Iniciante

Mobilidade urbana brasileira ENEM

  • 0

Na obra “Cidadão de papel” de Gilberto Dimenstein, retrata críticas à Constituição, no qual faz jus à inefetividade dos direitos e a desigualdade de acesso aos benefícios normativos. Nesse viés, é notória a problematização da mobilidade urbana, mediante a superlotação de transportes e o engarrafamento das grandes cidades, que levam à insegurança e ao impacto ambiental.

Em primeiro plano, a insegurança devido da lotação exacerbada em ônibus e metrôs é recorrente. Nessa lógica, os passageiros estão sujeitos diariamente à furtos, assédio moral e sexual. Portanto, a falta do investimento nos meios de locomoção favorece à ambientes precários para segurança pública.

Em segunda análise, o impacto ambiental gerado pelo aumento do fluxo de automóveis é constante. Nesse contexto, a região metropolitana de São Paulo é um dos exemplos que sofrem de longos engarrafamentos, propícios para a liberação dos combustíveis que contribuem  na propagação da poluição, gás carbônico e por fim, do aquecimento global.

Em síntese, a insegurança e o abalo no meio ambiente está associado a inadimplência do direito à mobilidade urbana. Nesse cenário, é preciso a conscientização do uso das bicicletas, construção de ciclovias e a disponibilização de transportes públicos por meio da mídia, junto ao Governo Federal ,como também a ampliação de rodovias, e a adoção de rodízio de carros por meio da administração estatal, a fim de trazer segurança aos passageiros e a diminuição do fluxo de automóveis.

Agradeço qualquer avaliação que vier. Se for possível dê sua nota. Por Favor.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, Rafildees. Bom dia!
    De início, sua redação está BOA! Falta complementar alguns detalhes. Quando for fazê-la, tente pensar que o corretor é o seu inimigo e você tem que convencê-lo de sua ideia. convencer no sentido de REFUTAR mesmo kkkk
    Sua introdução está bem articulado, demostrando as teses explícitas. isso auxilia muito , pq já tenho uma ideia do que se tratará o texto. Senti falta de uma contextualização que ligasse o seu conhecimento externo com o problema abordado! (isso é essencial para ganhar pontos na competência 2!)
    No seu primeiro parágrafo de argumentação ficou bem fraco. Você conseguiu abordar o que pensava, mas com insuficiência de recursos que a comprovasse.
    No parágrafo seguinte, houve uma boa abordagem, mas não explícita, do tipo: como isso ocorre?
    Sua conclusão ficou bem completa, com AGENTE, MODO, AÇÃO, E FINALIDADE, mas prefiro que você aborde nela seus dois posicionamentos acima.
    No mais, É EVIDENTE QUE VOCÊ TEM UM BOM DOMÍNIO DA ESTRUTURA TEXTUAL, BASTA APENAS TER CUIDADO E FAZER UM PLANEJAMENTO TEXTUAL ANTES DE COLOCAR SUAS IDEIAS NO PAPEL!
    Nota: média de 650

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.