Na série “Grey’s Anatomy”, é retratada a história de Betty Nelson, uma adolescente que, após engravidar de um traficante de drogas, dá a luz a seu filho e o entrega para a adoção porque não se encontra preparada para lidar com a circunstância. Fora das telas, a situação vivida pela personagem pode ser observada na realidade brasileira, já que a gravidez na adolescência ainda configura um desafio a ser sanado. Isso ocorre não só em razão da falta de orientação sobre o tema, mas também devido à desigualdade socioeconômica.
Convém ressaltar, primeiramente, que a problemática advém, em muito, da ausência de diálogo com os jovens a respeito dos meios de se prevenir nas relações sexuais. Nesse viés, vale mencionar o “Mito da Caverna” do filósofo Platão, no qual homens acorrentados em uma caverna, viam apenas sombras na parede, não possuindo, portanto, contato com o mundo real. Desse modo, nota-se que, em cenário semelhante à metáfora abordada, os menores desprovidos de informações válidas relacionadas ao funcionamento dos métodos contraceptivos e à saúde sexual vivem na ignorância, o que reflete, por conseguinte, em uma gestação não planejada. Assim, fica evidente a importância da educação preventiva, a fim de reverter esse impasse no país.
Ademais, a disparidade social e econômica, é um fator que contribui para o agravamento do problema. Sob essa perspectiva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as maiores taxas de gravidez na adolescência estão entre meninas de 10 a 19 anos mais pobres e com menor escolaridade. Dessa forma, percebe-se que, as adolescentes sem acesso à preservativos por não terem condições financeiras de comprar e, muitas vezes, carentes de apoio familiar são as principais vítimas desse entrave na nação tupiniquim. Logo, torna-se fundamental uma atitude do poder público objetivando mudar essa conjuntura.
Urge, então, que o Ministério da Educação, em parceria com a sociedade civil, promova nas escolas a educação sexual. Tal ação deve ser feita, por intermédio de aulas ministradas por profissionais da saúde devidamente qualificados para tratar do assunto, com o intuito de esclarecer aos jovens quanto ao funcionamento e à necessidade do uso de métodos de contracepção. Espera-se, com essa medida, que os acontecimentos narrados em “Grey’s Anatomy” fiquem restritos somente à ficção.
Obs: Deu 29 linhas no rascunho. Corrigir com base nas exigências do Enem.
Maria16lima
Lembrando que sou apenas uma estudante assim como vc
C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 160
C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 200
C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200
C5. Respeito aos direitos humanos 200
Nota: 920
Amei sua redação apenas por ter citado grey’s anatomy.
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 180
Faltou pouco para ganhar 200 pontos, mas percebi em alguns lugares o uso desnecessário da vírgula, que não deu a melhor fluidez ao texto. Afetou pouco, não se preocupe, mas reveja.
C2: 200
Não fugiu do tema e repertórios produtivos! Parabpens!
C3: 200
Argumentação ótima!!
C4: 200
Variedade de conectivos! Continue assim!
C5: 200
Proposta de intervenção completa!!
Nota final: 980
Parabéns, excelente redação e continue assim!!!!
anne_brito
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 180
Faltou pouco para ganhar 200 pontos, mas percebi em alguns lugares o uso desnecessário da vírgula, que não deu a melhor fluidez ao texto. Afetou pouco, não se preocupe, mas reveja.
C2: 200
Não fugiu do tema e repertórios produtivos! Parabpens!
C3: 200
Argumentação ótima!!
C4: 200
Variedade de conectivos! Continue assim!
C5: 200
Proposta de intervenção completa!!
Nota final: 980
Parabéns, excelente redação e continue assim!!!!//rt