No seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”, transmitido pela Rede Record, o personagem Chris sofre inúmeros agressões tanto verbais como físicas, dentro e fora do ambiente escolar, pelo fato de ser negro. Fora do mundo fictício, no Brasil, o cenário não é diferente. Muitos brasileiros enfrentam vários problemas devido ao racismo presente na sociedade. Nessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que contribuem para a problemática, tais como: a negligência governamental e o preconceito enraizado por parte da população.
Diante desse contexto, o racismo ocorre a partir de uma atitude, conduta ou ação discriminatória dirigida a determinado grupo. Nesse viés, é lícito destacar que tal temática não é recente. Desde os processos de colonização, havia a prática do etnocentrismo, que ao colocar um grupo étnico como o superior, encaixado nos padrões Eurocêntricos, brancos, estabelecidos na época, os demais eram determinados como selvagens e por conseguinte escravizados. Diante disso, mesmo com a abolição da escravidão com a Lei Aurea em 1888, tais atitudes racistas não foram combatidas com ênfase, quando observamos a atualidade, a qual ainda possui o preconceito racial em sua esfera social, como nas ruas, no trabalho, escola e até mesmo no ambiente familiar.
Ademais, é importante ressaltar que mesmo existindo políticas e ações afirmativas governamentais que possuem o intuito de combater o preconceito, promover igualdade e oportunidade, essas ações não são suficientes, uma vez que é frequente casos que corrompem com a ideia de igualdade. Visto isso, é válido citar a telenovela “Malhação – Viva a Diferença”, disponível no Globo Play, a qual mostra o personagem Anderson que sofre preconceito e racismo por parte da família de sua namorada, que é branca. De modo semelhante, é frequente casos como esse no país, em que, muitas vezes, as pessoas perdem a oportunidade por sua cor ser definida, em algumas situações, como prejudicial para o interesse da situação, por exemplo, no mercado de trabalho, onde muitas pessoas são excluídas da possibilidade de ocupar determinada vaga por ser negra.
Nessa conjuntura, é indubitável que medidas são necessárias para resolver o impasse. Portanto, cabe ao Governo em parceria com o Ministério da Cidadania, aprimorar e criar políticas e leis voltadas para o combate ao racismo e à violação dos direitos do cidadão, por meio de verbas destinadas à proteção social, para que assim, seja garantido que ocorra um maior desenvolvimento de oportunidades e inclusão. Além disso, é importante que o Ministério da Educação promova projetos com objetivo de ensinar sobre exercício do respeito e igualdade, através de aulas e palestras ministradas por docentes especialistas no assunto, em locais acessíveis. Assim, será possível que aconteça um cenário diferente do personagem Chris.
Laysaa0
Olá, tudo bem?
A sua redação está muito boa e bem argumentada, entretanto, a falta de desenvolvimento em seus parágrafos é um dos fatores a ser prestado atenção.
Você usou bem os repertórios mas focou nele e esqueceu de argumentar sobre o problema, como também em sua conclusão que está muito boa mas a falta de detalhamento ao desenvolvê-la ficou fraca.
espero ter ajudado, bons estudos!!
suianythg
ola boa noite , a sua introdução esta boa mas podia ser melhorada .
no desenvolvimentos que foi trazidos a negligência governamental e o preconceito enraizado por parte da população. Sentir falta de repertórios dentro do seu desenvolvimento , vc trouxe uma informação no parágrafo 2 sobre o racismo e a tese para esse parágrafo é negligência governamental , vc se estendeu-se de mais no racismo e acabou não falando ,então ocorreu uma coesão ou fuga a tese .
Desenvolvimento 2 ou parágrafo 3 , repertório fraco troca para uns repertórios com dados , instituições sobre o TEMA , por que ? Para só não focar u repertório só
Na Conclusão , são faladas de 5 critérios , agente ; ok
ação ; ok
finalidade; ok
modo / por meio de que ; ok
detalhamento , ok mas eu achei um pouco fraco tente dá próxima vez desenvolver-la .
competência 1 120
competência 2 120
competência 3 120
competência 4 120
competência 5 160
Letícia21
Olá, tudo bem?
Lembrando que eu sou apenas uma estudante e vou corrigir sua redação com base nos meus “conhecimentos”
Sua redação está boa, só precisa melhorar em certos pontos, como:
Se sua redação estiver modelo ENEM, aconselho que use 7 linhas para cada parágrafo.
EU não acho legal voce utilizar o repertório cultural no desenvolvimento.
Aconselho que leia redações nota mil, para a melhor compreensão dos textos.
Bons estudos e boa sorte!
Marcos011
Olá, bom dia. Sua redação está muito boa, tese e argumentos bem apresentados na introdução. No meu ponto de vista, eu ressalto apenas duas coisas : na segunda linha da introdução está escrito “Chris sofre inúmeros agressões…”, creio que o correto seja “inúmeras” mas, creio eu, seja apena um erro na digitação. Além disso, a ordem de apresentação dos argumentos está invertida, penso que não influencie na nota tal fato, é apenas uma observação. Enfim, mais uma vez ressalto a qualidade de sua redação, proposta de conclusão está com os cinco elementos, repertórios bem utilizados…sucesso.