O livro ”Marley e eu” conta a história da relação de carinho entre um homem e seu cachorro, e o personagem Jonh Grogan faz a seguinte afirmação : ”um cachorro não se importa se você é rico ou pobre apenas dê seu coração e ele lhe dará o dele.”. De fato os animais domésticos se tornaram os melhores amigos do homem no contexto atual ,livrando milhares de pessoas da solidão e até mesmo da depressão, porém o número de animais de rua tem aumentado devido a falta de interesse nesses e com isso os maus tratos a eles.
No ano de 2018 um caso de maus tratos ao animal envolvendo o Super Mercado Carrefour chocou o mundo quando uma cadela de rua foi espancada até a morte pelo segurança do local ,o acidente gerou grande comoção e raiva entre a população brasileira. Outro acontecimento que podemos citar foi o de 2019 onde um grupo de adolescentes espancaram e atearam fogo em um gato e rua causando a morte do animal ,os jovens foram indiciados por maus tratos.
Uma pesquisa feita pelo super mercado Carrefour após o acontecimento apontava que a cada 10 pessoas 9 presenciavam maus tratos aos animais de rua e apenas 2 denunciavam oque é um número alarmante considerando a quantidade elevada de casos.
Com vista no que foi mencionado a criação de postos para adoção de animais abandonados deve ser criada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) onde animais serão acolhidos,postos para a adoção e uma fiscalização regular será feita em propriedades com animais domésticos procurando melhorar a vida e a segurança dos animais no geral,além da criação de um delegacia de denuncia contra violência aos animais englobando as comunidades brasileiras a fim de incentivar a denuncia desses casos de agressão contra os seres inofensivos.
Lorrane_depaula
Você se perdeu um pouco quanto a estrutura do texto dissertativo- argumentativo, acarretando falta de coerência e coesão textual.
***** Seu texto apresenta bastante repertório sociocultural , porém quase não é perceptivel trechos de sua autoria e posicionamento.
Estrutura textual dissertativa-argumentativa:
Introdução: 6 a 7 linhas
-contexto repertório sociocultural ( livros, filmes, dados históricos, músicas, leis, constituição,citação de personalidades etc.)
-tese problematica (ampliação do tema)
-reflexão (expor pelo menos dois fatores como causas da situação)
Desenvolvimento 1: 7 a 8 linhas
-tópico frasal ( retomar um dos fatores ditos na introdução de forma breve, objetiva e clara)
-desenvolvimento (ampliação do tópico frasal use repertório sociocultural e ja faça o posicionamento)
-reflexão do que foi exposto.
Desenvolvimento 2 : 7 a 8 linhas
-tópico frasal ( retomar um dos fatores ditos na introdução de forma breve, objetiva e clara)
-desenvolvimento (ampliação do tópico frasal use repertório sociocultural e ja faça o posicionamento)
-reflexão do que foi exposto.
Conclusão: 6 a 7 linhas
-Retomada da tese( seu texto deve ser redondo essa não é a hora de adicionar novas informações).
-Detalhamento( ação -o que vai ser feito?-
agente- quem fará?-
meio- que recursos vão ser usados?
efeito- o que resultara?
finalidade- para quem será feito essas intervenções?)
-Frase de efeito ou reflexão curta.
MatheusAlm65
Bom dia!!
Percebi que no 3 paragrafo ( 2 parte do desenvolvimento) você fez ele com menos quantidade de linguas em relação a os outros parágrafos.
Outrossim recomendo o uso de um melhor vocabulário com palavras mais chamativas que irão lhe trazer pontos a mais.
Sua proposta possui ação, agente, efeito e detalhamento, porém não possui o meio. Lembre-se sempre de perguntar à ação como ela será colocada em prática para “achar” o meio.
Busque usar mais conectivos para que seu texto não fique semelhante a uma lista.
Fora isso você esta no caminho certo, usou citação e conseguiu fazer bom uso dela.
VíviaFernandes
belo desenvolvimento,exposição de fatos, situações e dados durante o decorrer do texto, entretanto a introdução ficou um pouco vaga, o que eu indicaria uma reavaliação da problemática, e contexto para algo mais “chamativo”. E em relação a conclusão, ótima tecnica de intervenção, daria tbm para acrescentar o castramento gratuito e hospitais veterinários, pois grande da maioria dos animais de ruas, estão doentes, o q leva as pessoas não quererem adotarem, por conta dos custos, mas isso é só uma dica. Meus parabéns <3