A pressão da sociedade se transforma em consumismo na busca do corpo perfeito por um padrão de forma física para mulheres e homens. Porém, o processo do corpo ideal requer bastante esforço e com procedimentos estéticos cada vez mais invasivos e nocivos. Portanto, medidas de conscientização sobre a pressão estética da sociedade e do consumismo devem ser consideradas.
Primeiramente, é válido ressaltar a pressão social pelo corpo perfeito. Por exemplo, o excesso de estúdios de “Crossfit”, nas cidades, oriundas de um modismo baseado na ideia do emagrecimento mais rápido em comparação as academias de musculação tradicionais, no entanto, o esforço físico gerado nesses locais aumenta os riscos de lesões musculares. É fundamental pontuar a questão psicológica na crença enganosa de bem-estar relacionado ao corpo perfeito/magro, construindo um padrão errôneo de felicidade. Então, a conscientização é fundamental para a mudança de paradigma da visão do corpo perfeito e do consumismo estético.
Ademais, o consumismo é maléfico à população e necessita de conscientização. Porque, é divulgado nas mídias de propagandas e redes sociais com os sinônimos positivos de felicidade, contudo, cria uma falsa sensação nas pessoas, as influenciando ao consumo de produtos e procedimentos estéticos. A cultura da forma física multiplica em vários métodos de consumo, como, “Influencer” digital na internet, produtos ou locais relacionados ao corpo. Assim, o físico do cidadão deve seguir parâmetros de saúde e a satisfação pessoal não deve ter como base o corpo/padrão perfeito.
Por fim, a pressão social acarreta ao consumo destinado ao corpo perfeito. Com isso, a conscientização sobre a prática da busca do padrão corporal , ocasionando numa pressão no culto a forma física, em adição, refletir sobre o consumo estético. Por conseguinte, essas ações contribuirão de maneira positiva em prol da saúde e a felicidade da sociedade.
mariaraposo
Você soube desenvolver bem o tema e soube colocar de forma clara o assunto, mas você pode pesquisar melhor o tema na hora de escrever para ter ideias e palavras essenciais na hora da escrita e na conclusão poderia ter concluído com uma solução do problema que é a forma mais correta mas ficou muito boa, parabéns!
Thais indrigo Barreto
Olá Felipe! Também acredito que sua redação seja para o Enem, por isso vou te dar algumas dicas:
Na introdução você tem que deixar explícito qual é a sua TESE basicamente na última linha da introdução! Eu percebi que você apontou dois fatores sobre a busca pelo “padrão ideal” porém só isso não é suficiente para o corretor entender qual é a sua tese de fato.
Exemplo: ao invés de você apontar que precisa-se de conscientização sobre a problemática, você poderia deixar explícito: portanto… A falta de conscientização é um fator que (…)
anacarlaaf
Olá! Presumo que sua redação seja para o ENEM, certo? Se sim, tenho duas sugestões:
1. É importante incluir pelo menos 1 repertório sociocultural na redação (ex.: citação, alusão a filme, Constituição, etc). Sugiro essa playlist com maiores explicações e ideias de repertório cultural: https://www.youtube.com/playlist?list=PL6bzyDGDx6arvdwggPQuLJ6RfqQ-77k1k.
2. A sua conclusão precisa de mais elementos. No ENEM é cobrado agente, ação, modo / meio, detalhamento e finalidade. A ausência de um ou mais desses pontos resulta em perda de pontos. No mesmo canal da playlist que recomendei tem mais explicações sobre esses elementos necessários na conclusão.
Espero ter ajudado. Boa sorte!