Um dos maiores desafios da construção de uma sociedade democrática é o senso indistinto de justiça. Esse tema é presente já na formação das primeiras grandes civilizações. Na Grécia, o poeta Hesíodo consagrou-se ao propor uma sociedade fundada na justiça igualitária e no trabalho simples e honesto. Vista como a única forma de garantir a perpetuação da cidade. A visão de Hesíodo influenciou a nossa constituição atual – de 1988 – que define em seu artigo 5°:” todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Entretanto a manutenção desse estado de coisas sofre sérios riscos com o desgaste do Estado Democrático de Direito e a lentidão da justiça.
Em primeiro plano, observamos que o Estado Democrático está desgastado. Sendo evidenciado por meio de uma pesquisa do Data Folha, que em 2018 – ano eleitoral – mais de 60% dos eleitores eram favoráveis ou indiferentes a um regime ditatorial. E uma das causas pode ser explicada com a constatação pelo CNJ, de que 40% dos presos brasileiros há mais de dois anos nem sequer foram sentenciados para tal, mesmo sendo garantido pela constituição o direito indistinto pela defesa e a prisão após o último recurso, como diz o mesmo artigo 5°, em seu inciso 57.
Em segundo plano, raro são os casos de exercício de prisão para grandes crimes, aqueles definidos pelo jurista e ex-presidente americano Roosevelt, como os que causam danos a cidades, estados e nações “inteiras”, no sentido de grande saque, massacre ou que gere desprestígio internacional. Neste caso, apenas 3% dos réus chegam a ser condenados e 1,6% vão para a prisão, segundo levantamento do Ministério Público Este fenômeno acontece, pois o perfil desses agentes pode pagar a grandes bancas de advogados para litigar os processos com diversos recursos. Assim, conforme um estudo da Fundação Getúlio Vargas, foi constatado que o custo médio de um processo transitado é de mais de mil salários mínimos e que até transitar, um processo tem, em média, 120 recursos, portanto uma realidade muito distinta da maioria dos réus ou dos presos.
Logo, para mudar esta realidade de corrosão do Estado de direito, restabelecendo a confiança na democracia e no senso de justiça, cabe ao Congresso Nacional discutir e reformar o código penal vigente, alterando a lógica recursal, tornando-a mais enxuta e célere, possibilitando a apresentação mutua de agravos. E cabe ao Supremo Tribunal Federal um esforço conjunto aos tribunais colegiados, para rever todas as prisões passíveis de habeas corpus e anulação e impondo ressarcimento e o acompanhamento psicológico dos réus, tendo em vista o que dispõe a constituição em seu quinto artigo.
RaianaMG
Olá, bom dia, tudo bem?
1.Eu senti falta de conectivos na sua introdução, outra questão é o excesso de informações, trazer repertório é muito bom, fortalece sua argumentação e deixa seu texto embasado e é avaliado no C2. Mas senti que sua introdução tem muitas informações,você cita o poeta e a Constituição Federal, são bons repertório mas há muita informação, busque usar um repertório na introdução e um em cada desenvolvimento, para não tornar seu parágrafo grande, cansativo e acabar não sobrando espaço para a argumentação e torna-lo muito expositivo;
2.No seu D1 você traz o tópico frasal, isso é muito bom pois introduz o leitor a sua redação, o que tenho a destacar é apenas a troca de “desgastado” pois é muito similar a “desgaste” que você usou na apresentação dos argumentos, pode trocar por ” defasagem”;
3. Em “observamos” houve o uso de pessoalidade;
4.Seu D1 ficou muito expositivo, não há ou há pouquíssima argumentação nele, você traz muitas informações e isso torna ele muito expositivo, outro problema é a falta da conclusão do pensamento para iniciar o seguinte, quando não se faz a conclusão do pensamento você acaba “jogando” o leitor para outra informação e pode deixa-lo confuso com a mudança repentina, e para o corretor isso é falta de organização e vai fazer você perder pontos no C3;
Deixarei aqui um modelo de desenvolvimento que uso, ele é bem simples: Tópico frasal+Repertório+Argumentação+Conclusão de pensamento. Faço cada ponto em um período, se tiver alguma dúvida pode entrar em contato;
5.Outro ponto que quero ressaltar é o tamanho dos parágrafos, sua introdução ficou bem grande e o seu D1 ficou pequeno, isso não pode acontecer pois a introdução é apenas introduzir o leitor no seu texto, ou seja, ou parágrafo sucinto, com apresentação do tema, um repertório, sua tese e os seus argumentos, já os desenvolvimento você vai desenvolver seus argumentos que defendem seu ponto de vista(tese), ou seja, precisa ser maior;
6.Outro ponto que quero ressaltar sobre o tamanho dos parágrafos é a diferença do tamanho do D1 e do D2, um é maior que o outro, isso faz o corretor entender que você não tinha tanto domínio sobre um, busque fazer parágrafos de desenvolvimento com tamanhos similares;
7.No seu D2 faltou o tópico frasal;
8.Seu D2 ficou também bastante expositivo, muita informação;
9.Conferindo proposta de intervenção:Logo, para mudar esta realidade de corrosão do Estado de direito, restabelecendo a confiança na democracia e no senso de justiça, cabe ao Congresso Nacional(AGENTE) discutir e reformar o código penal vigente, alterando a lógica recursal, tornando-a mais enxuta e célere, possibilitando a apresentação mutua de agravos(AÇÃO). E cabe ao Supremo Tribunal Federal(AGENTE) um esforço conjunto aos tribunais colegiados, para rever todas as prisões passíveis de habeas corpus e anulação e impondo ressarcimento e o acompanhamento psicológico dos réus,(AÇÃO/DETALHAMENTO) tendo em vista o que dispõe a constituição em seu quinto artigo.(FINALIDADE)
Você fez duas propostas pois propostos dois agentes e duas ações diferentes, apenas uma é considerada, existem palavras que facilitam a apresentação dos elementos da conclusão busque usar O/A/OS/AS para AGENTE
DEVE para AÇÃO
POR MEIO/MEDIANTE/POR INTERMÉDIO para MODO/MEIO
PARA QUE/AFIM/COM A FINALIDADE/ ASSIM, SERÁ POSSÍVEL para FINALIDADE.
10.Seu maior problema é o uso dos conectivos, a organização das ideias e o excesso de exposição.
C1:200
C2:160
C3:80
C4:80
C5:160
NOTA:680.
Nafla.ferreira
Oi Matheus! Tudo bem? Parabéns pela redação, está muito boa. Você manteve o domínio da língua portuguesa e defendeu sua tese. A única dica que lhe dou é: cuidado com o tamanho da tese e da conclusão. Geralmente os dois parágrafos de tese devem apresentar a mesma quantidade de linhas e a conclusão deve ser um pouco maior. Abraços.
FelipeReZ
Olá, boa noite!! Segue a sua correção de acordo com as competências Enem. C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa) C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto) C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) C4: 160 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) C5: 200 (Respeito aos direitos humanos) Total: 920.
ketillynicolle
Oiii, vim atender seu pedido de corrigir sua redação hahaha 💕
Já gostei que no 1• parágrafo vc trouxe um poeta, os corretores amam isso. Após cada conectivos vc deve colocar uma vírgula “entretanto,” “portanto,”, uma dica que te dou é no início de cada período vc usar um conectivo, pq isso sobe muito a nota, parece até ser besteira, mas para os corretores n é.
Segundo parágrafo já começou muito bem, trazendo “em primeiro plano”, trouxe dados, bem legal isso, mas toda cuidado no tamanho dos teus períodos, tenta colocar entre 3/4 períodos por parágrafo.
3• parágrafo vc trouxe muito mais conectivos, e usou certinho as vírgulas após eles. Achei show, trouxe novamente dados, alguns acham ruim trazer muitos dados, eu n vejo tantooo problema, mas dizem que é melhor em um parágrafo de desenvolvimento vc colocar dados, e em outro uma citação, algo do tipo. A divisão dos períodos ficou muito melhor nesse parágrafo, vc consegue perceber a diferença? Muito bom!
No último parágrafo, falo o msm, tenta trazer mais conectivos, diferencia mais o texto com isso, achei super legal que vc retomou falando do artigo 5, os corretores amam retomadas para encerrar a conclusão!
Competência 1: 180
Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, teve pequenos desvios de convenções da escrita.
Competência 2: 200
Vc apresenta um bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: 180
Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: 160
Você articulou as partes do texto, com algumas inadequações, uma dica que dou pra vc, é estudar mais conectivos e reduzir mais os períodos.
Competência 5: 180
Vc poderia reduzir mais os períodos, mas vc já tá indo muito bemmmm!
Parabéns, gostei muito, de modo geral tá show seu texto, procura estudar essas coisinhas que te disse, que tua nota vai subir muito, tenho certezaaaa, vc vai arrasar no enem ❤️