Em Roma e Esparta as pessoas que nascessem com algum aspecto físico diferente, eram excluídos e desrespeitados, bem como poderiam ser mortos pelos pais. Conquanto, hodiernamente, as pessoas com deficiências (PcD) enfrentam diversas dificuldades e irrespeito, assemelhando-se à essas civilizações antigas, o que atua contra a inclusão social desses sujeitos no Brasil. Nesse viés, é evidente que esses cidadãos enfrentam diversas óbices, o qual ocorre devido à acessibilidade dificultada e ao preconceito.
A princípio, à acessibilidade para esse grupo não é ofertada de maneira adequada, condescendendo com a continuidade da problemática. A partir desse prisma, surge a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), com intuito de assegurar cidadania plena e melhorar o acesso desse público às diferentes esferas sociais. Entretanto, à acessibilidade não é realidade frequente no país, resultado, em parte, do desconhecimento do Estatuto da Pessoa com deficiência pela coletividade. Por conseguinte, as PcD continuam enfrentando vários impasses para locomobilidade e inclusão.
Em soma, outro fator que impede a integração dessa população, é o preconceito e a dificuldade de aceitar as diferenças. Nessa perspectiva, Zygmunt Bauman, no conceito de Modernidade Líquida, relata que as relações atuais são fluidas, imediatistas e individualistas. Como consequência desse modelo de organização social, surge a arduidade na inclusão de minorias e favorecimento de preconceitos. Sendo assim, é essencial que a sociedade possua conhecimento das características dessa temática, a fim de eliminar a intolerância e ignorância. Adicionalmente, é imprescindível a atuação da esfera educacional na problemática.
Infere-se, portanto, que as pessoas com deficiência enfrentam diversos empecilhos, ocasionado, também, pelo desconhecimento dos aspectos que circundam o tema. Dessa forma, para que os desafios sejam superados e esse grupo possa ser respeitado, urge que o Ministério da Educação (MEC), juntamente às escolas, difundirem as informações sobre a LBI, expliquem as dificuldades, mostrem os direitos e como melhorar a acessibilidade para esse grupo. Ademais, será executado através de campanhas nas mídias televisivas, redes sociais do MEC e na escola, com participação das PcD, relatando como é o dia a dia e os entraves. Assim, o respeito a eles será algo factível e distante dos ideais de Roma e Esparta.
Atribuam nota por competência… Valeuu♡
CORRIJAM MINHAS DUAS REDAÇÕES QUE ANTECEDEM ESSA, POR FAVOR. ME AJUDARIA MUITO… CORRIJO DE VOLTA! ABRAÇO!!!
powozumisa
Boa noite, você deve se atentar nos seguintes pontos:
1- Erros de ortografia: “irrespeito”- desrespeito, “condescendendo”- coincidindo.
2- Concordância de gênero e utilização da vírgula, no primeiro parágrafo o correto é “As pessoas que nascessem com algum aspecto físico diferente eram excluídAs…”
3- No segundo parágrafo seria interessante utilizar algum dado que exemplifique a quantidade de pessoas com deficiência que não possuem esse acesso.
4- Cuidado ao contextualizar a modernidade líquida, alguns professores de redação já me falaram que é um conceito muito batido e pouco diversificado, principalmente quando não está bem adequado ao tema, no terceiro parágrafo não ficou bem claro a relação dessa citação com o tema.
5- No terceiro parágrafo eu acredito que a frase final, em que fala-se sobre a atuação da esfera educacional, ficaria melhor na conclusão, lembre-se que é necessário deixar a marca de autoria nos parágrafos, ou seja, a sua opinião sobre o assunto.
6- A sua proposta de intervenção possui agente, ação(o que irá ser feito) e efeito, mas não há o modo(como isso irá ser feito) e um detalhamento da primeira proposta. O mesmo ocorre na segunda proposta, faltando ainda o efeito(como aquilo produzirá uma mudança).
7- No último parágrafo o correto é “,ocasionado também,”.
C1- língua portuguesa(160)- devido a erros de ortografia e pontuação.
C2- abordagem/gênero(160)- apresenta bom repertório sociocultural mas necessita de argumentos mais consistentes para se enquadrar no texto dissertativo-argumentativo.
C3- defesa/coerência(140)- senti falta de alguns dados para exemplificar a argumentação e indícios de autoria no terceiro parágrafo.
C4- coesão e articulação(200)- a utilização de conectivos e a articulação entre os parágrafos está muito boa.
C5- proposta de intervenção(100)- pois falta o modo de como a ação irá ocorrer, os efeitos que ela irá causar na sociedade e um detalhamento de como isso irá ocorrer, sugiro responder as perguntas mentalmente para organizar e colocar no texto.
Nota final: 760. Gostei muito da utilização dos conectivos, o repertório sociocultural ficou muito bom, a tese ficou bem explícita, a estrutura da conclusão ficou muito boa, parabéns!
Obs.: Vou roubar algumas dessa palavras “difíceis” para as minhas redações haha.
Avicii
Olá! Muito feliz com sua correção!
Ótimo nível, parabéns! Irá me ajudar muito no desenvolvimento das competências necessárias para alcançar uma boa nota.
Mas na última competência houve um equívoco… É apenas uma proposta inteventiva kkkkkkkkk
Não estou criticando, blz
Enfim, muito obrigado! Abraço!!!
Ahh, se puder de uma olhada na minha redação sobre leitura (a penúltima), pois ninguém atribuiu uma nota e nem avaliou seriamente. Ficaria muito agradecido!
Haja vista que você possui um bom domínio e conhecimento dos mecanismos essenciais para a construção de um texto. Valeuu
Deyse33
Oiiie! Eu não sou muito boa em correção,mas vamos lá!
C1: 160 pontos
C2: 200 pontos
C3:160 pontos
C4: 160 pontos
C5: 120 pontos
Total : 800 pontos
A conclusão está faltando alguns requisitos tente ver e refazer essa parte, tente ver outras redações para ter como exemplo e base. Pode ajudar você a elaborar mais.
Mas continue tentando!
futura_contadora
oie!
espero lhe ajudar,sou estudante como vc e vou avaliar segundo o meu conhecimento
segue as competncias
C1:160 pontos
C2:200 pontos
C3:160 pontos
C4:120 pontos
C5: 120 pontos
TOTAL:760 pontos
Obs: então,sua redação está muito boa,apesar que estranhei um poouco a maneira como vc expressou a primeira alusão,mas amei a da Bauman,e a oeganização está boa.O problema maior na minha opinião está na conclusão,notei apenas 3 elementos dos 5 requisitados,treine isso
PS:mandou recado né kkkk,vou tentar corrigir as sua redações anteriores,mas cumpra sua parte tbm,e por fim não desista de tentar,estude até conquistar suas metas!