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O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO BRASIL
dollynhoGAMER
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o preconceito linguístico no Brasil, dificultaLeia mais
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o preconceito linguístico no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
-Nenhum erro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito[1]. Nesse sentido, este problema [2]persiste na sociedade, resultando em uma série de problemas[3] como exclusão social, violência física, verbal e psicológica[4]. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.
[1]: qual preconceito? esse termo é muito abrangente. Cuidado! Isso gera um tangenciamento do tema. Procure ser mais específica ao problematizar o tema.
[2]: qual problema?
[3]: precisa de vírgula, visto que foi uma enumeração.
[4]: por que a ocorrência dessas coisas é culpa do governo? tente relacionar melhor essas ideias.
Ademais, é fundamental apontar o pensamento de superioridade de cidadãos moralistas como impulsionador do problemas. Segundo o site[1] Brasil Escola[2], pessoas que moram em regiões consideradas mais pobres, são as que mais sofrem xenofobia, pois os moralistas[3] acham-se superiores aos demais, [4]por acreditarem que sua forma de falar é a única considerada a “correta”. Diante de tal exposto, é inadmissível que cenário continue a perdurar.
[1]: site é palavra estrangeira e deve estar entre aspas
[2]: o mais correto seria citar o autor da matéria.
[3]: repetição de termos próximos
[4]: vírgula desnecessária
-Desenvolvimento muito curto. Tente desenvolvê-lo melhor e relacione mais sua citação com a sua argumentação.
Depreende-se, por tanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Poder Executivo[1], por meio da escola[2], através[3] dos professores promovam palestras educativas para alunos e responsáveis[4], [5]sobre o preconceito linguístico e suas consequências, a fim de se obter a conscientização da sociedade. Assim, se consolidará uma sociedade mais humana e igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
[1]: Não cabe ao poder Executivo promover campanhas e palestras. Segundo o site do Governo de São Paulo “O Poder Executivo tem a função de executar as leis já existentes e de implementar novas legislações segundo a necessidade do Estado e do povo.”
[2]: a escola não seria o meio. O meio é COMO o agente realizará a ação.
[3]: ao invés de usar “através”, opte por usar por meio de/por intermédio de. Através deve ser usado apenas quando o contexto der a entender que deve atravessar algo.
[4]: esse seria o meio, não a ação.
[5]: equívoco da vírgula.
-Na conclusão deve-se ter os 5 principais elementos:
AGENTE (quem?)
AÇÃO ( o que?)
MEIO/MODO (como?)
DETALHAMENTO (para quê?)
FINALIDADE (por quê?)
Na sua, só pude identificar 3 deles e fora de ordem, demonstrando falta de conhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Jessika, ao corrigir sua redação notei que vc se prendeu muito ao modelo. O modelo serve como referência, mas para tomar uma boa nota, é preciso conhecer a estrutura do texto. Não notei muitos erros gramaticais, mas os que notei foram de pontuação. Portanto, recomendo que estude pontuação. Notei mais erros estruturais e que vc não soube problematizar o tema, muitas vezes tangenciando ou deixando o assunto muito vago. Minha dica é que vc estude as 5 competências a fundo e que vc estude a estrutura do texto exigido pelo ENEM, não apenas o modelo.
NOTA: 680
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Obstaculos na reinclusão dos ex-presidiarios no mercado de trabalho
dollynhoGAMER
Na obra japonesa “Saezuru tori da habatakanai”[1] [2]O personagem Doumeiki retoma gradualmente a sua vida após anos de prisão. No entanto, esta volta[3] um tanto quanto tranquila à vida normal[3] ficou restrita à obra, uma vez que fora da ficção, a integridade e cidadania destes ex-presidiários é coLeia mais
Na obra japonesa “Saezuru tori da habatakanai”[1] [2]O personagem Doumeiki retoma gradualmente a sua vida após anos de prisão. No entanto, esta volta[3] um tanto quanto tranquila à vida normal[3] ficou restrita à obra, uma vez que fora da ficção, a integridade e cidadania destes ex-presidiários é constantemente ferida. Em suma, tal cenário antagônico é fruto não só do estigma social[4] mas também do desprezo oficial[6] em reintegra-los[5] no mercado de trabalho.
[1]: tente pôr o titulo em português para que facilite a compreensão do texto.
[2]: coloque uma vírgula e comece em minúsculo. Ex: “, o personagem Doumeiki…”
[3]: necessita que seja colocada entre vírgulas.
[4]: necessita de vírgula.
[5]: reintegrá-los*. Atente-se a o sinal gráfico.
Nesta linha de raciocínio, é imperativo ressaltar a pré noção associada a tal grupo, um agravante do revés. A teoria determinista afirma que o indivíduo é moldado pelo ambiente ao seu redor. Partindo deste pressuposto, é notório que cidadãos inseridos em sociedades marcadas por uma mentalidade preconceituosa tendem a depreciar aqueles que possuem certas condições, como antigo a de um episódio de cárcere, excluindo estes da sociedade. Assim, a ausência de uma ação governamental acaba por desolar a dignidade destas pessoas.[1]
[1]: Ter citado o governo da forma uqe vc citou parece desconexa com o parágrafo. Tente trocar as expressões e exemplifique melhor o porquê do governo ser culpado de “desolar a dignidade destas pessoas”.
Ademais, destaca-se o descaso legislativo na reinclusão de ex-detidos na força de trabalho, um empecilho à resolução da problemática. Segundo Thomas Hobbes, o estado[1] é responsável por garantir o bem-estar da população, oque[2] não se concretiza na prática. [3]Visto que as autoridades não assumem um papel colaborativo na re-associação destes sujeitos para a aquisição de empregos e autonomia. Percebe-se uma desqualificação deste coletivo em decorrência dos anos de privação. Desta forma, tudo isso acaba por re-incluir vários deles,[4] na situação em que estavam, provando por si o desprezo sofrido e a necessidade de uma intervenção estatal.
-Esse d2 ficou muito bem feito e organizado. Ele é um exemplo de como vc pode relacionar as ideias. No entanto, notei muitos erros de pontuação, principalmente da vŕigula. Irei destacar no texto.
[1]: Estado*. Quando vamos falar de Estado relacionado a governo, devemos usar sempre a letra maiúscula.
[2]: o que*
[3]: substitua o ponto por uma vírgula. Antes de “visto que” e “já que” usamos a vírgula.
[4]: essa vírgula não é necessária.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham mitigar os impactos negativos decorrentes da marginalização de ex-presos. Assim, cabe à coletividade, em conjunto com o Ministério da Cidadania, responsável por garantir direitos sociais, e o Ministério da Educação, aquele que assegura o acesso à civilidade, por meio de políticas públicas[1], que proporcionem ainda nos presídios cursos profissionalizantes a todos os que se interessam, com a finalidade de prepara-los para assumir empregos quando livres. Desse modo, procurando os ideais de liberdade que a obra japonesa estabelecia.
-O excesso de vírgulas nesse parágrafo me deixou um pouco confusa. Minha dica é: substitua algumas vírgulas por travessões; Ex: … Ministério da Cidadania – responsável por garantir direitos sociais – e o Ministério da Educação – aquele que assegura o acesso à civilidade – …”.
[1]: Na verdade, essa seria a ação, não o meio. O meio são os cursos profissionalizantes.
AGENTE: OK
MEIO: OK (mas está fora de ordem)
AÇÃO: OK (mas está fora de ordem)
DETALHAMENTO: OFF
FINALIDADE: OK
FINALIZAÇÃO: OK
Considerações finais:
Suas argumentações e seus repertórios são bons e muito bem articulados. Porém, noto que há muitos erros gramaticais, principalmente no que tange no uso da vírgula. Além do mais, você precisa estudar melhor a estrutura da conclusão e seus 5 elementos.
NOTA: 840
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A cultura do assédio no Brasil — Corrigir nos padrões enem por favor, desde já obrigada!
dollynhoGAMER
No seriado “Sex Education”, em sua segunda temporada, relata a história de Aimée, personagem que sofre assédio no transporte público enquanto ia para a escola. Fora da ficção, a realidade da personagem se repete na vida de diversas mulheres brasileiras diariamente. Isso se deve, sobretudo, à sociedaLeia mais
No seriado “Sex Education”, em sua segunda temporada, relata a história de Aimée, personagem que sofre assédio no transporte público enquanto ia para a escola. Fora da ficção, a realidade da personagem se repete na vida de diversas mulheres brasileiras diariamente. Isso se deve, sobretudo, à sociedade machista[1] e à dificuldade das vítimas ao denunciar. Frente a tal problemática, faz-se necessário[1 a reversibilidade do cenário em questão.
[1]: necessária* Atente-se a concordância nominal.
[2]: olhar ponto [1] do primeiro desenvolvimento.
De início, cabe ressaltar a dificuldade das mulheres em conviver em uma sociedade notoriamente machista[1]. O assédio não possui lugar nem hora, sendo notório casos diários em transportes públicos, na rua e até trabalho. Isso ocorre pela consolidação machista[1] dos agressores ao pensarem que a mulher é o sexo inferior, como objetos sexuais, saindo infelizmente impunes. Tal circunstância é ficcionada no seriado “Anne With An E”, quando Anne tem sua saia levantada por garotos quando[2] ela estava distraída. Anne prontamente diz “Uma saia não é um convite”[3]. Dessa maneira, mostra-se notória a necessidade de mudança na sociedade machista. [1]
[1]: Repetição de termos pŕóximas. Além disso, na introudção a mesma palavra foi repetida. Totalizando 4 repetições, até agora.
[2]: troque por “enquanto”. Fica mais coerente.
[3]; na minha opinião, citar a fala da Annie não foi necessária, visto que vc já relacionou a situação com a situação do território brasileiro.
*É notório também tomar cuidado para que o tema não foque apenas no assédio feito por homens, visto que muitas mulheres também tem a mentalidade machista. Note que o tema pede “a cultura do assédio no Brasil”, não a “a cultura do assédio praticada por homens no Brasil’. Focar apenas nos homens podem resultar em um tangenciamento do tema.
Ademais, ainda que o país tenha atendimento à mulheres vítimas de assédio sexual, acaba por não ser o suficiente quando[1] muitas vezes o processo da denúncia não vai pra frente e os assediadores saiam[2] ilesos. Com isso, muitas [3]acabam desistindo de denunciar e vivem com medo do que o pior [4]pode acontecer caso denunciem. Dessa forma, é perceptível que não acaba sendo acessível denunciar quando a justiça não é feita.
-A organização da estrutura do paragráfo está errada. No desenvolvimento 2, você deveria seguir a mesma ordem do D1, ou seja, a exposição do argumento > comprovação (através de dados/citações) > problematização. No D2, vc apenas fez a problematização e não expôs nenhum argumento. Ficou parecendo uma opinião sua, não algo recorrente na sociedade brasileira. Mas, vou corrigir os erros gramaticais do d2.
[1]: necessita de vírgula
[2]: saem* atente-se a concordância verbal e nominal.
[3]: quem? mulheres? pessoas? olha o tangeciamento. Especifique de quem vc está falando para que não fique uma ideia vaga.
[4]: não faz sentido. Organize melhor essa ideia trocando por expressões que dêem coerência.
Torna-se imprescindível, portanto, a tomada de atitudes que mitiguem os efeitos da cultura do assédio no país. Para isso, o governo – organização de grande autoridade – deve melhorar o atendimento de denúncias de assédio por meio [1]direcionamento de verbas, assim tornando elas mais efetivas. Além disso, é dever do Ministério da Educação lançar palestras sobre respeito à mulher em instituições de ensino[2]. Apenas assim, o que aconteceu com Aimée permaneça[3]apenas na ficção.
[1]: insira a preposição “do”.
[2]: por que eles devem fazer isso? por que esse órgão deve atuar sendo que, no seu texto, você citou apenas que o atendimento é ruim e a justiça não é feita? Para essa proposta fazer sentido no seu texto, você poderia citar a falta de educação sexual.
[3]: permanecerá*
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MEIO: OK
DETALHAMENTO: OK
FINALIDADE: NÃO (um dos 5 principais elementos da conclusão)
FINALIZAÇÃO (opcional): OK
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Moço (a), apesar desse tema já ser bastante conhecido pelo senhor (a), parece que você não soube encaixá-lo muito bem com a estrutura do texto dissertativo -argumentativo. Também notei vários desvios gramaticais e uso de poucas conjunções. Minha dica para você é: estude a estrutura do texto exigida pelo ENEM e estude algumas normas gramaticais, como pontuação, coerência e coesão textual, conjunção, etc. Caso opte por usar algum modelo, use como referência e minha dica pessoal é, mescle os modelos e use algumas citações coringas. Caso precise de ajuda ou quer que eu corrija algo na minha correção, pode me chamar a qualquer hora.
nota: 640
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Caminhos para combater o ingresso dos jovens na criminalidade.
dollynhoGAMER
O quadro “O grito”, do pintor Edvard Munch, retrata a inquietude e o medo refletidos no semblante de um personagem envolto de profunda desolação[1]. Analogamente ao contexto da obra, tal meio se relaciona à realidade vivida por jovens no Brasil, no que concerne ao seu ingresso na criminalidade. FrenLeia mais
O quadro “O grito”, do pintor Edvard Munch, retrata a inquietude e o medo refletidos no semblante de um personagem envolto de profunda desolação[1]. Analogamente ao contexto da obra, tal meio se relaciona à realidade vivida por jovens no Brasil, no que concerne ao seu ingresso na criminalidade. Frente a isso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que perpetuam essa questão, tais como a inobservância estatal e o descaso escolar.
[1]: não sei ao certo se é uma falha, mas eu trocaria “desolação” por um sinônimo mais coerente com o texto.
Primordialmente, é preciso apontar a inoperância governamental como entrave na dissolução desse problema. Acerca disso, o filósofo contratualista John Locke teorizou o “Contrato Social”, o qual garante que a sociedade possa desfrutar de seus valores, assegurados pelo Estado, sem risco de sua restrição. Sob esse viés, a entrada de adolescentes na marginalidade faz parte da atmosfera brasileira, na medida que o Governo não protagoniza seu papel de ofertar propostas que, potencialmente, objetivem mostrar alternativas educativas ou recreativas a interessar essa parcela do povo.
* nenhum erro, na minha opinião.
Ademais,vale ressaltar a negligência escolar como impulsionadora dessa adversidade no país. Nessa ótica,o matemático Pitágoras dissertou – “Eduquem as crianças e não será preciso castigar os homens.” Dessa forma, a falta do oferecimento do estudo revela uma face opressora, que sustenta o estigma sofrido pelos rapazes [1]desfavorecidos, ao enfatizar sua exclusão e evasão vivida em detrimento à parcela dos estudantes de classe média ou alta, que são o “público-alvo” [2]da licitação de vagas em colégios ou universidades. Diante dessa perspectiva, é inadmissível que atitudes que revertam tal cenário não sejam efetivadas.
[1]: o tema fala “jovens”. Apesar da grande maioria dos jovens que ingressam no mundo da crime serem homens, há também muitas mulheres também. Tome cuidado para que isso não resulte em um tangenciamento. Por enquanto, vc ainda não tangenciou.
[2]: uso desnecessário da aspa. Na redação do ENEM, ela deve ser usada nos seguintes casos:
– citação;
– destacar títulos ou nomes;
-marcar palavras estrangeiras.
Depreende-se, portanto, a carência de erradicar esse óbice. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, órgão executivo incumbido de implementar políticas públicas, por intermédio dos Ministérios[1] da Educação e de Segurança Pública, promova programas de inclusão à jovens que habitam ambientes desfavorecidos, divulgados em escolas e palestras batizado como “Educação para todos”, a fim de mitigar a marginalização dos jovens no território nacional. Quiçá, assim, a atmosfera que envolve essa porção do corpo social tupiniquim[2] será o contraste da retratada por Edvard Munch em seu quadro expressionista.
[1]: Ministério*
[2]: tome cuidado ao usar essa palavra, visto que atualmente ela é pejorativo de brasileiro e é uma palavra informal. Prefira sempre citar brasileiro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Você disserta bem e eu notei que você não se prendeu ao modelo, apenas o usou como referência. Também notei pouquissímos erros gramaticais e soube usar muitíssimo bem os repertórios. Porém, notei que vc busca “enfeitar” demais o seu texto com palavras bonitas e isso dificulta a compreenssão do texto, e não é isso que queremos, não é? Queremos que o corretor entenda o que queremos passar. É preciso sim uma certa formalidade na redação, mas que não dificulte a compreensão do texto. Também, tome cuidado com o uso de certos sinônimos, visto que alguns são informais. Busque também estudar como usar os sinais de pontuação no ENEM, assim evitará eventuais erros que diminuam sua nota na competência 1.
NOTA: 920
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O desafio das grandes cidades de promoverem qualidade de vida à sociedade
Rodrigo Frota
Na obra, “Quarto de Despejo”, de 1960, Carolina de Jesus,(1)denuncia a árdua vida nas comunidades pobres da cidade de São Paulo. Em seu relato, ela descreve a dor, o sofrimento e as angustias dos que moram em favelas e aglomerados de baixo valor comercial. Nesse viés, a crítica de Carolina – mesmo dLeia mais
Na obra, “Quarto de Despejo”, de 1960, Carolina de Jesus,(1)denuncia a árdua vida nas comunidades pobres da cidade de São Paulo. Em seu relato, ela descreve a dor, o sofrimento e as angustias dos que moram em favelas e aglomerados de baixo valor comercial. Nesse viés, a crítica de Carolina – mesmo décadas após a obra ter sido escrita -, especialmente, na questão dos desafios das grandes cidades brasileiras para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ainda é válida. A partir desse contexto emblemático, é indispensável analisar como propulsores de tal cenário, não só a falta de planejamento urbano, como também a negligencia do estado.
(1) sujeito e verbo.” Carolina de Jesus denuncia a árdua”
Em primeira instância, é possível preconizar que a carência de logística na organização das cidades do Brasil,(1) atrasa o desenvolvimento social. Isso ocorre, pois, desde a década de 1950, com a Urbanização acelerada, consequência da “política desenvolvimentista” do governo Juscelino Kubitscheck, os centros brasilenses foram mal estruturados para receber um grande fluxo migratório de pessoas. A datar disso, como efeito, o país por não ser sistematizado para todos, vive uma segregação socioespacial, com um grupo detentor de maiores condições econômicas ocupando e se expandindo pelos centros, enquanto que, os menos abastados vivem em regiões periféricas, em péssimas situações de vida. Desse modo, é nítido que as mudanças estruturais e urbanas em solo tupiniquim têm que começar com a elaboração de um planejamento integrador e eficiente.
(1) vírgula irregular, sujeito + verbo. ” a carência de logística … atrasa o desenvolvimento
Outrossim, a inercia estatal promove o agravo do impasse. A cerca disso, pode-se traçar um paralelo com as ideias do sociólogo Max Weber, para quem “o Estado, como possuidor do monopólio da justiça e da equidade, deve garantir o bem estar social”. No entanto, percebe-se uma lenta ação estatal na(1) integração e oferta de cidades sustentáveis, que proporcione moradia, lazer e cultura à(a) todas as pessoas como prevê o “Estatuto da Cidade”, aprovado em 2001, o que, consequentemente, facilita o aumento progressivo do número de favelas no Brasil. Nessa premissa, corroborando com a máxima de Weber, é urgente a necessidade de o Estado agir para integração de comunidades e (de) municípios (2)como o representado no filme Bacurau, que vivem completamente à margem do governo, não sendo se quer registrado nos serviços de geolocalização.
(1) paralelismo. ” na integração e na oferta
(2) É necessario o Estado integrar comunidade e municío como em Bacurau?
Creio as ideias do texto estão boas, e com boa sequencia lógica. Mas acho que você pecou com pontuação, e não organizou tão bem os termos subordinados.
See lessDemocratização do acesso a leitura no Brasil
Rodrigo Frota
Em primeira análise, Elaine Sekimura afirma que incentivar a leitura é a melhor forma de disseminar cultura e valores. Entretanto, esse incentivo não ocorre por parte de muitas famílias devido à baixa alfabetização,(1)(à) falta de tempo ou (à)falta de paciência. Não apenas as famílias como também asLeia mais
Em primeira análise, Elaine Sekimura afirma que incentivar a leitura é a melhor forma de disseminar cultura e valores. Entretanto, esse incentivo não ocorre por parte de muitas famílias devido à baixa alfabetização,(1)(à) falta de tempo ou (à)falta de paciência. Não apenas as famílias como também as escolas falham em motivar a leitura dos alunos ao usa-la como punição em algumas ocasiões, criando uma visão negativa dos livros no imaginário do estudante.
(1) paralelismo
(2) É detalhes, mas você em nenhum momento na introdução você citou ou deu margem para que a tese da leitura de punição.
(3)Faltou coesão entre o 2º e 3º período; você começou com um argumento, achei que desenvolveu pouco; e, em seguida, já colou outra ideia, mas faltou ligar ou explicar o relacionamento delas.
Ademais o alto preço das obras inviabiliza o acesso à leitura pelas pessoas de baixa renda. No ano de 2020 o Ministério da Economia taxou os livros em 12%, influenciando em uma queda de 20% na compra de livros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural.
See lessA ideia está boa, só acho que deveria desenvolver um pouco mais.
Meio ambiente e tecnologia Não é redação do ENEM, é de concurso. Corrijo sua redação de volta
Rodrigo Frota
Neste sentido, pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada sobre a ciência e tecnologia, (1)afirmam que empreendimentos científicos e tecnológicos facultaram o avanço da humanidade, já que criou(2) equipamentos eletrônicos, automóveis, maquinas agrícolas, de informática, vacinas contra doeLeia mais
Neste sentido, pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada sobre a ciência e tecnologia, (1)afirmam que empreendimentos científicos e tecnológicos facultaram o avanço da humanidade, já que criou(2) equipamentos eletrônicos, automóveis, maquinas agrícolas, de informática, vacinas contra doenças, entre outros. Contudo para a produção de equipamentos industrializados precisa-se de matéria prima (madeira, carvão, água, ferro e outros minérios) e essa(3) quando explorada de modo irracional sofre danos irreparáveis.
(1) Embora esse sujeito seja muito grande, não pode separar sujeito de verbo.
pesquisas(..) afirmam
(2) empreendimentos *criaram
(3) “e essa, quando explorado de modo irracional, sofre danos irreparáveis.” oração adverbial intercalada
Não obstante, corrobora-se que (1)para construção e funcionamento das indústrias tem se(2) provocado grande poluição terrestre, hídrica e atmosférica, já que muitas organizações lança(3) fumaças poluentes no ar, despejam resíduos sem tratamento no solo ou em(4) riachos e no mar. Logo, agressões ambientais (,)por falta de fiscalização e (de) conscientização(,) destroem a natureza e provoca(m) desequilíbrio na(da) cadeia alimentar. A WWF (Fundo Mundial para a Natureza) pontuou em seu sítio eletrônico -2021 que com o derramamento de petróleo na costa marítima do Nordeste em 2019, inúmeras(inúmeros) peixes, animais e algas foram mortas(mortos) e o governo brasileiro não conseguiu descobrir e provar as causas, seja através da Marinha ou da Polícia Federal.
(1) oração adverbial intercalada, faltou vírgula
(2) “tem-se”. Além disso achei meio cacofônico “corrobora-se e tem-se” tão quase que em sequencia se desconsiderar a oração adverbial
(3) lançam
(4) paralelismo. “no solo e nos riachos”. Acho que seria melhor você resumir escrevendo “no solo e na água”, porque solo é qualquer porção de terra, e riachos é um rio pequeno; e, logo em seguida, tu escreve mar, fica meio confusa essas delimitações.
Por conseguinte, é notório que os órgãos da União, Estados e Municípios devem priorizar a fiscalização e (1)monitoramento de indústrias e a (2)sociedade civil, no modo como utiliza (3)e extrai os recursos naturais. Os Ministérios do Meio Ambiente, (da) Justiça e (da) Educação devem publicitar nos jornais escritos, de (4)rádios e de televisão e em sítios eletrônicos campanhas incentivando na plantação de árvores, uso racional da água e como e para quem denunciar caso presencie cenas de exploração ilegal. Desta forma, os avanços tecnológicos e a sustentabilidade estarão anexas para o crescimento de uma sociedade evoluída e protetora de seu meio ambiente.
(1) a fiscalização e o monitoramento
(2) as industrias estão incluidas na sociedade civil
(3) em relação a forma que se utilizam os recursos
(4) problema de parelelismo, e acho muito longa essa citação, tente resumir.
O erro que mais vi você repetir é pontuação, acho que você deve tentar escolher melhor as palavras. Continue praticando que você só vai evoluir. Espero ter ajudado.
See lessO aumento da AIDS entre os jovens no Brasil
Rodrigo Frota
O artigo 6º da Constituição Federal garante saúde aos cidadãos, porém ele é ferido quando há um crescimento no número de adolescentes com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs),especialmente,(1) a AIDS no Brasil. Isso se deve pela falha atuação do poder estatal e da ineficácia intervenção do sistLeia mais
O artigo 6º da Constituição Federal garante saúde aos cidadãos, porém ele é ferido quando há um crescimento no número de adolescentes com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs),especialmente,(1) a AIDS no Brasil. Isso se deve pela falha atuação do poder estatal e da ineficácia intervenção do sistema educacional .Logo, torna-se imperioso discorrer a cerca do tema exposto.
(1), especialmente a aids
Primordialmente, vale destacar a ausência(3) de medidas governamentais para combater o avanço da Aids entre os jovens.Pois este setor não está incluido dentre as prioridades do governo. Consequentemente , os casos de HIV entre jovens vem(1) crescendo exponencialmente. Afinal(2), como retratado na série “The Society”, adolescentes muitas vezes ficam vulneráveis e se submetem a ”fake news” sobre DSTs por não terem pais que c onversem com eles sobre esses assuntos. Isso é notório pela insuficiência(3) de campanhas públicas de conscientização sobre a importância de conversas em casa, sobre os mais diversos assuntos
See less(1) os casos vêm
(2)Afinal, como retratado na série “The Society”, os adolescentes
(3) Tome cuidado ao falor que não existe nenhuma providência, sendo que logo, no mesmo parágrafo você diz que é insuficiente. Se é insuficiente, logo existe alguma providência.
juventudes, solução ou problema?
Rodrigo Frota
Para o filosofo Platão "De todos os animais, o homem jovem é o mais difícil de lidar"(1) tornando assim notório como desde a antiguidade a juventude já era considerada(2) um problema(3). No entanto mesmo sendo considerados(2) um problema(3), historicamente a comunidade (4)jovem, foi um importante inLeia mais
Para o filosofo Platão “De todos os animais, o homem jovem é o mais difícil de lidar”(1) tornando assim notório como desde a antiguidade a juventude já era considerada(2) um problema(3). No entanto mesmo sendo considerados(2) um problema(3), historicamente a comunidade (4)jovem, foi um importante instrumento para grandes revoluções sociais no Brasil e no mundo.
(1) , isso torna notório como, desde a antiguidade, a juventude …
(2)/(3) evite repetições
(4) também podia variar o emprego: juventude, jovialidade,… sinônimos, pronomes, etc.
A ideia no geral é boa, mas seu texto tá meio desorganizado e com erros de gramática e sintaxe. Colha as opiniões nas correções e continue praticando.
See lessA Ansiedade Demasiada e os Adoecimentos no Século XXI
Rodrigo Frota
Primeiramente, sabe-se que, por muitas vezes, a autocobrança exagerada de um indivíduo está ligada a fatores sociais indiretos, como(1) por exemplo, a frequente exposição a conteúdos utópicos na mídia social, que traz como consequência uma rigidez e instabilidade emocional àqueles que são alvos. IssLeia mais
Primeiramente, sabe-se que, por muitas vezes, a autocobrança exagerada de um indivíduo está ligada a fatores sociais indiretos, como(1) por exemplo, a frequente exposição a conteúdos utópicos na mídia social, que traz como consequência uma rigidez e instabilidade emocional àqueles que são alvos. Isso porque, segundo Agnes Wainman, pesquisadora da instituição London Psychological Service, as pessoas que estão excessivamente conectadas ao ambiente virtual são mais vulneráveis aos estímulos negativos dos cenários ‘perfeitos’ compartilhados, assim, podendo(2) fazer os usuários sentirem incapacidade e desespero ao fazer comparativos de realidades.
(1)fatores sociais; como, por exemplo, a frequente…
(2) isso pode fazer … ao realizar comparativos
Ademais, tem-se a análise do sociólogo Zygmunt Bauman sobre o imediatismo moderno, que traz um pensamento crítico acerca do(1) dinamismo moderno e(1) busca imediata das coisas, físicas ou não,(2) que por conseguinte faz certa pressão sobre as pessoas, forçando-as a viverem uma realidade ansiosa e com outras doenças mentais. Deste modo, comprovando o fato do porquê pelo menos 10% dos brasileiros serem diagnosticados com algum grau de ansiedade, como é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
See less(1) paralelismo, acerca do dinamismo e da busca
(2)coisas, físicas ou não; que ,por conseguinte, acarreta em certa pressão