OS DESAFIOS PARA MANTER UM SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICO NO BRASIL (Modelo Enem)

  • 1

De acordo com as ideias do filósofo indiano Jiddu  Krishnamurti “Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente”. A democratização de saúde na sociedade brasileira tem se tornado cada vez mais limitada, ainda que exista sistemas públicos provendo a mesma, o estado não cumpre a proposta exercendo grande ineficiência na aplicação destes sistemas. Associando as ideias do filósofo apresentadas anteriormente, é válido mencionar que, tanto a negligência estatal quanto a displicência dos indivíduos para com tais atos é evidente.

Primeiramente, nota-se um descuido com relação a implementação de profissionais de saúde em várias regiões do país sobretudo as mais carentes, onde muitos cidadãos esperam incansavelmente por uma oportunidade de atendimento, o que infringe totalmente a ideia inicial da constituição de 1988, deixando claro que melhorias são necessárias.

Ademais, os cidadãos brasileiros não tem buscado seus direitos no meio social providos de sua cidadania, o que facilita consideravelmente a incompetência do estado para com a democracia a saúde. Um exemplo disso, é refletido no mito da caverna de platão, na qual a falta de perspectiva dos indivíduos é manifesta, sendo o homem, incapaz de ir em busca de melhorias deixando de lado sua liberdade.

Torna-se claro por conseguinte, que medidas devem ser tomadas na tentativa de remediar tal situação. O governo federal deve dar início a elaboração de uma reconstrução efetiva no sistema de saúde, visando corrigir as falhas no sistema atual, provendo a contratação de profissionais de saúde em áreas mais carentes além de melhorias a hospitais e equipamentos o que promoverá melhores condições de atendimento aos cidadãos brasileiros, estes que da mesma forma devem recorrer a ações coletivas em busca de seus direitos no meio social.

Compartilhar

3 Correções

  1. Por ser modelo do Enem, recomendo ter cuidado ao prover críticas ao Estado, principalmente na frase “incompetência do Estado” no terceiro parágrafo. Sugiro dar críticas mais construtivas, propondo ações. A frase do filósofo indiano pode ter uma interpretação dúbia, por poder estar relacionando com o tema da saúde, mas também a assuntos da própria filosofia/sociologia. Evite também generalizações, como mostrado na frase “Ademais, os cidadãos brasileiros não tem buscado seus direitos…” dando a entender que todos os brasileiros não reclamam seus direitos.

    • 1
  2. Olá VictoriaBraz
    minhas sugestões para melhorar sua redação é que use os conectivos adequados em todas as frases e que use os conectivos correto,Por ser modelo do Enem, Sugiro dar críticas mais construtivas propondo ações, Cuidado também na intervenção no último parágrafo é preciso colocar claramente modo, ação, agente, meio e detalhamento.

    espero ter ajudado e bom estudos!

    • 0
  3. Olá, minhas sugestões para melhorar sua redação é que use os conectivos adequados em todas as frases, e evite conectivos como Primeiramente porque é um conectivo sem valor, no lugar eu colocaria “Sob essa perspectiva”, enriqueceria mais o texto. Cuidado também na intervenção no último parágrafo é preciso colocar claramente modo, ação, agente, meio e detalhamento.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.