Na canção “Planeta água” de Guilherme Arantes, é retratado o uso da água e suas maravilhas dentro de um planeta, cujo uma das principais características é a água. O Brasil é um país privilegiado com esse recurso, já que abriga mais de 10% da água mundial, porém nos últimos anos têm passado por sufocos com a falta da mesma. Mediante a isso é importante discutir dois fatores que amparam a falta de água: a poluição das águas e seu uso exacerbado.
Em primeiro lugar, na série norueguesa “Ragnarock” exibida na Netiflix, é abordada a poluição regional dos rios causada por produtos químicos gerados por fabricas. Análogo a isso no Brasil nos anos de 2015 e 2019 ocorram o rompimento das barragens de rejeito das cidades de Mariana e Brumadinho. Em seguida, as consequências foram inúmeras. Contaminação de rios, a falta de recursos hídricos e a morte de peixes. Devido à magnitude das tragédias, com a consequente poluição de duas importantes bacias hidrográficas brasileiras, grande quantidade de água se tornou imprópria para o consumo humano. Estima-se que os rejeitos lançados ao mar acarretarão efeitos por pelo menos 100 anos.
Em segundo lugar, o uso da água em todas as regiões brasileiras está acima do limite. o consumo aumentou em pelo menos 0,6% nas regiões Sul e Sudeste, causado por hábitos inadequados da população. Assim como, entre os setores que mais consomem água estão: o industrial, agrícola e energético. Uma das razões para isso, é o crescimento constante da população mundial que exige mais alimentos e energia elétrica. As Nações Unidas (ONU) preveem que, em 2030, a sociedade vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Até 2050, a demanda por alimentos e por energia crescerá 70% e 60%, respectivamente. Ou seja se nenhuma prática para planejar o consumo não forem tomadas, a escassez da mesma pode ocorrer.
Portanto, medidas são necessárias para conter a poluição das águas e seu uso exagerado. Ademais, a Agência Nacional de Águas deve gerenciar ações que regulamente o uso racional da água, por meio de assembleias com os principais representantes dos respectivos setores que mais consomem água, a fim de conter um futuro colapso hídrico. Logo após Ministério do Meio Ambiente deve fiscalizar os agentes causadores de poluição, afim de deixar água sempre em condições de uso humano e para todos os outros organismos que dependem dela. Ainda, a população deve adotar medidas que evitem o desperdício e o descontrole em relação aos índices de consumo. Dessa forma a sociedade brasileira terá um consumo consciente e serão garantidos que fatores externos não causem danos a esse elemento essencial na manutenção da vida humana.
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Oi Naiara, gostei muito de sua redação, porém você deve se atentar mais no uso excessivo de pontuação e na falta de vírgulas em algumas partes do texto, assim como na repetição de uma mesma palavra ao longo da redação e também nos erros de concordância verbal😉 Outra coisa na qual você poderia melhorar é na forma como você argumenta, pois que lê pode pensar que é um texto expositivo pela grande quantidade de dados estatísticos, tente expor mais sua opinião indiretamente.
Marcos_M
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (80)
TÊM – PLURAL (O BRASIL (…) TEM PASSADO)
(OCORRERAM O ROMPIMENTO)
(FORAM INÚMERAS: (…))
(OU SEJA, SE NENHUMA PRÁTICA (…) FOR TOMADA)
A FIM – FINALIDADE; AFIM – AFINIDADE (A FIM DE DEIXAR ÁGUA)
VERBO CONCORDA COM SUJEITO (MEDIDAS QUE EVITAM (…) FATORES EXTERNOS QUE NÃO CAUSAM)
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (180)
DICA: CONTINUE COM OS ARGUMENTOS BEM FUNDAMENTADOS (EXEMPLOS DE FATOS CONCRETOS, DADOS)
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (160)
DICA: CONTINUE COM O PONTO DE VISTA BEM DEFINIDO (SIM OU NÃO)
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (180)
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (180)
TOTAL (780)
Boa noite Naiara, tudo nem ?
Então sua redação estar de acordo com as normas da redação do Enem, mas em principio você precisa prestar atenção as pontuações. Assim o uso de palavras usadas repetidamente, porem, você foi bem articulada com suas ideias e também tomar cuidado ao citar duas coisas na redação , contudo você conseguiu deixar bem coerente.
Vanessa Almeida
Boa noite Naiara! No primeiro parágrafo há muita repetição da palavra “água”, percebi que falta vírgulas em algumas partes do seu texto, tipo depois do conectivo “Análogo a isso”. Nos dois parágrafos você utilizou bastante dados estatísticos, isso mostra que você tem repertório, porém tente expor também a sua opinião, para que o texto não fique expositivo, mas sim argumentativo. No geral seu texto está bom, você tem uma boa estrutura, só procura ficar atenta a ortografia, pontuação, vírgula etc. :)
pedrogarcia123
Boa tarde, Naiara, tudo bem?
Vamos lá.
A sua redação está maneira, apresenta a estrutura que o Enem pede, porém há algumas coisas que precisam ser corrigidas como gramática, pontuação e argumentos de autoridades para legitimar o que você fala, pois sem isso, o corretor pode descordar do que você fala a bel prazer por não ter uma legitimidade consolidada.
c1 120: Aqui é onde eu vi mais dificuldades logo na introdução que são , “CUJO UMA DAS”, “TÊM” e “FALTA DA MESMA”.
Lembre-se de que o pronome relativo “cujo” ele é flexível e concorda com o substantivo que vem à sua frente, neste caso” principais. bastava você ter colocado: CUJAS principais características é a água. (não coloque artigo na frente do “cuja” também. o caso do verbo “ter” é de concordância nominal O Brasil é um país privilegiado com esse recurso, já que abriga mais de 10% da água mundial, porém nos últimos anos TÊM passado. Leia com calma e veja que o sujeito do verbo “ter” é o Brasil e precisa estar no singular para concordar. Por fim, aqui é um dos erros mais recorrentes das redações: o uso “da mesma” para retomada de alguma palavra. Nai, não use essa palavra, pois ela não tem função de retomada, use um pronome diferente, beleza? e revise as vírgulas.
c2: 200: você apresenta uma estrutura bacana que atende a um domínio dissertativo-argumentativo.
c3: 160: pois você possui um repertório, porém não se legitima algumas situações que você propõe como ” Estima-se que os rejeitos lançados ao mar acarretarão efeitos por pelo menos 100 anos.” e “o consumo aumentou em pelo menos 0,6% nas regiões Sul e Sudeste, causado por hábitos inadequados da população. ” qual é a fonte disso? onde eu encontro. Dessa forma como está escrito parece que é apenas uma ideia jogada para completar um parágrafo.
c4: 160, visto que faltam conectivos para concatenar as ideias, na introdução quando você problematiza já falta um conectivo para manter a fluidez do texto.
c5: 160, a sua conclusão está longa, porém não apresenta um detalhamento nos 3 períodos de proposta. fique atento aos 5 critérios necessários.
NOTA: 800
biah.mxx
Boa tarde Naiara,
sua redação está muito boa. Ela abrangeu várias áreas em que a água e falta dela está ligada, o que a enriqueceu muito. Achei que no primeiro paragrafo poderia ter evitado a repetição continua da palavra “água” e no segundo paragrafo poderia ter citado a morte de pessoas .
Fora isso com certeza sua redação é nota mil.