É possível discutir o assunto relativo a manifestações culturais brasileiras de maneira racional, uma vez que, é dever do Estado garantir direitos e deveres individuais e coletivos aos cidadãos. Porque a falta de conhecimento inviabiliza construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Para isto se faz necessário levar em consideração dois pontos específicos de relevância como: negligência governamental e a lacuna educacional.
Nesse sentido, é necessário entender que o governo é negligente em, relação a, criação efetiva de políticas públicas para proteger às manifestações culturais brasileiras a fim de manter a história do país sempre viva. Prova disso, por exemplo, está nas escolas de nível básico que pouco fazem e instruem aos alunos a história dos povos e do passado bem como suas culturas e raízes. Diante disto, a negligência foge de suas responsabilidades e geram grandes problemas intelectuais, sociais e culturais para a sociedade em geral. Dessa forma, é necessário garantias de proposta do governo com maiores investimentos em cultura e ações sociais para viabilizar à proteção da cultura brasileira.
Dessa forma, é importante ressaltar a lacuna educacional da sociedade se dá devido à falta de políticas de proteção as manifestações culturais em escolas no dia a dia das pessoas. É preciso que essa lacuna educacional seja preenchida pelo Governo com investimentos em teatros, cinemas, fundos culturais entre outros. O momento político e social que vivenciamos nos últimos anos no Brasil nos fazem lembrar da indiferença e até mesmo da falta de compaixão com o próximo. Na verdade, isso acontece porque a sociedade se acostumou ao básico e achar que nada pode mudar e melhorar não importa que esteja no comando, pois sempre haverá um comandado. Então, para modificar essa trajetória é importante a empatia por parte dos governantes, e saber é possível mudar essa situação de passividade cultural para algo muito melhor, para a geração atual e as novas.
Nota-se, portanto, a necessidade de reverter esse cenário de negligência governamental causado pela ausência de políticas governamentais. Para tal é intrínseco que o Governo Federal visto que é o órgão de maior importância no âmbito nacional, implemente mais ações culturais, sociais, educacionais a fim de proteger e incrementar as manifestações culturais brasileiras. Tal ação deve ser realizada por meio da criação de secretárias e/ou departamentos responsáveis por essas políticas públicas, a fim de haver um mapeamento das cidades e regiões metropolitanas onde há maiores índices de invisibilidade cultura, social, educacional, para assim, suprir a demanda requerida.
Dessa forma, progressivamente haverá a garantia da cidadania e dignidade para todos os brasileiros.
Le.Le.Lê
Olá!
Eu fiz uma correção detalhada mais abaixo, espero que ajude! Antes disso, eu resumi os principais aspectos que, na minha opinião, você poderia melhorar.
Procure estudar:
– uso da vírgula;
– crase;
– paralelismo.
Além disso, eu recomendo MUITO que você procure e LEIA redações nota 1000. Elas vão te ajudar bastante a entender o que você precisa para conquistar uma boa nota!
Por fim, sempre vale a pena dar uma revisada atenta antes de entregar o eu texto. Acredito que vários erros poderiam ser evitados com um pouco mais de atenção.
Dicas:
VÍRGULA
A estrutura padrão de uma frase é “sujeito + verbo + complemento”, nessa ordem. Se você for antecipar alguma circunstância (complemento), deve usar vírgula… assim como eu acabei de fazer! Repare que a ordem da frase seria “Você deve usar vírgula se for antecipar alguma circunstância ou complemento”. Como eu levei o complemento para o começo da frase, foi necessário acrescentar uma vírgula. Essa pontuação também é bastante utilizada quando explicamos ou detalhamos algo. Exemplo: “O céu, que estava azul naquele dia, encantava meus olhos.”
CRASE
É um evento gramatical de junção da preposição “a” com o artigo “a”, marcado pelo acento grave, aquele “virado ao contrário do acento agudo”. Note, portanto, que a crase só vai ocorrer à frente de substantivos FEMININOS.
Exemplo: “Eu vou à faculdade.”
Quem vai, vai a algum lugar (o verbo exige preposição). A “escola” é um substantivo feminino, então costuma ser acompanhada de um artigo.
Dica que me salva: quando ficar em dúvida, tente reescrever a frase com um substantivo masculino que tenha um sentido parecido. Se for necessário escrever “ao”, quer dizer que temos a (preposição) + o (artigo) = ao, logo, se o substantivo for feminino, a (preposição) + a (artigo) = à.
Exemplo: Estou em dúvida se “Vou ir à escola” precisa de crase… Vou supôr que estou indo a outro lugar, tipo “Vou ir ao mercado”. Opa, percebeu como eu usei “ao”? Então precisa sim de crase!
Agora… Correção mais detalhada para te dar uma nota! Lembre-se que eu sou uma estudante, assim como você, portanto, meus comentários são uma consequência do que aprendi até aqui; mas isso não me torna uma autoridade no assunto nem uma corretora oficial, dessa forma, a nota final é apenas uma aproximação do que você poderia receber.
Vou fazer a minha avaliação baseada nas cinco competências do ENEM. Cada uma delas tem peso de 200 pontos, totalizando 1000. Observação: eu usei aspas (“) para marcar os trechos que eu retirei do seu texto e asterisco (*) para destacar alguns aspectos.
I: Regras de ortografia. 90/200
Aqui eu notei vários desvios. Acredito que ler mais poderia ajudá-lo.
Parágrafo 1:
“de maneira racional, uma vez que, é dever do Estado”
É um “vício” comum colocar vírgula depois da conjunção “que”. Normalmente isso está incorreto.
“a falta de conhecimento inviabiliza * construção”
Faltou o artigo: “a construção”.
“Para isto se faz necessário levar em consideração”
Nessa frase, faltou uma vírgula: “Para isto, se faz necessário…”
“dois pontos específicos de relevância como: negligência governamental e a lacuna educacional.”
Paralelismo. O correto seria: “a negligência governamental e a lacuna educacional” (note o uso do artigo nos dois substantivos). Além disso, eu considero desnecessário o uso de dois pontos (a pontuação : ) aqui.
Parágrafo 2:
“é necessário entender que o governo é negligente em, relação a, criação efetiva”
Correto: “é necessário entender que o governo é negligente em relação à criação efetiva” (sem vírgulas e com crase)
“proteger às manifestações culturais brasileiras”
Correto: proteger as manifestações (sem acento grave, aqui não tem crase)
“manifestações culturais brasileiras * a fim de manter a história”
“manifestações culturais brasileiras, a fim de manter a história”
“Prova disso, por exemplo, está nas escolas de nível básico * que pouco fazem e instruem aos alunos a história dos povos e do passado * bem como suas culturas e raízes.” (vírgulas)
“Diante disto, a negligência foge de suas responsabilidades”
A negligência é uma característica de alguém ou de alguma instituição, fica estranho você colocá-la como sujeito dessa frase. Talvez você pudesse ter escrito que “Diante disso, a negligência dos governantes gera grandes problemas…”
“viabilizar à proteção”
“viabilizar a proteção”
Parágrafo 3:
“proteção as manifestações culturais”
“proteção às manifestações culturais”
“teatros, cinemas, fundos culturais * entre outros” (vírgula)
“se acostumou ao básico e achar que nada pode mudar”
Paralelismo: “ao básico e a achar”
“não importa que esteja no comando, pois sempre haverá um comandado”
A linguagem informal é inadequada a esse estilo textual.
“Então, para modificar essa trajetória * é importante a empatia” (vírgula)
“e saber * é possível mudar”
e saber que é possível mudar
“para algo muito melhor, para a geração atual e as novas”
“para algo muito melhor para a geração atual e as novas” (sem vírgula)
Parágrafo 4:
“Para tal é intrínseco que o Governo Federal visto que é o órgão de maior importância”
“Para tal, é intrínseco que o Governo Federal, visto que é o órgão de maior importância” (duas vírgulas esquecidas)
“criação de secretárias e/ou departamentos responsáveis”
Eu já ouvi dizer que no ENEM é preferível não utilizar “e/ou”. Por garantia, use um ou outro.
II: Estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 120/200
Em geral, você seguiu bem o formato de introdução, desenvolvimento e conclusão, além de que seus parágrafos de desenvolvimento têm tópico frasal, exemplificação/argumentação e retomada/conclusão.
Parágrafo 1:
É recomendável que você comece o seu texto com algum desses itens: alusão histórica, referência à cultura pop (filmes, séries, livros, música, etc.) ou definição de uma palavra do tema. Você já começou o seu texto argumentando. É claro que argumentar é importante, mas você deve pensar mais no seu leitor; primeiramente, você deve situá-lo no assunto, dar uma visão geral do tema. Depois disso, é legal fazer uma conexão com o cenário brasileiro. Por exemplo “No filme *** é retratado ***. Isso também é perceptível na realidade brasileira, uma vez que …”
Parágrafo 5:
Evite parágrafos de uma única frase. Esse período poderia estar junto com o quarto parágrafo. Além disso, eu achei essa frase meio desconexa com o tema abordado, porque você não estava falando propriamente de “cidadania e dignidade”.
III: Coerência, abordagem e argumentação. 100/200
IV: Clareza, fluidez e coesão textual (conectivos). 100/200
Parágrafo 1:
“é dever do Estado garantir direitos e deveres individuais e coletivos aos cidadãos. Porque a falta de conhecimento inviabiliza…”
Esse “porque” fica estranho começando uma frase. Opte por um conectivo, por exemplo: “Ademais, a falta de conhecimento…” ou ainda “Além disso, a falta de conhecimento…”. Há várias opções.
“se faz necessário levar em consideração”
É preferível substituir “levar em consideração” por “considerar”.
Parágrafo 3:
“Dessa forma” foi repetido, você recém tinha escrito isso no parágrafo 2.
Evite a repetição de palavras. Você repetiu “lacuna educacional”
“O momento político e social que *vivenciamos* nos últimos anos no Brasil *nos* fazem lembrar da indiferença”
Tente não usar a primeira pessoa (tanto “eu” quanto “nós”).
Sugestão: Outrossim, o atual momento político e social do Brasil é marcado pela indiferença”
Obs: “Outrossim” é um conectivo de adição.
Em nenhum momento dos desenvolvimentos você trouxe repertórios socioculturais. É exigida ao menos uma referência. Pode ser: momento histórico, notícia, citação de filósofo/sociólogo (qualquer autoridade reconhecida) e até mesmo filmes/séries/livros.
Parágrafo 4:
“negligência *governamental* causado pela ausência de políticas *governamentais*” (repetição)
V: Proposta de intervenção. 120/200
Você trouxe os elementos necessários: agente, ação, meio, detalhamento e finalidade. A proposta também está relacionada ao que foi discutido ao longo do texto, então está tudo bem.
Total: 530/1000
Boa sorte na sua jornada, você já tem o principal para dar certo: vontade!
Le.Le.Lê
Eu estava falando sobre atenção e acabei justamente cometendo um erro! Peço desculpas, já está tarde. Na décima linha eu quis escrever “seu” no lugar de “eu”