Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A saúde mental do jovem no século XXI
brend@
A Constituição Federal, garante um dos direitos sociais fundamentais da população à(1) saúde, no seu sentido mais amplo, conforme o artigo 6º. Contudo, o que permeia a sociedade brasileira não é o exercício pleno da lei suprema do Estado, mas sim um estigma relacionado às doenças mentais principalmeLeia mais
A Constituição Federal, garante um dos direitos sociais fundamentais da população à(1) saúde, no seu sentido mais amplo, conforme o artigo 6º. Contudo, o que permeia a sociedade brasileira não é o exercício pleno da lei suprema do Estado, mas sim um estigma relacionado às doenças mentais principalmente nos jovens. Esse cenário antagônico entre ordenamento jurídico e prática deve-se ao não entendimento sobre as doenças e da condição dos tantos afetados. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos.
1- Crase inadequada.
Primordialmente, deve-se pontuar que a incompreensão por parte da população acerca do conceito ampliado de saúde reverbera esse estigma. (1) Como órgão do Poder Executivo Federal, o Ministério da Saúde salienta sobre o assunto que é comum crianças e adolescentes deficientes mentais serem incompreendidos, julgados e excluídos por uma grande parcela da população. Fica evidente, a partir deste posicionamento do setor governamental, que as doenças mentais não são frutos da imaginação, tampouco problemas mais ou menos graves que as enfermidades físicas, pelo contrário, mostra-se tão importante quanto.
1- esse “como” está desconexo com a frase, você poderia escrever assim : “… Sob essa perspectiva, o órgão do Poder Executivo Federal, Ministério da Saúde, salienta sobre …”
Outro ponto é que faltou você desenvolver sobre como o problema ocorre? E o que ele gera? , por exemplo, poderia ter tido que eles são excluídos nas escolas e isso compromete a sua formação acadêmica.
Em segundo lugar, destaca-se que aqueles que possuem algum tipo de transtorno psicológico não entendem da própria condição, nem como proceder para buscar ajuda. Segundo o Ministério da Saúde, muitas vezes as pessoas não compreendem a gravidade dos transtornos as quais são acometidas e, por consequência, acabam não buscando as assistências e projetos oferecidos pelos órgãos competentes. Um dos efeitos disso é a ocorrência de muitos casos de depressão, ansiedade e estresse que poderiam ser evitados com o apoio ofertado. Todos esses aspectos retardam a resolução deste empecilho.
Esse parágrafo ficou melhor, você conseguiu apresentar todos os pontos necessários.
Portanto, é necessário que medidas governamentais sejam feitas no âmbito informacional e educativo para que esse estigma sobre as doenças mentais seja superado. Deste modo, o Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério das Comunicações deve promover a conscientização acerca desses transtornos à população e aos afetados por meio de programas de divulgação das medidas preventivas já existentes e propagandas na internet, a fim de atenuar os impactos desse problema na sociedade. Garante-se assim a efetividade da lei pétrea redigida nos meios da Constituição e o Estado democrático de direito.
Só faltou você apresentar o detalhamento de um dos elementos.
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4: 180
C5: 180
TOTAL: 900
See lessCaminhos para universalização do saneamento básico no Brasil
brend@
INTRODUÇÃO: OK D1 e D2: OK. CONCLUSAO: Faltou apresentar o Como/meio. No geral seu texto está perfeito, você apresenta uma ótima introdução, um bom desenvolvimento argumentativo, as ideias estão bem claras, você conseguiu desenvolver uma linha de raciocínio coerente, eu só sentir falta na sua concluLeia mais
INTRODUÇÃO: OK
D1 e D2: OK.
CONCLUSAO: Faltou apresentar o Como/meio.
No geral seu texto está perfeito, você apresenta uma ótima introdução, um bom desenvolvimento argumentativo, as ideias estão bem claras, você conseguiu desenvolver uma linha de raciocínio coerente, eu só sentir falta na sua conclusão de você apresentar o Como/Meio.
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 180
Total: 960
See lessA desigualdade social constitui uma ameaça à democracia?
brend@
Assim como no livro Jogos Vorazes, a sociedade é dividida em classes, onde, certamente, a classe mais baixa gera mal de obra para manter a classe alta em seu patamar de burguesia. no Brasil não é diferente.(1) Uma vez que esses assalariados deixam de gerar mão de obra, o topo dessa pirâmide fica semLeia mais
Assim como no livro Jogos Vorazes, a sociedade é dividida em classes, onde, certamente, a classe mais baixa gera mal de obra para manter a classe alta em seu patamar de burguesia. no Brasil não é diferente.(1) Uma vez que esses assalariados deixam de gerar mão de obra, o topo dessa pirâmide fica sem giro de capital. Mas como isso se relaciona de forma ameaçadora à democracia ?(2)
1- deveria ser uma vírgula, as frases são subordinadas.
2 – Faltou a tese!
“Analisando essa cadeira hereditária, quero me livrar dessa situação precária”; trecho de uma música brasileira que, infelizmente, caracteriza a situação brasileira atual.(1) Com o estudo nas mãos de um operário, o conhecimento histórico é gerado e é possível perceber que só há desigualdade social devido a uma democracia polarizada, ou seja, a parte da burguesia vota num candidato que favorece seu bolso e o assalariado sem conhecimento, porque não tem acesso a uma educação digna, vota naquele que vai trazer a oportunidade de progresso.(2)
1- Faltou explicar o repertório, parece que você só jogou aí.
2 – a sua argumentação está um pouco confusa, as ideias estão muito desconexa. Tente organizar melhor as ideias.
Com isso, é possível afirmar que a desigualdade social constitui uma ameaça à democracia porque os dois extremos populacionais, oprimidos e favorecidos pelo capitalismo, não vão mudar a cadeira hereditária política enquanto os assalariados, base da pirâmide social, não ameaçar e, de fato, realizar uma revolução contra o governo que favorece apenas aliados, enquanto o topo não vai querer perder privilégios num país antidemocrático e corrupto.
Você poderia ter falado sobre características da desigualdade social e consequências.
Tente dividir seu parágrafo no mínimo em dois períodos.
Portanto, é necessário aprofundar os estudos por maior interesse daqueles que podem mudar o futuro de uma nação, em grande parte os jovens, assim como a sociedade no livro Jogos Vorazes é impulsionada pela jovem protagonista, para que a corrupção seja vista, para que haja menor desigualdade entre as classes, para que os assalariados oprimidos revolucionem a política opressora e, assim, haja diminuição da desigualdade social através de uma digna democracia feita por conhecedores da história.
A conclusão no Enem segue um padrão que consiste em apresentar 5 elementos: Agente; Ação; Modo/meio; Detalhamento e Finalidade.
No seu caso Faltou o agente, modo e mais detalhamento.
C1: 160
C2: 160
C3: 140
C4: 180
C5: 160
Total: 800
See lessA QUESTÃO DA FOME NO BRASIL. COMO ENFRENTAR ESSE PROBLEMA?
maria1818
Oi, Kami! Vamos lá: INTRO: Existem dois pontos de atenção muito importantes aqui. 1° faltou o repertório para introduzir o assunto! e 2º você não delimitou da melhor forma as suas problemáticas. O que devemos considerar como os seus pontos chaves de desenvolvimento: alheamento populacional/passividaLeia mais
Oi, Kami! Vamos lá:
INTRO:
Existem dois pontos de atenção muito importantes aqui. 1° faltou o repertório para introduzir o assunto! e 2º você não delimitou da melhor forma as suas problemáticas. O que devemos considerar como os seus pontos chaves de desenvolvimento: alheamento populacional/passividade no governo ou a carestia/desemprego?
Outra coisa, o termo “passividade” fica muito amplo para a interpretação. Passividade no sentido de ser calmo, passividade educacional, econômica, política? que tipo de passividade é essa?
DESEN 1: “De início, a carestia é uma característica presente no país que impulsiona não só a questão da fome no Brasil mas também o crescimento econômico que é insuficiente para acabar com a fome no país” A carestia impulsiona um crescimento econômico que não é suficiente? ficou confusa essa defesa.
Acredito que você poderia ter focado mais na sua problemática: a carestia. Ela só foi citado na primeira linha e o restante do parágrafo foi destinado a uma abordagem mais ampla sobre a falta de prevenção da fome. Por mais que o repertório e sua defesa encima dele tenha sido ótima, você fugiu dos assuntos relacionados a carestia, como: escassez, aumento de preços habituais, aumento no custo de vida e por ai vai.
DESEN 2: “Por consequência, (1) é fato público que a instabilidade políticas(2) e os demais (3), se tornou evidente na medida que os trabalhadores foram impedidos ao acesso a sua função (4). De acordo com o pensador Gabriel Contino, “só se muda o futuro com a mudança do presente”. Ainda assim sem formas de alterar o cenário brasileiro, principalmente a respeito da questão da fome no Brasil, fica nítida a dificuldade de obter progresso. (5)”
1 – Como você vai começar um paragrafo com um novo argumento acho que esse não é o melhor conectivo.
2 – Cuidado com a concordância verbal, Kami!
3 – Os demais o que?
4 – Eles não tem mais acesso a que função? Acho que você consegue explicar melhor ;)
5 – Todo tema que o enem nos traz tem alguma “solução”, até pq você mesmo cria uma pra o problema, então acho que não faz muito sentido falar que não tem um caminho para resolver.
6 – No seu dens.2 faltou argumentar mais ne. A instabilidade política não foi uma problemática citada na intro (atenção nisso!), mas de qualquer forma como esse ponto de instabilidade auxilia no crescimento da fome no Brasil? Precisa defender porque o problema que você traz até o desenvolvimento tem relação ao tema da redação.
CONCLUSÃO: “Portanto, é de extrema importância combater a problemática atual. Para que isso aconteça, o Governo Federal através do Ministério da Economia e Agricultura, precisa dar atenção para a população que vem sofrendo com o desemprego e a fome, abrindo vagas de trabalho e programa de renda maior. Somente assim, a fome não será mais uma questão no país.”
1 – Faltou o detalhamento e o modo ;)
Kami, se você quiser levar só uma coisa de tudo o que escrevi: delimite melhor as suas problemáticas na introdução. Assim, em cada desenvolvimento você vai tratar apenas de uma e vai correr menos riscos de fugir dos assuntos que propôs no começo da redação.
Espero ter ajudado e desculpa qlqr coisa!! ;)
See lessO crescimento da violência contra educadores no Brasil
brend@
No geral seu texto está bom, todos os parágrafos estão dentro do padrão Enem, mas acho que você pode melhorar em alguns pontos: 1– É recomendável que você retome seus repertórios ao longo do texto ( não é necessário todos, mas por exemplo, retomar na conclusão o repertório da introdução ou dentro doLeia mais
No geral seu texto está bom, todos os parágrafos estão dentro do padrão Enem, mas acho que você pode melhorar em alguns pontos:
1– É recomendável que você retome seus repertórios ao longo do texto ( não é necessário todos, mas por exemplo, retomar na conclusão o repertório da introdução ou dentro dos desenvolvimentos), isso torna seus repertórios produtivos, mostrando para o corretor que você planejou todo o texto.
2– Use conectivos para ligar os períodos ( garante ponto na C4)
3– CONCLUSÃO: Eu não conseguir identificar o seu detalhamento.
C1: 180
C2: 180
C3: 200
C4: 160
C5: 180
Total: 900
See lessAS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL
maria1818
Oii, vamos lá: INTRO: "Ao afirmar, em sua célebre canção “O Tempo Não Para”, o compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo pois, as ações violentas nos estádios não acontecem (1) só no contexto hodierno, uma vez que ocorrem (1.2) desde aLeia mais
Oii, vamos lá:
INTRO: “Ao afirmar, em sua célebre canção “O Tempo Não Para”, o compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo pois, as ações violentas nos estádios não acontecem (1) só no contexto hodierno, uma vez que ocorrem (1.2) desde a Idade Média,(2) a diferença é que naquela época as manifestações de imposição e poder ocorriam (1.3) no centro do estádio entre os gladiadores(3), não nas arquibancadas. Desse modo, elas ainda persistem, seja pela percepção de que a violência é a solução para tudo , seja (1.4) pelo fanatismo como impulsionador das agressões entre times rivais.”
1 – Cuidado com os ecos e repetições em um curto espaçamento;
2 – O correto aqui seria um pontito final;
3 – Talvez seja só pela digitação, mas como eu vi que se repetiu durante todo a redação vou falar só aqui encima: não colocamos espaço depois das pontuações, só antes.
DESN 1: “Em primeira análise, convém enfatizar que parte dos torcedores adotam erroneamente a metáfora “Futebol é guerra” e encaram as partidas como combates (4). Desse modo ,usam da violência para demonstrar supremacia sobre o time rival em caso de resultado negativo, por isso estão entre as principais causas das agressões nas arquibancadas dos estádios. Nessa óptica, de acordo com o filósofo contratualista Thomas Hobbes ,os cidadãos têm a predisposição para resolver os conflitos com o uso da violência, (5)diante disso, percebe-se que a visão dele se mostra atemporal visto que a violência é usada para resolver conflitos na sociedade brasileira atual (6).Dessa forma, é inaceitável que, em pleno século XXI, o Brasil lidere a classificação dos países que mais matam em estádios de futebol.” (7)
4 – Que tipo de combate? Verbal, físico, emocional?
5 – Aqui iria outro ponto final
6- e pq é usado na sociedade inteira? Você trouxe o argumento que é usado diante do cenário de perda apenas entre os torcedores. A sociedade como um todo não é o público em questão na sua redação. Cuidado com isso!! ;)
7 – O seu repertório foi pertinente para a primeira problemática, mas acredito que tinha como desenvolver mais a sua tese. Se trouxesse mais exemplos, como a da agressão diante de resultados negativos do time perdedor, talvez contribuiria para que seu argumento ficasse com um peso igual ao do seu repert.
DESEN 2:
No desen. 2 acho que, levando o parágrafo inteiro em consideração, vc focou mais em explicar o que gera o fanatismo do que em argumentar o porquê de ele ser um dos agravantes para a violência. Correlacionar a falta de empatia da sociedade com uma adoração que se torna agressiva não foi uma das melhores estratégias eu acredito.
CONC: “Portanto, fica evidente que a percepção de que a violência é a solução para tudo e o fanatismo no futebol são impulsionadores das manifestações de violência nos estádios de futebol e que, a partir disso, são necessárias mudanças (7).Para tanto, é fundamental que o Poder Público promova comerciais que visem enfatizar o futebol como lazer e a violência como forma inadequada de resolver divergências,por meio da divulgação nos canais midiáticos. Nesse sentido, o intuito de tal medida é tornar as torcidas organizadas pacíficas durante e após as partidas e, consequentemente, minimizar o problema da violência. Feito isso, a metáfora “Futebol é guerra” seria desmistificada , assim como o pensamento de Herbert Marcuse e assim o ciclo de violência nos estádios seria atenuado.”
7 – Helo, cuidado, mais uma vez, com a repetição de palavras. Tente trabalhar mais com os sinônimos. Tenha atenção tbm nas frases muito extensas que podem dificultar o entendimento da oração inteira.
Agente = Poder público não precisa estar com letra maiúscula no meio da frase. Fora que considerar os três tipos de poderes nacionais ficou muito amplo para a sua proposta.
Meio = Topster, só acho que ficou um pouco repetitivo quando você fala “comerciais” e logo depois “divulgação nos canais midiáticos”.
Finalidade foi ficou boa, só faltou detalhar melhor. Grande parte das ultimas orações ficaram focadas na parte de intuito.
Pra finalizar acho que a retomada do segundo repertório não agregou muito. Como disse antes, esse tem relação com a falta de empatia, que não foi uma das problemáticas que você disse que traria na intro.
Desculpa qlqr coisa e espero ter ajudado ;))
See lessEvasão escolar e a realidade brasileira
maria1818
Oii, vamos lá: INTRO: A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 6° o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se destacado com ênfase quando se observa o número de crianças e jovens que não frequentam as escolas no Brasil (1). Nesse conLeia mais
Oii, vamos lá:
INTRO: A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 6° o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se destacado com ênfase quando se observa o número de crianças e jovens que não frequentam as escolas no Brasil (1). Nesse contexto, as principais causas é (2) a negligência governamental e a situação financeira dessas famílias. (3)
1- Delimitou o tema bem, topster.
2 – Cuidado com a concordância: “as principais causas são*”
3 – “Sobre esse viés, observa-se que a esfera legislativa rompe com esse acordo graças a negligência governamental e a precária situação financeira de uma grande parcela das famílias brasileiras.” Talvez nesse modelo a delimitação das suas duas problemáticas ficariam melhores.
DEN 1: A princípio, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de estudantes nas escolas, visto que, muitos não frequentam por morar longe, geralmente no interior da cidade e/ou não possuir transporte para se locomover (4) até a unidade escolar (5). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos como a educação.
4 – Concordância: “não possuírem transportes para se locomoverem”
5 – A falta de transporte é único abandono que o governo demonstra possuir para esses estudantes? E a baixa qualidade de ensino? Despreocupação com o clima escolar e capacitação dos educadores? Acredito que poderia ter ido um pouco mais afundo nessa sua primeira dor (sendo com esses exemplos ou mantendo apenas a incúria do Estado pelos transportes). Para que, assim, o seu repertório (que achei perfeito) desse mais ênfase para a negligência governamental.
DESEN 2: Ademais, é fundamental destacar uma pesquisa realizada pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde aponta que a evasão escolar é causada, em sua maioria, por estudantes de baixa renda, pois precisam trabalhar desde muito cedo para ajudar a família e não sobra tempo para os estudos. Consequentemente, não chegam a terminar nem o ensino fundamental e não sabem ler e nem escrever 6.
6- Eu sempre tenho mais dificuldades em desmembrar as problemáticas quando coloco repertórios muito expositivos. Acredito que esse tenha sido o principal ponto de atenção aqui, já que o único argumento que você trouxe foi o da pesquisa do IBGE. Fora que a baixa escolaridade não foi uma das consequências da evasão escolar que você delimitou na introdução e mesmo assim fez parte do seu argumento e finalização do parágrafo.
CONCLUSÃO: Portanto, medidas devem ser tomadas para combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação e o Governo (8) busquem formas de conscientizar esses jovens por meio de campanhas e palestras nas escolas e realizem visitas nas casas dessas famílias para incentivar os mesmos a frequentarem a escola (9) (10), a fim de que as ideias de John Locke não se concretizem. (11)
8 – Agente = Que governo? Estadual, munícipal…?
9 – Cuidado com a repetição de palavras.
10 – Acho que poderia ter dado uma atenção maior na parte de detalhamento. Foi muito cirúrgica nas outros pontos obrigatórios para a conclusão.
11 – Ótima forma de terminar a redação e já incluir o efeito, mas quais são as ideias de Locke mesmo? Você falou dela a tanto tempo que a pessoa que lê nem lembra mais.
Acho que o principal ponto é tentar desenvolver mais as teses na próxima e não colocar todo o peso da sua argumentação apenas no repertório ;)
Desculpa qlqr coisa e espero ter ajudado!!
See lessViolência nas redes urbanas
maria1818
Oii, Iza!! Olha, como você mesmo disse, está bem no comecinho dos conhecimentos sobre redação. Aconselho a você dar uma olhada nas redações nota 1000 do enem, assim vc consegue conhecer melhor como se estrutura uma texto dissertativo argumentativo. A redação modelo Enem precisa das seguintes caracteLeia mais
Oii, Iza!!
Olha, como você mesmo disse, está bem no comecinho dos conhecimentos sobre redação. Aconselho a você dar uma olhada nas redações nota 1000 do enem, assim vc consegue conhecer melhor como se estrutura uma texto dissertativo argumentativo.
A redação modelo Enem precisa das seguintes características (vou citar as principais que já vão te ajudar muito para a próxima):
Introdução: onde você vai começar com um repertório, escolher um conectivo e correlacionar esse repertório com o seu tema da redação. Você colocou o repertório (assalto do jovem e a namorada) no final da introdução, isso fica confuso e não gerou uma boa construção. Fora que precisa delimitar melhor as problemáticas do seu assunto. Drogras, prostituição e etc são problemas da sociedade, mas o que gera isso nas cidades urbanas? Você não respondeu isso ao longo da redação e isso faz a gente perder vários pontinhos
Os argumentos que você trouxe ao longo da red não foram bem construídos (mas eles são bons viu), a gente percebe isso pq você escreve, escreve mas não escreve nada kkkkkk (leia com humor, please s2)
O último paragrafo da nossa redação é sempre destinado a famosa conclusão, ou proposta de intervenção. Como você vai resolver os problemas que desenvolveu ao longo do texto. São elementos obrigatórios para isso: Agente (quem vai fazer), Ação (o que vai fazer), Modo (como vai fazer) efeito (pra que fazer) e o detalhamento (explicar melhor tudo).
Iza, duas dicas essenciais principalmente para quem está começando: estuda o que cada parágrafo precisa ter em uma redação e se inspira nas de nota 1000
Espero ter te ajudado e desculpa qualquer coisa ;))
See lessO combate ao assédio moral no mercado de trabalho em discussão no Brasil
brend@
INTRODUÇÃO: OK D1: EU SENTI FALTA DE VOCÊ APRESENTAR AS CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA. TIPO QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS QUE ESSES TRATAMENTOS CONSTRANGEDORES PROVOCAM? Pedido de demissão da pessoa que sofreu assédio moral? Distúrbios psicológicos? D2: Ademais, vale ressaltar a existência de uma grande impassLeia mais
INTRODUÇÃO: OK
D1: EU SENTI FALTA DE VOCÊ APRESENTAR AS CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA. TIPO QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS QUE ESSES TRATAMENTOS CONSTRANGEDORES PROVOCAM? Pedido de demissão da pessoa que sofreu assédio moral? Distúrbios psicológicos?
D2: Ademais, vale ressaltar a existência de uma grande impassibilidade das esferas públicas perante essa adversidade. Sob essa óptica, a antropóloga Lilia Schanrcz,(1) existe a prática de uma política de eufemismos no Brasil, em que determinados assuntos tendem a ser suavizados e não recebem a atenção necessária pelo Estado. Consequentemente, o constrangimento moral nas empresas continua a persistir, afetando e adoecendo a classe trabalhadora, dado que, por conta da crise socioeconômica que o país enfrenta, se veem obrigados a continuarem em seus empregos, independentemente das situações humilhantes enfrentadas. Portanto, é essencial responsabilizar o Poder Público pela falta de posicionamento diante essa circunstância.
1- faltou um elemento conector, ex:” (…)Sob essa óptica, a antropóloga Lilia Schanrcz,afirma que existe…”
Conclusão: ok
C1: 180
C2: 200
C3: 180
C4: 180
C5: 200
TOTAL: 940
See lessO aumento da Fake news na sociedade conteporanêa. ( por favor coloquem na correção uma nota de 0 a 1000, simulando o enem)
maria1818
O aumento de Fake News na sociedade contemporânea INTRO: Atualmente, nós conhecemos a internet como uma “terra sem lei”, já que nela supostamente podemos discorrer sobre tudo, (1) e com esse conceito de “lugar sem regras” começaram a surgir as notícias falsas, propagadas por pessoas com más inteçõesLeia mais
O aumento de Fake News na sociedade contemporânea
INTRO: Atualmente, nós conhecemos a internet como uma “terra sem lei”, já que nela supostamente podemos discorrer sobre tudo, (1) e com esse conceito de “lugar sem regras” começaram a surgir as notícias falsas, propagadas por pessoas com más inteções* e/ou pessoas com pouco acesso a conhecimento verídico e de qualidade. (2) Mas compartilhar essas fake news tem consequências? Será que isso incentiva mais pessoas a fazerem o mesmo?
1 – O ideal aqui seria colocar um ponto para a uma nova oração junto com um conectivo.
2 – Se a gente forçar um pouquinho consegue lembrar de algum repetório, seja de filme, série, pensador e tantos outros que caberiam na sua intro. Acredito que assim ela ficaria com mais conteúdo
DESEN 1: Bom,(1) as fake news aumentaram bastante nos últimos anos, principalmente por conta do maior acesso à internet e por conta da pandemia do novo Coronavírus. Durante o auge da Covid-19 no Brasil, muitas informações não comprovadas foram publicadas na web,(2) porém esse excesso de notícias gerava uma série de consequências na sociedade, como crises de ansiedade e abalo psicológico. (3)
1- Existem conectivos iniciais que ficariam melhor aqui: Primeiramente, A priori e por ai vai;
2 – Por que houve esse aumento de casos de fake news durante a pandêmia? Senti que você focou mais em falar sobre esse ponto do que em responder a sua primeira pergunta da introdução.
3 – Por que essas notícias falsas acarretam nessas consequências? Trazer um repertório que afirme essa a sua tese é fundamental.
DESEN 2: (1) Durante esse período de isolamento, (muitas pessoas com o intuito de ajudar e noticiar as outras compartilhavam fake news sem saber, já que nós não conheciamos* muito sobre o vírus (2)), com isso (3)mais frações da população repassavam essas informações, porém elas estão no nosso meio até hoje e não discorrem somente sobre o novo Coronavírus (4). Mas o que podemos fazer para diminuir a falta de informação e a propagação de notícias falsas entre os Brasileiros?
1 – Conectivo;
2 – Toda essa oração ficou um tanto quanto informal;
3 – “graças a esse alto nível de desinformação” Reafirme bem a sua tese;
4 – Trata-se sobre o que mais então? Você focou muuiitoo em falar sobre o impacto que o covid trouxe na fake news, mas em nenhum momento você falou que esse seria o seu foco na introdução!
5 – Mais uma vez faltou um repertório para sustentar as suas teses. Com eles iria ficar mais fácil dissertar um pouco mais em cada parágrafo, já que eles ficaram superficiais ;)
CON: (1) Para diminuirmos a “epidemia das fake news”, devemos (2) cobrar do gorverno* e da imprenssa(3) meios de combate (4), como por exemplo: palestras, eventos sociais e reconhecimento midialístico, tendo assim o objetivo de influenciar a população Nacional (5) a saber da problematíca* existente ao compartilhar notícias recebidas em apps de mensagem. Já para acabar com a falta de conhecimento básico (6), temos que cada vez mais incentivar o estudo e procurar formas de deixar a educação acessível para todos. (7)
1 – Conectivo
2 – Priorize o uso da terceira pessoa na redação “a sociedade deve”, por exemplo
3 – Imprensa
4 – “meios de combater esse impasse” parece que só meios de combate ficou solto ali no meio;
5 – Nacional não precisa ter letra maiúscula no meio da frase.
6 – Sua tese era sobre a falta de desinformação e não de conhecimento básico
7 – Você não tocou no termo educação em nenhum momento da sua red. ficou perdida essa frase no final aqui
—
Mari, não vou dar notas por dois motivos:
Não faço a mínima ideia de qual seria a nota justa para cada competência da sua redação e, o mais importante, as notas que vc recebe aqui não vão valer de nada no final do ano, as correções sim são importantes.
Acho que você precisa focar mais em aprender a utilizar repertórios ao seu favor, vai ajudar muito na robustez da sua redação e não vai deixar você falar tanto de uma coisa que na intro não mencionou nenhuma vez.
É isso, espero ter te ajudar e desculpa qlqr coisa ;)
See less