queria pedir para que corrigissem minha redação de acordo com as competências do enem, e que me digam onde errei para que possa melhorar :)
“Prefeitura recolhe 33 toneladas de lixo das ruas durante carnaval de Campinas” foi o título da matéria publicada em 2020 pelo portal G1, que evidencia o descaso populacional em relação ao meio ambiente no país. Nesse contexto, a falta de preparação dos docentes e a ausência de políticas públicas direcionadas ao tema contribuem para o agravamento da situação.
A princípio a Constituição Brasileira prevê no artigo 225 que a educação ambiental deve ser promovida em todos os níveis de ensino, porém não disponibiliza meios de qualificação para esses profissionais abordarem o assunto de forma eficiente nas salas de aula. Desse modo, não estamos utilizando corretamente a “arma mais poderosa do mundo”, de acordo com Mandela, para a formação de indivíduos com consciência ambiental.
Ademais, existe uma despreocupação do Estado em relação ao assunto. Crimes ambientais como o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho permanecem impunes, evidenciando a falta de medidas governamentais para preservação do meio ambiente. Dessa forma, o Estado se torna uma “instituição zumbi” em que existe e se mantém, porém, sem sua essência. Ou seja, sem sua função social de promover a sustentabilidade.
Desse modo, é evidente que a educação ambiental no Brasil sofre com grandes desafios que vão desde a formação do indivíduo até esferas do poder público. Para mudar a atual conjuntura, é essencial que o MEC atue com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação promovendo palestras e atividades nas instituições escolares por meio de profissionais capacitados com a finalidade de ensinar aos alunos a importância da natureza e principalmente como devem preservá-la. Paralelamente, ONGs como Greenpeace devem apoiar candidatos com propostas ambientalistas.
jotta2909
Olá, tudo bem?
Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar.
Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita.
Pontos a melhorar: essa competência é a mais difícil de todas, em sua redação notei alguns desvios gramaticais e de sintática. Em suma nesse quesito sua redação está muito boa.
Na minha opinião o corretor daria 180 pontos nesse quesito.
Competência 2: compreender o tema, utilizar de todos os conhecimentos para o desenvolvimento dos argumentos.
Pontos a melhorar: você poderia citar o tema na introdução e na conclusão evidenciando do que vai falar, pois na sua introdução da uma ideia de que o problema possa ser o desinteresse da população pelo meio ambiente. Além disso, vi também que você utilizou fatos históricos “Mandela”, porém achei que você poderia ter usufruído mais de alusões históricas, culturais, sociologicas e filosóficas.
Acredito que o corretor daria a esse quesito 140 pontos.
Competência 3: organizar os argumentos de forma a terem marca autoral.
Pontos a melhorar: Depois do primeiro esse é o mais difícil de conseguir os 200 pontos, vi que você fez uso de parte dos textos motivadores, isso não é considerado como marca autoral já que não foi você quem escreveu mais sim um dado de outro texto, geralmente é muito utilizado alusões históricas, culturais, filosóficas e sociologicas.
Acredito que o corretor daria 140 pontos.
Competência 4: demonstrar os quesitos linguísticos para a construção da argumentação.
Pontos a melhorar: notei que você fez uso de conectivos mais comuns, recomendo usar aqueles mais formais nós inícios dos desenvolvimentos.
Neste quesito acredito que o corretor daria 160 pontos.
Competência 5: elaborar conclusão com proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
Pontos a melhorar: sua conclusão está muito boa, você fez uso de 4 dos 5 quesitos, não consegui achar a descrição. Os 5 quesitos são: meio/modo, finalidade, descrição, ação(o que será feito), agente solucionador.
Acredito que o corretor daria 180 pontos.
Pontuação final: 800 pontos.
Em suma, achei sua redação com temática interessante, além de estar acima da média, parabéns.