É URGENTE…) É urgente, portanto, que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento atue na distribuição de celulares e computadores para a população carente. Isso será feito através da visita de agentes públicos em área marcadas pela pobreza. Tal ação visa a isonomia do povo tupiniquim (“TUPINIQUIM”É NOME PRÓPRIO = LETRA MAIÚSCULA) no acesso ao mercado digital. Feito isso, as vantagens chegarão a todos os lares do Brasil.
COMENTÁRIO: EM NENHUM MOMENTO DO TEXTO FOI CITADO O POVO TUPINIQUIM, PORTANTO FICOU SEM SENTIDO CITÁ-LOS NA CONCLUSÃO, VISTO QUE SÓ FORAM TRAZIDOS AO TEXTO AGORA.
COMENTÁRIO GERAL: GOSTEI DO SEU TEXTO, NO PRIMEIRO DESENVOLVIMENTO EU APRESENTARIA MAIS PONTOS, A FIM DE PODER TRAZER SOLUÇÕES E ENRIQUECER, ALÉM DO MEU DESENVOLVIMENTO, MINHA CONCLUSÃO. TEVE POUCOS ERROS GRAMATICAIS, ALGUNS ACREDITO QUE APENAS POR FALTA DE ATENÇÃO MESMO, NO GERAL GOSTEI DA SUA REDAÇÃO, HÁ ALGUNS PONTOS A MELHORAR MAS, COM A PRÁTICA, VOCÊ COM CERTEZA EVOLUIRÁ RÁPIDO, PARABÉNS :))))
NOTA: 640
See lessC1: 120
C2: 120
C3: 160
C4: 120
C5: 120