A canção “O tempo não para” do cantor Cazuza tem o verso:”Eu vejo o futuro repetir o passado”. De fato,isso está correto,pois,ao analisar a conjuntura brasileira ,nota-se o crescimento gradual do uso de plástico como um problema recorrente, o que implica na necessidade de desenvolver mecanismos para reduzir seu uso.Desse modo, é lícito afirmar que a ineficácia das políticas públicas, bem como a falha educacional, contribuem para a perpetuação desse cenário hostil.
Diante disso, evidencia-se as deficitárias medidas governamentais como uma peça chave dos meios de conter o uso do plástico.Isso ocorre , porque houve um acostumamento com a utilização de produtos feitos desse material , por diversos motivos, dentre eles a sua durabilidade, que é maior em relação a, por exemplo, o papel. A esse respeito, cumpre destacar a ideia do filósofo Jean Paul Sartre que expõe: “O pior mal é aquele ao qual nos acostumamos”, o que comprova a necessidade de atenuar esse costume, visto que ele é um mal. Dessa forma,é inaceitável que,em pleno século XXI,devido à falha do Governo Federal ,a sociedade brasileira não goze do acesso a produtos mais sustentáveis – direito que se aplica, em teoria, a todos.
Ademais,é inegável como a lacuna educacional alicerça o consumo de plástico.Sob esse viés, tal realidade problemática acontece em razão de que , dificilmente, são ensinados de forma efetiva nas escolas os prós do uso do plástico como, por exemplo, o fato de que o inadequado descarte de sacolas pode matar animais marinhos. Nessa perspectiva, em consonância com essa lógica, cabe pontuar a frase do líder revolucionário Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, o que enfatiza a importância de usá-la a fim de minimizar problemas sociais, como o do uso do plástico. Logo, enquanto perdurar esse cenário , difícil será o processo de efetivar mecanismos para reduzir seu consumo, por isso é substancial a mudança desse quadro.
Há,portanto,a urgência de medidas com mecanismos para reduzir o consumo de plástico no Brasil.Por isso,o Ministério do Meio Ambiente deve criar um Plano Nacional do Plástico , por meio de investimentos para substituir seu uso no país e democratizar o acesso à informação sobre os seus problemas .Nesse sentido,a finalidade dessa medida é fazer com que o público em geral ,como civis e empresas , mudem seus comportamentos e ideias em relação ao plástico e, consequentemente, o usem de forma adequada. Assim, posteriormente, os erros serão atenuados e o verso do cantor Cazuza, nesse âmbito, não representará a sociedade brasileira.
joacélio23
Oi. Primeiramente gostaria de dizer que não sou algum mestre da redação, mas vou tentar te ajudar. O seu texto foi escrito de maneira bem esculpida, com dois argumentos muito louváveis (ineficiência estatal e lacuna educacional), além de usar citações bem encaixadas à sua argumentação. Na sua proposta de intervenção, voce fez todo aquele processo de construção das ideias, interligando cada elemento da conclusão. No mais, uma redação primorosa e digna de ganhar 1000
C1; 200
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Brunalouro
A redação está muito boa, os argumentos, repertórios, tudo certo, você utilizou citações, que é essencial em uma redação, principalmente no Enem, você teve uma ótima percepção do tema. O único problema são os inúmeros erros gramaticais, principalmente relacionado a vírgulas. Aconselho que você busque melhorar a gramática e continue praticando.
beatrizana2
Olá, Heloisa! Percebe-se que você conhece a estrutura da redação de acordo com as normas, entretanto, há muito erro gramatical. Principalmente, com vírgulas. Aconselho que nessa reta final você procure corrigir seus erros e continue praticando. Para a conclusão: lembre-se do “AAMDF”: Agente, Ação, Modo/Meio, Detalhamento e Finalidade. Espero ter ajudado. Bons estudos! :)
Diego Santos Vieira
Olá! Tudo bem? Bom, primeiramente eu não sou nenhum corretor ou professor, sou apenas um estudante do 9° ano que entende um pouco sobre redação. Pelo meu ponto de vista, sua redação está muito boa, achei interessante a sua percepção conforme ao tema, apenas alguns erros gramaticais, tirando isso, tá excelente a sua produção :)
keni101
A redação está boa, os repertórios, argumentos e tudo se relacionando… o único problema que notei foi em relação a gramática. Há inúmeros erros gramaticais!!! e isso perde muito ponto em uma competência (vírgulas, acentos, palavras escritas incorretamente).
Meu conselho é só buscar melhorar a gramática mesmo, que fica 1000 !
Eu daria: 880