Doutor

Necessidade de preservação da Floresta Amazônica

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Na fase fase nacionalista do Romantismo Brasileiro, autores como:Antônio Gonçalves Dias, Joaquim Manuel de Macedo e José de Alencar idealizavam a pátria e a colocavam sobre todas as coisas. Contudo, tal preocupação com a nação não é evidenciada não é evidenciado no Brasil contemporâneo, em que a falta de cuidados e meios para conter o desmatamento, principalmente da Floresta Amazônica, não são visto. Nesse âmbito, dois fatores contribuem para a falta de preservação dessa mata: a ausência de consciência da população  somada à falta de medidas eficientes por parte do Estado.

Primeiramente, cabe avaliar que medidas estatais não estão sendo tomadas para amenizar o desmatamento. Tal cenário é evidenciado no filme “Rio 2” em que os personagens: Blue, Jade e Túlio vão à Amazônia, e presenciam cenas entristecedoras de desarborização e queimadas. Fora da ficção, isso também ocorre, e esses problemas advêm da falta de medidas preservativas essenciais, tais quais: fiscalização de fronteiras e da própria mata.

Ademais, é notório que a sociedade encontra-se inconsciente sobre os malefícios do desmatamento. Nesse contexto, a problemática se agrava em virtude do pensamento de Karl Marx, o qual afirma: “A consciência não determina o ser, mas o ser social que determina a consciência.” Portanto, a ausência dela na população corrobora o desflorestamento, uma vez que os indivíduos tenderão a desconhecer os riscos e consequências de atos que incentivam tal ação, e, desta forma, o impasse permanecerá vigente.

Portanto, compete ao Estado, por meio do MMA (Ministério do Meio Ambiente), que tem por função socai: promover estratégias de preservação ambiental, elaborar projetos de defesa à Floresta Amazônica. Essa ação deve ser feita por do meio do investimento em fiscais, escoltados pela polícia ambiental (com o intuito de fornecer segurança), que multarão e prenderão indivíduos que desmatam. Espera-se que com isso, os níveis de desflorestamento caiam, e, por conseguinte, a Amazônia seja preservada. Somente assim, o Brasil será como antes idealizado pelos romancistas da fase nacionalista.

CORRIJAM POR COMPETÊNCIA POR FAVOR.

GRATO

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5 Correções

  1. Olá, Matheus!
    O seu texto está bem estruturado, demonstra um domínio do tema. Ademais, soube contextualizá-lo e propôs boas soluções. Vamos a correção por competências do ENEM:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    120 – Poucos desvios gramaticais. Atenção ao uso da vírgula e a repetição de palavras. Fato evidenciado, principalmente, na Introdução.
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    200 – Apresentou um ótimo repertório sócio-cultural.
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    200- Mostrou planejamento prévio do texto, estando bem estruturado quanto aos seus argumentos.
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    160- Apresenta um bom repertório de conectivos. Porém repetiu em dois períodos seguidos o conectivo “Portanto”.
    5. Respeito aos direitos humanos
    200 – Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada e relacionada ao tema.
    Nota: 880.
    Espero ter ajudado! Continue escrevendo, rumo ao 1000!

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  2. Vc conseguio implementa o assunto abordado de um jeito subjetivo e coreto , conseguio implementa assunto do cotidiano e que englobou todos os aspectos de certa forma também conseguio ser objetivo é fez um trabalho maravilhoso ao comparar a nossa situação com uma ilusão histórica sitando o romantismo e algums escritores tão renomados. Vc conseguio implantar uma coesão e coerência adequada e isso possibilitou uma ênfase

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  3. Olá Matheus! Parabéns por escrever.
    Vamos a redação:
    A princípio, é muito nítido o seu cuidado na elaboração visual do texto, pois o encadeamento de ideias, orações e argumentos é muito bem escolhido e exemplificado. Nesse sentido, é válido ressaltar que o ligamento entre os argumentos da tese e os tópicos frasais de cada parágrafo de desenvolvimento conversam muito bem entre si. Além disso, os ganchos temáticos introduzidos no decorrer da produção textual agregam sentido ao seu ponto de vista e convencem o leitor no que está sendo abordado na sua argumentação. No entanto, a superficialidade das contextualizações as outras áreas do conhecimentos são pontos negativos que devem ser trabalhos, visto que a menção aos autores da fase nacionalista do Romantismo brasileiro trouxe informação, mas de forma escassa ao leitor. Nesse viés, a proposta de intervenção foi bem elaborada ao argumento da falta de medidas eficientes por parte do estado, porém a outra causa/questão que era a ausência de consciência da população não foi diretamente solucionada/amenizada pela sua proposta. Sendo assim, é muito claro que o seu texto tiraria uma pontuação maior que 800, mas por erros pequenos a nota 1000 não seria alcançada. Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
    Rumo ao 1000!

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  4. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    120 – Poucos desvios gramaticais. Atenção ao uso da vírgula e a repetição de palavras. Fato evidenciado, principalmente, na Introdução.
    COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das
    várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
    estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
    fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
    necessários para a construção da argumentação.
    COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
    respeitando os direitos humanos.

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  5. COMPETÊNCIA 1 : Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
    Portuguesa.
    60 OBS: repetição de partes de frase e palavras.
    COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das
    várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
    estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    80
    COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
    fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    60
    COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
    necessários para a construção da argumentação.
    60
    COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
    respeitando os direitos humanos.
    60
    vlw

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