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O ensino a distância como “dificultador” do acesso á educação
ADBdQ
Olá, vejo que você começou a escrever textos dissertativo-argumentativos agora, além disso imagino que você esteja se preparando para o Enem. Por isso, sugiro que dê uma olhada em redações nota mil para obter uma noção de como deve ser escrito tal texto. Além disso, avaliando por cima é perceptívelLeia mais
Olá, vejo que você começou a escrever textos dissertativo-argumentativos agora, além disso imagino que você esteja se preparando para o Enem. Por isso, sugiro que dê uma olhada em redações nota mil para obter uma noção de como deve ser escrito tal texto. Além disso, avaliando por cima é perceptível a presença de um repertório sociocultural, mas a forma como você organizou o texto não é a ideal. Aqui vai uma dica simples: de modo geral devem haver 4 parágrafos no total (introdução; desenvolvimento 1; desenvolvimento 2; conclusão) e cada um deles devem ter de 5 a 7 linhas em média. Claro que há muitos outros detalhes, mas se começa com um passo de cada vez. Não é difícil obter orientações sobre a redação do Enem, há muitos influenciadores digitais com conteúdo especializado no assunto. Espero ter ajudado e desejo boa sorte na sua caminhada.
See lessA necessidade de inclusão e educação digital para idosos
ADBdQ
Introdução: *Na programação, o loop é uma sequência de repetições que são usadas ao longo do algoritmo e possuem dois intervalos (inicial e final), que, ao serem atingidos, o programa é interrompido. Analogamente, é fato que a necessidade de incluir e educar os idosos no campo tecnológico se tornouLeia mais
Introdução:
*Na programação, o loop é uma sequência de repetições que são usadas ao longo do algoritmo e possuem dois intervalos (inicial e final), que, ao serem atingidos, o programa é interrompido. Analogamente, é fato que a necessidade de incluir e educar os idosos no campo tecnológico se tornou um loop. Posto isso, faz-se necessário analisar seus dois limites: a falta de pertencimento e a ineficácia legislativa.
OBS:
“loop” vem entre aspas;
Veja, você definiu o que é loop mas não justificou a analogia usada com “a necessidade de incluir e educar os idosos no campo tecnológico”;
É necessário que você explore melhor a introdução. Mesmo assim, é uma boa introdução.
Desenvolvimento 1:
*Em primeira análise, é preciso compreender a necessidade que as pessoas da terceira idade possuem de se sentirem pertencentes em meio à tecnologia. Na série “Modern Family”, Jay Pritchett é um idoso que, junto a sua filha, Claire Dunphy, CEO de uma empresa de armários, iniciam um trabalho em uma firma tecnológica. No entanto, Jay fica inseguro ao aceitar a oferta por não possuir a sensação de que pertencerá à corporação pela falta de habilidade dele em usar produtos eletrônicos. Nesse sentido, percebe-se que o seriado se assemelha à realidade brasileira, uma vez que muitos seres como Jay têm esse sentimento devido à dificuldade de utilizar aparelhos digitais. Por consequência disso, o indivíduo é excluído da sociedade por não saber usar esses recursos.
OBS:
Uma coisa que se vê logo de cara é que esse parágrafo é consideravelmente maior do que a introdução. Isso pode mostrar um mal aproveitamento desta em vista daquela. Por isso, tente equilibrar o tamanho dos parágrafos, com o fim de usar o espaço necessário e não prejudicar outro ponto de sua redação;
Em: “[…] Jay Pritchett é um idoso que, junto a sua filha, Claire Dunphy, CEO de uma empresa de armários, iniciam um trabalho […]”, há um erro de concordância, o correto seria “inicia”;
De qualquer forma, ótimo desenvolvimento.
Desenvolvimento 2:
*Além disso, a inaplicabilidade da lei intensifica o empecilho. De acordo com a Constituição Federal, é obrigação do corpo social e do Poder Público assegurar que o ancião usufrua dos seus direitos fundamentais, como saúde, educação e cultura. Sob essa lógica, observa-se que esse sujeito indispõe das regalias previstas pela legislação, haja vista que as pessoas desse grupo não estão sendo incluídas em relação à instrução computacional pela carência de ajuda de quem tem facilidade de manipular tal mecanismo. Por conseguinte, a parcela em questão pode ser alvo de julgamento por ter acesso pouco efetivo à tecnologia.
OBS:
Ótimo desenvolvimento.
Conclusão:
*Portanto, é necessário que o Ministério da Educação crie cursos de informática básica para pessoas acima de 50 anos, ensinando-lhes desde tarefas simples até avançadas em computadores. Essa ação será feita por meio de um projeto que será entregue à câmara dos deputados. Assim, a sensação de pertencimento que Jay Pritchett almejava será concretizada. Ademais, o Ministério da Justiça deve divulgar sobre o regulamento proposto pela Magna Carta, fazendo com que a lei seja aplicada de forma adequada. Como efeito social, o loop da necessidade de inclusão e educação digital para idosos será combatido.
OBS:
Conclusão que respeita os direitos humanos e que apresenta os 5 elementos necessários.
AVALIAÇÃO:
See lessC1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 180
C5: 200
NOTA: 940
Os desafios para a inclusão das pessoas autistas ( caso for possível coloquem uma nota )
ADBdQ
Introdução: *De acordo com a Lei Berenice Piana, de 2012, é assegurado o direito a educação para pessoas com o autismo. Conquanto não é isso que ocorre na pratica, pois é observado que muitas crianças, jovens e adultos portadores do autismo não tem tal direito principalmente na parte da educação, onLeia mais
Introdução:
*De acordo com a Lei Berenice Piana, de 2012, é assegurado o direito a educação para pessoas com o autismo. Conquanto não é isso que ocorre na pratica, pois é observado que muitas crianças, jovens e adultos portadores do autismo não tem tal direito principalmente na parte da educação, onde não é apresentado escolas especializadas para esse tipo de público e, portanto, prejudica fortemente o futuro dessas pessoas.
OBS:
Em: “[…] Conquanto não é isso que ocorre na pratica, […]”, você esqueceu da vírgula depois de “conquanto” e também não colocou o acento agudo de “prática”;
Também é possível pontuar que, em: “[…] portadores do autismo não tem tal direito principalmente na parte da educação, onde não é apresentado escolas […]”, deve existir uma vírgula após “tal direito” e o termo “onde” foi utilizado de maneira errônea. Lembre-se que o “onde” só é utilizado para referir-se a lugares fixos;
Além disso, você deveria construir mais períodos e explorar mais a introdução. De qualquer forma, uma boa introdução.
Desenvolvimento 1:
*Em primeiro caso, é importante reforçar a ideia dos direitos do cidadão. No 6° artigo da Constituição Federal, de 1988, é citado que todo cidadão possui o direito de aprendizagem. Porém pessoas que possuem autismo não possuem tanta facilidade em ter uma boa escolaridade. De acordo com a neuropsicóloga, Joana Portolese, é visto que muitas das escolas espalhadas pelo Brasil não obtêm o conhecimento e nem mesmo o preparo adequado para ensinar essa parte da população que fica para trás em muitos aspectos comparado a uma pessoa que não possui a doença.
OBS:
Você fez bem citando a Constituição de 1988;
Também é bom utilizar a opinião de um especialista;
Em: “[…] De acordo com a neuropsicóloga, Joana Portolese […]”, não há essa vírgula;
Tome cuidado! Nesse parágrafo você utilizou duas referências, mesmo assim, não as explorou muito bem. Dessa maneira, o parágrafo ficou demasiadamente expositivo. Lembre-se de argumentar.
Desenvolvimento 2:
*Em conseguinte, notasse que os autistas possuem uma rotina de dificuldades que arriscam o seu próprio futuro. E sem a escolaridade adequada essas pessoas viveram uma vida muito mais precária caso tivessem se formado e de acordo com o filosofo, Epicteto, a educação seria aquilo que libertaria o homem. Seguindo essa linha de pensamento todos os cidadãos devem ter uma educação adequada.
OBS:
O correto é: “nota-se”;
Use mais conectivos e atente-se a utilizar pontos e vírgulas corretamente;
Observe que, corrigindo a frase: “[…] sem a escolaridade adequada essas pessoas viveram uma vida muito mais precária caso tivessem se formado […]”, considerando o sentido que eu acho que você quis dar a ela. teríamos: “sem a escolaridade adequada essas pessoas viverão uma vida mais precária do que caso tivessem se formado”;
“[…] de acordo com o filosofo, Epicteto […]”, mesmo erro que eu já pontuei: não há essa vírgula. Ah, e tem acento na palavra “filósofo”.
Conclusão:
*Por isso, é mister que o Estado tome rápidas providencias para resolver esta problemática. Portanto, urge-se que o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais treine professores e construa escolas totalmente voltadas para as pessoas portadoras do autismo. Nessa iniciativa os alunos, tanto crianças quanto adultos, receberam uma educação de profissionais bem treinados e em um ambiente devidamente preparado para eles. E só assim esse problema será solucionado, compartilhando, assim, a mesma ideia de Epicteto.
OBS:
“[…] tanto crianças quanto adultos, receberam uma educação […]”, “receberão” é o termo certo;
Não há muito o que comentar, conclusão realmente muito boa;
Vejo que você está no caminho certo, com um pouco mais de estudo e prática você vai longe.
AVALIAÇÃO:
See lessC1: 80
C2: 160
C3: 160
C4: 160
C5: 200
NOTA: 760
A PROMOÇÃO DE SAÚDE POR MEIO DO SANEAMENTO BÁSICO
ADBdQ
Introdução: *Um dos fatores que corroboraram para o declínio da Idade Média foi a falta de infraestrutura adequada para a promoção de projetos com fins profiláticos, dessa forma, expondo o povo europeu à doenças. Todavia, no Brasil vigente, a promoção de saúde por meio do saneamento básico é fato. SLeia mais
Introdução:
*Um dos fatores que corroboraram para o declínio da Idade Média foi a falta de infraestrutura adequada para a promoção de projetos com fins profiláticos, dessa forma, expondo o povo europeu à doenças. Todavia, no Brasil vigente, a promoção de saúde por meio do saneamento básico é fato. Sendo assim, se faz mister analisar as melhorias causadas pela devida salubridade e as dificuldades enfrentadas pelas áreas sertanejas.
OBS:
Não tem crase em: “expondo o povo europeu à doenças”. Lembre-se: nunca haverá crase referindo-se a palavras no plural, a menos que você utilizasse: “expondo o povo europeu às doenças”, nesse caso há crase;
Você não disse em que tempo você fala. Explicando melhor, você citou “no Brasil vigente”, mas não quando ele estava vigente, numa redação estilo ENEM você deve deixar claro que se trata do século XXI ou Idade Contemporânea ou seja lá o que for;
Desenvolvimento 1:
*Em primeira instância, vale mencionar o pensamento de Heráclito de Efésio-importante filósofo pré-socrático- no qual se baseia no princípio da mutabilidade. Seguindo o pensamento de Heráclito, na contemporaneidade, o aumento de medidas públicas para o estímulo do melhor saneamento, representa a mudança do pensamento Governamental frente aos anseios de seus habitantes. Uma vez que o aumento de providências se tornou indiscutível, é inegável que tais atitudes melhoraram os padrões de vida, permitindo que haja a prevenção de doenças e expandindo a empregabilidade.
OBS:
“Heráclito de Éfeso” é o correto, cuidado;
Você poderia evitar a repetição utilizando: “Seguindo tal pensamento”;
Ótimo desenvolvimento.
Desenvolvimento 2:
*Entretanto, a negligência Estatal é marcada na região do Sertão, conferindo, desse modo, riscos à saúde dessa população em detrimento da falta de acesso à água de qualidade. Uma vez que o Governo, infelizmente, é falho na promoção de medidas sanitárias para os sertanejos, o Darwinismo Social, de modo lastimável, é aplicado, conferindo uma mínima condição de vida para os que se adaptam mais rapidamente, e destinando dor aos que injustamente não conseguiram corresponder à situação. Assim, é inadmissível que o Estado continue a omitir-se perante ao sofrimento contínuo de seu povo.
OBS:
“falta de acesso à água de qualidade”, nessa sentença não há crase;
Apenas tenha cuidado que em momento algum você citou um fato que corroborasse com o seu argumento de que a região do Sertão é insalubre.
Conclusão:
*Portanto, haja vista os fatos anteriormente mencionados, medidas exequíveis são necessárias a fim promover o saneamento básico para todos os brasílicos. Primeiramente, cabe ao Poder Legislativo, por meio de debates congressistas, discutir modos de fiscalização para o cumprimento das leis, garantindo, assim, o bem-estar para os cidadãos e evitando que o Darwinismo Social seja posto em prática de modo deplorável. É imperioso, ainda, que o corpo cidadão, como agente de formação moral, engaje–se para que as medidas profiláticas continuem a serem exercidas. Dessa forma, cenários o da Idade Média poderão ser evitados.
OBS:
O Poder Legislativo é um agente muito amplo, busque especificar;
Em: “garantindo, assim” e “É imperioso, ainda”, não há vírgula;
Não identifiquei nenhum detalhamento;
“Dessa forma, cenários o da Idade Média poderão ser evitados”, acho que não preciso comentar e acredito ter sido um erro de digitação, revise bem a sua redação na próxima.
AVALIAÇÃO:
See lessC1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
NOTA: 880
O combate ao tráfico humano
ADBdQ
Introdução: *A novela da Globo, “Salve Jorge” conta a estória de Morena, uma garota periférica, que sonha em ter a carreira de modelo, é levada à Turquia com esse objetivo, logo após descobre que foi vítima de tráfico humano e é forçada a se prostituida. A personagem segue todas as características dLeia mais
Introdução:
*A novela da Globo, “Salve Jorge” conta a estória de Morena, uma garota periférica, que sonha em ter a carreira de modelo, é levada à Turquia com esse objetivo, logo após descobre que foi vítima de tráfico humano e é forçada a se prostituida. A personagem segue todas as características das arrasadas, que são mulheres, jovens de condição social pobre e que esperam mudar de vida. Salienta-se que tanto a Constituição Federal quanto a Declaração de Direitos Humanos garantem a liberdade e a igualdade.
OBS:
Em: “[…] “Salve Jorge” conta a estória de Morena, uma garota periférica, que sonha em ter a carreira de modelo, é levada à Turquia com esse objetivo[…]”, não tem vírgula depois de “periférica”, além disso, o correto seria: “[…] a qual é levada à Turquia […]”;
O certo é: “forçada a se prostituir”;
O comentário: “A personagem segue todas as características das arrasadas, que são mulheres, jovens de condição social pobre e que esperam mudar de vida”, podem-se pontuar algumas coisas: você se refere ao termo “arrasadas” como se fosse um termo conhecido por todos e que se refira a um termo específico, o que não é verdade. Ademais, de maneira geral esse foi um comentário muito vago e desnecessário;
Você deve expor melhor sua tese, especificando-a de maneira clara.
Desenvolvimento 1:
*Antes de mais nada, é um grande problema ter direitos fundamentais e básicos serem infringidos pois significa um atraso expressivo para o bem está da sociedade. Logo que uma pessoa ter suas garantias feridas abre espaço para violação de outras pessoas. Portanto, é de competência do Estado assegurar que esses crimes não estejam ocorrendo é se ocorrer prestar toda solidariedade à vítima.
OBS:
“Antes de mais nada”, não use conjunções desse tipo em um parágrafo de desenvolvimento, lembre que você supostamente já tratou de alguns pontos na introdução do texto;
“é um grande problema ter direitos fundamentais e básicos serem infringidos”, o correto seria usar “sendo”;
Depois da frase citada acima vem vírgula;
O certo é: “bem-estar”;
Há diversos outros erros ortográficos mas, a partir daqui, não vou citar todos para não deixar a correção muito “poluída” por assim dizer;
Veja, os erros ortográficos comprometem o entendimento do texto, preste mais atenção.
Desenvolvimento 2:
*Outrossim, essa infração está relacionada à pobreza, pois as que sofrem são acometidas por promessas falsas de melhores condições. A personagem citada recebeu essa promessa irrealista, e as principais que ocorrem são de salário alto, oportunidades fora da cidade natal e entre outros. Elas são proibidas de ter controle financeiro, passaporte e outros documentos.
OBS:
“Outrossim”, esta é uma conjunção muito formal, não convém utilizá-la no seu texto, prefira o “além disso” ou mesmo “ademais”. Mas veja bem, o uso do “outrossim” só seria bom se em todo o texto estivessem sendo usadas expressões nesse nível de formalidade;
Outro ponto é que em todos os parágrafos de desenvolvimento você tem que fazer menção a opinião de um especialista ou citar uma pesquisa ou algo do tipo. Lembre-se de utilizar fontes confiáveis e planeje seus argumentos em função delas e tudo isso deve estar em função da sua tese.
Conclusão:
*Em suma, o maior problema é que as praticadas caem do golpe por falta de informação, então o poder executivo, por redes sociais, deveria aumentar a propagação de informação sobre os sinais que levam a crer ser de tráfico humano. E principalmente aumentar mais investigações por parte da Polícia Federal, para evitar é libertar as já vitimizadas.
OBS:
Elas caem “no golpe” e não “do”;
Use termos mais lúcidos, o corretor não sabe o que se passa pela sua cabeça;
O certo é “Poder Executivo” e não use termos abrangentes assim como agente;
Faltaram efeito e detalhamento.
AVALIAÇÃO:
C1: 40
C2: 120
C3: 80
C4: 120
C5: 120
NOTA: 480
Não desanime, todos temos que começar de algum ponto. Espero ter ajudado.
See lessOs desafios do necessário isolamento social no Brasil
ADBdQ
Introdução: *No filme “guerra mundial (Z)” vê-se a importância de um isolamento para conter o vírus que estava assolando o mundo. Por conseguinte, no ano de 2020 houve um estouro pandêmico e assim como no filme citado, houve a necessidade de restrições. Com isso, surgem alguns desafios para manter aLeia mais
Introdução:
*No filme “guerra mundial (Z)” vê-se a importância de um isolamento para conter o vírus que estava assolando o mundo. Por conseguinte, no ano de 2020 houve um estouro pandêmico e assim como no filme citado, houve a necessidade de restrições. Com isso, surgem alguns desafios para manter a população brasileira em quarentena durante a propagação viral, tais como, a necessidade do comércio e mal costumes com os novos hábitos.
OBS:
Em: “No filme “guerra mundial (Z)” vê-se a importância de um isolamento para conter o vírus que estava assolando o mundo. Por conseguinte, no ano de 2020 houve um estouro pandêmico […]”, não é correto utilizar conjunção “por conseguinte”, porque esta dá sentido de causalidade, o que não acontece;
Você poderia explorar mais esse contexto, mesmo assim, você fez bem ao citar os assuntos que iria comentar mais tarde.
Desenvolvimento 1:
*Antes de tudo, a conscientização de cada indivíduo da sociedade diante da pandemia do corona vírus (Covid-19) é essencial para a prevenção da saúde populacional. Porém, houve uma grande demanda de fatores que sofreram restrições afetando principalmente o comércio de ambulantes, que por sua vez necessitam de aglomeração para obter sua renda mensal. Através desse ponto de vista, observa-se a que a necessidade de um isolamento é prejudicial aos mesmos, pois pode ocasionar uma crise econômica no Brasil, além de aumentar o fluxo dos desempregados. Portanto, nota-se a necessidade da abertura comercial para a resolução da problemática.
OBS:
não se separa a palavra “coronavírus”;
Bem, nesse parágrafo você falou que o isolamento é prejudicial no sentido econômico para os ambulantes, mas você não apresentou nenhuma citação ou pesquisa confiável para tornar esse argumento válido. Todo parágrafo de desenvolvimento deve apresentar algum fato confiável.
Desenvolvimento 2:
*Ademais, hábitos cotidianos como: ir à escola, sair com os amigos, ir ao cinema, abraçar amigos próximos.. tornaram-se isentos, mantendo cada indivíduo em pleno isolamento. Entretanto, sem um auxílio da mídia para influência pessoal a viver uma vida saudável, pode causar até mesmo doenças mentais, aumentando as porcentagens de suicídio e depressão. Contraponto, a Internet tornou-se a principal fonte de entretenimento e as atividades em família quase não são realizadas, prejudicando ainda mais tal desenvoltura. Segundo Leon Tolstoi, a verdadeira felicidade está na própria casa entre as alegrias da família. Através disso, vê-se a importância da família na batalha contra a pandemia e a estabilidade da saúde mental.
OBS:
“Ademais, hábitos cotidianos como: ir à escola, sair com os amigos, ir ao cinema, abraçar amigos próximos.. tornaram-se isentos, mantendo cada indivíduo em pleno isolamento […]” Isso ficou bagunçado, ali tem dois pontos, o que eu considerarei um erro de digitação, em seguida vem uma palavra iniciando com letra minúscula. Veja, o correto nessa frase seria o uso da vírgula;
“[…] sem um auxílio da mídia para influência pessoal a viver uma vida saudável, pode causar até mesmo doenças mentais […]” Esse trecho também ficou bem esquisitinho. “influência pessoal a viver uma vida saudável”? Seria mais adequado escrever: auxílio da mídia para influenciar pessoas a viver uma vida saudável. Além disso, em: “pode causar até mesmo doenças mentais” fica a pergunta: quem pode causar? Você se refere ao auxílio da mídia? Mas nesse caso o uso do “pode causar” é um erro grave, o correto iria ser algo como: as pessoas podem vir a ter. Certo, então talvez seja se referindo ao isolamento, se for isso então esse seria um erro grave no sentido sintático e semântico. Por isso, preste mais atenção da próxima vez;
Há outros erros os quais não irei citar para não deixar a correção confusa demais. De qualquer maneira, o seu D2 está confuso sintática e semanticamente.
Conclusão:
*Sendo assim, a são evidentes as mudanças que esses cenários necessitam, para que as dificuldades enfrentadas na pandemia do (covid-19) tomem fim. Desse modo, o governo federal deve optar pela abertura comercial, com cautela e rodízios, utilizando como recurso a distribuição gratuita de álcool em gel em todos os locais públicos, além da obrigatoriedade de máscara. Ainda não bastante, conta-se com o auxílio da mídia para influenciar as atividades familiares e distribuírem a importância da união nesse momento difícil, evitando assim os transtornos mentais, com a utilização de anúncios e campanhas motivadoras, para reduzir os males que a pandemia causou ao mundo.
OBS:
Minha correção já está extensa demais. Aqui vai uma análise superficial:
O correto é “Governo Federal”, e esse é um agente muito amplo, da próxima vez busque especificar;
A conclusão apresenta todos os 5 elementos.
C1: 80
See lessC2: 120
C3: 160
C4: 120
C5: 200
NOTA: 680
Os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital
ADBdQ
Introdução: *No livro “O poder do subconsciente” vê-se a distribuição de instruções a respeito da importância de conhecer a si mesmo. Conseguinte, os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital ocasionam problemáticas. Tais, que surgem através da escassez de acompanhamento a um profissionalLeia mais
Introdução:
*No livro “O poder do subconsciente” vê-se a distribuição de instruções a respeito da importância de conhecer a si mesmo. Conseguinte, os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital ocasionam problemáticas. Tais, que surgem através da escassez de acompanhamento a um profissional de saúde (eventualmente psicólogos) e da escassez de marketing benéfico em vias digitais.
OBS:
Em: “[…] ocasionam problemáticas. Tais, que surgem […]” Depois de “problemáticas” temos vírgula e não ponto. Além disso, não há vírgula depois de “tais”;
Com o erro de pontuação, a introdução foi construída com poucos períodos;
Você organizou o que iria falar no desenvolvimento, mostrando planejamento prévio.
Desenvolvimento 1:
*A princípio, é notório que as visitas ao psicólogo deveriam ser prioritárias na vida de qualquer cidadão brasileiro. Pois, a escassez desse hábito afeta a saúde mental, principalmente através da virtualidade. No filme “O Coringa” vê-se a necessidade de um acompanhamento profissional para desenvoltura psicológica do indivíduo. Tendo por consequência, o autoconhecimento. Todavia, tal fator é escasso na atualidade, pois segundo a revista Veja.abril.com pouquíssimos brasileiros frequentam o psicólogo. E tal ato influencia cada vez no avanço dos elevados níveis de ansiedade ou até mesmo depressão no Brasil.
OBS:
Em: “acompanhamento profissional para desenvoltura psicológica do indivíduo. Tendo por consequência, o autoconhecimento.”, “desenvoltura” é um substantivo, por isso deve-se utilizar o artigo “a”antes dele. Ademais, depois de “indivíduo” vem vírgula e não ponto;
Cuidado ao citar elementos novos em fim de parágrafo de desenvolvimento ou conclusão, é importante não deixar nada desconectado.
Desenvolvimento 2:
*Ademais, além da necessidade de um acompanhamento pessoal, contempla-se a baixa distribuição de marketings benéficos a saúde mental nas eras digitais. No filme ” Tá Chovendo Hambúrguer 2″ percebe-se a influência que a mídia possui ao psicológico de seus usuários. Ainda não bastante, essa influência é facilmente observada no cotidiano da população brasileira. Uma vez que a utilização desses recursos são apenas para influência ao consumo, não se preocupando com os efeitos colaterais de pessoas que ainda não se autoconhecem.
OBS:
“Ainda não bastante” é uma expressão estranha, prefira o uso do “porém”, “não obstante” ou outra opção;
De novo você colocou ponto onde deveria haver vírgula, em: “[…] no cotidiano da população brasileira. Uma vez que a utilização […]”.
Conclusão:
*Diante disso, toma-se para o conhecimento os efeitos que a falta do autoconhecimento em meio a era digital trazem para a população brasileira. Portanto, é necessário que o poder executivo juntamente com a OMS Estabeleça ordenanças para a organização do sistema digital por meio de anúncios que demonstre a importância da visita ao psicólogo e da necessidade do autoconhecimento. A relevância desse fator é prioritário e necessita ser realizado urgentemente para quê dessa forma haja redução nos níveis de pessoas com transtornos mentais no Brasil.
OBS:
Em seu texto, percebe-se uma repetição demasiada do termo “autoconhecimento”, fique atento;
A forma correta é “Poder Executivo”, e de preferência não o utilize como agente, pois tal termo é muito abrangente;
Você escreveu: “Estabeleça”, mas a palavra começa com letra minúscula, acredito ter sido um erro de digitação, por isso, desconsiderarei;
“[…] por meio de anúncios que demonstre a importância […]”, o verbo “demonstrar” refere-se a “anúncios”, logo, o uso correto seria “demonstrem”;
O certo seria “para que” sem o acento circunflexo.
AVALIAÇÃO:
See lessC1: 40
C2: 200
C3: 120
C4: 120
C5: 160
NOTA: 640
“A democratização do ensino superior na sociedade brasileira do século XXI.”
ADBdQ
Introdução: *No seriado popular “Todo mundo odeia o Chris”, o protagonista pretende ingressar na faculdade, mas para isso precisa tirar uma nota excelente em um exame escolar. Na trama, Chris pergunta ao professor :“E se eu não conseguir ir bem?”; então o educador responde: “Se não for bem, se acostLeia mais
Introdução:
*No seriado popular “Todo mundo odeia o Chris”, o protagonista pretende ingressar na faculdade, mas para isso precisa tirar uma nota excelente em um exame escolar. Na trama, Chris pergunta ao professor :“E se eu não conseguir ir bem?”; então o educador responde: “Se não for bem, se acostume a dizer: Qual é o seu pedido, senhor?”. Não distante da ficção, observa-se no Brasil vigente um cenário similar no qual existe uma pressão social enorme para que seja cursado o ensino superior. No entanto, observam-se barreiras para tal ingresso, visto que não há uma democratização desse ensino no país. Tal fato traz a indagação de como o embate pode ser fruto da desigualdade social e de uma concorrência muito acentuada, o que demanda ação pontual.
OBS:
Ótima introdução;
Preste atenção apenas que você deve deixar uma marca clara de que tempo você está falando, “Brasil vigente” não é satisfatório, vigente quando? hoje, hoje quando? Por isso, especifique utilizando “século XXI”, “Idade contemporânea” ou outras opções.
Desenvolvimento 1:
*A princípio, nota-se que as desigualdades social, econômica e racial presentes na nação revelam-se como um dos maiores desafios com relação à democratização do ensino superior no século XXI. Nesse contexto, ganha relevância o pensamento do célebre sociólogo Pierre Bourdieu, o qual defende a estrutura social como uma hierarquia de poder e privilégio, e afirma que nela há uma distribuição desigual dos recursos. Assim, o grupo de indivíduos marginalizados que compõem a base desta pirâmide sofre com a ausência de elementos primordiais para sua melhor integração no mercado de trabalho, como o ingresso no ensino superior, o que faz da questão um ciclo vicioso no qual perpetua-se a exclusão e a pobreza intelectual das classes menos favorecidas.
OBS:
É recomendável que você substitua o conectivo “a princípio”, mesmo assim, este conta como conectivo e não traz grandes consequências a maneira como ele foi utilizado;
Você citou o “século XXI”, mas não apresentou se esse é o período vigente ou não.
Desenvolvimento 2:
Somado a isso, observa-se que um número de vagas muito limitado nos programas sociais governamentais também são fatores agravantes do emblema. Acerca disso, uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) mostrou estudantes há anos no cursinho em busca da sonhada vaga no curso de Medicina. Desse modo, fica evidente que o número de vagas ofertadas é desproporcional ao número de alunos, que, por vezes, em virtude das necessidades financeiras e pressões familiares, ficam desmotivados e desistem do curso superior, o que os torna suscetíveis a trabalhos degradantes, baixos salários e à pobreza.
OBS:
Sem muitos comentários, ótimo parágrafo.
Conclusão:
Vê-se, portanto, a necessidade de medidas esmaecentes no que diz respeito à democratização do ensino superior na sociedade brasileira hodierna. Para tanto, cabe ao Estado, em razão de seu poderio de influência nacional, realizar parcerias público-privadas, por meio de subsídios, a fim de construir novos campi e gerar vagas proporcionais ao número de alunos nos programas do governo, o que estimulará os estudantes e promoverá engajamento em tal ensino. Ademais, com o intuito de potencializar tais ações, as Organizações não governamentais (Ong ‘s) devem catalisar a atenção da mídia e do governo quanto ao cenário desigual instaurado. Dessa forma, será possível superar o impasse.
OBS:
Tome cuidado com a escolha de palavras em: “Vê-se, portanto, a necessidade de medidas esmaecentes no que diz respeito à democratização do ensino superior na sociedade brasileira hodierna.”. Medidas esmaecentes no que diz respeito à democratização do ensino superior? Há a necessidade de esmaecer a democratização? Vou te dar uma colher de chá, mas você irá perder alguns pontos nas competências 3 e 4 por isso;
Exceto o exposto acima, ótima conclusão que apresenta todos os 5 elementos.
C1: 200
See lessC2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
NOTA: 920
Mod ENEM – Os efeitos das pequenas corrupções na sociedade brasileira
ADBdQ
Introdução: *O filme “Fome de Poder” descreve o processo de fundação da famosa empresa americana de fast food Mc Donald’s, no qual o empresário Ray Kroc se torna responsável por uma série de manobras antiéticas, contra os antigos donos da marca, que lhe dão a posse do nome dos irmãos Mc Donald e doLeia mais
Introdução:
*O filme “Fome de Poder” descreve o processo de fundação da famosa empresa americana de fast food Mc Donald’s, no qual o empresário Ray Kroc se torna responsável por uma série de manobras antiéticas, contra os antigos donos da marca, que lhe dão a posse do nome dos irmãos Mc Donald e do negócio fundado por eles. Essa obra cinematográfica aponta que a falta de ética é um desvio de caráter que pode prejudicar os demais indivíduos e que, se for analisada no âmbito social, dará início à prática das pequenas corrupções. Isso, unido a má educação familiar, trará atrasos socioeconômicos que atingem o país inteiro.
OBS:
A forma correta é: fast-food, com o hífen;
A citação do filme foi uma ótima contextualização, e você também falou sobre os assuntos que viriam a ser comentados mais à frente, mostrando um planejamento;
Você termina com: “[…] que atingem o país inteiro.”, mas em momento algum, de maneira efetiva, antes ou depois, é citado de qual país se trata (exceto quando “sociedade brasileira” aparece no D1, mas, naquele ponto, foi um expressão um pouco vaga. Depois, continuou utilizando “educação familiar brasileira” como se o contexto “Brasil” tivesse sido apresentado, o que não aconteceu). Por isso, seria melhor utilizar “um país” ou procurar adicionar “Brasil” em algum ponto da introdução.
Desenvolvimento 1:
*Diante disso, em relação à ética, é necessário compreender a sua importância filosófica para o caráter humano, visto que é dele que se iniciam as pequenas corrupções. Nesse tocante, em seu livro “Ética a Nicômaco”, o filósofo Aristóteles destaca que as pessoas não podem pôr seus interesses individuais a cima da razão e da coletividade e que só assim a felicidade pode ser alcançada. Por conseguinte, isso evita que os efeitos sociais, como o retrocesso de pensamento e a ambição pelo poder, como mostra o longa-metragem citado anteriormente, se manifestem a partir do conjunto de pequenas corrupções na sociedade brasileira.
OBS:
Ótimo desenvolvimento, mas, como eu disse antes, você esqueceu de apresentar de maneira lúcida que você fala sobre o Brasil, “sociedade brasileira” foi colocado como se você não tivesse planejado e compreendido muito bem o tema, por isso você vai perder alguns pontos nas competências 2 e 3.
Desenvolvimento 2:
*Outro aspecto relevante é que a má educação familiar brasileira influencia no comportamento ético do homem que, de fato, é decisivo para o surgimento de personalidades corruptas. Acerca dessa lógica, põe-se em análise uma grande característica atribuída à sociedade brasileira, o “jeitinho brasileiro” que é formalmente definido pela Lei de Gerson, na qual obtém-se vantagens de forma antiética em detrimento dos outros e essa atitude advém do caráter, ou melhor, da falta dele. Com efeito, observa-se a concordância entre alguns dos termos citados: a falta de uma educação correta e justa abre oportunidades para os atos corruptos que podem trazer além de consequências sociais, sérios óbices econômicos para o Brasil, por exemplo, atrasos na economia.
OBS:
O “jeitinho brasileiro” NÃO é formalmente apresentada pela Lei de Gerson, pois esta é uma expressão informal da cultura midiática brasileira;
De novo, você tentou indicar o Brasil, mas fez isso de maneira obscura e ambígua.
Conclusão:
*Portanto, como a corrupção, principalmente a pequena, pode trazer efeitos negativos tanto sociais como econômicos, é dever do Ministério da Educação, órgão que administra os recursos relacionados ao ensino, a realização de programas, mediante apoio das instituições estaduais e municipais, como escolas, e da ação direta dentro das relações sociais, com o fito de ensinar e direcionar os futuros adultos do país para práticas que respeitem a ética. Concomitantemente, a sociedade como um todo deve procurar avaliar e mudar seus hábitos corruptos da rotina, para que assim, a corrupção diminua gradativamente até atingir os governantes brasileiros.
OBS:
Sem muitos comentários, uma ótima conclusão que apresenta todos os 5 elementos necessários.
C1 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): 200
See lessC2 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): 120
C3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): 160
C4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): 200
C5 (Proposta de intervenção): 200
NOTA: 880
Maternidade e mercado de trabalho em questão no Brasil
ADBdQ
Competência 1: 200 (Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro). Competência 2: 160 (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo). Competência 3: 120 (Apresenta informaçLeia mais
Competência 1: 200 (Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro).
See lessCompetência 2: 160 (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo).
Competência 3: 120 (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas pouco organizados)
Competência 4: 200 (Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos)
Competência 5: 200 (Elabora muito bem a proposta de intervenção).
NOTA: 880