A delinquência juvenil ainda é um grande desafio dentro do cenário atual do país. Muitos jovens, em sua maioria periféricos, cometem desde delitos leves como o roubo, até os mais graves como que se encontram, por exemplo, no narcotráfico, pela carência de estruturas carcerárias respeitáveis, orientações vindas de seus responsáveis e condições financeiras. Dessarte, enxerga-se que reduzir a maioridade penal não solucionará nada, posto que o real problema está contido na razão dessas infrações serem cometidas.
Adolescentes que infringem a lei de forma habitual sofrem com a irresponsabilidade da falta de apoio familiar e monetário. Segundo Clarice Hamburg, uma estudante de psicologia, “Ao cometer algum delito, adolescentes e jovens precisam de orientação e acompanhamento psicológico, pois estão em um momento de formação e por isso mão devem ser considerados criminosos. À vista disso, torna-se notório que esses infratores não culpados pelo fato de nascerem em famílias desestruturadas, sem auxílio governamental e de renda, vulgo vítimas da pobreza.
As prisões brasileiras estão isentas de uma infraestrutura digna pertencente aos detentos. De acordo com o Advogado Eliseu Guimarães, “A redução da maioridade penal pode agravar a crise do sistema penitenciário brasileiro, aumentando a lotação dos presídios e consequentemente, diminuindo as chances de recuperação dos jovens, influenciados pela cultura prisional dos adultos internados”. Por conseguinte, é possível identificar a ineficácia das instituições penitenciárias que atuam em condições precárias e podem apenas piorar a mentalidade ilícita dos delinquentes juvenis.
Portanto, é imprescindível que haja uma parceria entre o Governo Federal e a Anced (Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente). Com a cooperação desses órgãos deve ser disponibilizado o acompanhamento terapêutico para guiar essa juventude desorientada nas delegacias e a criação de novos programas de ajuda financeira que realmente beneficiem os cidadãos menos favorecidos. Logo, o primeiro passo para superar a temática abordada será dado.
bianicoly
Não me acho no lugar de dar uma nota, porém achei sua redação muito boa!
Deu para entender seu ponto de vista, encontrei alguns errinhos de português, nada que impeça a compreensão do texto.
Você soube organizar suas ideias, demonstrando conhecimento do assunto. Você seguiu todos os critérios pedidos pelo ENEM, ou seja, cumpriu todas as competências, parabéns.
Henri
Olá, tudo bem? Achei sua redação um máximo! argumentação e repertórios muito bons, parabéns!
1ª competência – Domínio da escrita padrão da língua portuguesa (160)
2ª competência – Compreensão do tema proposto (200)
3ª Competência – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (200).
OBS: Tente colocar outras áreas como repertório, pois a utilização de somente um tipo pode caracterizar falta de conhecimento em outras áreas.
4ª Competência – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (160).
OBS: Tente sempre começar um período com um conectivo!
5ª Competência – Proposta de intervenção que resolva a problemática do tema com respeito aos direitos humanos. (160).
Gabriela Perez
A redação é boa, mas quando você diz que jovens cometem crimes ” Muitos jovens, em sua maioria periféricos, cometem desde delitos leves como o roubo, até os mais graves como OS que se encontram, por exemplo, no narcotráfico, pela carência de estruturas carcerárias respeitáveis” você disse que cometem crimes por que os presídios são carentes . Você também disse ” Segundo Clarice Hamburg, uma estudante de psicologia ( AI VOCÊ DEVERIA DAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ELA), “Ao cometer algum delito, adolescentes e jovens precisam de orientação e acompanhamento psicológico, pois estão em um momento de formação e por isso NÃO devem ser considerados criminosos(NÃO ACHO QUE É UMA BOA CITAÇÃO POIS SE HÁ VÍTIMA HÁ CRIMINOSO). À vista disso, torna-se notório que esses infratores não culpados pelo fato de nascerem em famílias desestruturadas, sem auxílio governamental e de renda, vulgo vítimas da pobreza.( Há vários auxílios e bolsas governamentais). Já o terceiro parágrafo ficou muito bom, o argumento faz o leitor querer ler mais o único erro que vi foi ” pertencentes aos detentos ” pois as penitenciárias pertencem ao Estado.
O último parágrafo ficou bom. O texto ficou um pouco confuso na introdução, se você especificar mais ficará ainda melhor
Nicoli
Você escreveu bem, um alerta com erros despercebidos: faltou conectivos para iniciar os desenvolvimentos; tu foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho, seus agentes da P.I foram válidos. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Avalie meu comentário como o melhor, assim voltarei mais vezes para te ajudar.
vtoria_lleal
Bom… Achei sua redação muito boa! Parabéns!
1ª competência – Domínio da escrita padrão da língua portuguesa (160)
2ª competência – Compreensão do tema proposto (200)
3ª Competência – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (200).
OBS: Tem alguns errinhos de português, se atente a isso dá proxima.
4ª Competência – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (160).
OBS: Tente sempre começar um período com um conectivo, assim seu texto fica mais coerente.
5ª Competência – Proposta de intervenção que resolva a problemática do tema com respeito aos direitos humanos. (160).