Assédio no Brasil contemporâneo

  • 1

No filme “O Escândalo”, baseado nos acontecimentos na emissora Fox News no ano de 2016, o presidente Roger Ailes, durante anos, abusa do seu poder para assediar as funcionárias que queriam uma participação maior na emissora. Diante disso, a conjuntura dessa análise se faz presente no Brasil atual. Essa realidade deve-se principalmente a naturalização do assédio e a falta da abordagem do assunto no ensino básico. Logo, medidas fazem-se necessárias à resolução da problemática.

Em primeiro plano, é importante atentar-se ao fato de que no filme, muitas funcionárias da Fox News naturalizavam o assédio, seja por medo, por vergonha ou por autoculpabilizacao. Segundo a escritora Simone de Beauvoir: “O pior dos escândalos é que nos acostumamos a eles”. Sob essa visão, é notório que muitas mulheres propendem a silenciar-se diante das situações como o assédio. Como prova de tal afirmação, tem-se dados do site vagas.com, o qual constatou que 87% das vítimas não denunciam assédio no trabalho. A naturalização de tal problema ocasiona o aumento dessa porcentagem.

Outrossim, na ótica de Immanuel Kant:“ O homem é aquilo que a educação faz dele”. Com esse ponto de vista, nota-se que as instituições de ensino tem forte influência na formação social do indivíduo, e, palestras educativas contra o assédio contribuiria para a ética do cidadão. Entretanto, essa finalidade apresenta-se dificultada, visto que a falta de preparo do corpo docente e a precariedade na estrutura escolar ainda são observadas. Essa afirmação se faz verdadeira por conta dos altos números de escolas regulares e universidades que não apresentam, em sua maioria, palestras sobre o assédio. Nesse sentido, sem a educação necessária, a “cultura do assédio” ainda se mostrará ativa.

Diante do exposto, urgem as seguintes apelativas: O Ministério da Educação (MEC), por meio de verbas públicas, deve promover palestras, através da escola e da internet, onde abordarão temas como a importância da denúncia e as consequências do assédio no Brasil. Assim, o número de pessoas assediadas no Brasil diminuirá de forma gradual, com a ajuda da educação. Com ênfase a frase de Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Compartilhar

4 Correções

  1. Nota 01 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 03 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 05 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.

    • 0
  2. Olá,tudo bem?Vou colocar em tópicos o que notei na sua redação.
    OBSERVAÇÕES GERAIS:
    .Desvio de pontuação(acentuação gráfica e vírgula).
    .Desvios de gramática.
    OBSERVAÇÕES PARTICULARES:
    .C1(160):Desvios de gramática e pontuação.
    .C2 (180):Argumentos consistentes,porém podem ser mais contextualizados.
    .C3 (160):Com os desvios de pontuação,o texto não ficou tão selecionado e organizado.
    .C4 (200):Possui um ótimo vocabulário.
    .C5 (190):A proposta de intervenção está muito boa,entretanto,no final,ficou um pouquinho desorganizada.
    NOTA FINAL: 890
    Sua redação ficou muito interessante.Não pare de escrever, você está no caminho certo!😊✌

    • 0
  3. Sua introdução está bem clara e precisa, com sua tese bem delineada.
    Em primeiro plano, é importante atentar-se ao fato de que no filme, muitas funcionárias da Fox News naturalizavam o assédio, seja por medo, por vergonha ou por autoculpabilizacao.(SENTI FALTA DE UM CONECTIVO AQUI) Segundo a escritora (…)
    (…)muitas mulheres propendem a SILENCIAR-SE diante das – aqui você deveria ter usado PRÓCLISE, pois muitas está como um pronome indefinido;
    Seu primeiro argumento está ótimo, mas parece mais com um texto descritivo do que argumentativo, use palavras que reforce sua tese;
    (…) as instituições de ensino TÊM.
    No segundo parágrafo do desenvolvimento, você usou a palavra ONDE e essa palavra é exclusiva para indicação de lugares e, pelo que entendi, que não foi esse o sentido empregado a ela. Evite usar essa palavra.
    Sua conclusão está top. Atendendo a todos os questionamentos.
    COMENTÁRIO: Seu texto está excelente, continue treinando e se atente para as marcações.
    Nota:
    1- 160
    2-200
    3-200
    4-160
    5-200
    Total: 920

    • 0
  4. Agradeço se me derem nota estilo Enem vlw….,…………………………………………………………..,.,..,.,.,.,.,..,.,.,..,.,.,.,.,.,.,.,.,.,.,.,.,.,..,.,.,.,.,.,.,.,.,.,..,.,.,.,.,.,.,.,.,.,..,.,.,.,.,.,..,.,.,.,.,.,.,..,.,.,.,.,..,.,.,.,.,.,..,.,.,
    ..

    .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.