Iniciante

O poder transformador da leitura (ENEM, 2006)

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Durante a Idade Média era comum encontrar em grandes cidades apenas uma única Bíblia. Tal anomalia impossibilitava o aprofundamento acerca desse livro religioso, visto que, por sua inacessibilidade, a população era estimulada a crer nas palavras dos líderes religiosos. Contanto, na atualidade, com enormes livrarias espalhadas por todo lado, a maioria da população pouco se importam pela leitura. Diante dessa situação, convém discutir os agravamentos desse quadro.

Conforme dito por Monteiro Lobato: “Quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê”. Portanto, de acordo com a citação do escritor infatojuvenil, a distância entre a leitura e uma pessoa está relativamente ligado com o seu desenvolvimento intelectual, pois cada livro modifica o leitor, e dessa maneira, aquele que muito pouco lê, muito pouco sabe alguma coisa. Então, é inadmissível vivermos em uma sociedade em que o acesso aos livros seja livre, mas, poucos utilizarem tal material.

Vale ressaltar, ainda, a diversidade de livros existentes sobre miríades de assuntos, no entanto, ocorre-se uma indiligência, visto que, com uma Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro com nove milhões de acervos, o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano, de acordo com dados do Instituto Pró-Livro. Diante do exposto, é arcaico uma população segregar tanto conhecimento, pois logo, se tornaria indubitável a existencia de tal estabelecimento literário.

Salienta-se, portanto, que é retrógado a situação atual, logo, o Ministério da Educação deve implantar uma matéria de leitura adjunto da disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Médio, com a inclusão de uma carga horária para os estudantes estarem lendo e fazendo fichamento dos livros como forma avaliativa. Assim, espera-se com isso, uma altíssima taxa de leitores no Brasil, contribuindo para despertar o desejo por ler, para que, a partir dessas ações, promova-se melhorias na educação.

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3 Correções

  1. Olá Jamber! Sou nova nisso, mas vou tentar, (ps meu teclado nao tem a letra c cedilha nem os acentos ~^).
    No primeiro parágrafo voce generalizou com a frase”enormes livrarias por todas as partes”(citar fonte da estatistica) .Poderia substituir por fácil acesso a bibliotecas,ou como voce mencionou, aos acervos digitais, ou aos ebooks por serem mais baratos que os livros impressos, etc..
    Ja na conclusao, obrigar alunos adolescentes a comecarem ler, nao necessariamente faria surgir adultos apaixonados por leitura. Talvez introduzir esse método de maneira lúdica ainda na educacao básica, e com comprometimento da família, por exemplo, meus primos e eu ouvíamos muitas histórias do nosso avó, e depois buscávamos livros na biblioteca, especialmente livros de Monteiro Lobato, pois nosso avo nos contava fábulas incríveis todas as noites. Uma melhor divulgacao dos acervos digitais também é importante.
    Sobre segregar conhecimento, os livros podem ter finalidade de entretenimento(nós brasileiros temos essa mentalidade de que o livro é só uma obrigacao) ,a leitura, automaticamente acrescenta conhecimento, mas gosto por leitura se desenvolve lendo temas interesantes e apropriados para idade, formacao, interesses pessoais e etc.
    Cuidado também com a frase ” espera… altissimas taxas de leitores”(cuidado com estatisticas, esse método foi usado onde, deu esses resultados e qual a fonte? ). Poderia substituir por ” um aumento gradativo “, já que é um problema tao complexo no nosso país.
    Desculpa só contrariar seus argumentos, espero que te ajude em algo.

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  2. Oi, sua redação está legal, porém seria bom você se atentar a alguns erros de concordância, marcas de oralidade e coloquialidade, como ” espalhadas por todo lado”.
    O terceiro parágrafo está bem confuso, e aconselho não utilizar palavras “difíceis” só para tentar impressionar o corretor.
    A proposta de intervenção ficou muito superficial e com argumentos pouco desenvolvidos.
    Não abordou corretamente o tema pedido, pois era sobre o poder transformador da leitura, não se existem livros,ou se as pessoas os leem.
    Nota : 580

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  3. sua redação está boa, vale você continuar estudar que chega nos 900+.
    Seu texto segue o modelo que a banca pede.
    Na conclusão não identifiquei os 5 elementos, vale a pena aperfeiçoar nessa questão e então certamente você ganha os 200 nessa etapa. Dessa forma, dou a nota 760!! Parabéns e continue treinando

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