Com a Terceira Revolução Industrial o mundo pôde presenciar a criação e a evolução da internet. A informação tornou-se acessível, apenas com um toque no celular, porém, a dependência virtual passou a ser uma realidade. Nota-se que, os efeitos negativos da exposição virtual causam o aparecimento de doenças psicossociais e o recrudescimento de crimes cibernéticos, tornando o ambiente virtual maléfico a saúde do indivíduo.
Em primeira análise, o mundo contenporâneo, segundo Zygmund Bauman, está pautado em relações interpessoais esgias, superficiais, devido ao uso da internet e a exposição virtual se torna consequencial ao uso. Localização, fotos, documentos, são compartilhados indevidamente, podendo causar interesse nos “Hackers”, que vão utilizar essas informações para estorquir a vítima.
Em segunda análise, depressão, ansiedade e estresse, rodeiam os usuários que se expõem nas redes virtuais, visto que, o ambiente digital está pautado na comparação e demonstração de glamour e fama. Criando uma competição por atenção em um mundo utópico, esse cenário atinge, principalmente, a juventude da sociede moderna, pois, são os usuários mais ativos.
Torna-se evidente, portanto, que a sociedade reflita sobre a exposição virtual, criando uma faixa etária mínima para o acesso à internet. Além disso, o Ministério da Saúde deve incentivar a ida ao psicólogo para manter a sáude mental saudável, principalmente a dos jovens. Tais medidas são necessárias para que os efeitos da exposição virtual não causem consequências irreparáveis para o usúario.
GRISRN
– Competência I – 150
– Competência II – 140
– Competência III – 120
– Competência IV – 130
– Competência V – 110
Nota: 650
Comentário:
Em uma análise geral, o texto possui uma boa estruturação e um bom uso de palavras.
Na introdução, você poderia explorar mais a sua citação fazendo um maior uso de conectivos para linkar à sua tese.
Como já dito, a estrutura do seu texto, de forma geral, está boa, porém eu recomendo que dê uma aprofundada na microestrutura (estruturação de cada parágrafo individualmente).
Na conclusão, a proposta “refletir” e “incentivar” não é muito bem vista pela banca de correção, tendo em vista que se baseia inteiramente na subjetividade. Ou seja, não é muito concreto. Ademais, ela apresenta apenas 3 dos 4 elementos exigidos: “quem”, “deve fazer o quê”, “como” e “por meio de quê”.
Tamara Táfila Santos Fialho
Boa noite. Você fez uma boa redação, abordou as pautas necessárias,coerência /coesão fazem sentido, há nexo nas palavras apresentadas, etc. Quanto a ortografia, tudo certo, contudo preste atenção a palavra “contenporâneo” está grafada incorretamente, possa ter sido até o corretor, mas antes de enviar, tente revisar mais de uma vez, tudo bem? É isso, continue treinando e chegará longe.