Como combater as tragédias causadas pelas chuvas e enchentes no Brasil?

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    No filme “Parasita”, a família de Ki-taek fica desabrigada e perde a maioria de seus pertences após uma grande tempestade alagar sua casa. Fora da ficção, as enchentes são uma realidade comum nas cidades brasileiras, levantando a necessidade da criação de estratégias para evitar os danos provocados por esses acontecimentos. Nesse sentido, a ação do Estado é fundamental para diminuir a impermeabilização do solo e para impedir tragédias em áreas de risco.

    Em primeiro lugar, uma importante etapa do ciclo da água é dificultada pelo asfaltamento, uma vez que esse procedimento não permite que a chuva se infiltre no solo, acumulando na superfície e, assim, agravando as enchentes. Sob tal perspectiva, como mencionado no filme Godzilla, de 2014: “A arrogância do homem é pensar que a natureza está sob o nosso controle e não o contrário”. Dessa forma, como tempestades cada vez mais severas estão ocorrendo devido a mudanças climáticas, reduzir suas consequências é uma das medidas que está ao alcance da população e que pode acontecer permitindo que a água siga seu curso natural, mediante a ampliação de áreas verdes.

    Em segundo lugar, áreas próximas a morros, a encostas ou a leitos d’água representam um grande risco aos seus moradores durante tempestades. Nesse contexto, segundo pesquisa do IBGE, divulgada em 2018, mais de 8 milhões de brasileiros vivem em tais localidades. Como consequência, esses cidadãos podem perdem suas casas e até suas vidas em deslizamentos e em enchentes. Com base nisso, o realocamento dessas pessoas para locais seguros, a reestruturação de algumas áreas e a conscientização da população sobre como se proteger nessas situações são ações imprescindíveis que o Estado deve realizar.

    Portanto, medidas são necessárias para combater as tragédias causadas pelas chuvas. A fim de evitar enchentes e deslizamentos, urge que o Ministério da Infraestrutura realize ações de monitoramento e prevenção nas áreas de risco, por meio da criação de uma cooperativa com a comunidade de tais lugares, que serão informadas sobre previsões climáticas e as atitudes que deverão tomar durante e após as tempestades. Ademais, é necessário que o mesmo Ministério invista na construção de áreas verdes para reduzir a impermeabilização do solo. Só assim, situações como a do filme “Parasita” serão evitadas.

 

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4 Correções

  1. Bom , eu sou iniciante do iniciante! Mas vou me esforça para não cometer equivoco.Sua redação esta com uma ótima estrutura ,apesar de não conhecer o filme citado na introdução ,você souber construir bons argumentos. No desenvolvimento os dois parágrafos estão perfeitos. parabéns você soube utilizar bem os operadores discursivos ,evidenciando a intensidade argumentativa.

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  2. Gostei muito da sua redação!
    – A estrutura está impecável
    – Todos os parágrafos estão bem escritos e a relação entre repertório e argumento bem colocada
    – Só senti falta de uma variedade maior no embasamento. Acredito que já foi citado no primeiro comentário, mas poderia substituir um dos filmes por outro repertório
    – Sua proposta de intervenção está muito boa e o fechamento da redação está bem amarrado
    Parabéns!

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  3. Oi, Abigail!!
    Que redação incrível!! Você está de parabéns!!
    Na minha opinião, seu texto teria altas chances de receber um 1000!!
    Vamos lá!!
    Percebi poucas coisas no seu texto que podem ser motivo de perda de nota:
    1. Gramática:
    “Dessa forma, como tempestades cada vez mais severas estão ocorrendo devido a* mudanças” ( , devido às )
    “… reduzir suas consequências é uma das medidas que está ao alcance da população e que pode acontecer permitindo* que a água siga seu curso natural” ( , permitindo)
    “Sob tal perspectiva, como mencionado no filme Godzilla*, de 2014…” (“Godzilla”)
    2. Referências socioculturais:
    Senti falta de uma diversidade de áreas do conhecimento no seu texto (filosofia, sociologia, geografia…), visto que você só traz dois filmes para auxiliar na sua argumentação. Essa falta de pluralidade pode causar perda de pontuação.
    Sugestão:
    Contrato Social, do filósofo John Locke – Papel do Estado
    Guernica, de Pablo Picasso – Ilustra a tragédia de deslizamentos
    A vinda da corte para o Brasil em 1808 e o inicio da favelização do Rio de Janeiro (pessoas cada vez mais em áreas de risco)
    3. Análise Crítica
    Acredito que vc poderia ter trazido mais adjetivos, verbos de comentário, advérbios e modalizadores para indicar sua opinião no texto. A falta desses recursos pode deixar seu texto expositivo!
    Ex: “Em segundo lugar, áreas próximas a morros, a encostas ou a leitos d’água representam um grande risco aos seus moradores durante tempestades.” >
    “Em segundo lugar, [convém denunciar] os grandes riscos aos moradores de áreas próximas a morros… ”
    4. Proposta
    Sua proposta está ótima, traz o que vai fazer, quem, como e para que, todavia ficou faltando o detalhamento!!
    Com base nisso, acredito que vc poderia perder pontos na Competência 2 e 5.
    Minha nota para o seu texto seria 940 (estou sendo bem criterioso, mas acredito que vc receberia bem mais)
    Continue escrevendo!! Bjos

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  4. A estrutura da redação ficou ótima, os parágrafos estão bem definidos e sua argumentação foi boa, mas eu acrescentaria mais um ponto de argumentação nessa dissertação: o lixo que o cidadão joga nas ruas e suas consequências.
    Ao meu ver, esse tópico é essencial numa redação com esse tema, pois é uma ação que está sob responsabilidade da população, e tem efeitos diretos com as enchentes e inundações.
    No mais, sua argumentação foi boa, e coerente.

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