Em abril de 2015, na luta por um reajuste previdenciário, professores da rede estadual de ensino eram massacrados em frente a Assembleia Legislativa do Paraná. Este caso , que é um entre muitos, ressalva a luta dos professores por justiça, e por consequente, a resposta que eles recebem por tal manisfestação. Tendo em vista um movimento devastador desses, a vontade de se tornar professor fica então esquecida, pois o aluno vendo o desrespeito do Governo mediante os professores se desinteressa pela vida acadêmica.
É relevante abordar, primeiramente, que nem os salários dos professores produzem estímulo para novos profissionais, mediante que, de acordo com o Sindicato dos Professores no Estado do Paraná o piso salarial de um professor da Educação Infantil é de apenas R$ 1,200, em comparação com um Promotor do Estado de São Paulo, com seus R$ 24,8 mil, de acordo com dados no site do MPSP. Com esses dados o estudante certamente pensará em muito outros trabalhos, com remunerações salariais muito maiores, ao invés de ser um docente.
Paralelo a isso, vale ressaltar as inóspitas comodidades das escolas públicas, que contribuem para uma desvalorização do local escolar devido a falta de investimento e comprometimento do Governo. Um exemplo claro dessas consequências é a facilidade de uma reviravolta, como é o caso ocorrido na Escola Estadual Professor Raul Brasil, no município de Suzano, o qual mostra a triste realidade dos perigos que um educador enfrenta.
Dessa forma, pode-se perceber que os motivos negativos para ingresso nessa área de atuação é vasta, gerando então, repúdio aos estudantes que se desinteressam pelo cargo. Nessa lógica, é inadimissível o Governo ficar neutro, o Ministério da Educação por meio do poder Legislativo deve propor leis orçamentárias que viabilizem um aumento salarial aos professor, com intuito de estimular novos profissionais e valorizar os acadêmicos.
——ola! eu gostei muito de seu texto.
——-Você exemplifica bastante, porém em seus argumentos faltam profundidade
——–No entanto, você usa poucos conectivos… o ideal seria o uso de 10,12…
——–existe coerência entre seus parágrafos o que é excelente!!!!!
——–ESPECIFIQUE SIGLAS
———SUA INTRODUÇAO FICOU MUITO BOA ! MAS EU PERCEBI O USO DO “ESTE” QUE É USADO PARA ALGO QUE AINDA SERA EXPRESSO.
———SEUS DESENVOLVIMENTOS FICARAM, NA MINHA OPINIÃO, BONS.
———SUA CONCLUSÃO FICOU BOA TAMBEM, POREM VOCÊ USOU O GERUNDIO. O QUE É PROIBIDO NAS REDAÇOES.
—–DICA: TAMBEM É DESACONSELHADO O USO DO TEMPO VERBAL PASSADO
C1—160
C2—180
C3—160
C4—160
C5—160
TOTAL————————820
BOA NOITE!!!!!
CONTINUE PRATICANDO, POIS O SUCESSO É CONSEQUENCIA DO ESTUDO E DA VONTADE DE CRESCER!
ANGELMUSIC
BOA NOITE.
Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.
>Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
> consegui identifica a sua tese. Isso é o primeiro ponto que o leitor de vê observar em sua redação .
> Usou POUCOS os conectivos , procure estudar mais sobre esse assunto, pode te ajudar na hora da redação.
> Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
>Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS. EXPOR DADOS AJUDA MUITO TAMBÉM.
> PORÉM ACHO QUE VOCÊ PODERIA ARGUMENTAR, UM POUCO MAIS, ESSE TEMA É MUITO BOM, SE VOCÊ TIVESSE ARGUMENTADO UM POUCO MAIS, SEM DÚVIDA A SUA NOTA NESSA COMPETÊNCIA SERIA 200.
> CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa, PORÉM ACHEI UM POUCA VAGA, EXEMPLIFIQUE UM POUCO MAIS … ( MEDIANA), encontrei a presença de quase todos os agente. apenas faltou mais detalhamento.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
> Competência I : 200
> Competência II : 180
> Competência III: 180
>Competência IV: 160
> Competência V: 160
NOTA FINAL: 880
CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO ^_^
LUCASALYSSON
BOA NOITE!!
C1 – 160
> O uso do “este” para o discurso é indicado para algo que ainda será citado, nesse caso substitui-se por “esse” que (juntamente com “isso” e “essa”) é usado para algo já mencionado anteriormente.
> “e, por consequente”. A expressão ideal é “por conseguinte”
> “… , pois o aluno vendo o desrespeito do Governo mediante os professores se desinteressa pela vida acadêmica.” Ficou uma oração com uma dificuldade de entendimento, sugiro o uso da vírgula da seguinte forma: ” ,pois o aluno, vendo o desrespeito do Governo mediante os professores, se desinteressa pela vida acadêmica.”
Isso dá uma ideia de explicação da oração entre vírgulas o que facilita o entendimento do texto, o que dá uma ideia mais fluida.
> Uso do gerúndio no último parágrafo: “… nessa área de atuação é vasta, (gerando) então, repúdio aos estudantes”. Use “o que gera”.
C2 – 160
> Você trouxe até muitas informações, mas soube organizá-las muito bem, inclusive senti falta da fonte de algumas, como no primeiro parágrafo (sobre o fato de abril de 2015) e o da Escola em Suzano.
C3 – 80
> Seu texto está bem expositivo, falta um pouco de argumentação, isto é, o seu posicionamento a respeito dos fatos e ideias apresentados. Isso ocorre, no 2 parágrafo do texto quando vc compara os salários das profissões, porém não aprofunda a sua ideia, ficou implícito.
> No 3 parágrafo vc fala da escola em Suzano, porém não explica ao certo, eu (Lucas) quem vos fala tenho conhecimento a respeito do ocorrido, no entanto nem todos têm, por isso, aconselho uma melhor exemplificação, ou seja, um melhor detalhamento.
C4 – 160
>Usa bons conectivos, ainda há algumas frases um pouco soltas, mas tá no caminho certo, parabéns!
C5 – 160
> Responde a quase todas as “peguntas” exigidas para essa competência, falta apenas o detalhamento.
Continue lutando e estudando firme, o êxito vem após quedas e saiba que após cada uma delas vc sairá mais forte, bons estudos!!
Pontos: 720