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Infraestrutura do transporte no Brasil e seus desafios
aemilly
Boa tarde, Gabriel! Excelente escolha de tema, viu? Irei corrigir sua redação abaixo: INTRO: - por que a urgência? os problemas já deveriam ter sido evidenciados - o tema é a infraestrutura, correto! Mas isso não significa somente às condições das estradas, ok? Poderia ter abordado sobre a baixa divLeia mais
Boa tarde, Gabriel! Excelente escolha de tema, viu? Irei corrigir sua redação abaixo:
INTRO:
– por que a urgência? os problemas já deveriam ter sido evidenciados
– o tema é a infraestrutura, correto! Mas isso não significa somente às condições das estradas, ok? Poderia ter abordado sobre a baixa diversidade de modais dos transportes, por exemplo
– apresenta tese, mas expõe apenas um argumento
– repetição de transportes/infraestrutura ( sim, são as palavras-chave do tema, mas sinônimos deveriam ser utilizados )
DES1:
– inicie o parágrafo com conectivos
– “modo” e” como” na mesma frase a torna redundante, cuidado! poderia ser apenas: “tanto no modo de adquirir um produto/produtos
– ao colocar “como” é esperado que venha outro elemento precedido por “quanto por”, entende? releia essa parte do seu parágrafo, senti que faltou um complemento
– o “assim” após o “fazendo” deveria estar entre vírgulas
– cuidado! após o “obrigatoriamente” a frase está confusa
– paralelismo sintático: “de entregar e DE distribuir”
– ponto de período utilizado incorretamente, a frase não ficou coesa, foi como se estivesse sendo interrompida
– cadê os repertórios? vamos dar uma base pra esse argumento!
– divida o parágrafo em períodos, muitas vírgulas prejudicam a coesão textual
DES2:
– mais uma vez, utilize conectivos para que o seu texto possa fluir melhor
– correção: “com AS estruturas”
– correção: “DE investimentos”
– parágrafo sem coesão, repito mais uma vez: a utilização de conectivos e a divisão em períodos tornaria seu texto mais “amarrado”
CONC.:
– frase de início muito longa, prejudicando a coesão novamente
– falta de acento em “rodoviaria”, correto é “rodoviária”
– foi abordado tantas vezes que o transporte rodoviário é majoritário, mas de acordo com quem ou o quê? legitime o dado que é colocado no texto
– apresenta apenas O QUE é para ser feito e o DETALHAMENTO, lembre-se, uma proposta completa precisa apresentar: O QUÊ, COMO, FINALIDADE, QUEM e DETALHAMENTO
NOTAS:
C1: 120 ( problemas evidenciados na sua correção )
C2: 80 ( apenas um órgão é citado/dados sem embasamento concreto, lembre-se: o repertório precisa ser legitimado, ok? )
C3: 120 ( projeto de texto fraco, uma vez que o seus argumentos se limitam apenas às condições dos pavimentos, além da falta de organização e desenvolvimento das ideias )
C4: 80 ( repetição de palavras, falta de coesão e de conectivos )
C5: 80 ( apresenta apenas 2 dos 5 requisitos necessários para a proposta )
480
See lessTema: A importância da alfabetização para a construção social
aemilly
Boa noite, Leti! Segue sua correção abaixo: INTRO: - bom repertório! - apresenta tese - cuidado com a repetição de palavras, "alfabetização" foi usado mais de uma vez no mesmo parágrafo - senti falta da exposição dos dois argumentos principais do seu texto :( ( isso contribui para um projeto de textLeia mais
Boa noite, Leti! Segue sua correção abaixo:
INTRO:
– bom repertório!
– apresenta tese
– cuidado com a repetição de palavras, “alfabetização” foi usado mais de uma vez no mesmo parágrafo
– senti falta da exposição dos dois argumentos principais do seu texto :(
( isso contribui para um projeto de texto desorganizado )
DES1:
– amei o argumento, parabéns! você apresentou o tópico frasal e conseguiu desenvolver sua ideia
– não encontrei erros de ortografia
– no último período, um conectivo de consequência poderia ter sido utilizado ( dessa forma, sendo assim ), o “tudo isso” não é comum
DES2:
– paralelismo sintático: ” os mais e OS menos”
– mas de que forma o Governo não fornece educação? o problema tá na infraestrutura, professores, didática? seu argumento poderia ter sido desenvolvido melhor em cima disso :)
– usou o conectivo de consequência, parabéns!!
CONC.:
– proposta possui: agente, ação, modo, finalidade
– faltou apenas o detalhamento
– cuidado com a repetição do “tudo isso”
– texto circuito, amei
OBS: É perceptível a sua noção de escrita, mas vamos dar uma atenção ao projeto de texto?
NOTAS:
C1: 200 ( encontrei apenas 1 erro )
C2: 200
C3: 160 ( pela falta de exposição prévia dos argumentos e o subdesenvolvimento de um deles )
C4: 160 ( apenas pelas poucas repetições apontadas de palavra e conectivo )
C5: 160 ( faltou detalhamento )
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See lessA Problemática da Adoção na Realidade Brasileira
aemilly
Boa noite, Luiza! Irei corrigir sua redação! INTRO: - o correto seria "chiquititas", não? Mas não tem problema, erro em nome de repertórios não descontam pontos - que minorias são essas? - essas minorias sofrem por serem minorias? e apenas elas passam dificuldades? - parabéns pela introdução com tesLeia mais
Boa noite, Luiza! Irei corrigir sua redação!
INTRO:
– o correto seria “chiquititas”, não? Mas não tem problema, erro em nome de repertórios não descontam pontos
– que minorias são essas?
– essas minorias sofrem por serem minorias? e apenas elas passam dificuldades?
– parabéns pela introdução com tese e exposição dos dois argumentos!
DES1:
– boa escolha de repertório!!
– o correto seria “portas”, cuidado
– mas o que o padrão físico tem a ver com a idade? preste atenção, esses argumentos não ficaram interligados, a utilização de um conectivo conclusivo como o “então” fez com que essas ideias precisassem estarem melhor conectadas
DES2:
– opa, olha o tópico frasal, parabéns! Contudo, essa introdução do desenvolvimento já deveria explicitar o argumento que seria abordado no texto, no caso a longa espera
– o “há a rejeição” poderia ser substituído por “e ainda”
– mais que grupos são esses? foi mencionado tanto ao longo do texto, mas não houve esclarecimento de quem forma a “minoria”
– repertório utilizado desconectado do texto, o que a solidão tem a ver com responsabilidade? uma conclusão/consequência do que foi dito nesse parágrafo deveria ter sido feito, em vez do uso de um novo argumento que foge do projeto de texto
CONCL:
– gostei da frase de retomada!
– proposta apresenta: agente, ação, modo e finalidade, provavelmente o “de modo que” foi utilizado com a intenção de ser um detalhamento, mas parece uma consequência da ação
E vamos às notas:
C1: 200 ( que gramática linda! )
C2: 160 ( apenas pelo repertório não produtivo do desenvolvimento 2 )
C3: 120 ( ideias não desenvolvidas, desconexão de argumentos )
C4: 200
C5: 160 ( pela falta de detalhamento )
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See lessO desemprego
aemilly
Boa tarde, Lidia!! Irei fazer comentários gerais sobre sua redação, tudo bem? Infelizmente, por ser uma correção não tão detalhada, não posso te dar uma nota fiel Boa introdução! Mas não ficou claro a amplitude do quê promovida pela globalização, cuidado! Falta desenvolver a argumentação, ok? EntendLeia mais
Boa tarde, Lidia!! Irei fazer comentários gerais sobre sua redação, tudo bem? Infelizmente, por ser uma correção não tão detalhada, não posso te dar uma nota fiel
See lessBoa introdução! Mas não ficou claro a amplitude do quê promovida pela globalização, cuidado!
Falta desenvolver a argumentação, ok? Entendemos que a mecanização é um problema, mas além da razão disso ser ruim, como acontece no atual cenário? como impacta a economia?
Ademais, quem é o promovedor da educação? e por que ele não tá agindo? por que a população não é qualificada?
Cuidado com o tamanho das linhas! com os seus argumentos subdesenvolvidos, os parágrafos estão curtos e com nenhum ou poucos períodos.
Sobre a conclusão: falta o detalhamento da primeira proposta, ou seja, tiraria 160 na C5
Percebi erros gramaticais de concordância e vírgula, e também faltou conectivos, atenção!
Mas sua escrita demonstra a tentativa de fazer um bom projeto de texto, contudo a argumentação insuficiente e a falta de coesão prejudicaram a sua produção
A legalização de jogos de azar no Brasil
aemilly
Boa noite!! Segue a sua correção abaixo: INTRO: - opa, já começou com um repertório!! - evite esse "mesmo", utilize pronomes como "ele, ela, dessa, desse" - se os jogos são um crime, fica meio óbvio que não são legalizados ( cuidado com a redundância ) - tese: legalizar pode ser um problema - exposiLeia mais
Boa noite!! Segue a sua correção abaixo:
INTRO:
– opa, já começou com um repertório!!
– evite esse “mesmo”, utilize pronomes como “ele, ela, dessa, desse”
– se os jogos são um crime, fica meio óbvio que não são legalizados ( cuidado com a redundância )
– tese: legalizar pode ser um problema
– exposição dos dois argumentos, parabéns!
DES 1:
– mas por qual razão as pessoas viciam-se nos jogos? além do desejo, será que os locais de jogos não utilizam nenhuma estratégia? Isso poderia ter sido abordado
– evite argumentar em cima de um repertório, ok? faça seu argumento e coloque uma citação/filme/alusão como uma comprovação do que foi dito
– conclusão do parágrafo poderia ser aprofundada
– tente dividir o texto em mais períodos ( uso do ponto final ), frases longas prejudicam a coesão
DES 2:
– repetição do conectivo “tal”
– evite o “onde”, utilize “no qual, o qual, tal”
– mais uma vez, divida o parágrafo em períodos, perceba que seu desenvolvimento possui uma frase muito extensa
– paralelismo sintático: poderia ser à compra de armamentos e à rede de tráfico
– separe o “que” do “por conseguinte”
CONC:
– possui agente, ação, modo ( proposta 1 )
– possui agente, ação ( cuidado! onde no texto foi dito que as fiscalizações eram insuficientes? por que foi criada uma proposta para um problema não abordado? ), finalidade ( proposta 1 )
– utilize vírgula após o “dessa maneira”
E vamos de notas:
C1: 160 ( poucos desvios, arrasou )
C2: 200 ( repertório legitimado e produtivo )
C3: 160 ( por conta da observação na conclusão e o subdesenvolvimento dos argumentos )
C4: 160 ( conectivos bem utilizados, mas os períodos extensos prejudicaram a coesão )
C5: 120 ( possui apenas 3 dos 5 fatores necessários para uma proposta completa, lembrando que são: agente, modo, ação, finalidade e detalhamento )
800
See lessO desafio do novo Milênio
aemilly
Boa noite, Laura!! Aqui vai sua correção: INTRO: - O “como” antes de conciliar torna a frase parecida com um questionamento, poderia ser: “o conciliamento” - Partícula “se” não necessária -Argumento 1: urbanização -Argumento 2: ? -Tese: não há ( qual seu ponto de vista com relação ao tema? ) Lembre-Leia mais
Boa noite, Laura!! Aqui vai sua correção:
INTRO:
– O “como” antes de conciliar torna a frase parecida com um questionamento, poderia ser: “o conciliamento”
– Partícula “se” não necessária
-Argumento 1: urbanização
-Argumento 2: ?
-Tese: não há ( qual seu ponto de vista com relação ao tema? )
Lembre-se: para um projeto de texto organizado, é preciso que haja a exposição dos argumentos que serão utilizados nos seus desenvolvimentos, ok?
DES 1:
-Cuidado! Comece os parágrafos com conectivos 😊
-Senti falta de conectivos em todo o desenvolvimento 1
-Os repertórios utilizados não são legitimados, de acordo com o quê ou quem o Brasil degrada?
-Falta de argumentação, esse parágrafo apresenta apenas dados, é necessário falar do tema sob o seu ponto de vista
DES 2:
-O uso da vírgula deveria ser após o “que”
-Somente aqui o tema do texto é abordado, percebeu? No primeiro desenvolvimento foi abordado apenas como o país prejudica a natureza
-Senti falta de um conectivo relacionado à consequência nessa parte do “mas infelizmente”
-Desigualdade social? Cuidado, não foi bem relacionado ao tema
-Deveria existir uma vírgula após o “ambiental”
-Enquanto no outro parágrafo foram utilizados repertórios, nesse ficou em falta
CONCLU.:
Após “impasse”, deveria vir um ponto indicando o fim de um período
Primeira proposta: o quê, quem e para quê
Segunda proposta: o quê, quem e para quê ( evite utilizar a sociedade como agente )
NOTA:
C1: 160 ( desvios relacionados a pontuação )
C2: 120 ( usou repertório, mas a maioria não está legitimado )
C3: 80 ( sem tese, texto expositivo no primeiro parágrafo, ideias não interligadas, argumentos não foram abordados previamente na introdução )
C4: 80 ( uso escasso de conectivos intra e inter parágrafos )
C5: 120 ( lembre-se: é necessário que haja agente, modo, ação, finalidade e detalhamento )
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