De acordo com matéria do portal infoescola, o Brasil é responsável pela produção de 240.000 toneladas de lixo por dia. No entanto, de toda essa produção de resíduos, apenas 4% é destinado a reciclagem. Dada a situação, a quantidade exorbitante de lixo descartado nos famigerados aterros sanitários, lixões ou de forma inadequada traz graves problemas no tocante da mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável. Tornando necessário o debate sobre a gestão do lixo no meio social movido pelo consumo.
Antes de mais nada é preciso compreender que na sociedade capitalista, as engrenagens dos sistemas são movidas pelo consumo. A fim de aumentar o hábito de aquisição de bens da sociedade brasileira, os últimos governos investiram em uma melhor distribuição de renda, porém, esqueceram de destinar recursos a gestão do lixo e a conscientização da população. Por conseguinte, os resultados dessa decisão são catastróficos, dentre eles as enchentes, causadas pelo entupimento de bueiros se destacam.
Além disso, o descarte incorreto de lixo é um dos maiores responsáveis pela poluição dos oceanos. de acordo com dados do Greenpeace, se o ritmo de dejetos plásticos que chegam ao mar se mantiver o mesmo, em 2050, os oceanos terão mais lixo que peixes. Contudo, emerge no Brasil, projetos movidos majoritariamente por ativistas, com foco na reciclagem, que mesmo sendo de extrema importância não são suficientes.
Dado exposto, conclui-se que a gestão correta do lixo é essencial para o desenvolvimento sustentável da nação brasileira. Portanto, Cabe ao governo federal efetivar uma parceria com os governos municipais através da SETRAM (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana), investindo em campanhas de reciclagem, por meio de uma melhor distribuição de recursos com a finalidade de reciclar a maior parte do lixo produzido trazendo benefícios a população.
thaynara m santos
3° Parágrafo : … oceanos. de acordo com dados do Greenpeace.
Para comprovar sobre os dados do greenpeace, deve – se colocar o ano em que foi publicado.
Ficou ótimo a sua contextualização e soube argumentar bem mas é necessário enfatizar mais o problema, assim como colocar a sua fonte para que prove que a sua argumentação é verdadeira. Espero ter ajudado de alguma forma .
LAM
Muito obrigado pela correção! Não sabia da necessidade de colocar o ano. Muito obrigado!!!
…………………………………………………………………………………………………………………………;:::;::;;;;;;;:::::::::::::::::::::::::;;;;;::::::::;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
aline06
CORREÇÃO – MODELO ENEM
GRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L3: “destinado à reciclagem”, com crase.
L4: “lixões ou de forma inadequada” – nessa frase parece que os “lixões” e o “descarte de forma inadequada”, mas na realidade os lixões são tipos de descarte irregular e não coisas distintas.
L5: o certo dessa “expressão” é “no tocante a” e não “no tocante do. Além disso, como mobilidade é um substantivo feminino, há a necessidade do sinal grave indicativo de crase, ou seja, o certo seria: NO TOCANTE À MOBILIDADE…
L6: tornando depois de ponto não deve ser usado, pois é um verbo no gerúndio e ele é “subordinado ao que tava sendo dito antes, portanto a oração nn tinha terminado. Ademais, na redação – enem, deve-se evitar o uso do gerúndio. Em sua redação poderia ser substituído dessa forma:
… e desenvolvimento sustentável, o que torna necessário o debate…
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM
GRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L3: “destinado à reciclagem”, com crase.
L4: “lixões ou de forma inadequada” – nessa frase parece que os “lixões” e o “descarte de forma inadequada”, mas na realidade os lixões são tipos de descarte irregular e não coisas distintas.
L5: o certo dessa “expressão” é “no tocante a” e não “no tocante do. Além disso, como mobilidade é um substantivo feminino, há a necessidade do sinal grave indicativo de crase, ou seja, o certo seria: NO TOCANTE À MOBILIDADE…
L6: tornando depois de ponto não deve ser usado, pois é um verbo no gerúndio e ele é “subordinado ao que tava sendo dito antes, portanto a oração nn tinha terminado. Ademais, na redação – enem, deve-se evitar o uso do gerúndio. Em sua redação poderia ser substituído dessa forma:
… e desenvolvimento sustentável, o que torna necessário o debate…
L8: “Antes de mais nada”, primeiro – não é muito legal usar expressões coloquiais; segundo: essa expressão indica que o que você vai falar é “nada”. o que faz parecer que o parágrafo não tem importância. Entendido ? terceiro: é precioso usar muitos conectivos ao longo do texto, logo não aconselho que exclua essa expressão, mas substitua, como por: EM PRIMEIRO PLANO; PRIMEIRAMENTE…
L8: as “engrenagens” deve ser utilizada entre aspas para conferir ideia de, digamos, comparação.
L11: esqueceram de destinar recursos à gestão do lixo e à conscientização… – crase nos dois lugares citados.
L21: Dado “o” exposto
DIVERSOS –
Particularmente achei o tanto de linhas correto.
Na redação nada deve ser vazio, nenhum termo, nenhuma expressão e, principalmente, nenhum argumento. Assim, vê-se um argumento pouco desenvolvido no parágrafo 2: os resultados dessa decisão são catastróficos, dentre eles as enchentes, causadas pelo entupimento de bueiros se destacam – um argumento importante, mas pouco desenvolvido – pq as enchentes são catatróficas ? pq o entupimento de bueiros se destacam ?
O parágrafo 3 está bem expositivo, mas no enem é necessário argumentar e muito. A ideia defendida no parágrafo é confusa, visto que no começo fala “descarte incorreto de lixo é um dos maiores responsáveis pela poluição” e depois há o uso de “contudo”, o que dá sentido de quebra na expectativa e realmente houve, quando você disse que existem ativistas que lutam pela reciclagem, porém depois argumenta que é insuficiente. Tendo em vista isso, parece que o argumento era que já havia solução, por meio dos ativistas, mas depois diz que não há. Não sei se entendeu o que quis falar, mas tomara que sim!
CONCLUSÃO
-QUEM governo federal
-O QUE efetivar uma parceria com os governos municipais
-COMO investindo em campanhas
-DETALHAMENTO através da SETRAM
-PARA QUE reciclar a maior parte do lixo produzido
No mais, é isso. Achei uma redação boa, apesar dos erros citados.
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 120
C2- 120
C3- 120
C4- 160
C5- 200
TOTAL – 720 (podendo variar 100 pontos para mais ou para menos)
PARABÉNS!
Espero ter ajudado, se sim, ajude-me com o like. Obrigado.
PassosRobson
Perdão.
Competência 2 – 160
TOTAL – 760
procurei onde editar a correção, mas não achei
marianafreitasx
ótima redação. achei que faltou mencionar algumas causas do crescimento de lixo e não só o consumismo. por exemplo a falta de saneamento básico em grande parte do Brasil, o descarte incorreto, falta de informação. entre outros.
intervenção está ótima, mas poderia acrescentar mais algumas medidas a ser tomada.
VhiiXiii
Um ponto a se ressaltar é o número de linhas, tente fazer redações menores, pois uma desse tamanho provavelmente ficaria muito grande para uma redação para o Enem por exemplo, fora isso, o texto é bem estruturado. Há coesão e coerência e o tema sugerido está bem desenvolvido, deixando clara a opinião por meio do texto dissertativo-argumentativo.