título: O verdadeiro tempo moderno
O filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin critica o sistema Fordista de produção, mostrando as péssimas condições de trabalho e principalmente o estresse causado por ele, uma vez que ao sair da empresa, o funcionário continua a repetir os movimentos que ele realiza o dia todo trabalhando. Hodiernamente, o cenário não mudou e o estresse causado pelo trabalho e pela “correria do dia a dia” do brasileiro é um dos principais fatores causadores dos altos índices de depressão e ansiedade, segundo afirma a Organização Mundial de Saúde. Convém ressaltar, que a mulher é mais afetada por esses problemas mentais, já que é a responsável por dedicar mais tempo ao cuidado de terceiros do que os homens. Então, medidas devem ser tomadas para que essa problemática seja resolvida e como diz Oscar Wilde, escritor poeta e dramaturgo britânico, “a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”.
Em primeira análise, a jornada de trabalho que a maior parte de população brasileira é submetida, contribui tremendamente para o aumento de doenças mentais e físicas, entre elas se encontram a depressão e a ansiedade que afetam quase 6% dos brasileiros, segundo dados da OMS. Diante desse cenário, é quase inalcançável o bem estar mental, pois após o estresse do trabalho, o brasileiro encontra mais problemas dentro de casa com aparelhos que não estão mais funcionando, com afazeres domésticos e com o cuidado dos filhos. Consequentemente, percebe-se um aumento do consumo de remédios antidepressivos e da violência doméstica e em outros lugares. Mas, a verdadeira problemática reside nos casos de suicídios que estão extremamente relacionados com a depressão, haja em vista que o sujeito não encontra motivo para continuar vivendo nessa rotina.
Outrossim, nota-se que as mais afetadas pelo estresse são as mulheres, que se submetem a rotinas incessantes seja no trabalho, seja dentro de casa. Haja em vista que são as que realizam as tarefas domésticas e cuidam dos filhos. Devem-se levar em consideração as palavras de Herbert José de Sousa, sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiros, de que “um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura”, ou seja, essa cultura da mulher ter de ser quem cuidar do cenário doméstico sozinha deve ser revisto e alterado, para que detenhamos esse crescimento exponencial de ansiedade e depressão por parte feminina da sociedade.
Infere-se que o Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação, disponibilize dinheiro através de verbas a campanhas com o objetivo de inclusão dos homens no cenário doméstico, deve-se, também, através da escola, mostrar à sociedade que o pai deve auxiliar nos cuidados dos filhos. Outro ponto que deve ser levado em consideração, é de que campanhas nos locais de trabalho devem ser realizadas com o objetivo de conscientizar os trabalhadores que a sua vida é mais importante do que o trabalho, isso pode ser realizado, também, através de verbas disponibilizadas pelo Governo para que certos grupos de ativistas deem palestras nas empresas com o semelhante objetivo. Com essas medidas, estaremos vivendo, portanto, o verdadeiro tempo moderno e não o retratado pelo filme de Charles Chaplin.
[email protected]
Olá! Primeiramente, sua redação deixou claro seu ponto de vista, porém o número máximo de linhas para as redações da maioria dos vestibulares é trinta, então para que isso não ocorra no dia da prova, tente treinar expressar seus pensamentos em poucas frases.
Reveja a repetição de expressões como “haja em vista” e “domésticas”. Tente também não trazer tanto repertório logo na introdução.
Fora isso, bom trabalho!
VictorHugowild
Texto com poucos defeitos: Tente contextualizar um pouco mais sobre o sistema Fordista na introdução. A estrutura “o dia todo trabalhando” é um pouquinho informal. Coloca essa tua citação da OMS no desenvolvimento para diminuir o tamanho da sua introdução. Em geral, tenta dar um pouco mais de espaço para sua argumentação e opinião além das citações para dar uma coesão maior a elas. Eu daria uma nota 840, pois poderia melhorar um pouco o vocabulário para evitar repetições e fazer uma tese mais sólida.
Pense um pouco mais em fazer estilo texto circuito, poderia incrementar mais suas retomadas do que foi colocado na introdução
Allicya
Bom projeto de texto, que é seguido de maneira coerente. Bons argumentos e a proposta de intervenção atingiu os 5 elementos, porém de maneira um pouco confusa, devido a presença de mais de um agente e de uma ação ainda que ambas se relacionem.
Entretanto é um bom texto, com muito potencial.
Nota: 920