No documentário “A carne é fraca” é apresentado diversos impactos da carne sobre a nossa saúde, a vida dos animais e especialmente no meio ambiente. Assim, levantando a questão de que se consumida em menor quantidade, logos os impactos ambientais também diminuíram.
Visto que ao comer um hambúrguer, é gasto em média 2500 litros de água, muito mais do que consumimos em atividades como tomar banho ou lavar a louça. Enquanto a demanda de consumo for grande, mais carne será produzida e maior os impactos sobre a natureza e consequentemente na vida dos humanos.
Para que a carne chegue até a população, é necessário que terras sejam desmatadas para a plantação de soja e milho, as quais 95% é destinada a agropecuária. Causando assim um efeito chamado fragmentação de habitat (quando o ambiente natural de espécies nativas é destruído) . Logo, ocasionando a diminuição da biodiversidade, responsável por manter o equilíbrio do planeta. De modo que sem ela há um aumento no aquecimento global e escassez de água.
Portanto, uma das melhores maneiras de combater esses problemas, seria que a população diminuísse o consumo de carne e derivados. Ou de maneira adequada adquirir a dieta vegetariana /vegana. De modo que outras alternativas de Fonte de proteinas lhe fosse apresentada, bem como má dieta até mais barata e acessível, por meio de palestras, leituras trazendo uma conscientização coletiva.
Nathalya Beatriz
Olá Analhu!
Bom, caso sua redação seja voltada para o Enem, vc precisa melhorar um pouco a estruturação do seu texto e também sua forma de argumentar. É necessário seguir criteriosamente uma estruturação de parágrafos, da qual apresenta uma ordem específica para cada parte da redação. A começar pela introdução, é preciso colocar: CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICA +TESES, e nessa parte sua forma de apresentar a problemática ficou um pouco confusa e vc não apresentou suas teses.
No desenvolvimento, cada um dos parágrafos deve abordar (nessa ordem): TÓPICO FRASAL (resumo do que abordará naquele parágrafo) + ANÁLISE CRÍTICA (seu posicionamento crítico e informações que dê veracidade ao que vc está defendendo, e aqui vc pode usar também seu repertório sociocultural) + CONCLUSÃO DO ARGUMENTO (deixando um gancho para o que será abordado no parágrafo seguinte), e nessa parte vc não desenvolveu sua argumentação de uma forma consistente nem deu referências sobre a fonte da qual vc retirou os dados que usou como sustentação.
E na conclusão vc precisa recapitular tudo o que argumentou e elaborar uma proposta de intervenção que seja totalmente relacionada com o que vc falou no decorrer do texto e que seja amplamente aplicável (além de não inflingir os Direitos Humanos). Além do mais, essa também precisa seguir criteriosamente os cinco aspectos: ação, agente(s), modo/meio, finalidade e detalhamento de um desses aspectos. Sua proposta não ficou clara (o que acabou deixando parecer que ela não foi bem elaborada), não apresentou agente e foi exposta de uma forma um tanto quanto confusa. Ademais, vc não fez a retomada da alusão da introdução no final da conclusão, e isso é MUITO importante para deixar o texto cíclico.
Além de toda essa parte da estruturação, aconselho que vc também dê uma revisada na gramática, pois algumas frases ficaram um pouco sem coerência e um tanto quanto deslocadas. Também, houve carência de conectivos tanto entre os perídos como entre os parágrafos, e isso não é nada bom, pois compromete a fluidez e a linha de raciocínio do texto.
Enfim… tente melhorar em aspectos como esses citados, estude um pouco a estrutura do texto cobrado no Enem, bem como cada uma das competências também. Fazendo isso, investindo pesado no repertório e praticando bastante tenho certeza que vc conseguirá progredir muito.
Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!
[email protected]
Oi, Bom dia,não entendo muito do assunto mas,ficaram interessantes as informações contidas no texto, a conclusão foi direta e objetiva, apresentando resoluções acessíveis a todos, um ponto que na minha opinião e muito importante para nossa sociedade em geral, que por vezes se prejudica sem pensar nas consequências, ou não possui acesso as informações necessárias para se prevenirem.
nayararlage
Olá!!
Na introdução, seria melhor se você abordasse a tese com duas causas. Com ela dessa forma, dá uma impressão de está incompleta.
No D1. é bom colocar um conectivo de introdução, como: primeiramente, a princípio, em primeiro plano. O seu repertório está ilegitimado por não ter fonte e improdutivo por você não exemplificar. Também acho que ficou incompleto. você poderia ter desenvolvido mais.
No D2, faltou conectivo de início e tópico frasal que conta nota na competência 3. Repertório sem fonte.
A conclusão. ficou incompleta também. Você não fez uma proposta de intervenção que é o que o ENEM exige.
Beijos, sucesso! Espero ter ajudado.