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Problemas causados pela possível aprovação da proposta de taxação de livros no Brasil
Ccsierra
Boa tarde, espero que eu possa ajudar, apenas darei meu ponto de vista, não sou professor de redação nem corretor, mas agradeço caso possa ajudar em algo, pois assim tanto eu como você estaremos aprendemos. No mais obrigado e desculpe caso não goste de algo que eu diga nessa correção. Redação: IntroLeia mais
Boa tarde, espero que eu possa ajudar, apenas darei meu ponto de vista, não sou professor de redação nem corretor, mas agradeço caso possa ajudar em algo, pois assim tanto eu como você estaremos aprendemos. No mais obrigado e desculpe caso não goste de algo que eu diga nessa correção.
Redação:
Introdução
O primeiro período foi muito bem executado, pude ver que usou o slogan de um banco, assim usou algo de cunho pessoal para exemplificar uma realidade. Segundo período demonstrou a tese, ou seja, falará sobre determinado assunto que envolva o tema ao passo que vê as “taxações como algo ruim, pois afetará o poder de compra que já é reduzido no país.” No terceiro período noto um grande problema, a falta dos tópicos frasais, sem eles seu texto fica incerto sobre o que falará especificamente no desenvolvimento, na realidade identifiquei que foi generalizador citando que analisará os fatores que levam, mas na realidade esses fatores tem que ser ditos ainda na Introdução, tem que destrinchar esses “fatores que levam a essas conjecturas,” veja dois fatores que sejam os principais responsáveis pelo problema e coloque-os como tópicos frasais, esses que serão desenvolvidos no desenvolvimento.
Coesão: o uso de conectivos, bem como a norma culta (gramaticalmente) está excelente.
Coerência: Os dois primeiros períodos são excelentes, porém a tese foi diminuída quando o uso do terceiro período foi utilizado para uma conclusão de ideias, mas na realidade esse deveria ter sido usado para dizer os tópicos que argumentaria no desenvolvimento.
Desenvolvimento 1
Primeiro período continuou como se tivesse falado desse tópico na introdução, porém não colocou, portanto deveria ter deixa claro, além de ter colocado uma consequência não causal, quando se fala “[…] fatores que compõem essa conjuntura.” Essa ideia proporciona um entendimento de causa que motiva isso, no entanto o tema que é “as consequências dessa taxação”, ou seja, deixe explicito que um desse problemas é a decadência intelectual que as taxações proporcionam. Porém se tivesse deixado claro na introdução seria um primeiro parágrafo de desenvolvimento excelente, porque a citação de Aristóteles foi cabível com o momento.
No segundo período esse foi um excelente período, sem erros com a ideia de controle da realidade por intermédio da taxação dos livros, bem como o empobrecimento intelectual da sociedade, além de viabilizar diversos problemas sociais, como dificultar na mobilidade social. Essa conclusão foi muito generalizadora, assim como na introdução (caso a banca seja milita, já que é comum colocar mine conclusões no final do desenvolvimento de bancas como Espcex ou AFA), porém tente ser mais crítico do problema, leia essa conclusão e verifique o que poderia ser mais cirúrgico nela.
Desenvolvimento 2
No primeiro período, identifiquei a citação a Locke, deixando claro que seu segundo tópicos frasal que é “o problema econômico que essa taxação causa.” A ideai dele é meio confusa par mim, indico utilizar Adam Smith acho que ele teria uma coerência melhor com este período. Durante o segundo período reparei que citou o impacto econômico que isso proporciona, sendo crítico, creio que se tivesse algum dado usaria agora, como a falência da Saraiva ou a falta de atrativo que essas taxas causam a gigantes lojas online, por exemplo Amazon, acaba por incentivar a falência e retirada de diversas empresas, esse período seria excelente na conclusão desse desenvolvimento, pois terminaria criticando um problema pautável. Terceiro período utilizou o “portanto” de novo, identifique a dificuldade em se lembrar de um conectivo de conclusão e mais uma vez sendo generalizador, guarde a crítica para o final e no meio coloque um fato histórico ou um dados estatístico, principalmente histórico tendo em vista que os dados são muito específicos.
Coesão: bom, gramaticalmente correta.
Coerência: Falta entre os dois parágrafos do desenvolvimento com a introdução, devido ter faltado deixar explícito essas ideias naquela, porém esse problema é demonstrado na segundo, quando a ideia de citar o filosofo que fica meio confuso, talvez seja apenas comigo, então varia entre leitores.
Conclusão
Primeiro período é muito grande, dívida em dois ou três, falta o elemento Estado, independente de qual setor político o Estado não é apenas o Executivo e sim todo o controle do país, sendo o Congresso Nacional um de seus braços, porém use a palavra Estado sem remorso e Congresso como por onde ele resolverá tal problema. A ideia nela é continua, porém é muito longa e falta o elemento que resolverá a problemática.
Coesão: falta de coesão lexical, porém apenas no final o restante está bem escrito e na norma padrão.
Coerência: um único período muito grande e acabada por faltar alguns aspectos fundamentais da conclusão.
Competências do ENEM
1. Competência: Ótimo – 200 pontos;
2. Competência: Bom – 160 pontos;
3. Competência: Insuficiente – 80 pontos;
4. Competência: Bom – 160 pontos;
5. Competência: Insuficiente – 80 pontos;
Total: 680 pontos.
Caso a banca seja militar se for classificatória, provavelmente não passaria, sendo eliminatória talvez passasse, no entanto bancas militares são chatas e pegam muito na construção correta do texto, então seria bem difícil.
ESPCEX: talvez;
AFA: nota insuficiente com o corte apresentado.
Obs.: Creio que saiba como é a estrutura, identifiquei apenas que falta estudar isoladamente cada parte dessa estrutura, procure aulas especificas sobre introdução, desenvolvimento e conclusão. Faça parte por parte e veja como elas se comportam unidas. Peço caridosamente que refaça, pois é assim que aprende a fazer um redação, refazendo ela.
See lessMuito obrigado. Isso me ajuda a melhorar tal qual também tento ajudar, no mais lembre-se que é apenas um ponto de vista de alguém que não é especialista, mas que anseia ajudar sempre que necessário. Boa tarde.
O DESAFIO DE ENSINAR CIENTIFICAMENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL INFANTIL BRASILEIRO
Ccsierra
Bom dia, boa tarde ou boa noite, a depender do horário que esteja vendo. Darei meu melhor para ajudar e peço que releve caso não goste de algo que escrevi, sendo assim muito obrigado por fazer com que nós dois melhoremos. Introdução No primeiro período a citação a nossa Constituição foi excelente, dLeia mais
Bom dia, boa tarde ou boa noite, a depender do horário que esteja vendo.
Darei meu melhor para ajudar e peço que releve caso não goste de algo que escrevi, sendo assim muito obrigado por fazer com que nós dois melhoremos.
Introdução
No primeiro período a citação a nossa Constituição foi excelente, durante o segundo período demonstra a dicotomia que tem entre a fantasia da C.F.1988 e a realidade do desafio de mostrar interesse em ciências, principalmente na infância que seria o momento ideal para tal desenvolvimento, ou seja, está muito bom mesmo. Durante o terceiro pude identificar os tópicos frasais que irá discorrer no desenvolvimento e principalmente a tese, além de ter contextualizado o corretor.
Coesão: a gramática normativa está sendo bem empregado, não identifique erros e nem conectivos não bem utilizados.
Coerência: conseguiu seguir a tese com os tópicos e não houve problemas em entendimento,do seu ponto de vista.
Desenvolvimento
Durante o primeiro período do primeiro parágrafo, pude notar que a continuidade da sua lógica está encaixada com a introdução, no entanto para o segundo período uma citação mais coerente seria Immanuel Kant, com sua ideia de experimentação empírica, onde as pesquisas científicas devem se basear nas experiências antepassadas do indivíduo, assistindo seu ponto de vista, podendo usufruir dos testes para verificar a veracidade de um tema, mas como esse foi utilizado no terceiro parágrafo, provavelmente a melhor saída seria Platão, esse formulou a ideai de epistemologia baseada no pensamento e conhecimento, podendo a utilizar na parte de tese transcendental, pois ela afirma praticamente a mesma coisa que Kant, sendo objetivo no entendimento da realidade. No terceiro período fica entendido que o real erro da instituição escola é pautada no não incentivo a experiência para com as crianças, bem como demonstrar a utilização desses conhecimentos durante a vida do aluno.
Coesão: Ótima;
Coerência: provavelmente essa ideai que coloquei sobre Séneca deve ter ocorrido porque achei que foi uma frase jogada simplesmente para suprir espaço.
Segundo parágrafo, primeiramente nesse início do primeiro período notei que foi muito bem realocado para se ligar ao segundo tópico. Esse segundo período é muito curto e a utilização do “Dessa forma” como conectivo de continuidade, normalmente, não é utilizado, pois ele tem ideia de conclusão, trocar por um “Assim” seria melhor ao meu ver, a citação para com Kant em relação as influências que as crianças tem com os professores foi boa, mas poderia formar apenas um período com o segundo e terceiro, demonstrando a ideai de Kant em contraponto ao sistema educacional brasileiro. No último período pude observar sua crítica a postura dos educadores em não fugir do conteúdo programático, porque acabaria por ser maçante e desinteressante aos alunos, essa colocação foi muito boa para o entendimento das raízes desse tema. Porém tome cuidado lembre-se que está sendo avaliado por um corretor, ele talvez veja como uma ofensa ou algo do tipo, tente modificar para a instituição escola.
Coesão: Falta em uso dos conectivos corretamente e um pouco de sintaxe, dou uma dica em fazer uma lista dos teus conectivos prediletos e como utilizar cada um para assim ter ele no automático sem errar, visando a sintaxe somente erros de Regência durante o segundo período.
Coerência: Ficou meio pequeno o segundo e terceiro período, esses deveriam ser apenas um que conversa com ambos, ao menos na minha visão.
Conclusão
Logo no primeiro período faltou o provedor mor, o Estado, esse que por meio de seus braços deve resolver o problema, durante o segundo período faltou responder um dos tópicos, sendo a “falta de aproveitamento da experiência educativa por parte do menor,” deveria ter falado demonstrado algo como o Ministério poder criar campanhas de introdução a ciências, porém respondeu o do educador que ficou com um entendimento de que o Estado brasileiro não sabe dos problemas e que é tudo culpa do educador, ao meu ver isso foi o que eu entendi. Finalizar fazendo uma referência ao início é bem comum e foi muito bem executado.
Coesão: Excelente;
Coerência: deu a entender que o educador é o principal enclave no desinteresse em ciências, bem como não respondeu um dos tópicos, isso acabou por levar aquele entendimento. Porém não perdeu a tese, essa ainda é uma redação sobre o tema proposto, parabéns é bem difícil levar até o final um mesma argumento sobre um tema em especifico até o fim.
Competências do ENEM:
1.Competência: bom – 160 pontos;
2.Competência: bom – 160 pontos;
3.Competência: insuficiente – 80 pontos;
4.Competência: mediano – 120 pontos;
5.Competência: insuficiente – 80 pontos.
Total: 600 pontos.
Obs.: Dicas
See lessIntrodução: realmente tu é muito bom nessa parte introdutório, isso faz com que exista um interesse por parte do leito na tua argumentação;
Desenvolvimento: acho que os problemas apontados podem ser solucionados por releitura, leia mais de uma vez seu desenvolvimento e a partir daí você verá se acha ou não a melhor opção fazer de tal jeito;
Conclusão: tente responder as seguintes perguntas nela, o que é a proposta?, quem será responsabilizado por ela?, como ela entrará em vigor?, qual será o seu resultado final?.
Espero ter ajudado, lembre-se é apenas minha visão, peço desculpas caso não tenha gostado de algo. Muito obrigado e bons estudos.
Desafio para a inclusão da pessoa autista///// COM NOTA POR FAVOR <3
elleirbagana
Olá, adorei sua redação, vou corrigir pelas competências: C1: 150 – Percebi alguns deslizes na coesão do seu texto, muita repetição, se atente a estrutura dos períodos, pois isso pode te custar bons pontos. C2: 200 – Compreendeu e desenvolveu muito bem a proposta. C3: 150 – A organização dos seus arLeia mais
Olá, adorei sua redação, vou corrigir pelas competências:
C1: 150 – Percebi alguns deslizes na coesão do seu texto, muita repetição, se atente a estrutura dos períodos, pois isso pode te custar bons pontos.
C2: 200 – Compreendeu e desenvolveu muito bem a proposta.
C3: 150 – A organização dos seus argumentos poderia ter sido melhor, o dado que você trouxe na introdução, por exemplo, se encaixaria melhor no primeiro desenvolvimento, para falar comprovar como as pessoas ainda são desinformadas sobre o TEA
C4: 160 – Apesar dos deslizes na estrutura da introdução, a estrutura geral do texto permaneceu fiel ao gênero.
C5: 160 – A conclusão para mim é a parte mais difícil de escrever, e a que merece mais atenção. Existe uma estrutura específica da proposta de intervenção, esta é: Agente, Ação, Finalidade, Modo/Meio e Detalhamento e por isso você tem que ter certeza que satisfaz todas as condições para não perder pontos nessa competência.
Nota final: 820. Parabéns!! Continue Treinando!
See lessTEMA: OS DESAFIOS DO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
elleirbagana
Olá, adorei sua redação, vou corrigir pelas competências: C1: 180 - Você domina bem a norma padrão, percebi pouquíssimos pontos com erros ortográficos, que podem ter ocorrido apenas por desatenção. C2: 200 - Compreendeu e desenvolveu muito bem a proposta. C3: 180 - Seus argumentos foram ótimos, poréLeia mais
Olá, adorei sua redação, vou corrigir pelas competências:
C1: 180 – Você domina bem a norma padrão, percebi pouquíssimos pontos com erros ortográficos, que podem ter ocorrido apenas por desatenção.
C2: 200 – Compreendeu e desenvolveu muito bem a proposta.
C3: 180 – Seus argumentos foram ótimos, porém quando você traz um dado estatístico (primeiro desenvolvimento), você deve trazer a fonte desse dado.
C4: 200 – O texto está bem estruturado e coerente com o formato
C5: 160 – A conclusão para mim é a parte mais difícil de escrever, e a que merece mais atenção. Senti que você deixou faltar um detalhamento da sua proposta.
Nota final: 920. Parabéns!!
See lessQuadrilátero Ferrífero e Serra do Carajás, o que eles nos ensinam sobre o Meio Ambiente?
Ccsierra
Bom dia e obrigado, tentarei ajudar ao máximo possível, lembre-se que é apenas a minha visão, caso não goste de algo peço desculpas. Introdução O primeiro período foi muito longo, demonstrou que possui claro conhecimento sobre o assunto, mas quando foi passar para o texto dissertativo-argumentativoLeia mais
Bom dia e obrigado, tentarei ajudar ao máximo possível, lembre-se que é apenas a minha visão, caso não goste de algo peço desculpas.
Introdução
O primeiro período foi muito longo, demonstrou que possui claro conhecimento sobre o assunto, mas quando foi passar para o texto dissertativo-argumentativo baseou-se demais nas informações o deixando muito expositivo, essas afirmações seriam muito mais viáveis no desenvolvimento, tente encurtar esse colocando até a importância das áreas de mineração, pois ao meu ver faltou a tese e que poderia ter acabado muito antes.
Segundo período a tese não ficou clara e assim sendo os tópicos frasais que abordará nos desenvolvimentos também, não consegui identificar muita coisa, mas até então deixa claro o objetivo de falar dos prováveis aprendizados que ganhamos com elas.
Coesão: Eu achei um erro de regência sendo essa parte que estrai – O que esses parques tem de importância econômica é indiscutível (deveria ter uma vírgula, pois iniciará uma oração adversativa para assim ter a ideia de oposição a outro ideia) mas sobre o meio ambiente, em especial o Quadrilátero Ferrífero (coloque uma vírgula para explicar) tem muito a servir de aprendizado para o país.
Reescrevendo: O que esses parques tem de importância econômica é indiscutível, mas sobre o meio ambiente, em especial o Quadrilátero Ferrífero, tem muito a servir de aprendizado para o país.
Coerência: Não identifiquei a tese, mas a lógica segue uma linha muito boa.
Desenvolvimento
Primeiro período excelente tanto do aspecto coesivo quanto coerente, porém aconselho a estratificar ele em dois períodos, infelizmente não consegui identificar uma coerência entre ele e a introdução.
No segundo período também é muito diferenciado das demais redações é objetivo e ao mesmo tempo crítico, consegue convergir bem eles.
Segundo paragrafo
Primeiro período excelente, mas aconselho ainda a dividir em dois períodos, esse primeiro poderia ir até o século.
O segundo foi muito bem executado, porém tente se livrar de palavras normalmente usadas como -atualmente-, troque por conectivos conclusivos como –desse modo- ou -nesse sentido- ou –logo- ou sequencial, exemplo –contudo.
Conclusão
Primeiro período o –portanto- é conectivo de conclusão e exigi uma virgula logo em seguida, o governo substitui pelo Estado mesmo, com E em maiúsculo, pois com e em minúsculo significa alguma unidade federativa, enquanto o em maiúsculo significa o Estado Brasileiro propriamente dito, faltou responder qual braço do Estado vai ser usado, poderia citar o Ministério do Meio Ambiente.
Segundo período além de poder citar o Exército como responsável pela segunda parte dessa momento, faltou realmente nomear quem vai resolvermos e com quais armas vai resolve, mas principalmente faltou o resultado final que isso levará para sociedade e o meio ambiente.
Coesão: Boa e os erros permanece naquilo;
Coerência: Faltou uma tese mais objetiva e clara.
Competências do ENEM:
See less1.Competência: mediano – 120 pontos;
2.Competência: mediano – 120 pontos;
3.Competência: bom – 160 pontos;
4.Competência: ótimo – 200 pontos;
5.Competência: bom – 160 pontos.
Total: 760 pontos.
O sistema prisional brasileiro em crise
elleirbagana
Olá! Gostei muito da redação, trago alguns pontos sobre ela: - Primeiramente, gostaria de te parabenizar, escreveu muito bem, utilizou conectivos e não percebi erros sérios de coesão e construção de períodos. - Os argumentos foram muito bem embasados com dados concretos, mas como já falaram antes, fLeia mais
Olá! Gostei muito da redação, trago alguns pontos sobre ela:
– Primeiramente, gostaria de te parabenizar, escreveu muito bem, utilizou conectivos e não percebi erros sérios de coesão e construção de períodos.
See less– Os argumentos foram muito bem embasados com dados concretos, mas como já falaram antes, faltou seu toque pessoal, mas nada que prática não resolva!!
– Referente à conclusão, foi muito bem desenvolvida, inclusive estou pegando-a de referência, pois tenho muita dificuldade com essa parte do texto kkkk. Parabéns!
Desafios para promover a integração dos moradores de rua às sociedade
elleirbagana
Olá! Trouxe alguns pontos referentes à sua redação: - Primeira parte da introdução foi boa, interessante a abordagem do poema de Manuel Bandeira, entretanto, os períodos ficaram um tanto confusos no meio/fim do parágrafo, você utilizou muitos pontos desnecessariamente o que dificultou a coesão. - NoLeia mais
Olá! Trouxe alguns pontos referentes à sua redação:
– Primeira parte da introdução foi boa, interessante a abordagem do poema de Manuel Bandeira, entretanto, os períodos ficaram um tanto confusos no meio/fim do parágrafo, você utilizou muitos pontos desnecessariamente o que dificultou a coesão.
– Nos dois parágrafos de desenvolvimento ao meu ver ficaram muito curtos, você poderia ter desenvolvido melhor e até mesmo usado informações dispostas nos textos de apoio (caso houvessem), é algo que procuro fazer para embasar melhor minha argumentação com dados comprovados (com fontes). Você citou o programa Brasil Acolhedor, o que foi bom.
– Na conclusão, apesar de eu pessoalmente achar que não seria tão possível de se realizar, ela seguiu bem o modelo exigido de redação ENEM.
See lessO uso e a cobertura do solo no Brasil
Ccsierra
Boa tarde, darei o meu melhor avaliando, espero que possa ajudar. Introdução: Primeiro período foi demasiadamente longo, dando uma dica, retire esse esse trecho “já que serve de moradia para animais e plantas e de recurso para os humanos.” Sem contar, que nós fazemos partes do Ecossistema e da BiodiLeia mais
Boa tarde, darei o meu melhor avaliando, espero que possa ajudar.
See lessIntrodução:
Primeiro período foi demasiadamente longo, dando uma dica, retire esse esse trecho “já que serve de moradia para animais e plantas e de recurso para os humanos.” Sem contar, que nós fazemos partes do Ecossistema e da Biodiversidade, a maior diferença é que por ações antrópicas, conseguimos moldá-la.
Segundo período faltou os tópicos frasais, não consegui identificar o que pretende falar sobre os solos nos parágrafos de Desenvolvimento, sem contar que alguns avaliadores podem ver fuga do tema, pois cita a Biodiversidade e demonstra um exemplo, sendo a Bioma Amazônico, porém não se vê relação alguma com os problemas que decorrem do uso do solo, e se fosse usá-la como exemplo, deveria estar no desenvolvimento. Poderia ter colocado, por exemplo, como tópico frasal que não fuja do tema, os problemas que decorrem do mau uso dela e os seus benefícios quando é bem utilizada, dando um contraponto nesse tema. Exemplo: …Então, o principal benefício da utilização do solo é o aumento da agricultura, mas o uso indiscriminado pode gerar problemas, como a dificuldade da Biodiversidade local se manter, frente as mudanças sofridas.
Bem como, pode também fazer visando apenas os problemas que ela gera. Exemplo: …Sendo assim, os principais problemas que eles sofrem no país é a destruição da biodiversidade local e o aumento da degradação dele.
Daí fica a seu critério, eu falaria no primeiro tópico sobre o Cerrado Brasileiro e Revolução Verde, citando o processo de calagem. No segundo, falaria sobre problemas restritos aos solos, como lixiviação na Amazônia e salinização no Cerrado.
Na Introdução não identifiquei erros de Coesão. No entanto, pude identificar muita repetição de palavras, como E, JÁ ETC.
Coerência: Todos os pontos que citei. Irei deixar pontos que acho interessante para estudar no final desse comentário.
Desenvolvimento:
Primeiro Paragrafo:
Primeiro período parece ser uma continuidade da introdução, apenas uma linha do que estava falando. Pude identificar que citou a Urbanização (aumento do território) e os problemas ambientais (queimadas), porém ficou jogado as duas e o conhecimento sobre o assunto ficou incompleto, mas creio que ficou estratificado apenas.
Segundo período o trecho “O futuro que se espera se a humanidade continuar a fazer o mal uso do solo é devastação…”, ficou sem coesão, sendo O futuro o sujeito da oração, que se espera se, ficou esquisito, poderia ter mudado para O futuro que se espera da humanidade, caso continue a degradar os solos é….” infelizmente a citação ao filme da Pixar ficou sem sentido, tente colocar essa referencias no início do desenvolvimento ou na introdução.
Segundo Parágrafo faltou escrever, mas creio que na realidade não ter colocado tópicos frasais tenha sido a real dificuldade para desenvolvê-lo.
Conclusão:
Primeiro período faltou citar o Estado como principal agente para resolver os problemas, citar o Legislativo e os ministérios serve como os braços operacionais que iram realmente enfrentar o obstáculo, mídia e ONG por outro lado, podem ser uma extensão do que o Estado não puder fazer, como publicidade direta ao cidadão e a influência sobre um tema, bem como faltou os benefícios que isso dará em médio e principalmente a longo prazo.
Coesão: não identifiquei erros gramaticais;
Coerência: o que me incomodou foi a ordem lógica, reorganize que na minha opinião, fica mais coerente a sua tese.
Infelizmente a falta da tese ser bem desenvolvida é o principal erro, na minha visão.
Competências do Enem:
1.Competência I: Mediano – 120 pontos;
2.Competência II: Insuficiente – 80 pontos;
3.Competência III: Mediano – 120 pontos;
4.Competência IV: Insuficiente – 80 pontos;
5.Competência V: Bom – 160 pontos.
Nota da Redação: 560 pontos.
Muito obrigado, espero que se desenvolva e poste mais redações sempre evoluindo nesse tema, lembre-se que é tudo o meu ponto de vista.
Lista do que estudar:
1. Como fazer um texto dissertativo-argumentativo em prosa;
2. Pronomes;
3. Orações Coordenadas e Subordinadas;
4. Sintaxe da Regência e da Concordância;
5. Semântica;
6. Geografia do Brasil: Solos;
7. Geomorfologia:
8. Vegetação;
9. Revolução Verde;
10. Problemas Ambientais.
Coloquei outros pontos além de redação para incentivar que a senhora refaça essa, buscando melhorá-la continuamente.
as crianças vivem
elleirbagana
OI! Então, se você está treinando para o ENEM, tem alguns pontos que devem ser revistos no seu texto: - o uso da primeira pessoa do plural deve ser evitado, é sempre importante que a linguagem seja impessoal, para que não dê a impressão que você está falando a sua opinião apenas, desvalorizando seusLeia mais
OI!
Então, se você está treinando para o ENEM, tem alguns pontos que devem ser revistos no seu texto:
– o uso da primeira pessoa do plural deve ser evitado, é sempre importante que a linguagem seja impessoal, para que não dê a impressão que você está falando a sua opinião apenas, desvalorizando seus argumentos
– os números trazidos precisam de fontes!!! (esse eu aprendi na prática kkkkkk) não adianta colocar os números e porcentagens sem informar ao leitor de onde vieram, para provar a veracidade deles.
– atenção a construção dos parágrafos, os corretores costumam ser muito rígidos em relação à isso, você precisa fazer com que os parágrafos se conectem, construindo um texto linear e uniforme
Fora isso, o tema escolhido e a defesa das teses foi muito boa, parabéns.
See lessSegurança Pública
elleirbagana
Oi! Gostei da escrita da sua redação, estava fluida e fácil de ler e entender. Só precisa se atentar mais a construção dos períodos, que muitas vezes ficam confusos pelo excesso de vírgulas. Sobre os argumentos achei que foram válidos, porém os argumentos tomaram de referência uma visão muito rasa dLeia mais
Oi!
Gostei da escrita da sua redação, estava fluida e fácil de ler e entender. Só precisa se atentar mais a construção dos períodos, que muitas vezes ficam confusos pelo excesso de vírgulas.
Sobre os argumentos achei que foram válidos, porém os argumentos tomaram de referência uma visão muito rasa da nossa sociedade, acredito que você tinha espaço para aprofundar mais a discussão. A conclusão foi boa, mas como disse antes, vc tratou tudo com muita objetividade, o que eu acredito que prejudique um pouco a qualidade das suas teses.
Fora isso, ficou muito boa, parabéns.
See less