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Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil
Amanda Natalie de Menezes Alencar
Esta simples, concisa e clara. Eu achei ótima, mas como você busca uma correção modelo Enem, vou fazer por competência. Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa. 160 pontos : Sua concordância esta muito boa em geral, mas aconselho que leia em voz alta para revisar alguns pontosLeia mais
Esta simples, concisa e clara. Eu achei ótima, mas como você busca uma correção modelo Enem, vou fazer por competência.
See lessCompetência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
160 pontos : Sua concordância esta muito boa em geral, mas aconselho que leia em voz alta para revisar alguns pontos.
Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
200 pontos- Sua argumentação é consistente e tem um repertorio sociocultural produtivo.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
160 pontos- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema bem organizados em defesa do ponto de vista.
Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
160 pontos – Faltou só um pouco de diversificação de recursos coesivos
Competência 5 – Respeito aos direitos humanos
200 pontos- Esta praticamente perfeita, entretanto eu apoio uma proposta um pouco mais criativa
Nota final:
880
Ps: Lembrando que eu não sou especialista, mas espero ter ajudado.
O mau comportamento e a agressividade crescente no ambiente escolar
Amanda Natalie de Menezes Alencar
Introdução; Esta confusa, eu apoio uma reescrita. Tente escrever como se estivesse explicando para alguém. Exemplo; "Assim, cabe-nos nos perguntarmos sobre como lidar com o combate a esse problema."- Sua frase (esta redundante e confusa, aconselho que revise em voz alta ante de enviar) Como eu escreLeia mais
Introdução; Esta confusa, eu apoio uma reescrita.
See lessTente escrever como se estivesse explicando para alguém. Exemplo;
“Assim, cabe-nos nos perguntarmos sobre como lidar com o combate a esse problema.”- Sua frase (esta redundante e confusa, aconselho que revise em voz alta ante de enviar)
Como eu escreveria:
“Portanto, é necessário questionar e intervir de maneira didática dentro do ambiente escolar”. (Tentei passar a sua ideia de maneira clara e precisa)
Desenvolvimento: A ideia e as temáticas estão boas, mas novamente a questão da redundância.
Conclusão: Além do que dito acima…Inclua órgãos governamentais e reguladores na sua conclusão, detalhe o projeto e busque não deixar vago.
Fake News
Amanda Natalie de Menezes Alencar
Correções segundo o Enem. Competência I (160) :,O seu texto está claro e muito bem escrito, há poquissímas questões ortográficas a serem trabalhadas. Isso é realmente muito bom!,Com mais de atenção no momento de digitar o texto e na grafia de certas palavras que podem apresentar dificuldades, você cLeia mais
Correções segundo o Enem.
See lessCompetência I (160) :,O seu texto está claro e muito bem escrito, há poquissímas questões ortográficas a serem trabalhadas. Isso é realmente muito bom!,Com mais de atenção no momento de digitar o texto e na grafia de certas palavras que podem apresentar dificuldades, você conseguirá alcançar a nota máxima nessa Competência.
Competência II (120) : Para alcançar uma nota maior do que essa, você precisa: desenvolver mais o tema, a partir de uma argumentação consistente e baseada em um repertório sociocultural de amplo acesso, que contenha dados concretos e opiniões de especialistas. Além disso, é importante apresentar um bom domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, uma proposição sólida e que introduza o tema, desenvolvendo argumentos críticos e profundos. Por fim, não se esqueça da conclusão com proposta de intervenção social.
Competência III (120): As ideias que você apresenta são extremamente pertinentes e relacionadas com o que está sendo proposto. Porém, algumas não estão desenvolvidas por completo. Lembre-se de que há uma linha de raciocínio em um texto dissertativo-argumentativo, e este deve ter todos os argumentos elaborados e concluídos. É importante explicar detalhadamente o porquê da relevância deste argumento e, principalmente, como ele se relaciona com o argumento do parágrafo seguinte ou do anterior. Pense nisso. =]
Competência IV (120): A grande questão dessa competência é o encadeamento entre as ideias do texto. Tanto a estruturação dos parágrafos como a estruturação das sentenças devem se relacionar. Em geral, encontramos esta relação por meio dos conectivos (desta maneira, neste sentido, ademais, ao seguir esta lógica, contudo, em suma, por esta razão etc.). Se analisarmos várias redações nota mil, podemos notar que a maioria das sentenças tem um conectivo que se liga à sentença anterior. Estas redações apresentam, em média, 14 conectivos em um único texto.
Competência V (120): Muito boa, porém esta incompleta e falta informação. basta detalhar melhor como sua proposta irá se concretizar. Relacione as ações propostas com os exemplos e argumentos que você traz ao longo do seu texto. Quanto mais detalhada for sua proposta, e quanto mais relacionada ela estiver com a argumentação, melhor será o desempenho.
Nota: 640
Fake news, quem está livre delas?
Amanda Natalie de Menezes Alencar
Correções segundo o Enem. Competência I (160) :,O seu texto está claro e muito bem escrito, há poquissímas questões ortográficas a serem trabalhadas. Isso é realmente muito bom!,Com mais de atenção no momento de digitar o texto e na grafia de certas palavras que podem apresentar dificuldades, você cLeia mais
Correções segundo o Enem.
See lessCompetência I (160) :,O seu texto está claro e muito bem escrito, há poquissímas questões ortográficas a serem trabalhadas. Isso é realmente muito bom!,Com mais de atenção no momento de digitar o texto e na grafia de certas palavras que podem apresentar dificuldades, você conseguirá alcançar a nota máxima nessa Competência.
Competência II (120) : Para alcançar uma nota maior do que essa, você precisa: desenvolver mais o tema, a partir de uma argumentação consistente e baseada em um repertório sociocultural de amplo acesso, que contenha dados concretos e opiniões de especialistas. Além disso, é importante apresentar um bom domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, uma proposição sólida e que introduza o tema, desenvolvendo argumentos críticos e profundos. Por fim, não se esqueça da conclusão com proposta de intervenção social.
Competência III (120): As ideias que você apresenta são extremamente pertinentes e relacionadas com o que está sendo proposto. Porém, algumas não estão desenvolvidas por completo. Lembre-se de que há uma linha de raciocínio em um texto dissertativo-argumentativo, e este deve ter todos os argumentos elaborados e concluídos. É importante explicar detalhadamente o porquê da relevância deste argumento e, principalmente, como ele se relaciona com o argumento do parágrafo seguinte ou do anterior. Pense nisso. =]
Competência IV (120): A grande questão dessa competência é o encadeamento entre as ideias do texto. Tanto a estruturação dos parágrafos como a estruturação das sentenças devem se relacionar. Em geral, encontramos esta relação por meio dos conectivos (desta maneira, neste sentido, ademais, ao seguir esta lógica, contudo, em suma, por esta razão etc.). Se analisarmos várias redações nota mil, podemos notar que a maioria das sentenças tem um conectivo que se liga à sentença anterior. Estas redações apresentam, em média, 14 conectivos em um único texto.
Competência V (120): Muito boa, porém esta incompleta e falta informação. basta detalhar melhor como sua proposta irá se concretizar. Relacione as ações propostas com os exemplos e argumentos que você traz ao longo do seu texto. Quanto mais detalhada for sua proposta, e quanto mais relacionada ela estiver com a argumentação, melhor será o desempenho.
Nota: 640
Doenças crônicas: o novo mal do século.
Amanda Natalie de Menezes Alencar
Obrigada pela correção, espero que leia a reescrita. Espero que não se importe mas vou fazer alguns apontamentos aqui, agradeço desde já. -Você disse: “oque acarreta um sistema incapaz de atender as” o segundo parágrafo você errou escrevendo “oque” junto, o correto seria” o que”. EU: Esta certo, tomLeia mais
Obrigada pela correção, espero que leia a reescrita.
See lessEspero que não se importe mas vou fazer alguns apontamentos aqui, agradeço desde já.
-Você disse:
“oque acarreta um sistema incapaz de atender as” o segundo parágrafo você errou escrevendo “oque” junto, o correto seria” o que”.
EU: Esta certo, tomarei mais cuidado.
-Você disse:
“Você misturou proposta de intervenção com o desenvolvimento, apresentou poucos argumentos que defende-se a sua tese.”
EU: Tentei apresentar somente 2 pontos, seguindo a linha da introdução. Quantos seriam necessários? E onde eu misturei especificamente?
-Você disse:
– “Dessa forma o Estado em união ao Ministério da Saúde e o MEC, deve buscar” o correto seria utilizar o plural, já que está se referindo a dois órgãos, o correto seria” Dessa forma o Estado em união ao Ministério da Saúde e o MEC, devem buscar”
EU: Errei pluralidade, ficarei mais atenta.
-Você disse:
– “informativos através” no último parágrafo você utilizou este termo, o correto seria “por meio”.
EU: Discordo, não poderia substituir de forma alguma se você esta falando do ” informativos”, mas se é do “através” agradeço sua sugestão.
-Você disse:
Você poderia ter citado no seu desenvolvimento as academias abertas que o Estado implementou como forma de aliviar tai questões.
EU: Irei pesquisar e incluir.
-Você disse:
“Você não citou nenhuma doença crônica também no decorrer do texto.”
EU: Buscarei citar.
Espero que possa me dar uma nota na próxima, tenha bons estudos.
Racismo no Brasil
Amanda Natalie de Menezes Alencar
Esta simples, concisa e clara. Eu achei ótima, mas como você busca uma correção modelo Enem, vou fazer por competência. Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa. 160 pontos : Sua concordância esta muito boa em geral, mas aconselho que leia em voz alta para revisar alguns pontosLeia mais
Esta simples, concisa e clara. Eu achei ótima, mas como você busca uma correção modelo Enem, vou fazer por competência.
See lessCompetência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
160 pontos : Sua concordância esta muito boa em geral, mas aconselho que leia em voz alta para revisar alguns pontos.
Quanto a ortografia possui dois erros: “ idéia” não possui acento e por falta de atenção errou “concientizem” o correto é conscientizem.
Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
200 pontos- Sua argumentação é consistente e tem um repertorio sociocultural produtivo.
(Mas acredito que falta um pouco de informação técnica, isso ajudaria muito).
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
160 pontos- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema bem organizados em defesa do ponto de vista.
Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
160 pontos – Faltou só um pouco de diversificação de recursos coesivos
Competência 5 – Respeito aos direitos humanos
200 pontos- Esta praticamente perfeita, entretanto eu apoio uma proposta um pouco mais criativa
Nota final:
880
Ps: Lembrando que eu não sou especialista, mas espero ter ajudado.
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
Amanda Natalie de Menezes Alencar
Competência 1 - Domínio da escrita formal da língua portuguesa. 120 pontos : Os erros não são graves, entretanto, o uso exagerado de virgula acaba deixando certa incoerência, como por exemplo: " Logo, o que é considerado uma evolução tecnologia para aumentar o ciclo de amizade, pode ser vista, como,Leia mais
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
See less120 pontos : Os erros não são graves, entretanto, o uso exagerado de virgula acaba deixando certa incoerência, como por exemplo:
” Logo, o que é considerado uma evolução tecnologia para aumentar o ciclo de amizade, pode ser vista, como, uma manipulação para que o internauta adicione cada vez mais pessoas(na qual uma grande parcela nem conhece), para que assim, a rede continue em movimento. “
Eu sou capaz de entender o sentido, mas ficou redundante.
(Isso afeta consequentemente a competência 4).
Quanto a ortografia só possui um erro: “influênciar ” o correto por estar conjugado seria “influenciar ”
Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
120 ponto- Você entende o tema e claramente tem uma bagagem de informações ampla, porém, uma dissertação argumentativa não é somente um leque de informações, acredito que te faltou problematizar e os argumentos são previsíveis.
( Busque alternativas não tão convencionais e não deixe de mostrar sua opinião. Lembrando que não é um texto jornalistico).
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
80 pontos- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema, mas desorganizadas e contraditórias e possivelmente ( pela minha interpretação) limitada aos textos motivadores.
( Busque conhecimento do mundo, seu cotidiano e expresse de forma simples e clara).
Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
120 pontos- Com exceção do já comentado na 1 competência, seu repertorio é diversificado, porém forçado e pobre. / Ps: Não se usa virgula antes ou depois de “e”.
( Não que esteja ruim, só precisa relaxar um pouco).
Competência 5 – Respeito aos direitos humanos
160 pontos- Faltou só um pouco mais de especificidade.
Nota final:
600
Ps: Lembrando que não sou uma profissional e pode ser que eu esteja equivoca com essa correção, essa é somente a minha opinião e experiencia.