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Os desafios para a promoção da educação inclusiva no Brasil
Amandaformanda
Olá, boa tarde! Antes de tudo, devo falar que não sou muito boa para corrigir redações, mas darei o meu melhor! Bom... Na sua introdução, logo de cara eu fiquei meio confusa com a citação do Immanuel Kant, pois creio que seja uma frase dele (citação direta) e não uma citação indireta (transcrição nãLeia mais
Olá, boa tarde! Antes de tudo, devo falar que não sou muito boa para corrigir redações, mas darei o meu melhor!
See lessBom… Na sua introdução, logo de cara eu fiquei meio confusa com a citação do Immanuel Kant, pois creio que seja uma frase dele (citação direta) e não uma citação indireta (transcrição não literal das palavras do autor). Então, se for uma citação direta, ela tem que estar entre aspas, do contrário, pode ser considerado plágio. Além disso, percebi que você contextualizou o leitor com essa frase e incluiu ela no tema da redação de uma forma bem sucinta e objetiva, e apresentou sua tese a partir disso, porém, você não apresentou seus argumentos, eu não faço a menor ideia do que você iria defender na sua D1 e D2.
Já na sua D1, você vem utilizando um ótimo repertório sociocultural, logo depois tu vem associando com o tema e você argumenta o fato de a crianças não saberem lidar com pessoas especiais. Parabéns, você fez uma ótima D1!
Logo depois, você traz um outro repertório sociocultural muito bom, bem sucinto para exemplificar e de forma objetiva. Porém, você nesse parágrafo acaba repetindo algumas palavras, mas é pouca coisa, nada muito exorbitante. Então, parabéns, você fez uma ótima D2!
Uma coisa que eu amei, foi que você iniciou sua introdução, a D1 e a D2 com tópicos frasais e isso é uma ótima forma de mostrar para seu corretor que você articula bem seu texto. Ou seja, sempre faça-os, e coloque-os em todos os parágrafos, na sua conclusão tu não começou com um tópico frasal, meio que não deu o gancho para apresentar sua intervenção. Não só isso, eu não consegui ver todos os elementos (agente, ação, modo/meio e efeito + detalhamento), que compõem uma intervenção na sua conclusão.
Na minha percepção:
AGENTE: “MEC”
AÇÃO: “atue” (está muito vago, por mais que você diga logo depois o meio, mas a ação fica muito vaga). Para mim, a sua ação seria a “exigência da adaptação das estruturas escolares às urgências desses indivíduos” e o Modo/meio seria “inserção de rampas, banheiros ajustados, corrimões em lugares específicos”, mas você deveria detalhar melhor o meio.
MODO/MEIO: “por meio da exigência da adaptação das estruturas escolares às urgências desses indivíduos, inserindo rampas, banheiros ajustados, corrimões em lugares específicos.”
FINALIDADE: ? (para quê? além de que “haverá a legítima inclusão educacional, e consequentemente social, das pessoas com algum tipo de deficiência” essa exigência vai servir para quê?).
+ DETALHAMENTO: ? (você não detalha sua intervenção, o legal seria detalhar mais a sua ação sem usar o gerúndio “inseriNDO”, porque dessa forma o corretor pode pensar que complementa o meio ou algo do tipo).
Ademais, você solucionou apenas sua D2, seria interessante você solucionar as suas duas argumentações. Mas fora isso, sua intervenção está muito boa, mas creio que perderia alguns pontos nas questões que pontuei acima. E gostei desse gancho que você colocou no final fazendo com que seu texto se torne cíclico.
Pontuação:
C1 – 160, Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2 – 200, desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo.
C3 – 200, apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4 – 160, articula as partes do texto com pouca inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (o seu repertório de recursos coesivos não é tão diversificado, pois “em primeiro e segundo plano” são “conectivos” muito clichês.
C5 – 120, elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (a proposta está relacionada à discussão e ao tema, entretanto, não está detalhada).
SOMA: 840
*Lembrando que eu não sou muito boa para corrigir redações, mas dei meu melhor e espero ter conseguido te ajudar de alguma forma. Beijos e sucesso! P.S.: se eu escrevi algo errado ou que tenha ficado confuso e você não tenha conseguido entender é só me chamar. Estou à disposição!
PATRIOTISMO EM QUESTÃO NO BRASIL
Amandaformanda
Olá, tudo bem? Espero que sim! Antes de tudo, já vou avisando que não sou tão boa assim para corrigir redação, mas vou dar o meu melhor! INTRODUÇÃO: Bom, na redação, não é muito bacana fazer períodos muitos extensos, e na sua introdução você fez isso. Uma boa solução seria você usar um ponto de seguLeia mais
Olá, tudo bem? Espero que sim!
See lessAntes de tudo, já vou avisando que não sou tão boa assim para corrigir redação, mas vou dar o meu melhor!
INTRODUÇÃO:
Bom, na redação, não é muito bacana fazer períodos muitos extensos, e na sua introdução você fez isso. Uma boa solução seria você usar um ponto de seguimento, ao invés de uma vírgula antes do “todavia” e colocar uma vírgula depois do mesmo. Ficaria dessa forma:
O livro ” Triste fim de Policarpo Quaresma” do escritor brasileiro Lima Barreto, retrata um ideal romântico da pátria, onde o personagem major Quaresma é totalmente devoto e apaixonado pelo seu país. Todavia, ele compreende que nem todos os seus compatriotas valorizam a cultura bem como os interesses da nação.
Fora isso, sua introdução está perfeita! Você contextualiza o livro com o tema perfeitamente, apresenta seu posicionamento, ou seja, faz a problematização do tema, além de apresentar também os seus argumentos (o que eu chamo de projeto de texto).
OBS.: *da* falta falta de importância da sociedade em relação à cultura nacional.
DESENVOLVIMENTO 1:
“Primeiramente”, esse conectivo é muito, muito manjado, meio que “todo mundo” usa ele. Minha professora de redação sempre diz que isso deixa o texto “pobre”, sendo uma forma de dizer para o corretor que você não tem riqueza de vocabulário.
Aqui, tu vem contrapondo uma informação: “Entretanto, Durkheim reprovava essa doutrina, visto que, conforme o sociólogo”. Ficou bom sim, porém a palavra “conforme”, nessa frase, parece que precisa de um complemento após “o sociólogo”, algo como: “conforme o sociólogo dizia”, ou então, substituir essa palavra (procure “sinônimo de conforme”, e veja qual se encaixa melhor para o que você quer dizer).
Logo depois você vem exemplificando: “Por exemplo, a corrupção é uma das consequências dos desejos pessoais, esse, acarreta em graves problemas no país…”. Nessa frase a palavra “esse” entre vírgulas, não dá para compreender se você está falando do individualismo ou da corrupção. Se for individualismo, eu te aconselho à utilizar um ponto de seguimento. Mas se for no sentido da corrupção, só substitui por “essa”.
DESENVOLVIMENTO 1/2:
Quando tu fala: “Sob essa ótica, a vida em comunidade reflete indubitavelmente em um convívio coletivo, gerando também interesses comunitários”, parece que é um novo parágrafo, um novo argumento, não sei se você só esqueceu de dar o espaçamento, mas enfim… No seu lugar, eu utilizaria-o como um “parágrafo de aprofundamento”, ou também chamado por mim de “parágrafo de seguimento”, mas eu iniciaria assim: “Ainda sob essa ótica”, para dar ênfase de que é o mesmo argumento ainda.
Na frase “que abrange toda a humanidade mas sim,”, tu tem que colocar uma vírgula antes do “mas sim”. Porém, logo acima você já utilizou essa expressão em: “importe com o bem da pátria, mas sim, com o bem-estar próprio”. Sendo assim, te aconselho a substituí-lo para não haver repetição de ideias.
DESENVOLVIMENTO 2/3:
Ao iniciar seu segundo argumento com esse tópico-frasal: “Outrossim, a falta de consideração da sociedade ocasiona o descomprometimento”. Assim que eu bati olho nessa frase eu pensei: “descomprometimento de quê/de quem?”, então sinto que falta um complemento aí, pois fica muito vago, seja mais específica.
Lembra que lá na introdução eu falei sobre períodos muito extensos, pois é, a mesma coisa nessa frase: “…festejando a Independência do Brasil em 1822, porém, somente militares e simpatizantes do ramo…”, pois ele só acaba em “Conforme…”. Então, o que faria era simplesmente colocar um ponto antes de “porém” e deixar a vírgula após ele.
Fora isso, nesse segundo argumento não tenho nenhum comentário a fazer. Ele está bem estruturado e bem articulado. Parabéns!
CONCLUSÃO:
Considero-a perfeita. Respondeu todas as “perguntinhas” (Quem deve fazer? O que deve fazer? Como deve fazer?/por meio de quê? Com qual finalidade? +detalhamento). Elaborou muito bem sua intervenção, detalhou, e relacionou com o tema e com tudo que tu veio dissertando e argumentando durante todo o texto.
Competência I: 160
Competência II: 200
Competência III: 200
Competência IV: 200
Competência X: 200
Nota: 960
OBS.: Se tiver alguma parte da minha “correção” que você não tenha entendido, é só falar. Espero que tenha te ajudado. Gostei bastante da tua redação, ela foi muito bem escrita, parabéns!
Qualquer coisa, vamos fazer uma parceria. Eu corrijo teus textos, você os meus e é isso, enfim… você é quem sabe. Bjs e continua assim, tu vai longe! 960+