Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Consequências da crise hídrica no Brasil
alavarodiasteodoro@gmail.com
A Constituição Federal de 1988, importante documento jurídico do país, prevê em seu artigo 255 que, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, para uso comum do povo e acesso a uma sadia qualidade de vida. Entretanto, na realidade brasileira, há uma enorme problemática com a crisLeia mais
A Constituição Federal de 1988, importante documento jurídico do país, prevê em seu artigo 255 que, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, para uso comum do povo e acesso a uma sadia qualidade de vida. Entretanto, na realidade brasileira, há uma enorme problemática com a crise hídrica, prejudicando a saúde da população. Tal fenômeno é fruto do intenso desperdício de água, bem como o crescimento do consumo devido ao aumento populacional.
Nesse viés, é necessário pontuar que o desperdício da água diante da crise hídrica precisa ser superado. A esse fato, cerca de 40% da água potável no Brasil é desperdiçada, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil em 2019. Sob esse fato, constata-se que grande parte dos brasileiros não são conscientizados sobre os riscos que a deficiência de água resulta na sociedade. Dessa forma, a negligência perante a pobreza hídrica é totalmente prejudicial, deixando muitas pessoas vulneráveis a sede e a fome.
Ademais, é notório que o aumento da população causa o gradativo desgaste líquido. Isso ocorre, pois, a densidade demográfica é maior que o armazenamento hídrico de um local, provocando maior consumo que o essencial em uma comunidade. Para o filósofo Arthur Schopenhauer, a pior coisa que um indivíduo pode fazer é sacrificar seu bem-estar a qualquer outra vantagem, visto que, o consumismo exagerado do ser humano ocasiona a questão. É constituído, assim, um ciclo “infinito” da escassez fluida.
See lessPortanto, observa-se que o desprovimento da água no Brasil deve ser resolvido. Para isso, é preciso que o Ministério do Meio Ambiente junto dos sistemas midiáticos crie propagandas para informar a população sobre a importância de utilizar à água moderadamente. Além disto, a criação de palestras em escolas devem ser feitas para ensinar aos estudantes métodos econômicos de utilizar água e, assim, levarem a mentalização para seus lares. Isso deve ocorrer, a fim de formar cidadãos brasileiros cientes que, de modo fundamental, podem mudar o atual cenário hídrico no país.