No livro ”Depois de Você”, de Jojo Moyes, a personagem Lily é vítima de opressões e chantagens, pelas redes sociais, devido uma suposta foto íntima sua ter sido compartilhada. Fora fictício, no Brasil, o cenário não é diferente. Muitas crianças fazem o uso de tecnologias digitais sem nenhuma segurança e limitação, sendo “livres” para acessar e compartilhar qualquer conteúdo. Nessa perspectiva, faz – se necessária a análise dos fatores que contribuem para a problemática, tais como: a negligência governamental e a ausência de atenção e interesse por parte dos familiares e população.
Diante desse contexto, a utilização de tecnologias de comunicação no dia a dia, facilitou a prática de muitas atividades, entretanto, a utilização inadequada desses veículos digitais resultam em vários riscos, principalmente, para as crianças. Visto isso, é lícito citar que “O mais escandaloso dos escândalos é nos habituarmos a ele”. Sob esse viés, à afirmação da filósofa francesa Simone Beauvoir, pode ser facilmente atribuída a naturalização e desinteresse dos indivíduos sobre a atualização constante de aparelhos tecnológicos no cotidiano tendo como resultado, o público infantil possuindo fácil contato com várias plataformas eletrônicas, tanto benéficas, como prejudiciais que os levam, consequentemente, não só a uma dependência desses dispositivos, como jogos, mas também a problemas de saúde, como diabetes e obesidade, já que não são monitorados e nem controlados por seus responsáveis que veem tais atitudes como normais.
Ademais, é válido destacar que mesmo existindo medidas governamentais que garantam a proteção, privacidade e respeito, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país, infelizmente, esses direitos não têm se aplicado com ênfase, quando a facilidade que o grupo infantil encontra para logar e ter conexão com informações inapropriadas na internet sem que ocorra uma limitação ou proibição de acesso que os impeçam. Em meio a isso, é inegável que isso proporcione a criação de perfis falsos, os quais são criados facilmente por esses indivíduos, resultando na possibilidade de que conversem e compartilhem fotos e vídeos com estranhos. Diante disso, é evidente que tais prerrogativas ficam apenas na teoria.
Nessa conjuntura, é indubitável que medidas são necessárias para resolver o impasse. Portanto, cabe ao governo através do Ministério da Educação, criar e aprimorar políticas e projetos, com intuito de ensinar sobre a importância do monitoramento e controle do uso de dados de aparelhos digitais por crianças, por meio de aulas e palestras ministradas por docentes especialistas no assunto, aplicados em lugares públicos como praças e escolas, em dias úteis, para desenvolver, então, o conhecimento sobre o tema. Assim, será possível que ocorra um cenário diferente da personagem Lily.
Rodrigo Frota
3º parágrafo
“Ademais, é válido destacar que (((mesmo existindo medidas governamentais que garantam a proteção, privacidade e respeito, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país,) ))infelizmente, esses direitos não têm se aplicado com ênfase, quando a facilidade que o grupo infantil encontra para logar e ter conexão com informações inapropriadas na internet sem que ocorra uma limitação ou proibição de acesso que os impeçam. Em meio a isso, é inegável que isso proporcione a criação de perfis falsos, os quais são criados facilmente por esses indivíduos, resultando na possibilidade de que conversem e compartilhem fotos e vídeos com estranhos. Diante disso, é evidente que tais prerrogativas ficam apenas na teoria.”
faltou pontuação para isolar essa oração adverbial intercalada
Sò observei esse detalhe mesmo, no geral acho que seu texto está bem estruturado.
rjunior17
Introdução:
-uso de repertório sociocultural relacionando com o tema ( muito bom)
– delimitação do tema
-encaminhamento argumentativo
d1:
uso de tópico frasal( bom)
repertório sociocultural produtivo
apresenta causa, detalha o fato e apresenta consequências práticas.
d2:
tópico frasal (bom)
repertório sociocultural produtivo
falta detalhar mais como que esse sistema não impede a circulação de conteúdos impróprios para o público juvenil.
apresenta consequências práticas dessa conjuntura.
intervenção:
sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos da intervenção.
c1: 160
c2:200
c3:200
c4:200
c5:200
muito provavelmente essa redação está no patamar de 960/1000 , vai depender muito do corretor (cabeça de corretor é uma caixa de pandora kkk) e da c1.