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A VIOLÊNCIA NA ESCOLA EM QUESTÃO NO BRASIL
alizoneida
De início, redação boa. Parabéns! C1: 160 "o qual ocorre.." (Parágrafo 1). A QUAL ocorre, pois está se referindo à violência "Este, é..." (Parágrafo 2). NÃO SE SEPARA SUJEITO DO VERBO e seria melhor usar ISSO nesse caso. " expõe nas obras..." (Parágrafo 3). Correção: "expões, nas obras, ..." pois háLeia mais
De início, redação boa. Parabéns!
See lessC1: 160
“o qual ocorre..” (Parágrafo 1). A QUAL ocorre, pois está se referindo à violência
“Este, é…” (Parágrafo 2). NÃO SE SEPARA SUJEITO DO VERBO e seria melhor usar ISSO nesse caso.
” expõe nas obras…” (Parágrafo 3). Correção: “expões, nas obras, …” pois há um descocamento do complemento.
“criem…” (Parágrafo 4). É CRIE, pois está se referindo ao MEC, as escolas são apenas um complemento e não devem ser consideradas, a não ser que você coloque “MEC E AS ESCOLAS”.
ATENÇÃO: evite usar períodos muito longo, visto no 4º parágrafo!
C2: 200
Repertório socio-cultural pertinente, legitimado e produtivo. Parábens! (Visto apenas no 1º parágrafo, mas apenas 1 já conta como 200 de acordo com a grade do ENEM)
C3: 120
Aqui você peca, pois seu D1 e D2, apesar de serem ricos em repertórios, eles são poucos argumentativos. Você não consegue desenvolvê-los de forma eficiente.
C4: 200
Texto fluído e muito bem articulado. Parábens!
Obs: embora no 2º parágrafo você tenha colocado “Este” de forma errada, eu não descontei ponto, pois é um erro pontual. TENTE EVITAR NA PRÓXIMA!
C5: 200
Há a presença dos 5 elementos e é pertinente ao tema. Parabéns!
Nota Geral: 880
Soluções para acabar com as Fake News
alizoneida
Introdução: 1. “Sendo conhecida pelo mundo inteiro” – termo errado, pois não se pode generalizar 2. “,Fake News, é um termo utilizado“ – não se separa o sujeito [Fake News] do verbo [é]. 3. “divulgadas, principalmente, [vírgula errada] em redes sociais.” 4. “Em nosso hodierno,” – Aqui você erra em dLeia mais
Introdução:
See less1. “Sendo conhecida pelo mundo inteiro” – termo errado, pois não se pode generalizar
2. “,Fake News, é um termo utilizado“ – não se separa o sujeito [Fake News] do verbo [é].
3. “divulgadas, principalmente, [vírgula errada] em redes sociais.”
4. “Em nosso hodierno,” – Aqui você erra em duas coisas: o pronome em 1ª pessoa do plural [nosso] e o adjetivo [hodierno]. No contexto hodierno? No cenário hodierno? O adjetivo está solto sem o substantivo.
De maneira geral, sua introdução é fraca, tanto em repertório quanto à falta de uma tese: o que você acha sobre isso?
Dica: traga algum repertório sociocultural e relaciona com a sua tese. Pode ser filme, música, frase de um filósofo, etc.
Desenvolvimento 1:
1. “News, são” – Aqui você comete um erro igual ao *2. da introdução*
De forma geral, aqui você não deixa claro a sua argumentação: começa falando que as Fake News impossibilitam o senso crítico e, no mesmo parágrafo, argumenta sobre o quanto essas notícias falsas se espalham rapidamente.
Aqui você perde na competência 1,2, 3 e 4; pois há excesso de vírgulas postas de forma errada, o erro já dito anteriormente e a ausência de conectivos.
Desenvolvimento 2:
De maneira geral, há excesso de informações. Escolha apenas um argumento ou generalize. Exemplo: “estresse emocional, insatisfação corporal, depressão, discriminação, preconceito, furtos às instituições privadas e públicas, desavenças familiares e violência física.” Fale de apenas um dessas consequências ou generalize elas.
Conclusão:
Aqui você consegue os tão sonhados 200 pontos na competência 5, pois possui os 5 elementos: (Agente, Ação, Modo/Meio, Detalhamento e Finalidade).
Porém, te dou uma dica: evite usar “palestras, conscientização ou afins”, pois são de punho senso-comum e fazem você perder ponto na competência 2.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 680.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 120
Soluções para acabar com a Fake news
alizoneida
De maneira geral, sua redação é grande. Por isso eu te digo, isso tudo coube em 30 linhas? Apesar disso, sua redação seguiu corretamente a estrutura dissertativa-argumentativa. No 1º parágrafo: Não há tese (ponto de vista). O que você acha sobre isso. É ruim? É bom? Quais as consequências disso? DicLeia mais
De maneira geral, sua redação é grande. Por isso eu te digo, isso tudo coube em 30 linhas?
See lessApesar disso, sua redação seguiu corretamente a estrutura dissertativa-argumentativa.
No 1º parágrafo:
Não há tese (ponto de vista). O que você acha sobre isso. É ruim? É bom? Quais as consequências disso?
Dica: crie uma tese com 2 núcleos. Eles podem ser 2 causas ou causa e consequência, dependendo do tema.
De maneira geral, você apenas citou o filme e falou o que são as fake news, mas não colocou argumentos.
Dica: cite algum repertório (da sua preferência), contextualiza-o, relaciona-o com o tema e expõe sua tese com 2 núcleos. (nesta ordem)
No 2º parágrafo:
Há duas ideias (argumento) em um mesmo parágrafo. Isso não pode. Cuidado!
Você fala sobre a velocidade de disseminação das notícias falsas e no mesmo parágrafo fala sobre o público que é mais atingido. Ademais, você argumenta muito pouco.
Lembre-se: informações são importantes, pois reforçam seu argumento, mas seu argumento tem de haver. Não esqueça!
Além do mais que, há erros de gramática- principalmente com o uso da vírgula.
Exemplo: você separa o sujeito do predicado na frase “os admirados, divulgam…”
No 3º parágrafo:
Já aqui você argumenta, mas com frases de uso coloquial, nas quais tornam seu texto pobre e faz com que você perca pontos na competência 1.
No 4º parágrafo:
Aqui você comete um erro que muitas das pessoas cometem: colocar 2 propostas de intervenções incompletas. Por isso, te aconselho a usar apenas uma, a qual você pode deixá-la de maneira completa.
Na primeira proposta: quase completa, porém falta mais detalhamento. Como serão estas campanhas?
Na segunda proposta: há Agente, Modo, e Finalidade; mas falta Detalhamento e Meio. Por meio de que serão vigoradas estas leis? E como serão elas?
O que eu te aconselho é, evite usar propostas de intervenções que tenha “propagandas”, “conscientização, “campanhas”, ou algo assim; pois é de punho senso comum e faz com que você perca pontos.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 600.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 120
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 120
Liberação do porte de armas no Brasil
alizoneida
Sua redação está empregada corretamente à estrutura dissertativa-argumentativa, porém há erros. De maneira geral, você usa muitas informaçõess e pouco argumentação, o que faz com que seu texto se torne pobre em argumentos. No 1º parágrafo, você poderia resumir estas pessoas "jornalistas, caminhoneirLeia mais
Sua redação está empregada corretamente à estrutura dissertativa-argumentativa, porém há erros.
See lessDe maneira geral, você usa muitas informaçõess e pouco argumentação, o que faz com que seu texto se torne pobre em argumentos.
No 1º parágrafo, você poderia resumir estas pessoas “jornalistas, caminhoneiros, etc” em um único grupo, assim deixaria seu texto mais agradável para ler. Ademais, sua tese é vazia, faltando argumentação. O que você acha sobre isso? É bom ou é ruim?
No 2º e 3º parágrafo:
Só vejo informações e não há argumentos (ponto de vista)
No 4º parágrafo:
Sua proposta de intervenção é confusa e falta elementos.
Lembre-se: tem que haver Agente, Modo, Meio, Finalidade e Detalhamento.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 560.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 80
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 120
Se precisar de alguma ajuda em relação à redação, pode me chamar no Chat!
Dê notaaa pfv Trabalho nos presididos : avanço ou retrocesso na ressocialização do preso
alizoneida
Em geral, sua redação ficou boa, porém tenho uma pergunta a te fazer: isso tudo coube em 30 linhas? No 1º parágrafo: Na primeira frase, há a presença de palavras de uso coloquial: "os serviços" e "situação". Estas palavras podiam muito bem ser substituídas por outras palavras ou usadas como conectivLeia mais
Em geral, sua redação ficou boa, porém tenho uma pergunta a te fazer: isso tudo coube em 30 linhas?
See lessNo 1º parágrafo:
Na primeira frase, há a presença de palavras de uso coloquial: “os serviços” e “situação”. Estas palavras podiam muito bem ser substituídas por outras palavras ou usadas como conectivos ( a qual, na qual, no qual, etc).
Lembre-se: Tente ser o mais formal possível e eliminine palavras de uso coloquial na sua redação.
Outra coisa importante resaltar, é que soa informal você citar “site da Netflix”.
Logo após, você consegue relacionar isso ao contexto atual e isso você faz muito bem. Porém, há erros de gramática e semântica. Por isso, indico você estudar CONJUNÇÕES- principalmente Orações Subordinadas Adjetivas.
Na sequência, sua tese é boa com 2 núcleos.
No 2º parágrafo:
Achei seu parágrafo bom, porém há muita informação desnecesária, a qual poderia não ser citada.
No 3º parágrafo:
Argumentos bons e consistentes. Aqui você perde pontos por causa da escrita (gramática).
No 4º parágrafo:
Também há excesso de informações (desnecessárias).
Aqui há 2 propostas de intervenção, as quais estão incompletas.
Na primeira, tem Agente, Modo, Meio e Finalidade; porém não há Detalhamento. Como serão estes projetos? E quando vão ocorrer?
Na segunda, tem Agente, Modo e Finalidade; porém não há Detalhamento e Meio.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 720.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 160
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 160
Qualquer dúvida sobre sua redação, pode me chamar no chat, que eu irei te responder!!!
Como Minimizar as Desigualdades Sociais do Brasil!
alizoneida
Sua redação é com base no modelo ENEM? Pois se ela for, você perde muitos pontos- principalmente à estrutura do texto. No 1º parágrafo: Há erros de gramática e apenas informações. Você não argumenta e consequentemente não há a presença de uma tese definida. O que você acha disso? No 2º parágrafo: OLeia mais
Sua redação é com base no modelo ENEM? Pois se ela for, você perde muitos pontos- principalmente à estrutura do texto.
See lessNo 1º parágrafo:
Há erros de gramática e apenas informações. Você não argumenta e consequentemente não há a presença de uma tese definida. O que você acha disso?
No 2º parágrafo:
O conectivo “visto que” é empregado de maneira totalmente errada. Nesse parágrafo, também não há argumentação, apenas informações.
No 3º parágrafo:
Consigo identificar sua argumentação: “maior parte da riqueza está nas mãos dos mais ricos e que isto é um problema…”. Porém, também tem vários erros de gramática.
No 4º parágrafo:
Aqui você comete um erro fatal. Não há proposta de intervenção, você apenas continua sua ideia.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de
240.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 80
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 80
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 40
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 40
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 0
Caso você tenha dificuldade em escrever uma redação e precise de ajuda, pode me enviar uma mensagem no chat. Irei te ajudar a como montar uma redação no modelo ENEM.
DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
alizoneida
De início, sua redação segue a estrutura dissertativa-argumentativa, porém há erros que devem ser discutidos. No 1º parágrafo: - "decada" Correção "década". - Sua segunda frase é enorme: começa em "entretanto" e só termina em "consumidores". Para isso, você usou várias vírgulas (,), as quais poderiaLeia mais
De início, sua redação segue a estrutura dissertativa-argumentativa, porém há erros que devem ser discutidos.
See lessNo 1º parágrafo:
– “decada” Correção “década”.
– Sua segunda frase é enorme: começa em “entretanto” e só termina em “consumidores”. Para isso, você usou várias vírgulas (,), as quais poderiam muito bem ser substituídas por ponto (.).
Lembre-se: sempre use palavras ou expressões que mostra que seu texto está coeso. Exemplo: ESTE desperdício; ISSO teve como consequência; etc.
Já sua tese é bem definida com 2 núcleos.
No 2º parágrafo:
Há expressões de uso coloquial. Por exemplo: “…escolhido pelo presidente…” O correto seria “Inaugurado”, “Construído”, etc.
De maneira geral, você comete o mesmo erro que na introdução (excesso de vírgulas) e defende uma ideia central que foi citada na sua tese. Porém, você cita algo totalmente desnecessário e incoerente, se comparado à ideia do parágrafo: “, já que os insumos em decomposição produzem um gás extremamente tóxico :o chorume.”
No 3º parágrafo:
Você não contextualiza a frase do filósofo com o seu argumento.
De maneira geral, há a presença de palavras de uso coloquial e o mesmo erro visto nos últimos dois parágrafos. Ademais, você defende corretamente a ideia central do parágrafo, a qual foi citada na sua tese.
No 4º parágrafo:
O mesmo erro também é visto neste parágrafo.
Há a presença de 2 propostas de intervenção:
Na primeira, consigo identificar o Agente, Modo e Finalidade; porém não existe Detalhamento e Meio. Por meio de que será este investimento em infraestrutura? Por meio de verba pública? E como serão estas estradas?
Na segunda, há a presença de Agente (o qual não ficou claro), Modo e Finalidade; porém não tem Meio e Detalhamento.
Dica: o Ministério da Infraestrutura não é responsável por propagandas na mídia e sim o Ministério das Telecomunicaçõs (MCTIC), portanto você deveria usar uma “colaboração”.
Exemplo:
“O Ministério da Infraestrutura junto com o Ministério das Telecomunicações…”
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 640.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 120
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 120
A importância da educação financeira na vida do cidadão
alizoneida
Seu texto segue corretamente a estrutura dissertativa-argumentativa, porém falha em alguns pontos. No 1º parágrafo: Há erros de gramática logo na primeira frase. Além do mais que, o que esta fábula tem a ver com a educação financeira? Você poderia contextualizá-la mais. Já na sua tese, só consigo idLeia mais
Seu texto segue corretamente a estrutura dissertativa-argumentativa, porém falha em alguns pontos.
See lessNo 1º parágrafo:
Há erros de gramática logo na primeira frase. Além do mais que, o que esta fábula tem a ver com a educação financeira? Você poderia contextualizá-la mais.
Já na sua tese, só consigo identificar 1 núcleo: “…os cidadães vem se tornando vítimas de gastos através de mídias e propagandas.”
Você poderia citar a consequência disto. O que isto causa?
Exemplo de tese com 2 núcleos:
“Por carência de educação financeira, os cidadãos são alvos de munipulação da mídia e propagandas, visto que elas causam o aumento do consumismo na sociedade brasileira.”
Nesta tese, vemos a presença de 2 núcleos: causa e consequência.
No 2º parágrafo:
Você defende uma ideia central a qual foi citado na sua tese, porém há erros de gramática.
No 3º parágrafo:
Você defende uma ideia central a qual não foi citada na sua tese e que você nunca a disse antes. Você perde pontos de coerência neste parágrafo.
No 4º parágrafo:
Lembre-se: use “Ministério da Educação (MEC)” e não apenas “MEC”, pois existem outras organizacões que também têm a abreviatura como MEC.
Há 2 propostas de intervenção:
Na primeira, consigo identificar Agente, Modo, Meio e Finalidade (efeito); porém não há muito detalhamento. Como serão estas aulas? Como irão ocorrer?
Na segunda, há Agente, Modo e Finalidade; porém não existe Meio e Detalhamento. Por meio de que as mídias irão conscientizar as pessoas? Se for através de propagandas, como elas serão?
Dica: Evite usar propostas de intervenção de punho “conscientização”, é muito vazio e senso comum. Use algo concreto.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 620.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 140
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 100
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 140
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 120
Mudanças Climáticas no Mundo
alizoneida
Seu texto segue corretamente a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa, porém não há informações de punho socio-cultural- ou de qualquer outra área do conhecimento, o que torna seu texto lapidado no senso comum. No 1º parágrafo: - Na primeira frase, eu te aconselharia a evitar usar verboLeia mais
Seu texto segue corretamente a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa, porém não há informações de punho socio-cultural- ou de qualquer outra área do conhecimento, o que torna seu texto lapidado no senso comum.
See lessNo 1º parágrafo:
– Na primeira frase, eu te aconselharia a evitar usar verbos no gerúndio, pois passa a ideia de movimento, o que não é agradável.
Exemplo:
“É notório observar as mudanças que ocorrem no mundo constantemente, sejam elas grandes revoluções sociais ou tecnológicas.”
– Na segunda frase, você relaciona corretamente aquilo que você disse na frase anterior com o que você diz agora (nesta frase). Porém, sua tese deveria ser mais clara e consistente.
Exemplo de tese:
“Porém, mesmo com todas as tranformações que ocorreram no mundo, o meio ambiente não acompanhou o mesmo proceso: seja por falta de medidas consistentes do Governo seja por falta de responsabilidade das grandes fábricas.”
No 2º parágrafo:
Não há a presença de nenhum repertório socio-cultural- ou de qualquer outra área do conhecimento que seja, o que faz com que seu texto perca pontos na competência 2.
Outro ponto que é importante eu citar: Não use “como por exemplo”, é errado. Use “Como” ou “Por exemplo”.
No 3º parágrafo:
O mesmo erro anterior ocorre neste parágrafo.
Lembre-se: você pode trazer algum filme, pensamento de um filósofo/sociólogo, dados, estatísticas ou qualquer outra coisa que fortaleça seu argumento.
No 4º parágrafo:
Logo de início, noto que você não usou nenhum conectivo para ligar seu texto com o 4º parágrafo.
Exemplo de conectivos para usar no 4º parágrafo: Portanto; Fica evidente, portanto; Logo; etc.
Ademais, é necessário apresentar Agente, Modo, Meio, Finalidade (efeito) e Detalhamento.
Lembre-se: sempre use um Agente com grande poder e que tenha a ver com o tema proposto. Neste caso, eu usaria o Ministério do Ambiente.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 580.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 140
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 80
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 120
(ENEM-2015) “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”
alizoneida
Texto bom, parabéns! Sinta-se lisonjeado. Contudo, há erros na sua redação. No 1º parágrafo: A Lei Maria da Penha poderia ser mais contextualizada. Na primeira frase, dá a impressão que ela foi "jogada"- principalmente por falta de clareza. O que ela tem a ver com o tema e sua tese? O segmento "apósLeia mais
Texto bom, parabéns! Sinta-se lisonjeado. Contudo, há erros na sua redação.
See lessNo 1º parágrafo:
A Lei Maria da Penha poderia ser mais contextualizada. Na primeira frase, dá a impressão que ela foi “jogada”- principalmente por falta de clareza. O que ela tem a ver com o tema e sua tese? O segmento “após 14 anos de sua existência nota-se” não passa clareza.
Lembre-se: tente sempre deixar o seu texto o mais claro possível!
Exemplo:
“Contudo, este código não amenizou os crimes cometidos constantemente no atual cenário brasileiro.”
– “…levando em determinados casos ao feminicídio.”
Correção: “…os quais levam, em determinados casos, ao feminicídio.”
Tente evitar usar o verbo no gerúndio!
Após isso, seu parágrafo não há erros: tese muito bem definida com 2 núcleos.
No 2º parágrafo:
– “Por essa razão, até o século XIX as mulheres escravas…”
Correção:
“Por esta razão, até o século XIX, as mulheres escravas…”
– “, tendo que servi-los fisicamente com o trabalho doméstico e sexualmente com favores carnais.”
Correção:
“, as quais tinham que servi-los fisicamente com o trabalho doméstico, e sexualmente, com favores carnais.
– “Quando elas negavam…”
Negavam o que e a quem? Se for aos serviços, o correto seria: “Quando elas negavam de realizar tais serviços…”.
– ” a cultura de repreensão diante de alguma negação feminina permaneceu.”
Correção:
” a cultura de repreensão, diante de alguma negação feminina, permaneceu.”
No 3º parágrafo:
– “meninos crescem c om a mentalidade de que conseguem obter com violência os objetivos não alcançados com o diálogo.”
Correção:
“…meninos crescem com o pensamento de que conseguem obter, com violência, aquilo que não foi alcançado com o diálogo.”
“Mentalidade” soa informal neste caso, por isso corrigi com “pensamento”.
– “Por conseguinte, novos machistas são formados e seus comportamentos comprovam a afirmação do psiquiatra e escritor brasileiro, Augusto Cury disse: ‘Frágeis usam a violência, e os fortes, as ideias’.”
Correção:
“Por conseguinte, ideias machistas são formadas na sociedade brasileira e o comportamento destas pessoas comprovam a afirmação do psiquiatra e escritor brasileiro, Augusto Cury: ‘frágeis usam a violência, e os fortes, as ideias’.”
Palavras e frases mudadas por faltar coerência, clareza e estarem sintaticamente e gramaticamente incorretas.
No 4º parágrafo:
1ª proposta de intervenção: ” Sendo assim, o Governo deve ampliar as delegacias especializadas na mulher, nas quais elas têm liberdade de denunciar os seus agressores.”
Há Agente, Modo e Finalidade (efeito); porém falta Meio (por meio de que devem ser ampliadas as delegacias? Por meio de verba pública?) e Detalhamento (Como serão estas delegacias?)
2ª proposta de intervenção: ” Ainda, o Ministério da Educação (MEC) deve promover palestras e momentos educacionais que preguem contra a violência feminina, e consigam mudar o paradigma histórico.”
Há o Agente, Meio (o qual não está claro), Modo e Finalidade; porém falta Detalhamento.
Exemplo: “Ainda, o Ministério da Educação (MEC) deve promover o ensino à prevenção à violência contra mulheres por meio de palestras, as quais devem acontecer todo sábado nas escolas brasileiras com a participação da comunidade. Desta forma, medidas como esta conseguirão mudar o paradigma histórico.”
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 840.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 140
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 180
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 180
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 180
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 160