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o voto como ferramenta de transformação da sociedade
ababababa
Bom dia! Vou corrigir essa redação tendo como base o modelo ENEM. Então, vamos lá: "O voto é como um rifle, sua utilidade depende do caráter de quem usa. [a frase deveria vir entre aspas] Esta frase do ex presidente [ex-presidente] dos Estados Unidos, Theodore Rooservelt, diz a respeito do poder daLeia mais
Bom dia! Vou corrigir essa redação tendo como base o modelo ENEM. Então, vamos lá:
“O voto é como um rifle, sua utilidade depende do caráter de quem usa. [a frase deveria vir entre aspas] Esta frase do ex presidente [ex-presidente] dos Estados Unidos, Theodore Rooservelt, diz a respeito do poder da população de eleger um líder e o compara com uma “arma” [vírgula] um instrumento poderoso que deveria ser usada para escolher lideres [líderes]de boa índole, porém o mesmo [o mesmo não funciona como pronome pessoal; ao invés disso, é melhor usar este/esse] é desvalorizado pela população. Ainda existem aqueles que não sabem sobre o poder de transformação que um voto tem e acabam optando por não votar, fora a idolatria política [vírgula] que é crescente.”
Introdução: Sua redação não tem uma tese clara. A tese, nesse caso, é sobre como os votos podem transformar a sociedade (uma estrutura mais ou menos com essas palavras precisa estar na introdução) e se isso acontece/não acontece; já os argumentos, sobre o porquê disso acontecer/não acontecer. Perceba que a frase “porém o mesmo é desvalorizado pela população” tende muito mais a ser um argumento do que uma tese. Além disso, seu parágrafo fala mais da contextualização do que do próprio tema da redação, o que não é o objetivo da dissertação-argumentação.
“Neste contexto, é valido citar que no segundo turno das eleições brasileiras para presidente de 2022 houveram aproximadamente 35 milhões votos em branco ou nulos[votos inválidos] e abstenções. Historicamente [vírgula] o Brasil tem a maior taxa de abstenção do segundo turno [de todos os segundos turnos, ou entre os primeiro e segundo turno dessa eleição? A informação está confusa]. Isto só evidencia que, grande parte do povo, apesar de terem o direito de votar [vírgula] preferem se abster de seu direito, seja por não compactuarem com a visão de nenhum candidato ou por pura falta de interesse no âmbito politico.”
D1: ausência de tópico frasal explicando qual argumento será usado. Além disso, o parágrafo não se conecta ao tema; como todas essas abstenções e falta de interesse do povo contribuem para a problemática?
“Nos últimos anos a crescente idolatria de candidatos no setor politico é visível para todos. Eleitores que partilham desta ideia [que ideia?], tendem por não perceberem os erros que seu político cometem por mais grave que seja ele [aqui, o “ele” pode se tratar tanto do político quanto do erro], {e também por não aceitarem a visão de outros [vírgula] acabam usando religião ou violência para justificar sua idolatria.}”
D2: Sem conectivo externo, nem tópico frasal retomando o argumento citado na introdução, nem alusões que corroborem seu argumento. Também não há retomada da tese. Além disso, o trecho entre chaves {} está muito confuso; você coloca que a religião e a violência são usadas como argumento pelos extremistas por eles não aceitarem a visão dos outros, mas como isso se relaciona diretemente à tese (o poder do voto para transformar a sociedade não está sendo usado)?
Portanto, faz-se necessário que os sistemas educacionais salientem a importância do voto e também o desenvolvimento de senso critico dos estudantes, para que os mesmo saibam se responsabilizar e não se tornem cegos para as mentiras junto de erros cometidos por determinado candidato. Cabe também que os próprios candidatos tenham o bom senso de repudiar a idolatria de seus eleitores e os incentivem a adentrar mais profundamente nas pautas politicas. Tais fatores podem, não só gerar uma população com mais conhecimento como também tornar possível a existência de uma sociedade responsável e que realmente exerça sua cidadania.
Intervenção: A primeira não possui nem o meio da ação, nem o detalhamento de um dos itens. A segunda não possui os dois citados, além da finalidade da ação.
Dicas:
See less– Estudar os usos da vírgula;
– Brainstorm de sinônimos na hora de fazer a redação, para evitar repetições;
– Fazer um planejamento de texto antes de escrever a redação;
– Ler muitas redações nota 1000, prestando bastante atenção na estrutura;
– Ler mais coisas, no geral (melhora tanto a gramática quanto o repertório);
– Assistir vídeos no youtube sobre a redação (o canal da Débora Aladim é uma boa opção)
A situação dos maus tratos animais no Brasil
ababababa
Bom dia! Estou contando essa redação como se fosse para o ENEM. Então, vamos lá: A sociedade brasileira, embora seja um exemplo em inúmeros setores sociais, ainda é precária no que tange aos maus tratos animais. Sob esse prisma a alienação e a ineficiência participativa tornaram-se fatores alarmanteLeia mais
Bom dia! Estou contando essa redação como se fosse para o ENEM. Então, vamos lá:
A sociedade brasileira, embora seja um exemplo em inúmeros setores sociais, ainda é precária no que tange aos maus tratos animais. Sob esse prisma a alienação e a ineficiência participativa tornaram-se fatores alarmantes – potencializados não só pelo abandono animal, como também pela discriminação com as raças indefinidas.
Introdução
– Não existe repertório no começo da redação
– A sua exposição argumentativa está confusa. A impressão que dá é que existem quatro argumentos que serão desenvolvidos nessa redação — a alienação, ineficiência participativa; abandono animal, discriminação com os vira-latas. (raças indefinidas está meio estranho)
Primeiramente, vale ressaltar o abandono animal como impulsionadora do impasse, já que existem inúmeros cães e gatos na rua enfrentando doenças, brigas, atropelamentos, maus tratos [e todas essas coisas não se enquadrariam em maus-tratos?] e até envenenamento. Outrossim tornou-se um fator prejudicial, [. Logo,] logo, pensando nisso, o senador aprovou o aumento da pena para o crime de maus tratos animais, podendo levar até 4 anos de prisão.
D1
– Seu repertório está confuso. Senador de onde? Além disso, nas redações do ENEM, você é quem precisa solucionar o problema. Logo, se existe alguma referência sobre soluções, ela pertence ao parágrafo de intervenção.
– A sua causa/consequência não está desenvolvida. Além de que a relação entre abandono animal-maus tratos foi pouco explorada, o parágrafo inteiro parece ter sido escrito às pressas.
Ademais, vê-se que a discriminação com as raças indefinidas também é uma ocorrência atual, dado que a comercialização das raças puras são bem valorizadas no Brasil. De acordo com a teoria da tábua rasa de John Loke “o humano é uma tela em branco, preenchido por experiências e influências”. Com base nisso contata-se que, o indivíduo, inserido em um ambiente que negligência e não combate a problemática, tende a ser influenciado pelo meio da maioria populacional – mantendo um comportamento indesejável.
D2
– Seu argumento não se relaciona ao tópico frasal. Você cita os animais sem raça definida e como não são valorizados, mas não fala como isso influencia nos maus-tratos.
Por tanto[Portanto], para que essas problemáticas sejam mistigados[mitigadas,] é dever do governo e dos cidadãos a conscientização da adoção aos animais necessitados, precisando de um lar [informações redundantes]. Isso será realizado por meio de apoio as campanhas de resgates e castração, com o intuído[intuito] de diminuir os cães e gatos sem dono na rua. Dessa maneira, o avanço e a prosperidade do país serão observados.
Intervenção
– Conscientização não é uma intervenção muito boa por si só(existem ações mais palpáveis, tipo aquela lei do segundo parágrafo). Ainda assim, todos os elementos estariam presentes, menos o detalhamento.
Dicas
See less– Ler muitas redações nota 1000, prestando bastante atenção na estrutura
– Ler mais coisas, no geral (melhora tanto a gramática quanto o repertório)
– Assistir vídeos no Youtube sobre a redação (o canal da Débora Aladim é uma boa opção)
O aumento da depressão entre os jovens no Brasil
ababababa
Bom dia! Vou corrigir essa redação tendo como base o modelo ENEM. Então, vamos lá: No Brasil, muito se fala sobre a depressão e seus problemas na sociedade. É de conhecimento que o transtorno é considerado como a doença do século,(estando)[e está] relacionado diretamente com[à] grande parte dos casoLeia mais
Bom dia! Vou corrigir essa redação tendo como base o modelo ENEM. Então, vamos lá:
No Brasil, muito se fala sobre a depressão e seus problemas na sociedade. É de conhecimento que o transtorno é considerado como a doença do século,(estando)[e está] relacionado diretamente com[à] grande parte dos casos de suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país mais deprimido da Ameria Latina. Neste viés,torna-se crucial analisar as causas deste revés, dentre as quais,[vírgula sem necessidade] salienta-se a disseminação da desinformação e o não amparo e apoio suficiente.
Introdução
– As informações estão corretas, mas os períodos não estão ordenados na estrutura comum do ENEM
– No último período, você fala que falta amparo e apoio, mas de quem?
Em primeiro momento, a falta de informação a qual a sociedade contemporânea possui. Deve-se ao fato de que,[vírgula sem necessidade] há muitas fontes e recursos midiáticos que compartilham sobre o assunto, porém de maneira muito superficial e alienadora. A tecnologia está inserida na vida dos cidadãos e crescendo de forma exponencial em todo o mundo, trazendo mudanças a todo momento e se transformando constantemente trazendo estigmas como a nomofobia que é causada pela ausência do uso do celular, e está ligada a alienação de mundo causada pelo mesmo. De forma análoga o “Mito da Caverna” alegoria escrita por Platão explica perfeitamente a alusão causada pelo mundo das redes sociais onde a maioria se esconde atrás de sorrisos falsos e aprovação alheia.
D1
– o primeiro período (tópico frasal) está incompleto (o que essa falta de informação faz com a sociedade contemporânea?)
– Você falou muito sobre alienação causada pela tecnologia, mas não a relacionou a depressão.
– o repertório é bom, mas talvez não para essa redação
Dessa forma,deve-se refletir a respeito do preconceito acerca da depressão, relacionando-a com uma “fraqueza” do portador. Essa afirmação antipática e irresponsável acaba por agravar a situação de quem sofre a doença podendo levar até mesmo ao suicídio.
D2
– Ausência de repertório produtivo
– Você já citou o suicídio no começo da redação. Não seria melhor citar outra consequência da doença, ou alguma outra informação sobre ela?
– Não está adequada à estrutura comum do ENEM
Faz-se necessário,[vírgula sem necessidade] que medidas preventivas de combate a depressão sejam tomadas por órgãos e funcionários capacitados. Tal como, maior investimento do governo[agente] na área da saúde, com valorização dos profissionais e psicólogos e que os pacientes possam ter consultas grátis,para aqueles que não tem condição financeira,em postos de saúde ou clínicas especializadas. Tecnologia é algo inovador e revolucionário e com infinitas informações a todo momento, mas que deve ser manuseada com sabedoria e cuidado para que o cidadão não fique preso nesta síndrome.
Intervenção
– O último período não se relaciona ao tema da redação, assim como o segundo parágrafo
– Parece que os elementos da intervenção (exceto detalhamento) estão presentes, mas em uma ordem confusa.
Dicas
See less– revisar vírgulas
– ler muitas redações nota 1000, prestando bastante atenção na estrutura
– ler mais coisas, no geral (melhora tanto a gramática quanto o repertório)
– assistir vídeos no youtube sobre a redação (o canal da Débora Aladim é uma boa opção)
ISTs
ababababa
Introdução: A contextualização desse parágrafo ocupou muito espaço e, por isso, roubou o lugar da tese e de seus argumentos. D1: O mesmo problema do parágrafo anterior, mas dessa vez à respeito de como seu argumento se desenvolve e conecta à tese. Não somente isso, mas se 60% usa camisinha, como é qLeia mais
Introdução: A contextualização desse parágrafo ocupou muito espaço e, por isso, roubou o lugar da tese e de seus argumentos.
D1: O mesmo problema do parágrafo anterior, mas dessa vez à respeito de como seu argumento se desenvolve e conecta à tese. Não somente isso, mas se 60% usa camisinha, como é que a maioria negligencia?
D2: O tópico frasal está longo demais. Sua única função é resumir o parágrafo que vem a seguir, porém você o usou para não somente citar uma referência contextual, como também para retomar a tese do primeiro parágrafo. Dessa forma, você roubou mais espaços que poderiam ser usados para desenvolver sua argumentação.
Intervenção: Não possui o meio das ações, somente detalhamento.
Ademais, sua redação têm alguns problemas com acentuação, além da falta de conectivos em alguns períodos (precisa ter um no começo de casa frase). Uma dica é ler algumas redações nota mil, assim você pega bem a estrutura.
Espero ter ajudado! Se puder dar uma passadinha no meu perfil e corrigir alguma redação minha, ficaria agradecida :)
See lessRacismo
ababababa
Introdução: A introdução está boa, mas poderia ser mais objetiva. além disso, você não desenvolveu nenhum dos argumentos apresentados na tese. D1: Você falou das origens do racismo, mas não os relacionou ás dificuldades que a problemática causa D2: Aqui, você apresenta um problema que não foi citadoLeia mais
Introdução: A introdução está boa, mas poderia ser mais objetiva. além disso, você não desenvolveu nenhum dos argumentos apresentados na tese.
D1: Você falou das origens do racismo, mas não os relacionou ás dificuldades que a problemática causa
D2: Aqui, você apresenta um problema que não foi citado na introdução, e ele não possui nenhum desenvolvimento nem referência sociocultural.
D3: Se estabelece uma boa relação de causa e consequência, mas não possui nenhum dado específico que o comprove.
Intervenção: Faltou o meio e o detalhamento da ação.
O principal problema da sua redação são os desenvolvimentos. Além de não conter nada que se relacione com sua tese, eles ficaram incompletos, pois não se conectaram com as problemáticas apresentada na introdução. Ademais, sua estrutura foge do modelo Enem. abaixo, vão algumas dicas sobre isso:
– Quando treinar alguma redação, pega uma proposta mais específica, como ”as consequências do racismo na sociedade brasiliera”, pois é assim que o enem costuma cobrar;
– Leia algumas redações nota mil, pra pegar a base da redação;
– Assista a alguns videos no youtube sobre redação, tanto repertório quanto estrutura, tudo;
– Continue fazendo redações. O enem está perto, mas ainda dá tempo de aumentar a nota.
Espero ter ajudado! Se puder dar uma passadinha no meu perfil e corrigir alguma redação minha, ficaria agradecida :)
See lessO lixo e a sociedade de consumo no Brasil (MODELO ENEM)
ababababa
D1: Conecta com o consumismo, mas não com o aumento do descarte de lixo. Só faltou uma frase de fechamento apresentando essa informação. Intervenção: Faltou o detalhamento de um dos agentes (quem, o que, como, porque). sua redação está boa, mas existem alguns períodos redundantes que acabam sendo coLeia mais
D1: Conecta com o consumismo, mas não com o aumento do descarte de lixo. Só faltou uma frase de fechamento apresentando essa informação.
Intervenção: Faltou o detalhamento de um dos agentes (quem, o que, como, porque).
sua redação está boa, mas existem alguns períodos redundantes que acabam sendo confusos. além disso, é bom dar uma olhada em pontuação :)
See lessA falta de empatia nas relações sociais no Brasil
ababababa
Você tangenciou o tema. A redação começa com uma introdução boa, mas os argumentos que você usou no meio do texto não são os que você apresentou no primeiro parágrafo. O tema era ''a falta de empatia na sociedade brasileira'', mas, ao longo do texto, o assunto predominante é o bullying, e a tese foiLeia mais
Você tangenciou o tema. A redação começa com uma introdução boa, mas os argumentos que você usou no meio do texto não são os que você apresentou no primeiro parágrafo. O tema era ”a falta de empatia na sociedade brasileira”, mas, ao longo do texto, o assunto predominante é o bullying, e a tese foi esquecida no meio do caminho. Seria bom você ler várias redações nota mil, para pegar bem a estrutura :)
See lessA QUESTÃO DOS DESAPARECIDOS NO BRASIL
ababababa
Introdução: A introdução está muito boa, parabéns. D1: Esse último dado não foi muito agregador. Além disso, por que os direitos constitucionais não funcionam, nesse caso? Por que o governo não garante para os desaparecidos, ou por que as pessoas que buscam estão expostas ao perigo? O problema não éLeia mais
Introdução: A introdução está muito boa, parabéns.
D1: Esse último dado não foi muito agregador. Além disso, por que os direitos constitucionais não funcionam, nesse caso? Por que o governo não garante para os desaparecidos, ou por que as pessoas que buscam estão expostas ao perigo? O problema não é o entendimento do leitor, mas sim que você deixou a causa e a consequência implícita, e isso não é vantajoso no enem.
D2: Faltou o tópico frasal no segundo parágrafo. Seria melhor escrevê-lo e, após, começar o “sob a lógica do pensador…”. Ademais, você não conectou a tese na frase de fechamento.
Intervenção: ”Contudo” é conjunção adversativa (igual a ”mas”), ou seja, não vai para o começo desse parágrafo em específico (os outros geralmente também não, mas vai saber né). Além disso, o ”meio” é o que vai transportar os fatos até as pessoas, então não acho que, nesse contexto, plataformas se qualificariam como esse conceito.
A minha sugestão é estudar os conectivos (pega uma tabela pronta na internet e vai usando), a intervenção (elementos e etc) e, principalmente, ler muitas redações nota mil, pra pegar bem a estrutura :)
See lessQueimadas no Brasil
ababababa
ntrodução: A contextualização está boa, mas você não citou quais são esses fatores que você vai analisar. Afinal, que barreiras são essas? D1: Essa citação de Locke está mal colocada porque você não aprofundou o conceito do contrato social no texto e, por isso, não dá para relacionar com a tese direLeia mais
ntrodução: A contextualização está boa, mas você não citou quais são esses fatores que você vai analisar. Afinal, que barreiras são essas?
D1: Essa citação de Locke está mal colocada porque você não aprofundou o conceito do contrato social no texto e, por isso, não dá para relacionar com a tese diretamente. Além disso, você poderia ter desenvolvido o porquê do governo não estar respeitando a constituição e fechar o argumento dessa forma.
D2: O dado não está diretamente conectado ao seu argumento. Como que essa informação se relaciona com a tese? Percebe, faltou um período conectando esses pontos.
Intervenção: Não possui detalhamento nas propostas, e debates e campanhas está muito vago (poderia ter escolhido uma das propostas e investido tudo nela). Em relação ao tópico frasal, a impressão que fica é que o texto foi cortado na parte da intervenção principal (que, no caso, seria o governo)
A estrutura de sua redação está boa, mas carente de relações de causa e consequência. como que o dado afeta o contexto? a dica é ler várias redações nota mil, para pegar bem a estrutura :)
See lessProblemas com a escassez de água no Brasil
ababababa
D1: Poderia ter desenvolvido mais como o mau uso da água pelo setor agropecuário se conecta à falta de fiscalização. D2: O que você quis dizer faz sentido, mas ficou confuso. O modo como está exposto é redundante e muito longo. A sugestão é ler mais redações nota 1000, pra pegar bem a estrutura :) ILeia mais
D1: Poderia ter desenvolvido mais como o mau uso da água pelo setor agropecuário se conecta à falta de fiscalização.
D2: O que você quis dizer faz sentido, mas ficou confuso. O modo como está exposto é redundante e muito longo. A sugestão é ler mais redações nota 1000, pra pegar bem a estrutura :)
Intervenção: Faltou o detalhamento de um dos agentes (quem, o que, como e porque)
Ainda assim, houveram alguns desvios referentes à virgula, o uso dos “desses”, “esses” e etc, além de que não se usa primeira pessoa em redação do ENEM.
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