Segundo Aristóteles, importante filosofo grego que teve como mentor Platão, quanto mais uma coisa é comum a um maior número, menos cuidado recebe, já que o que é corriqueiro causa menos preocupação. Destarte, é compreensível a inescrupulosa ignorância acerca da população de rua e sua situação, essa que, a níveis preocupantes, acentua-se cada vez mais. Isso se dá não só pela desigualdade social, como também pela falta da manutenção e aplicação das políticas publicas já existentes.
Em primeira análise, vale-se ressaltar que a desigualdade é intrínseca a convivência conjunta, onde a diferença entre indivíduos se mostra estruturalmente mais vantajosa a determinado grupo. De acordo com Max Webber- sociólogo, economista e jurista alemão- tal fenômeno é causado pela divisão de classes, o status social e o poder político. Assim é inadmissível a maneira tal qual a discrepância entre parcelas da sociedade faz-se assustadoramente clara.
Em segunda análise, estima-se que mais de 100 mil pessoas vivam nas ruas, sem abrigo, com fome e suscetível a violência, tornando assim evidente a falha na aplicação e manutenção das devidas medidas públicas cabíveis. Ademais, em São Paulo o número de pessoas em situação de Rua sofreu um aumento de 53% em 4 anos (G1-2019), já no segundo maior centro Brasileiro (Rio de Janeiro) ainda há a incerteza quanto a aplicação dessas. Posto isto, é inaceitável que a devida atenção e suporte não sejam dados a essa massa popular.
Portanto, para que as ideias de Aristóteles não continuem se perpetuando em nossa sociedade cabe ao estado, como um todo, constituir e garantir a essas pessoas, por meio da manutenção e devida aplicação da PNPR, centros de apoio a educação, profissionalização e desenvolvimento cultural, além de abrigos e centros de saúde. Com isso, espera-se que essas pessoas tenham, eventualmente, a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho e posteriormente sair das ruas.
KelvinRocha
Bom dia, Anaiara, tudo bem contigo…
Seguindo as competências do ENEM, temos:
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita.
Competência 2 – compreender a proposta da redação.
Competência 3 – coerência do texto.
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos.
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado.
Assim, eu lhe daria as notas:
Competência 1 – 160
Competência 2 – 180
Competência 3 – 180
Competência 4 – 180
Competência 5 – 140
Nota final: 840
Considerações:
1- Não use palavras tão dramáticas no texto, como “Inescrupulosa” na introdução, não cai bem essa dramaticidade em redação enem.
2- Pesquise a diferença entre os vocábulos Onde x Em que. Você usou ”onde” no segundo parágrafo, mas Onde denota lugar físico, lá deveria ter sido utilizado ”em que”.
3- No terceiro parágrafo você escreveu: ”suscetível a”, o correto é: “suscetíveis à”, usa a palavra no plural porque você está falando de pessoas, e quem é suscetível, é suscetível a alguma coisa ou a alguém, logo, o “a” precisa ser craseado.
4- Sua conclusão foi boa, porém, você seria muito penalizada, você se esqueceu do O QUE que será feito para essa problemática.
Vejamos, você colocou:
Quem; governo como um todo
O que:
Como: meio da manutenção e devida aplicação da PNPR, centros de apoio a educação, profissionalização e desenvolvimento cultural
Para que: Espera-se que essas pessoas tenham, eventualmente, a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho e posteriormente sair das ruas.
Tome cuidado para não faltar com nenhum dos elementos necessários.
Parabéns, texto muito bom e com ótimo repertório sociocultural, continue praticando… se possível, marque essa resposta como a melhor resposta, para me ajudar com pontos e eu poder postar a minha redação, e me siga para ficar por dentro de mais correções! Tenha um ótimo dia <3