No seriado ”Sex Education”, é retratado o cotidiano dos jovens que estudam na escola Moordale em que muitos desses adolescentes são cheios de problemas psicológicos e dificuldades sociais típicas da escola, mas encontram refúgio nos concelhos do aluno Otis e da sua mãe que é terapeuta sexual e ajuda os alunos psicologicamente e emocionalmente em diversas áreas da vida. Saindo da ficção, observa-se que a realidade da maioria dos jovens brasileiros assemelha-se a dos jovens de Moordale, pois não há uma devida atenção do corpo docente a questão emocional dos mesmos. Nesse viés, faz-se necessário tratar sobre a importância da educação social emocional nas escolas brasileiras, a fim de entender qual a barreira para que isso não aconteça e destruí-la.
O primeiro aspecto a se considerar é que a educação socioemocional fortalece o jovem construindo positivamente sua personalidade e é imprescindível para a sociedade melhorar. De certo, ela atua como fator de construção de um corpo social consciente e emocionalmente instável, além disso é importante para desconstruir preconceitos que impedem os jovens de crescer como um bom cidadão para o futuro. Desse modo, o educador Paulo Freire discute essa ideia, ao trazer a análise de que a educação transforma o indivíduo e este transforma o mundo, ou seja, se há um ato educacional saudável, este formará pessoas plenas nos mais amplos aspectos e que por consequência serão cidadãos mais responsáveis, que saibam tomar decisões e tenham habilidades para lidar com suas próprias emoções. Por tudo isso a educação socioemocional é indispensável para os tempos atuais e futuros.
Ademais, vale ressaltar que o tratamento psicológico, por ser ainda tratado como um tabu na sociedade, que reflete na educação infanto-juvenil, muitas vezes é negligenciado mesmo sendo uma parcela fundamental da formação do futuro. Isso advém de um patriarcalismo enraizado, no qual a parte emocional do indivíduo é prejudicada uma vez que ocorre a omissão do ensinamento socioemocional principalmente do autocontrole e autoconhecimento, desde casa até a escola, moldando o comportamento e a personalidade do adolescente em formação. Sob esse aspecto, através da obra ”Raízes do Brasil” no capítulo ”Homem Cordial”, Sergio Buarque de Olanda apresenta a ”cordialidade” o que seria agir com emoção frente a razão, inclusive a cordialidade pode significar agir de maneira violenta. Ou seja, nota-se que o jovem que não tem autocontrole de suas emoções está mais propenso a agir de maneira erronia, o que contribui para o mundo distópico.
Portanto, é notório a importância da inclusão da educação socioemocional no currículo das escolas brasileiras, visto seus benefícios. Cabe ao estado promover a capacitação do corpo docente por meio de cursos técnicos, os quais instruam técnicas de desenvolver a capacidade emocional dos jovens, a fim de trazer futuramente para o corpo discente o pleno desenvolvimento dessas capacidades. Afinal, assim como os jovens de Moordale todos precisam de refúgio e aprendizado.
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Passei muito tempo desanimada sem produzir uma redação.
Peço que corrijam MODELO ENEM, por favor e podem PONTUAR a vontade.
Desde já obrigada pela ajuda.
ANGELMUSIC
Boa Noite Izabela.
Olha, antes de tudo, eu queria destacar alguns pontos importantes que merecem sua atenção:
1) Tamanho dos parágrafos
2) Quantidade de linhas : MAX: 30
3) Desvios de virgulas
4) Argumentação objetiva do tema proposto.
Parabéns pelo desenvolvimento da redação.
introdução…….
No seriado ”Sex Education”, é retratado o cotidiano dos jovens que estudam na escola Moordale em que muitos desses adolescentes (1) são cheios de problemas psicológicos e dificuldades sociais típicas da (2) escola, mas encontram refúgio nos concelhos do aluno Otis e da sua mãe que é terapeuta sexual e ajuda os (3) alunos psicologicamente e emocionalmente em diversas áreas da vida. (4) Saindo da ficção, observa-se que a realidade da maioria dos jovens brasileiros assemelha-se a dos jovens de Moordale, pois não há uma devida atenção do corpo docente a questão emocional dos mesmos. Nesse viés, faz-se necessário tratar sobre a importância da educação social emocional nas escolas brasileiras, a fim de entender qual a barreira para que isso não aconteça e destruí-la.
CORREÇÃO >
(1) são cheios : Substitua por ”sofrem”
2- repetiu escola novamente
3- repetiu aluno mais uma vez na mesma linha
4- Substitua esse termo.
OBS geral:
* Cuidado com a repetição de palavras, isso pode deixar seu texto um pouco sem diversidade.
Desenvolvimento:
O primeiro aspecto a se considerar é que a educação socioemocional fortalece o jovem construindo positivamente sua personalidade e é imprescindível para a sociedade melhorar. De certo, ela atua como fator de construção de um corpo social consciente e emocionalmente instável(1), além disso é importante para desconstruir preconceitos que impedem os jovens de crescer como um bom cidadão para o futuro. Desse modo, o educador Paulo Freire discute essa ideia,(2) ao trazer a análise de que a educação transforma o indivíduo e este transforma o mundo, ou seja, se há um ato educacional saudável, este formará pessoas plenas nos mais amplos aspectos e que por consequência serão cidadãos mais responsáveis, que saibam tomar decisões e tenham habilidades para lidar com suas próprias emoções. Por tudo isso a educação socioemocional é indispensável para os tempos atuais e futuros.
CORREÇÃO>
1- substitua por estável.
2- Retire essa virgula
3-
Matheus Mello
INTRODUÇÃO
No seriado ”Sex Education”, é retratado o cotidiano dos jovens que estudam na escola Moordale[1] em que muitos desses adolescentes são cheios de problemas psicológicos e[2] dificuldades sociais típicas da escola, mas encontram refúgio nos concelhos do aluno Otis e da sua mãe[3] que é terapeuta sexual e ajuda os alunos psicologicamente e emocionalmente em diversas áreas da vida. Saindo da ficção[4], observa-se que a realidade da maioria dos jovens brasileiros assemelha-se a dos jovens[5] de Moordale, pois não há uma devida atenção do corpo docente a questão emocional dos mesmos. Nesse viés, faz-se necessário tratar sobre a importância da educação social emocional[6] nas escolas brasileiras, a fim de entender qual a barreira para que isso não aconteça e destruí-la.
Eu achei a contextualização um pouco grande, mas, em relação à estrutura, sua introdução está boa.
1 – faltou vírgula
2 – faltou a preposição “de” depois do “e”
3 – faltou vírgula
4 – eu aconselho você substituir por “Fora da ficção” ou por “Embora ficcional”, pois não é errado usar verbos no gerúndio, mas, quando possível evitar, é melhor
5 – repetiu a palavra jovens na mesma frase, já tendo usado, também, anteriormente. Procure evitar repetições constantes e próximas, pois elas fazem você perder pontos na C4 e na C1
6 – seria socioemocional?
《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》
DESENVOLVIMENTO 1
O primeiro aspecto a se considerar é que a educação socioemocional fortalece o jovem[1] construindo positivamente sua personalidade e é[2] imprescindível para a sociedade melhorar. De certo, ela atua como fator de construção de um corpo social consciente e emocionalmente instável[3], além disso é importante para desconstruir preconceitos que impedem os jovens de crescer como um bom cidadão para o futuro. Desse modo, o educador Paulo Freire discute essa ideia,[4] ao trazer a análise de que a educação transforma o indivíduo e este transforma o mundo, ou seja, se há um ato educacional saudável, este formará pessoas plenas nos mais amplos aspectos e que[5] por consequência[6] serão cidadãos mais responsáveis, que saibam tomar decisões e tenham habilidades para lidar com suas próprias emoções. Por tudo isso a educação socioemocional é indispensável para os tempos atuais e futuros.
Seu repertório está bem produtivo nesse parágrafo, além da sua argumentação estar boa, pois você explicou cada ponto que escreve, apesar de eu achar que faltou uma reflexão crítica.
1 – faltou vírgula
2 – não ficou tão legal esse “e é”… substitua por “além de ser”, porque acho que ficaria melhor
3 – seria estável né?
4 – não tem vírgula nesse caso
5 – faltou vírgula
6 – faltou vírgula
*você cometeu bastante queísmo durante o texto. Isso te prejudica na C4
《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》
DESENVOLVIMENTO 2
Ademais, vale ressaltar que o tratamento psicológico, por ser ainda tratado como um tabu na sociedade, que reflete na educação infanto-juvenil, muitas vezes é negligenciado[1] mesmo sendo uma parcela fundamental da formação do futuro. Isso advém de um patriarcalismo enraizado, no qual a parte emocional do indivíduo é prejudicada[2] uma vez que ocorre a omissão do ensinamento socioemocional[3] principalmente do autocontrole e[4] autoconhecimento, desde casa até a escola, moldando o comportamento e a personalidade do adolescente em formação. Sob esse aspecto, através[5] da obra ”Raízes do Brasil” no capítulo ”Homem Cordial”, Sergio Buarque de Olanda apresenta a ”cordialidade”[6] o que seria agir com emoção frente a razão, inclusive a cordialidade pode significar agir de maneira violenta. Ou seja, nota-se que o jovem que não tem autocontrole de suas emoções está mais propenso a agir de maneira erronia, o que contribui para o mundo distópico. [7]
Você até comentou de problemas psicológicos na introdução, mas isso não ficou tão claro. Se você quiser trazer seus argumentos no repertório, que também é uma forma, leia a redação do Matheus Vitorino (tá na cartilha do Felpi desse ano).
1 – faltou vírgula
2 – faltou vírgula
3 – faltou vírgula
4 – faltou a preposição “do” depois do “e”
5 – “através de” é uma expressão que remete à lugar, atravessar algo. Troque por “mediante”, “por meio de” ou por “por intermédio de”
6 – faltou vírgula
7 – faltou um fechamento de suas ideias. Você argumentou e tals, mas no final ficou tipo… o que você quis dizer? Isso porque não houve uma conclusão dos seus argumentos.
《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》
CONCLUSÃO
Portanto, é notório[1] a importância da inclusão da educação socioemocional no currículo das escolas brasileiras, visto seus benefícios. Cabe ao estado[2] promover a capacitação do corpo docente por meio de cursos técnicos, os quais instruam técnicas de desenvolver a capacidade emocional dos jovens, a fim de trazer futuramente para o corpo discente o pleno desenvolvimento dessas capacidades. Afinal, assim como os jovens de Moordale todos precisam de refúgio e aprendizado.
A proposta de intervenção está completa.
1 – seria notória
2 – Estado é em letra maiuscula
C1 – 160 (arriscaria até dizer que um corretor poderia te dar 120)
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 200
Parabénss! Espero ter te ajudado com essa correção ;)
Maria16lima
Lembrando que sou apenas uma estudante assim como vc, então me desculpe se eu cometer algum equívoco
C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 120
C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 160
C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120
C5. Respeito aos direitos humanos 160
nota: 720
iissabbeell
Oi, boa tarde Izabela!
antes de qualquer correção, gostaria de passar umas noções estruturais da redação do Enem, para que assim você consiga se organizar nas próximas redações!
Dica 1: Ao se organizar para construção de uma redação pense no número máximo de linhas que a prova exige. Passei sua introdução para o meu caderno só para ter uma noção de quantas linhas você gastaria para escrever seu texto, e com a minha letra excedeu bastante do esperado.
Portanto vou te passar algumas informações que eu aprendi ao longo do meu cursinho.
Estrutura geral:
Introdução- 6/7 linhas
Desenvolvimentos- 16 linhas
Conclusão- 7/8 linhas
*Busque fazer um planejamento, assim você não terá que apertar nenhuma parte!
Na introdução o corretor deve ser capaz de identificar nitidamente os pontos principais do texto, como o seu posicionamento e o tema.
Abordagem por meio e diante do tema, aqui é necessário que você de posicione frente ao tema, por meio da sua tese, que será de suma importância para o desenvolvimento e modelagem do texto.
Dica 2: Sua introdução deve conter um destaque, além de funcionar como um link para o texto circuito.
Como maneira de ajudar para futuras redações, vou passar aqui algumas dicas de repertórios que abordam diversos assuntos que encaixam em diversos temas!
Constituição Federal de 1988
Organização Universal dos Direitos Humanos
Thomas Hobbes
Paulo Freire
Chico Buarque (ex: apesar de você)
Caetano Veloso (ex: Alegria Alegria, Reconvexo)
O Rappa (ex: minha alma)
Legião Urbana (ex: Que país é esse?, Índios, Tempo perdido, perfeição)
Filmes (Sociedade dos poetas mortos, Tropa de Elite, O auto da compadecida…)
Dica 3: Essa é voltada somente para conclusão
Quando for pensar em agentes para solucionar as suas propostas de intervenção, pense em GOMIFES que são nada mais que
Governo
ONGs
Ministérios
Família
Individuo
Escola
Sociedade
Pense também nos 3 poderes, (Executivo, Legislativo e Judiciário) assim fica um pouquinho mais fácil em pensar nas medidas, uma vez que você já tem em mente mais ou menos quais agentes pode te ajudar kkkkkkkk
Agora sim vamos para correção, valendo ressaltar que eu estou aqui somente para lhe ajudar e posso cometer vários erros ao “corrigir” sua redação!
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
A primeira competência trabalha o domínio gramatical, bem como a estética do texto escrito.
A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
1. entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita (o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc”, etc.)
2. ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
3. produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeito o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas e não exceder de 30 linhas)
4. ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
5. saber o momento certo de usar as letras maiúsculas e minúsculas;
6. compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.
Vamos aos erros que achei em sua redação, separando por parágrafos:
No seriado ”Sex Education”, é retratado o cotidiano dos jovens que estudam na escola Moordale em que muitos desses adolescentes (1) são cheios de problemas psicológicos e dificuldades sociais típicas da (2)escola, mas encontram refúgio nos concelhos do aluno Otis e da sua mãe que é terapeuta sexual e ajuda os (3) alunos (4) psicologicamente e emocionalmente em diversas áreas da vida. Saindo da ficção, observa-se que a realidade da maioria dos (5) jovens brasileiros assemelha-se a dos (6) jovens de Moordale, pois (7) não há uma devida atenção do corpo docente (8) a questão (9) emocional dos mesmos. Nesse viés, faz-se necessário tratar sobre a importância da educação social (10) emocional nas (11) escolas (12) brasileiras, a fim de entender qual a barreira para que isso não aconteça e destruí-la.
1- Troque “são cheios” por – que sofrem
2- repetiu escola novamente
3- repetiu aluno mais uma vez na mesma linha
4- você já usou o termo “psicológicos” no começo, então busque por sinônimos
5- Você usa a palavra “Jovem” logo na primeira linha da redação e depois usa novamente
6- Você usa muito a palavra Jovem em um curto período de tempo, cuidado!
7- pois (,) não
8- atenção do corpo docente (A) questão emocional – adicione o termo para a
9- repetiu emocional
10- repetiu emocional de novo
11- Repetiu escola muitas vezes
12- Repetiu brasileiras, busque por outras palavras e evite um texto repetitivo
Comentário: Sua introdução ficou muito grande e esteticamente isso é motivo para perda de pontos.
obs: Você não colocou suas teses na introdução, ou seja em outra competência você perde ponto por isso. A ideia de colocar um destaque na introdução deve ser breve e não ocupar muitas linhas de seu parágrafo… por isso tente ser mais objetiva quando for escrever novamente.
DESENVOLVIMENTO 1:
O primeiro aspecto a se considerar é que a educação socioemocional fortalece o jovem construindo positivamente sua personalidade e é imprescindível para a sociedade melhorar. De certo, ela atua como fator de construção de um corpo social consciente e emocionalmente (1) instável, além disso é importante para desconstruir preconceitos que impedem os (2) jovens de crescer como (3) um bom cidadão para o futuro. Desse modo, o educador Paulo Freire (4) discute essa ideia (5), ao trazer a análise de que a (6) educação transforma o indivíduo e este (7) transforma o mundo, ou seja, se há um ato educacional saudável, este formará pessoas plenas nos mais amplos aspectos e que por consequência serão (8) cidadãos mais responsáveis, (9) que saibam tomar decisões e tenham habilidades para lidar com suas próprias emoções. Por tudo isso a (10) educação (11) socioemocional é indispensável para os tempos atuais e (12) futuros.
1- Instável não é a palavra correta, cuidado para não se contradizer. Certo seria, estável
2-usou a palavra jovem em um curto espaço de tempo.
3- como bons cidadãos para o futuro.
4-Paulo Freire (,)
5- não tem vírgula aqui
6-busque por sinônimos de educação, para evitar repetições
7- Troque por um sinônimo a palavra transforma
8- você já usou cidadão acima, então busque por outro termo
9- troque por exemplo por, conseguem
10- usou educação novamente em um curto espaço de tempo
11- você já usou a palavra socioemocional no começo do paragrafo, logo se você achar um sinônimo ficaria melhor
12-troque por algum sinônimo a palavra futuros
OBS: Busque ser mais objetiva em seus repertórios
Ademais, vale ressaltar que o tratamento psicológico, por ser ainda tratado como um tabu na sociedade, que reflete na educação infanto-juvenil, muitas vezes é negligenciado mesmo sendo uma parcela fundamental da formação do futuro. Isso advém de um patriarcalismo enraizado, no qual a parte emocional do indivíduo é prejudicada (1) uma vez que ocorre a omissão do ensinamento socioemocional (2) principalmente do autocontrole e autoconhecimento, desde casa até a escola, moldando o comportamento e a personalidade do adolescente em formação. Sob esse aspecto, através da obra ”Raízes do Brasil” no capítulo ”Homem Cordial”, Sergio Buarque de (3) Olanda apresenta a ”cordialidade” o que seria agir com emoção frente a razão, inclusive a (4) cordialidade pode significar agir de maneira violenta. (5) Ou seja, nota-se que o jovem que não tem autocontrole de suas emoções está mais propenso a (6) agir de maneira erronia, o que contribui para o (7) mundo distópico.
1- prejudicada (,) uma vez que
2-socioemocional (,)
3- Sérgio Buarque de Holanda
4-cordialidade, troque por alguma outra palavra.
5- Coloque um conectivo aqui
6- usou a palavra agir novamente
7- troque “mundo distópico” por algo que não fique estranho ao ler.
Conclusão:
Portanto, é notório a importância da inclusão da educação socioemocional no currículo das escolas brasileiras, visto seus benefícios. (1) Cabe ao (2) estado promover a capacitação do corpo docente (3) por meio de cursos técnicos, os quais instruam (4) técnicas de desenvolver a (5) capacidade emocional dos jovens, a fim de trazer futuramente para o (6) corpo discente o pleno desenvolvimento dessas (7)capacidades. (8) Afinal, assim como os (9) jovens de Moordale todos precisam de refúgio e aprendizado.
1-Coloque um conectivo após o ponto. Por exemplo: Nesse sentido
2- Estado com letra maiúscula
3-docente (,)
4-Troque técnicas por métodos
5- o conhecimento emocional dos jovens
6-Troque corpo docente por, sociedade
7- troque capacidades por habilidades
8-Coloque um conectivo para fechar sua redação, por exemplo: desse modo
9- Troque jovens por adolescentes
NOTA: 120
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Ela pede que você demonstre que compreendeu adequadamente a proposta de redação, ou seja, você precisa entender o tema em todas as suas partes e escrever, organizando as ideias de forma clara e precisa, colocando-as em prática em seu texto.
A banca vai avaliar:
• a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores disponíveis.
• o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, ciências, jornalismo, etc.;
• estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Nessa competência seu texto apresenta ótimos repertórios, apesar de você não ter encaixado muito bem com o seu ponto de vista.
Além do mais, você tende a fugir um pouco sobre a proposta, logo os seus argumentos não estão bem relacionados ao tema.
NOTA: 160
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Entre as competências do Enem, esta avalia se você consegue argumentar sólida e concretamente para defender o ponto de vista (que deve ser apontado na introdução). Isso significa que as ideias presentes na sua redação precisam estar fundamentadas em argumentos comprováveis, como dados, pesquisas e visões de especialistas, ou opiniões de autoridades na área, filósofos, etc.
Seu texto deverá contar com:
• progressão textual (cada parte do texto deve estar conectada às demais);
• ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
• coerência (seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
• encadeamento de ideias (os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto).
Seu texto não apresenta as teses iniciais que deveriam estar de forma clara na introdução. Além do mais, os suas teses não vão de encontro com a ideia proposta, uma vez que você utiliza como argumentos algo que está inserido na formulação do tema o que deixa o texto redundante demais!
Vou explicar melhor
O tema proposto foi “A importância da educação socioemocional nas escolas para construção do cidadão do futuro”.
Você deveria abordar como tese/argumento qual é a IMPORTANCIA da educação socioemocional nas escolas
Duas possíveis teses seriam: promover o autoconhecimento e desenvolver a resiliência no ambiente escolar.
Em seu texto não trata especificamente da importância, você foge da proposta ao tratar como argumento somente os benefícios socioemocionais, não a importância socioemocional para construção dos cidadãos no futuro.
Portanto NOTA: 120
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação.
Para conquistar os 200 pontos dessa competência, você deverá fazer um texto coeso. Cada ideia apresentada precisa estar embasada e articulada com as demais. Além disso, você deve utilizar os conectivos mais indicados para a situação, ligando seus argumentos internos e os parágrafos, com objetivo de evitar repetições.
Seu texto deve contar com:
1. parágrafos bem estruturados (um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —,em que as ideias secundárias serão conectadas);
2. períodos estruturados (normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias, estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação, conclusão ou contradição;
3. referências (informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).
Seu texto ficou bom, porém extremamente repetitivo, senti muitaaa falta de conectivos em diversas situações.
Uma dica que minha professora me deu foi que a cada ponto que eu colocar em minha redação eu coloque em seguida um conectivo apropriado para situação.
Senti falta também de locuções, conjunções, preposições que interligam as ideias e torna o texto fluido para o leitor.
Faltou também você comprovar suas ideias, com o objetivo de ligar a sua referencia com o seu posicionamento
Logo NOTA: 120
Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:
1. tem uma proposta de intervenção;
2. conta com detalhes como ela será implementada (quem fará, como fará, quais são as etapas para implementação, com quais objetivos?);
3. é possível de ser executada;
4. respeita os Direitos Humanos (você não deve ferir o direito à vida, cidadania, liberdade e diversidade).
Sua conclusão não está detalhada, apresenta muitas falhas ao desenvolver da proposta de intervenção… por isso sempre que estiver nessa parte responda todas as perguntas do item 2. Decore essas perguntas e escreva no cantinho da prova, assim você terá muito mais confiança na hora de fazer sua redação
Como voce não apresentou DUAS propostas para conclusão e nem a detalhou de forma correta
NOTA: 160
TOTAL: 680
Bom, eu sou apenas uma estudante assim como você é. Meu objetivo aqui é aprender e poder ajudar ensinando o que eu sei, por isso posso ter cometido erros ao analisar sua redação, portanto peço desculpas desde já por qualquer equivoco.
Continue treinando redações e qualquer coisa que precisar entre em contato comigo que estou a disposição para lhe ajudar como posso.
Parabéns por sua redação e nunca, jamais desista de seus sonhos… você é capaz de conseguir o que quiser basta apenas se dedicar e esforçar para ter o melhor de você
Tenha uma ótima tarde!
Com carinho,
Isabel.
Nildaline Rocha
Olá
-Comentários iniciais-
” No seriado ”Sex Education”, é retratado o cotidiano dos jovens que estudam na escola Moordale em que muitos desses adolescentes são cheios(1)de problemas psicológicos e dificuldades sociais típicas da escola, mas encontram refúgio nos concelhos do aluno Otis e da sua mãe que é terapeuta sexual e ajuda os alunos psicologicamente e emocionalmente em diversas áreas da vida(2). Saindo da ficção(3), observa-se que a realidade da maioria dos jovens brasileiros assemelha-se a dos jovens de Moordale, pois não há uma devida atenção do corpo docente a (4)questão emocional dos mesmos.(5) Nesse viés, faz-se necessário tratar sobre a importância da educação social emocional nas escolas brasileiras, a fim de entender qual a barreira para que isso não aconteça e destruí-la.(6)”
1- substitua ” são cheios” por ” enfrentam muitos”
2- repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo mas, procure deixá-lo mais conciso
3- Substitua por ” Fora da ficção ”
4- retire o ” a” e coloque ” para a ”
5- substitua ” dos mesmos” por ” esses indivíduos”
6- cadê a tese?
Desenvolvimento 1
” O primeiro aspecto a se considerar é que a educação socioemocional fortalece o jovem construindo positivamente sua personalidade e é imprescindível para a sociedade melhorar. De certo, ela atua como fator de construção de um corpo social consciente e emocionalmente instável(1), além disso é importante para desconstruir preconceitos que impedem os jovens de crescer como um bom cidadão para o futuro. Desse modo, o educador Paulo Freire discute essa ideia,(2) ao trazer a análise de que a educação transforma o indivíduo e este transforma o mundo, ou seja, se há um ato educacional saudável, este formará pessoas plenas nos mais amplos aspectos e que por consequência serão cidadãos mais responsáveis, que saibam tomar decisões e tenham habilidades para lidar com suas próprias emoções. Por tudo isso a educação socioemocional é indispensável para os tempos atuais e futuros.”(3)
1- não seria ” estável”?
2- retire a vírgula
3- confesso que é uma argumentação um tanto diferente do que eu estou acostumada a corrigir. Embora sua argumentação tenha sido bem construída, atente-se para esse ponto: cadê o problema que a proposta de redação quer que você argumente? De fato, você coloca o tema da redação mas, cadê o problema em si?
Ponto forte: repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo
Desenvolvimento 2
” Ademais, vale ressaltar que o tratamento psicológico, por ser ainda tratado como um tabu na sociedade, que reflete na educação infanto-juvenil, muitas vezes é negligenciado mesmo sendo uma parcela fundamental da formação do futuro. Isso advém de um patriarcalismo(1) enraizado, no qual a parte emocional do indivíduo é prejudicada uma vez que ocorre a omissão do ensinamento socioemocional principalmente do autocontrole e autoconhecimento, desde casa até a escola, moldando o comportamento e a personalidade do adolescente em formação. Sob esse aspecto, através da obra ”Raízes do Brasil” no capítulo ”Homem Cordial”(2), Sergio Buarque de Olanda apresenta a (3)”cordialidade” o que(4) seria agir com emoção frente a razão, inclusive a cordialidade pode significar agir de maneira violenta. Ou seja, nota-se que o jovem que não tem autocontrole de suas emoções está mais propenso a agir de maneira erronia(5), o que contribui para o mundo distópico(6).”
1- patriarcalismo. Aqui, você cometeu um equívoco pois, essa palavra não significa a ideia que você desenvolve ao longo da frase.
2- ao citar um livro, não é necessário colocar também o capítulo específico em que o autor desenvolve a ideia em questão
3- “apresenta o conceito de ” cordialidade” ”
4- substitua ” o que” por ” isto é”
5- errônea
6- ” mundo distópico” ficou estranho
Até aqui, percebo que seu projeto de texto não é estratégico visto que há muita informação ao longo dos parágrafos de desenvolvimento porém que foram mal desenvolvidos e, dessa forma, contribuem muito pouco para uma boa argumentação.
De modo bem direto, a sua dificuldade está na falta de seleção de ideias, concisão nos parágrafos e organização dessas informações ao longo do texto. Traduzindo: você precisa de ler a proposta de redação de forma eficiente e fazer um projeto de texto estratégico.
Ponto forte: repertório sociocultural legitimado
Conclusão
” Portanto, é notório a importância da inclusão da educação socioemocional no currículo das escolas brasileiras, visto seus benefícios. Cabe ao estado promover a capacitação do corpo docente por meio de cursos técnicos, os quais instruam técnicas de desenvolver a capacidade emocional dos jovens, a fim de trazer futuramente para o corpo discente(1) o pleno desenvolvimento dessas capacidades. Afinal,(2) assim como os jovens de Moordale(3) todos precisam de refúgio e aprendizado.”
1-docente
2- substitua o “afinal” por um conectivo conclusivo
3- coloque uma vírgula
Proposta de intervenção
Agente ok
Ação ok
Meio / modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 160
C2- 200
C3- 160
C4- 180
C5- 200