Mobilidade, sustentabilidade e a sociodiversidade!

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Os desafios atuais das grandes cidades brasileiras indicam que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nesse contexto, a mobilidade, a sustentabilidade e a sociodiversidade se tornam essenciais para o debate do conforto de melhoria de vida. Nisso, pode ser inserida a discussão da supervalorização do carro – móvel danoso à mobilidade e a não valorização de outros meios de transporte prejudiciais à vida sem qualidade.

Em primeira análise, vale ressaltar a ideologia da supremacia do transporte individual como criadora de sérios problemas de mobilidade nas grandes cidades brasileiras. Nessa conjuntura, corroboram as ideias de Karl Marx de que o capitalismo prioriza lucros em detrimento de valores. Assim, a política de Estado de valorização do automóvel tem estimulado a indústria automobilística e a aquisição do carro próprio, com legitimidade social, com o fim de universalizar o acesso ao uso de automóvel. Logo, como propulsor de status, o consumo desse bem tem aumentado a frota de automóvel e gerado um excesso de veículos nos centros urbanos, o que prejudica a mobilidade urbana e o bem-estar de vida das pessoas.

Por conseguinte, a não valorização de outros meios de transporte também embaraça a comodidade vital. Nesse contexto, o dramaturgo George Bernard Shaw diz que “É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada”. Nessa ótica, não valorizar meios de transporte alternativos é ir contra a necessidade de mudanças e isso causa prejuízo à mobilidade e à qualidade de vida da população. Dessa forma, não priorizar meios de transporte mundialmente utilizados em grandes cidades, como patinete, bicicleta, bondes e trens é prejudicar a peculiaridade orgânica da população como um todo.

Portanto, urge buscar solução para os desafios atuais das grandes cidades brasileiras com ações ousadas e coordenadas dos setores público e privado. Para tanto, o Governo Federal – responsável pelo planejamento da locomoção humana nos ambientes urbanos – deve implantar a Política Nacional de Mobilidade Urbana, com o fim de proporcionar acesso universal à cidade, de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável. Isso deve ser feito por meio de financiamento de ações de mobilidade urbana voltadas ao transporte público coletivo, ao transporte não motorizado, à elaboração de planos de mobilidade urbana municipais e metropolitanos. Dessa maneira, a mobilidade, a sustentabilidade e a sociodiversidade podem ser viabilizadas rápido e sem desperdício.

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1 Correção

  1. *corrigida de acordo com os critérios ENEM

    GERAL:
    – Seus parágrafos de desenvolvimento são muito bem estruturados.
    – Você conseguiu articular bem os parágrafos, finalizando-os de forma bem feita.
    – Você escreve bem e usa a pontuação corretamente.
    – Bom repertório de elementos coesivos.

    1° PARÁGRAFO:
    – A última frase ficou confusa.
    – Senti falta do repertório. Alguma série, filme, filósofo, etc. para relacionar com o tema. Ao citar apenas a realidade das cidades, não foi suficiente.
    – Gostei que você colocou seus dois argumentos na introdução.

    2° PARÁGRAFO:
    – Gostei da citação de Marx, os raciocínios dele combinam com o seu argumento, porém, achei que não exatamente a parte dos lucros em detrimento dos valores.
    – Foi bom você ter colocado seu argumento logo no início do parágrafo, mas poderia ter colocado outra oração para explicá-lo melhor.
    – Como um todo, gostei desse parágrafo.

    3° PARÁGRAFO:
    – Mais uma vez achei que faltou explicar melhor seu argumento.
    – Muito boa citação, e o modo que você a relacionou com sua opinião.

    4° PARÁGRAFO:
    – Sua intervenção teve muito bem os 4 elementos, com exceção do detalhamento. Achei vago. É necessário que você explique melhor como vai ser essa essa política, para deixar seu projeto mais real.
    – Para reforçar o agente, é bom que você cite também um Ministério, por exemplo, pois só o Governo Federal, não especifica tanto quem de lá vai fazer a ação.
    – Apesar disso, achei uma conclusão bem feita e estruturada. Você não fez períodos muito longos, e articulou bem as ideias.

    Comp. I: 200
    Comp. II: 160
    Comp. III: 120
    Comp. IV: 200
    Comp. V: 120

    Total: 800

    BONS ESTUDOSS!!!

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