Metrópoles de água

  • 1

O mundo hoje vive as consequências de medidas mau elaboradas. Entre elas a construção de cidades sem planejamento urbano acarretando problemas sociais e ambientais. Entre elas temos as enchentes nas grandes cidades, ocasionando na perda de bens dos moradores e na propagação de doenças.

Nas cidades de grande centro comercial e nas metrópoles é frequente ter inundações,  como em São Paulo que no começo do ano teve suas principais avenidas, como a Avenida Brasil, interditada devido ao alagamento e moradores de diversos bairros evacuando de suas casas devido a água da chuva já ter entrado em suas residências. São situações alarmantes e que traz prejuízos para a sociedade, afetando comerciantes que ficam com produtos inutilizáveis e moradores que podem chegar a perder seus documentos além dos móveis residenciais.

Em 1905, Oswaldo Cruz, médico e secretário da saúde do Rio de Janeiro, colocou em prática planos para combater as doenças que estavam espalhadas pela capital, que apos revoltas (Revolta da Vacina) teve seu objetivo alcançado e doenças como febre amarela e varíola foram controlados. Todavia, as enchentes que afetam o Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades podem trazer de volta essas doenças. Isso porque, devido a água da chuva não ter um escoamento adequado ao se encontrarem com águas de esgotos bactérias e doenças que podem estar no esgoto acabam sendo disseminadas ao decorrer do alagamento. Prejudicando principalmente aqueles que vivem nas periferias que por terem esgotos a céu aberto são os primeiros a ter contatos com contaminações.

Dado o exposto, percebe-se que os problemas das enchentes afetam toda a comunidade e podem retomar problemas antigos. É preciso que, seja adotada pelos governos municipais e estaduais projetos como arborização de cidades para ter um melhor escoamento evitando alagamentos futuros. Além de o Ministério da Saúde aplicar tratamento de esgotos nas periferias acabando diminuindo os esgotos a céu aberto prevenindo a população de doenças que podem vir a surgir.

Compartilhar

10 Correções

  1. Putz, sua introdução ficou muito dhr. Sua forma de elaborar os conteúdos são bons, só faltou uma alusão para ficar perfeito.
    No D1 faltaram mais coisas. De novo você esqueceu de colocar A FONTE dos dados que colocou e isso é MUITO IMPORTANTE. Se você achar um matéria no jornal, internet, livro coloque SEMPRE o nome do autor e o que ele é para sociedade (Filósofo, Sociólogo, Jornalista) ou o nome do site ou empresa (ex: G1, R7, IBGE etc). Você gastou 5 linhas só falando do caso de SP, o que pode transformar seu texto em expositivo e zerar sua redação. O final ficou legal porque você expôs sua opinião e isso também muito importante, porém acabou escrevendo alguns trechos em primeira pessoa, o que também está errado.
    Já no D2 você finalmente colocou a fonte. Ficou muito bom a ideia em geral (poderia ter sido reduzida? sim, poderia), só que novamente ficou muito expositivo e menos argumentativo, CUIDADO.
    A conclusão ficou bem bacana, você conseguiu elaborar duas soluções boas. O que faltou foi a finalidade: o que de bom acontecerá para a sociedade se as ações que você colocou forem cumpridas?

    • 2
  2. Seu título ficou muito interessante e o uso de repertórios valorizou muito seus argumentos e sua redação também tem uma ótima fluência.
    Para melhorar:
    – Atenção a erros gramaticais e repetições, como o uso de “mau” no meu conhecimento acho que seria “mal”, porém não tenho certeza.
    – O uso de conectivos principalmente no início dos desenvolvimento.
    parabéns pela redaçaõ.

    • 1
  3. Curti sua introdução, poderia ter feito alguma alusão logo no inicio. seu desenvolvimento aparentemente ficou com raizes em textos expositivos. Cuidado pode zerar sua redação. sua conclusão ficou boa.
    Nota: 770

    • 1
  4. Achei uma excelente redação! Parabéns!!
    Seu título ficou muito interessante e o uso de repertórios valorizou muito seus argumentos e sua redação também tem uma ótima fluência.
    Para melhorar:
    – Atenção a erros gramaticais e repetições, como o uso de “mau” no meu conhecimento acho que seria “mal”, porém não tenho certeza.
    – O uso de conectivos principalmente no início dos desenvolvimento.
    – A conclusão mais detalhada.

    • 1
  5. Olá, tudo bem?
    1° gostei bastante da sua introdução, mas você repetiu “entre elas”, busque por conectivos para da uma alavancada no seu repertório.
    2° como falei antes, senti falta de conectivos no seu D1 também, quando cita “como em São Paulo que no começo do ano” no começo de que ano você se refere? No mais, você argumenta muito bem.
    3° o seu D2 ficou muito bom, mostra que você tem um bom dominio da normal culta e do repertório socio cultural tambem. Meus parabens!
    4° sua conclusão ficou muito boa tambem, só faltou detalhar um pouco mais sobre o que foi dito.
    Nota: 780

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.