Tema: Saneamento básico saúde e qualidade de vida no Brasil redação
Promulgada pela Organização das Nações Unidas, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura a todos os indivíduos o direito à saúde, assim como ao bem-estar social. Entretanto, no Brasil, a falta de saneamento básico para toda a população impede que esse direito seja plenamente evidenciado. Nesse âmbito, tanto a omissão do Estado quanto o individualismo dos representantes políticos contribuem para a redução da qualidade de vida no país.
Primeiramente, cabe avaliar que o Estado se mostra omisso com relação ao problema. Esse fato ocorre, pois, ainda que na Constituição Federal de 1988 seja previsto o acesso ao saneamento básico, a ausência de medidas que garantam esse direito o impedem de, na prática, ser plenamente exercido. Isso evidencia uma quebra do Contrato Social, proposto pelo filósofo Thomas Hobbes, o qual afirma que é dever do Estado manter a ordem e assegurar os direitos de todos os cidadãos. Contudo, verifica-se que o atual contexto se mostra distante da realidade proposta pelo pensador, tendo em vista que parte da população não possui acesso aos serviços de esgoto, de água, de coleta de lixo e de limpeza pública. Gerando, por conseguinte, a propensão a contrair doenças, como teníase, esquistossomose e ascaridíases, as quais possuem o principal vetor a falta de saneamento básico.
Ademais, é possível observar que a busca pelo ganho pessoal acima de tudo como uma das responsáveis pelo problema. Consoante o filósofo e sociólogo Karl Marx, a priorização do bem pessoal em detrimento do coletivo incorre no aparecimento de inúmeras dificuldades para a sociedade. Assim, verifica-se que esse contexto se aplica ao Brasil contemporâneo, visto que muitos representantes políticos furtam as verbas destinadas ao saneamento básico e à saúde, em prol do próprio benefício. Tal fato é demonstrado em uma reportagem do “Estadão”, afirmando que um prefeito de Juazeiro desviou mais de R$14 milhões que eram destinados ao investimento em redes de esgotos.
Portanto, Infere-se que medidas sejam tomadas para amenizar o quadro atual. Logo, compete às Prefeituras – como garantidora dos direitos básicos dos cidadãos – promover saneamento básico aos indivíduos, por meio do investimento em infraestrutura. Essa ação tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população. Outrossim, compete ao Ministério da Educação fornecer um bom ensino à população brasileira, a fim de tornar os indivíduos aptos ao exercício da cidadania. Destarte, espera-se que os direitos dos indivíduos sejam devidamente assegurados, da mesma maneira como antes previsto por Hobbes.
Se possível, corrigir por competência.
IsadoraBassani
– “Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948” é sem vírgula
– a Declaração Universal dos Direitos Humanos não assegura pois não são todos que tem acesso a esses direitos, aconselho a trocar a palavra “assegura” para “prevê”
– o resto da introdução está boa
– faltou marca de autoria no desenvolvimento 1 e 2 (que ficaram mais expositivos do que argumentativos”
– creio que não seria necessário duas ações na conclusão, mas de resto está ótima
perguntinha: você é aluno do proenem? pq o modelo é bastante parecido com aqueles que o Romulo passa kkkkk
kellystudy
Primeiramente, não sou especialista em correção de redações.
Em segundo plano, adorei a sua redação =D. Muito bem estruturada, bons argumentos, bom repertório… Em minha opinião a sua conclusão está completa, com o agente, ação, detalhamento, modo/meio e finalidade. A qual seria mérito de 200 pontos ( conclusão).
Bem, te desejo boa sorte e continue assim.
lalalllalalallalaallallal
□ INTRODUÇÃO:
> É recomendável usar a sigla e o seu significado. Ex: a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)
> Tese bem feita.
> Demonstra que tem projeto de texto.
□ DESENVOLVIMENTO1:
> Falta de conectivo (ocorreu a inversão) “Gerando, por conseguinte”
> Pouca marca de autoria
□ DESENVOLVIMENTO2:
> Último período sem marca de autoria
> Não articulou bem suas ideias, pois não apresentou o REAL PROBLEMA.
□ CONCLUSÃO:
> Ok!
nota >>>>> 960 :))