Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
ENEM- Pessoas desaparecidas em questão no Brasil.
amxnda.
A sua escrita é ótima, parabéns! As pontuações, a gramática, uso de conectivos, muito bom mesmo. Você também utilizou de uma série e um caso real, além de leis com relação ao tema, o que pesa bastante e tenho certeza que vai ajudar a alcançar uma boa nota. Eu não sou professora, mas como você pediuLeia mais
A sua escrita é ótima, parabéns! As pontuações, a gramática, uso de conectivos, muito bom mesmo. Você também utilizou de uma série e um caso real, além de leis com relação ao tema, o que pesa bastante e tenho certeza que vai ajudar a alcançar uma boa nota.
Eu não sou professora, mas como você pediu por nota, vou tentar te ajudar:
A primeira competência no Enem é a da modalidade de escrita formal da língua portuguesa. Você não cometeu muitos desvios, só alguns, que eu vou listar para você:
“Falta de politicas”, você digitou políticas sem acento. “à Portugal”, não tem crase nesse caso. (http://www.supersecretariaexecutiva.com.br/cultura/lingua-portuguesa/vai-crase-ou-nao) No caso do “acesso a informação”, no entanto, utiliza-se a crase.
Por isso, acho que sua nota, nessa competência iria variar de 160-200.
Na competência número dois, avalia-se a argumentação e repertório utilizado para um texto dissertativo-argumentativo coerente. Acredito que variaria de 160-200 também, porque você apresentou boa argumentação, repertório referente ao tema e domínio do dissertativo-argumentativo.
Já na competência número três, te avalia em “SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA” (tirei direto da cartilha do Enem, hehe) e nessa, acredito que você conseguiria 200 pontos.
Na quarta, é avaliada a estrutura textual, dos parágrafos, períodos e as referências. Como disse, eu não sou professora, mas a sua estrutura ficou boa, com conectivos, etc. Também estaria perto da nota máxima, 160-200.
Já na última, que vai avaliar a sua solução, é o seguinte: agora, o Enem quer que você descreva o agente, a ação, o meio (como essa ação vai ser feita) e o efeito que ela vai repercutir. Eu achei que a sua conclusão apresenta todos esses elementos, mas talvez ” criação de publicidades” tenha ficado meio vago. De qualquer maneira você utilizou bem o agente, que é do governo. Definiu bem essa parte e ainda fez uma referência as leis que você havia citado. Assim, acho que 160 ou 120 seria a sua nota.
Espero que eu tenha ajudado, bons estudos! (:
See lessComo enfrentar o consumismo exagerado no pais ?
amxnda.
Quando você inicia a redação, seria melhor começar com "para que o incentivo ao consumismo fosse possível", ao invés de "tal incentivo", para estabelecer o tema. A conjunção "pois" é utilizada entre vírgulas: "analisar, pois, grande parte [...] Quando você diz "não só mais também", acredito que o ceLeia mais
Quando você inicia a redação, seria melhor começar com “para que o incentivo ao consumismo fosse possível”, ao invés de “tal incentivo”, para estabelecer o tema.
A conjunção “pois” é utilizada entre vírgulas: “analisar, pois, grande parte […]
Quando você diz “não só mais também”, acredito que o certo seria “mas”, se entendi bem a expressão. Talvez seja preferível utilizar “além disso”, já que o Enem preza a modalidade formal da nossa língua.
“Isso se dá ao fato, de muitas vezes”, nesse caso a vírgula viria dessa forma: “Isso se dá ao fato de, muitas vezes,”. Nesse segundo parágrafo, o argumento que você apresentou é MUITO bom. Eu sugiro você repensar essa parte: “ostentarem aquilo que não lhe cabe de direito”, o que quis dizer com não lhe cabe de direito?
A mesma “publica”, sem acento no u!
No terceiro parágrafo, o seu argumento também foi ótimo e você utilizou um comercial como referência.
Na conclusão, “cabe” e não “cabê”. Afim é escrito junto, e acredito que seria escrito depois de uma vírgula, ao invés do ponto final, pois, sua frase não havia terminado. “Somente” também é escrito junto, já que “só mente” tem outra conotação.
Um último comentário: talvez seja por digitar no teclado, mas alguns errinhos como o uso da vírgula (utiliza-la depois da palavra, sem espaço e com um espaço depois) foram cometidos diversas vezes, então é bom ficar atento.
See lessFora isso, os seus argumentos foram muito bons. Talvez seja bom usar mais repertório, como alusões históricas.
Enfim, é isso. Espero ter ajudado, e qualquer dúvida me manda uma mensagem (: