Na série norte-americana “The Vampire Diaries” é apresentada, em seus episódios, a independência do personagem Matt Donovan sobre a administração de seus próprios atos, em uma cidade potencialmente perigosa. Fora da ficção, no cenário brasileiro, a questão da autotutela, no que concerne à segurança pública, se evidencia perpetuada em fatores econômicos e sociais.
Em primeiro lugar, vale mencionar que a situação de vulnerabilidade econômica na qual, principalmente, os jovens estão inseridos, conjuga a adoção de extensas medidas para própria sobrevivência e proteção. Paralelamente, dados do IBGE apontam que cerca de 62% dos jovens se encontram fora do âmbito escolar, devido à necessidade de assumir as pendências da casa ou seus próprios gastos. Nesse sentido, observa-se, por conseguinte, o amadurecimento precoce em razão das responsabilidades adquiridas e acrescente evasão escolar.
Ademais, convém citar que, desde os primórdios, a convivência humana é marcada por conflitos de interesses pessoais. Analogamente, no livro “amor líquido”, do filósofo polonês Zygmunt Bauman, salienta-se a fragilidade das relações interpessoais diante das vontades naturais do homem, operadas a seu controle. Logo, ocorre a manifestação do instinto de autossatisfação, tornando, igualmente, constante a busca por amparo.
Portanto, atitudes devem ser tomadas para mitigar o impasse. Desse modo, compete ao Governo promover projetos de ampla eficácia de auxílio aos indivíduos de baixa renda, garantindo retorno à vida estudantil e dinamizando as finanças familiares. Adicionalmente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, deve disseminar campanhas de favorecimento populacional e patrulha regional para fortificação da seguridade do cidadão. Com o fito de que o país seja adotado de harmonização social e comprometimento governamental.
Lurean
Boa noite Cecília, tudo bem?
Vi que uma outra pessoa já fez um correção muito boa do seu texto, mas, ainda sim, acredito que posso dar algumas informações a mais. Lembrando que sou só um aluno também, então se achar por ventura que estou errado, pode ser que eu realmente esteja kkkk.
.
Em primeiro lugar, e mais importante, eu senti falta de uma tese no seu texto. A TESE é a sua opinião sobre o assunto, nela deve haver uma conclusão de tudo que você sabe sobre o tema. Por exemplo, digamos que o tema seja sobre depressão e ansiedade. Nesse caso, eu poderia dizer que a depressão e ansiedade são frutos de uma cultura estressante e mal gerenciada. Depois disso, eu colocaria meus argumentos para comprovar isso – como exemplos do cotidiano, alusão histórica, dados, etc.
A TESE deve ser posta na introdução para que nós possamos saber a sua opinião sobre o assunto, logo depois da contextualização do tema (A autotutela no contexto da segurança pública brasileira) e antes dos seus argumentos (Fora da ficção, no cenário brasileiro, a questão da autotutela, no que concerne à segurança pública, se evidencia perpetuada em fatores econômicos e sociais.).
Xerto?
.
Outra coisa, só mais essa, que gostaria de destacar é sobre essa parte aqui:
“Adicionalmente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública,(aqui não deveria haver vírgula, pois isso vai contra a regra do SVC [Sujeito+Verbo+Complemento], não se separa essa galera com vírgula quando estão nessa ordem) deve…
.
Fora isso, seu texto ficou muito legal. Tem um vocabulário muito rico e eu não faria melhor. Boa sorte e bons estudos.
Ph5136061
Olá Cecília, sua redação está muito boa, exceto por pequenos erros gramaticais, pleanasmo com a palavra “próprio” e o pronome possessivo “seus”, cuidado com o pronome oblíquo “se” , o uso correto dele deveria ser assim: “evidencia” pois inicia um período.
O 2°parágrafo não apresenta erros evidentes.
No 3°parágrafo, nâo necessita de vírgula de pois preposição predicativa “que”, além da escassez de causa e consequência muito importante para enriquecer a intervenção.
Já no 4°parágrafo, após citar o Ministério da Educação da Justiça e Segurança Publica, deve-se usar “devem” ao invés de “deve” por se tratar do plural. Ao final do texto, é importante colocar novamente a citação inicial da séria Norte americana, neste caso, perderá pontos na concordância. Deveria ter feito uma intertextualidade.
Notas:
Comp. 1: 160
Comp. 2: 120
Comp. 3: 120
Comp. 4: 200
Comp. 5: 120
Nota total: 720
Espero que tenha ajudado.🤗