Ao decorrer dos séculos, precisamente, desde o início da história, a humanidade vem lidando com várias ocorrências epidemicas. Hodiernamente, a ciência, junto com os meios tecnológicos, se torna indispensável para a busca de soluções. A problemática surge devido ao fato da supressão informacional e a precaridade do sistema de saúde que dificultam o papel da ciência.
Analogamente, segundo Mahatma Gandhi: “A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos”. Logo, compreende-se a importância do pensamento social para o combate das epidemias, pois a ciência não é capaz de reverter a situação sem a ajuda do corpo social. Tal fato pode ser comprovado pelo episódio ocorrido no Brasil -início do século XX, Rio de Janeiro- conhecido como A Revolta da Vacina, que mediante a falta de conhecimento populacional sobre a vacina gerou inquietação.
Ademais, a precaridade do sistema de saúde, refletido pelo au governo, mediante a falta de investimentos na área e empregamento profissional se torna impossível dar conta da demanda de enfermos. Logo, em cenários de desigualdade não são todos que dispõe de tratamento, ocasionando a proliferação de doenças.
Sob esse viés, faz-se necessário quanto aos impasses informacionais e precários, que o governo, por meio de investimentos, auxilie na construção de hospitais e gere infraestrutura para dar conta da demanda de pacientes infectados. Além de medidas profiláticas, saneamento e educação para informar, por meio de palestras. Somando a isso veículos informacionais para conscientizar a população para ajudar no cumprimento do papel da ciência.
Os desafios da ciência no combate as epidemias.
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Myrian Moraes
A ideia geral do texto está muito boa, vejo dois pontos argumentativos pertinentes a serem abordados.
Você precisa desenvolver mais suas ideias, pois a abordagem está muito simplista. Na introdução, não fica clara a tese, o parágrafo está mais expositivo do que argumentativo.
Sobre os recursos coesivos: acredito que esteja bom! Talvez não receba nota máxima exatamente pela estruturação estar um pouco confusa e simplista e isso compromete um pouco a ideia que você quer passar.
Sobre a norma padrão: percebo desvios que precisam muito ser revisados e também a construção de algumas frases não está conforme a norma culta, ou seja, há marcas de oralidade/informalidade. Tente evitá-las, pois é bem fácil perder bastante ponto nesse critério!! (Além disso, tome cuidado com períodos muito curtos ou muito longos, pois além de perder ponto na competência 1-norma culta- também comprometem muito o entendimento do texto)
Sua conclusão está boa, mas talvez não ganhe nota máxima por não ter detalhamento e pela frase final estar um pouco confusa. Tente sintetizar com uma frase simples e de fácil entendimento! O importante é desenvolver durante a argumentação, no final você vai estar apenas “amarrando” tudo isso.
No geral, avalio como um texto bom. Como já disse, só precisa reorganizar suas ideias de maneira mas clara e coerente, mas tenho certeza que com treino logo ficará perfeito, pois você escreve muito bem e tem um raciocínio bom de acordo com o tema!
Bons estudos, precisando de ajuda pode chamar :)
mechamo_italo
Em suma: O texto até está bom, mas tem alguns detalhes que tomam sua pontuação
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INTRODUÇÃO
Sua contextualização tava bem, mas desde do inicio da história existe epidemias? desde da época dos dinossauros? porque a história em si estuda do Período da pedra até os dias atuais, então acho que ”desde do inicio da história não colou ai”.
Sua tese e seu direcionamento está show mas tente usar mais conectivos
Repetiu o artigo ”a” 5 vezes
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DESENVOLVIMENTO
Cuidado em relação as aspas porque muitos corretores acham errada em utilizar em um texto argumentativo-dissertativo.
Seu argumento no 2 parágrafo está show, fechou o desenvolvimento perfeitamente
Repetiu o artigo ”a” umas 4 ou 5 vezes
O 3 parágrafo já faltou um repertório, faltou você concretizar e firmar seu argumento. O 3 parágrafo não pode ser menor que o 2, então faltou você explicar pro corretor uma forma de convencer que seu argumento é verídico de forma que ficasse consistente. Então, achei fraco…
Repetiu o artigo ”a” 3 vezes
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CONCLUSÃO
Sua conclusão está ótima
De verdade eu acho só que faltou uma vírgula no fechamento, porém, 1 erro uma vez é sem problemas mas 2 ou mais já conta
COMPETÊNCIA 1: 140(repetição de artigos)
COMPETÊNCIA 2: 180
COMPETÊNCIA 3: 100(faltou uma alusão no 3 parágrafo deixando ele meio inconsistente e organização estrutural como por exemplo o 2 paragrafo maior que o 3)
COMPETÊNCIA 4: 160
COMPETÊNCIA 5: 200
NOTA: 780
AnnaSAbreu
INTRODUÇÃO
– Erro de acentuação em “epidêmicas” e de escrita em “precariedade”.
-Na hora de colocar a problemática, acho que ficou muito solto (não foi colocado nenhum elemento coesivo que possibilitasse ligar a segunda oração com a terceira)
Então sugiro uma alteração: …busca de soluções, tais, dificultadas devido ao fato da supressão informacional e a precariedade do Sistema de Saúde Pública do Brasil.
DESENVOLVIMENTO
-Seu primeiro parágrafo de desenvolvimento está lindo, nenhum erro de acentuação e alusões válidas.
-Já no segundo de desenvolvimento deixou um pouco a desejar na organização do parágrafo e na escrita (precariedade, novamente, o que já acarreta perda de pontuação)
Esse entre virgulas da primeira oração me pareceu estranho. Acho que ia colocar algo, porém deve ter esquecido…
Se não, aconselho mudanças: “…do sistema de saúde é reflexo da ineficácia do governo, comprovada diante da falta de investimentos nesta área e no empregamento de profissionais, que não dão conta da demanda de enfermos. Logo….. dispõem ….”
(Erro de concordância no dispõe. ” Todos dispõem”
CONCLUSÃO
Sua conclusão está bela, com todos os elementos pedidos. Só aconselho a fazer um “fechamento” de parágrafo, que serve como fechamento do texto. Normalmente esses contêm as palavras-chave da proposta.
COMPETÊNCIA 1- 120 (por conta dos 2 erros na mesma palavra, 1 de acentuação e 1 de concordância)
COMPETÊNCIA 2- 160 (falta de repertório)
COMPETÊNCIA 3- 120
COMPETÊNCIA 4- 160
COMPETÊNCIA 5- 200
NOTA FINAL: 760