Estudante

MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO (SEJAM CRÍTICOS)

  • 4

“Atirei o pau no gato, mas o gato não morreu”. A partir dessa cantiga infantil é possível relacionar a um aspecto frequente no contexto do Brasil hodierno: maus-tratos contra os animais. Essa característica negativa possui obstáculos que impedem a solução: a legislação branda e a ausência de um meio específico para denúncias. Sendo assim, medidas para combater o problema são fundamentais, pois não são aceitáveis quaisquer formas de violência ou desrespeito à fauna.

A priori, é imperativo destacar que a carência de leis rígidas compactuam com a continuidade do entrave. Por esse prisma, apesar da existência da Lei de Crimes Ambientais que punem as pessoas que praticam abusos ou agridem os animais silvestres ou domésticos, a punição é flexível, haja vista que o tempo de detenção é curto e a fiança possui custo baixo. Por conseguinte, a crueldade para com esses seres é normalizada, fazendo com que eles sejam agredidos, abandonados e fiquem sem cuidados básicos, contrariando os ideais de respeito aos animais proposta pela Constituição Federal.

Ademais, é válido salientar que à ausência de um disque denúncia próprio colabora com a permanência dos maus-tratos. Sob essa ótica, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, segundo a estimativa da Organização Mundial da Saúde. Conquanto, meios específicos para denunciar os abusos são precários, sendo um obstáculo para solucionar efetivamente o óbice. Além disso, impedem a coleta e interpretação de dados dos locais que são recorrentes à violência, impedindo a formulação de políticas públicas que visem elucidar o empecilho.

Infere-se, portanto, a necessidade de transformar esse cenário negativo. Nesse contexto, para que os animais possam ser respeitados e que os agressores possam ser responsabilizados, urge que o Ministério do Meio Ambiente, juntamente ao IBAMA faça um projeto que facilite as denúncias de maus-tratos, com intuito de assegurar os direitos dos animais. Em soma, será executado por intermédio de um aplicativo e com a disponibilização de um número nacional para denúncias. Esse aplicativo irá fazer um mapeamento das regiões com recorrência de violência a animais, a fim de possibilitar campanhas. Assim, o convívio saudável entre o corpo social brasileiro e a fauna será algo factível no país.

ATRIBUAM NOTA POR COMPETÊNCIA, POR FAVOR! ;)

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    – A partir dessa cantiga infantil, é possível relacioná-la a um aspecto frequente
    – retirar crase: é válido salientar que a ausência de um disque denúncia
    – concordância: contrariando os ideais de respeito aos animais propostos (os ideais) pela Constituição Federal.
    – impedem a coleta e a interpretação de dados dos locais em que as violências são recorrentes
    – com o intuito de assegurar
    – inserir vírgula: o Ministério do Meio Ambiente, juntamente ao IBAMA, faça um projeto
    – Evite o uso excessivo do “que”, pois pode ser considerado um vício de linguagem e pode até atrapalhar a coesão textual. Esse queísmo é visto no D1 e conclusão:

    Por esse prisma, apesar da existência da Lei de Crimes Ambientais [QUE] punem as pessoas [QUE] praticam abusos ou agridem os animais silvestres ou domésticos, a punição é flexível, haja vista [QUE] o tempo de detenção é curto e a fiança possui custo baixo.

    Nesse contexto, para [QUE] os animais possam ser respeitados e [QUE] os agressores possam ser responsabilizados, urge [QUE] o Ministério do Meio Ambiente, juntamente ao IBAMA faça um projeto [QUE] facilite as denúncias de maus-tratos, com intuito de assegurar os direitos dos animais

    Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    -Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção à cantiga infantil e à Lei de Crimes Ambientais– algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Parabéns!

    Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, de forma organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    – Nessa competência que sua tese é avaliada, ou seja, o seu posicionamento a respeito do tema proposto. O seu ponto de vista tem que ser claro e apresentado logo na introdução, juntamente com os pontos que você vai argumentar no seu desenvolvimento para apoiar a sua posição. Seus argumentos devem conversar entre si e devem ser desenvolvidos na sua dissertação, TODOS eles.
    – O dado estatístico não teve muita relação com a discussão desenvolvida no parágrafo do D2. Seria bom trazer um dado que comprove a ausência dos meios de denúncia. Além disso, falta o desfecho argumentativo no mesmo parágrafo – seja isso uma incitação à solução, uma síntese de ideias ou uma consequência. Organize melhor a defesa da segunda tese, para que haja uma hierarquia de ideias.

    Competência lV (200): Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    – Você foi muito bem nessa competência, utilizou conectivos dentro e entre parágrafos, sem nenhum uso inadequado. Excelente!
    – Observação: cuidado com o queísmo

    Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – Sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!

    Nesse contexto, para que os animais possam ser respeitados e que os agressores possam ser responsabilizados (FINALIDADE), urge que o Ministério do Meio Ambiente, juntamente ao IBAMA (AGENTES) faça um projeto que facilite as denúncias de maus-tratos (AÇÃO), com intuito de assegurar os direitos dos animais (FINALIDADE). Em soma, será executado por intermédio de um aplicativo e com a disponibilização de um número nacional para denúncias (MODO/MEIO). Esse aplicativo irá fazer um mapeamento das regiões com recorrência de violência a animais (DETALHAMENTO), a fim de possibilitar campanhas.

    Comentário final: Parabéns pelo ótimo texto. No entanto, atente-se às regras gramaticais. Você compreendeu bem o tema, fazendo boa apresentação de contextualização e tese. Além disso, sua argumentação tem ideias interessantes e bons repertórios socioculturais. Quanto à competência lll, sempre busque especificar seus argumentos com exemplos e fundamentá-los com dados ou citações pertinentes à discussão. Por fim, sua proposta de intervenção atende plenamente à problemática abordada.

    Nota: 920

    • 1
  2. Introdução está excelente, teses bem explícitas, “linkou” bem a cantiga com o tema, está excelente.
    Utilizou causa e consequência na argumentação, ficou muito bom também, argumentos sólidos, parágrafos bem desenvolvidos.
    Agente: Ministério do Meio Ambiente
    O que fazer: faça um projeto que facilite as denúncias de maus-tratos, com intuito de assegurar os direitos dos animais
    Como fazer: Em soma, será executado por intermédio de um aplicativo e com a disponibilização de um número nacional para denúncias. Esse aplicativo irá fazer um mapeamento das regiões com recorrência de violência a animais
    Por que fazer: a fim de possibilitar campanhas.
    Para que fazer: Assim, o convívio saudável entre o corpo social brasileiro e a fauna será algo factível no país.
    Intervenção completa.
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.