O êxodo rural, caracteriza-se como a saída do homem do campo para a cidade, em busca de melhores condições de vida. Em virtude da maior oferta de trabalhadores, a mão de obra torna-se mais barata, assim, a urbanização é impulsionada pelo surgimento de empresas Nota-se portanto, que a má distribuição de terras ocasiona esse movimento migratório, como também, o inchamento urbano.
A princípio, vale destacar a política do cercamento ocorrida na Inglaterra, que obrigou a migração, dos moradores das terras que foram tomadas pelo governo, para a cidade. Hordiernamente, os brasileiros enfrentam problemáticas similares as dos ingleses do século XVIII, visto que, as terras estão concentradas nas mãos de poucos, o que acarreta uma desigualdade de renda na zona rural. Dessa forma, movimentos como MST(Movimento dos Sem Terra), buscam a equidade na distribuição de terras do território nacional. Sendo assim, urge as autoridades a tomada de medidas que minimizem a problemática.
Ademais, a maior concentração de indivíduos nas metrópoles provoca o inchamento urbano.Dessa maneira, nota-se o êxodo rural como um impulsionador do crescimento desordenado das cidades, visto que, o campo já não supre as necessidades dos moradores. Nesse sentido, cabe ressaltar a escassez no âmbito rural, seja em questões naturais(Nível pluvial), subsídios necessários para o plantio e pecuária ou territorial. Logo, é de suma relevância a equidade na distribuição de recursos, afim de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos brasileiros.
Infere-se, portanto, a necessidade do amparo às famílias em situação de vulnerabilidade na zona rural. Destarte, cabe ao Ministério da Agricultura, responsável pelas relações no setor agrícola e pecuário, a efetivação do programa “Brasil Sem Miséria”, que assistencia as famílias rurais, através da construção de sisternas, auxílio agricultura e seguro produção. Aliado a isso, deve haver a promoção de acordos entre os donos de terras em desuso, para proporcionar a melhor distribuição de terras entre os brasileiros. Assim sendo, será possível a promoção da vida digna, prevista na Constituição Federal, a todos os cidadãos.
[email protected]
oii,raiana,sua redação está muito boa, porém é preciso estudar sobre a estrutura , voce tem uma boa visão isso e muito bom,mas e necessário colocar sua opinião ,e claro não explicita mas discutir ,debater ,sobre seu ponto de vista,sua defesa,deixe clara sua tese ,mas com treino voce vai longe ..parabéns …. eu também estou aprendendo muito com todos….boa tarde ………
Isabelamelosilva
Boa tarde! Tudo bem? Tenho algumas pontuações a fazer em sua redação. Segue:
Introdução: inadequado uso da virgula e em outros momentos há a falta dela. Não tem uma tese clara.
D1: esse parágrafo ficou parecendo uma introdução. Também há o uso inadequado da vírgula e parece que você não soube organizar corretamente seus argumentos. Falta de citações, etc.
D2: aqui também você não soube organizar suas ideias, boa proposta. Mas você poderia utilizar alguma citação, dados, etc. É sempre bom.
Intervenção: alguns erros gramaticais, uso inadequado da vírgula e algumas palavras foram “comidas”. Também não tem detalhamento. Fique sempre em detalhar neste parágrafo. Lembre-se: não é obrigatório colocar 2 propostas, se você colocar só uma e detalhar a mesma, ficará perfeito e você consegue 200 pontos na competência 5 facilmente. + não ficou legal colocar a constituí federal bem na finalidade de sua redação, ficaria interessante se você tivesse colocado sobre na introdução.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 160
TOTAL: 680
Joziane silva Cardoso
Decorrer o texto muito bem! Tem excelentes argumentos. Proposta de intevacao bem elaborada. 840 pontos. No meu ver esta boa a redação, nao posso ser mas clara pq nao entendo muito sobre redação, apenas o básico dos básico.
Demostra um otimo domínio da norma culto, e do padrão exigido na redação do enem.