Durante o regime militar brasileiro, havia uma influência governamental na mídia por meio da censura, afim de moldar a opinião pública a favor do estado. Na contemporaneidade, em que internet se estabeleceu como principal meio de comunicação, estão inseridos os influenciadores digitais, pessoas nas quais dominam uma viabilidade maior sobre o público, principalmente o juvenil. Gradativamente, há uma interferência dessas celebridades virtuais na formação dos jovens brasileiros, cada vez mais conectados nas redes sociais.
Em primeira análise, é importante destacar o impacto que os influenciadores geram em seu público, atuando como formadores de opiniões e articulando os processos de interculturabilidade. Em razão disso, se espera uma conduta prudente em seus posicionamentos e publicações, diante da reponsabilidade desses indivíduos na formação do caráter de seus seguidores. Recentemente, houve uma polêmica envolvendo a blogueira Gabriela Pugliesi, que durante a pandemia do Covid-19, desrespeitou o isolamento social ao realizar uma festa em seu apartamento, e logo em seguida foi duramente criticada. Dessa forma, os influênciadores podem contribuir negativamente na formação do jovem.
Por conseguinte, as empresas vêm investindo nas celebridades virtuais a divulgarem seus produtos, em virtude do poder de persuadir facilmente os usuários, afim de alcançar um grande público consumidor dos produtos divulgados. De acordo com o filósofo Zygmund Bauman, o mundo globalizado possibilitou novas formas de interação, no entanto, abriu portas para a manipulação e alienação. Assim, se estabelece um controle dos influenciadores sobre o que é consumido pelo público.
Infere-se, portanto, que o impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens brasileiros vem se manifestando de maneiras negativas. Portanto, é necessário que os pais estejam por dentro daquilo que é consumido pelos filhos nas mídias sociais e alerta-los sobre a manipulação que existe na internet afim de estimular o consumismo. Ademais, devem também incentiva-los a desenvolver pensamento próprio, e não serem influenciados inconsequentemente. Espera-se assim construir uma juventude mais crítica e saudável, impedindo que sejam alienados pela mídia.
Rafildees
Olá!! Tudo bem ?! Espero que esteja. Eu gostei muito da sua redação, dos argumentose citações. No entanto, não ficou explícito sua tese na introdução, deixando o parágrafo muito amplo, no qual gerou consequências nos desenvolvimentos, pois seu tópico frasal permaneceu sem as teses. Gostei da sua conclusão, mas não foi estab3lecido o detalhamento – que é uma informação a mais, seja no agente, ação, modo e Efeito. Ex: Portanto é necessário que os pais, RESPONSÁVEIS LEGAIS PELA CRIAÇÃO DOS FILHOS,…
Desta forma o sua proposta de intervenção atingirá nota máxima na competência 5, e consequentemente a sua redação também.
Desculpe qualquer coisa,
Espero ter ajudado.
alineps
Oi Gabriel.. Antes de tudo parabéns pelo seu texto, você está muito bem. Aqui algumas breves observações:
> Na sua conclusão você explica os influenciadores, ok, mas não me diz qual é o problema nisso. Não tenha medo de dizer claramente que essas influências podem ser nocivas,etc. Lembre que o tema da redação sempre traz uma problemática, e deixe isso claro logo na introdução. E tbm não identifiquei sua tese, que é um item da estrutura de redação.
>> O que tenho a dizer sobre seu desenvolvimento é que ao meu ver, você tem uma boa argumentação, mas creio que poderia melhorar a distinção entre os seus dois argumentos. Me parece muito ‘uma coisa só’: a influência negativa. Creio que a falta da tese contribui para isso também, enfim, vejo que falta uma certa clareza.
>> Sobre sua conclusão, notei uma falta de detalhes e modo. Vou tentar fazer aqui uma analise pra te mostrar melhor:
agente: “os pais” – 40 pontos (OBS: seria menos informal se trocado por família.)
ação: “.. estejam por dentro daquilo que é consumido pelos filhos nas mídias sociais e alerta-los sobre a manipulação..” /// “incentiva-los a desenvolver pensamento próprio, e não serem influenciados” – 40 pts
modo/meio: ?
efeito/finalidade: “..construir uma juventude mais crítica e saudável, impedindo que sejam alienados pela mídia.” -40 pontos (OBS: essa finalidade pode ser confundida com o fechamento do texto)
detalhamento: ?
>>Deu pra notar? Ao invés de criar tantas ações, dê detalhes. Como os pais vão saber os que seus filhos consomem na internet? por meio de que? algum app vai avisar? será apenas na conversa? terá sites restritos? como vão incentivá-los? diminuir o tempo em rede social? ajuda com especialistas?… Você tem uma boa proposta, tente deixar mais claro como será realizada.
*Então no geral é isso, parabéns, notei poucos desvios gramaticais, uma média das minhas notas seria assim:
C1: 160 C2: 200 C3: 180 C4: 180 C5: 120 total: 840
*Foi isso, espero que eu possa te ajudar a melhorar ainda mais, parabéns de novo, desculpe qualquer coisa e bons estudos :)))
@Gabriela
Oi, boa tarde.
Tudo bem? Espero que sim!
Introdução: gostei muito da alusão histórica, chamou a atenção para continuar lendo a redação. Só achei que a tese poderia estar mais clara.
Desenvolvimento: gostei bastante, reforçou bem sua defesa do ponto de vista. Só uma dica, cuidado quanto a quantidade de linhas dos parágrafos – porque um parágrafo maior e outro menor pode passar a ideia que em um você soube defender mais e em outro nem tanto.
Conclusão: gostei da conclusão.
Parabéns, espero ter ajudado!