Na obra, “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vista, necessita apenas de pequenos ajustes para ser perfeita. Entretanto, fora da ficção, inúmeros problemas assolam o país, como é o caso do abuso de autoridade cometido por policiais, que acaba afastando a visão idealizada pelo protagonista. Nesse contexto, convém analisar as principais maneiras de combater essa atitude, como punições mais efetivas e uma reestruturação nos centros de formação de policiais.
A princípio, é importante salientar que penas mais rígidas ajudam a evitar esse crime. Segundo Carlos Lacerda, jornalista brasileiro, “a impunidade gera a audácia dos maus”. Partindo desse ponto, leis ou penas brandas abrem espaço para esse crime cometido por agentes policiais, a consequência disso são os diversos casos registrados de abuso de autoridade e poder nas abordagens, principalmente, da polícia militar. Logo, fica evidente que a atual legislação não é eficaz o suficiente para coibir esse crime.
Ademais, é necessário uma reestruturação na formação dos policiais. De acordo com Paulo Freire, filósofo brasileiro, a sociedade não muda sem educação. Diante disso, torna-se visível que a educação é uma das principais ferramentas para reverter esse problema e diante das inúmeras filmagens de abordagens é possível ver que muitos casos de abuso de autoridade surgem devido aos despreparo de lidar com pessoas e situações fora de controle que acabam resultando em um trabalho mal sucedido o qual coloca, em algumas situações, a vida do agente como a do abordado em risco. Nesse sentido, nota-se que é preciso uma melhora no treinamento do policial que conta com poucas horas de curso e pouca eficácia.
Urge, portanto, a necessidade de medidas eficazes para atenuar esse problema. De início, deve o Estado, com os órgãos de segurança pública, reestruturar o ensino e os cursos polícias – visando aumentar a carga horária e desenvolver melhor o treinamento na parte das abordagens e relacionamento com pessoas -. Isso será feito por meio de projetos de lei que obriguem todo o território nacional adotar essas novas medidas. Afim de desenvolver melhores profissionais e evitar o abuso de autoridade.
Willyans
Na obra,(1) “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vista, necessita apenas de pequenos ajustes para ser perfeita. Entretanto, fora da ficção, inúmeros problemas assolam o país, como é o caso do abuso de autoridade cometido por policiais, que acaba afastando a visão idealizada pelo protagonista. Nesse contexto, convém analisar as principais maneiras de combater essa atitude, como punições mais efetivas e uma reestruturação nos centros de formação de policiais.
1- equívoco da vírgula.
*ótima introdução.
A princípio, é importante salientar que penas mais rígidas ajudam a evitar esse crime. Segundo Carlos Lacerda, jornalista brasileiro, “a impunidade gera a audácia dos maus”. Partindo desse ponto, leis ou penas brandas abrem espaço para esse crime cometido por agentes policiais, a(1) consequência disso são os diversos casos registrados de abuso de autoridade e poder nas abordagens, principalmente, da polícia militar. Logo, fica evidente que a atual legislação não é eficaz o suficiente para coibir esse crime.
1- as consequências disso são*…
– vc tem boas ideias, mas argumentou pouco. Aprofunde-se mais sobre essa sua causa.
Ademais, é necessário uma reestruturação na formação dos policiais. De acordo com Paulo Freire, filósofo brasileiro, a sociedade não muda sem educação. Diante disso, torna-se visível que a educação é uma das principais ferramentas para reverter esse problema e diante das inúmeras filmagens de abordagens é possível ver que muitos casos de abuso de autoridade surgem devido aos(1) despreparo de lidar com pessoas e situações fora de controle que acabam resultando em um trabalho mal sucedido(2) o qual coloca, em algumas situações, a vida do agente como a do abordado em risco*. Nesse sentido, nota-se que é preciso uma melhora no treinamento do policial que conta com poucas horas de curso(3) e pouca eficácia.
1- ao despreparo*.
2- vírgula.
*período extremamente longo, cansativo e confuso de ler, coloque um ponto final e recomece sua ideia. O máximo de linhas recomendável para um só período na redação é entre 3 e 4, mais que isso pode te prejudicar na C3.
3- vc argumentou que os treinamentos dos policiais têm pouca eficácia OK, mas não falou nada sobre a quantidade de horas que eles têm no curso. Pra vc citar nesse trecho, vc deveria ter falado na argumentação ou provar, com dados estatísticos, já que não é uma fato perceptível, que eles realmente têm poucas horas de treinamento.
Urge, portanto, a necessidade de medidas eficazes para atenuar esse problema. De início, deve o Estado(agente), com os órgãos de segurança pública, reestruturar(ação) o ensino e os cursos polícias – visando aumentar a carga horária e desenvolver melhor o treinamento na parte das abordagens e relacionamento com pessoas (detalhamento)-. Isso será feito por meio(meio) de projetos de lei que obriguem(1) todo o território nacional adotar essas novas medidas. Afim(2)(finalidade) de desenvolver melhores profissionais e evitar o abuso de autoridade.
1- CUIDADO, palavras como essa podem te prejudicar nesse competência, pois os corretores podem entender como desrespeito aos Direitos Humanos, e isso te faz zerar nessa competência. Troque por palavras mais brandas.
2- a fim*.
C1:120
C2:200
C3:180
C4:200
C5:200
Nota: 900
Lailton
Sua redação está excelente gostei muito da introdução e principalmente da conclusão!
Continue fazendo mais redação e obterá êxito!
Comp 1: 200
Comp 2: 200
Comp 3: 160
Comp 4: 200
Comp 5: 200
Nota final: 960
Faça sempre mais redação você escreve muito bem e é incrível em seu texto…
Continua fica que vai dar tudo certo 😜
Thamirysbds
Hello, Thiago! quem é vivo sempre aparece né?!?!
Não vou repetir as observações de Willyans, ele pontuou bem. Vou falar apenas o que ele deixou escapar.
INTRODUÇÃO —
-> Se você pegar um corretor chatão, ele tiraria pontos até desse “fim” com letra maiuscula, pq não tem necessidade.
-> “para ser perfeita” o Brasil será perfeita? Desvio de concordância
-> Sua introdução está boa e dentro do padrão. Entretanto, se fosse pra mudar, eu te aconselho a mudar a parte “analisar as principais maneiras de combater essa atitude” para algo que enfatize que tais coisas são o problema:
“convém analisar aque tais atitudes são reflexos de problemas como a falta de punições mais efetivas…”
—-> Isso por que a parte de combater o problema é na conclusão
D1 —
-> Se me permite uma dica, tente evitar citações diretas, as indiretas mostram mais autoria
-> olha o erro de paralelismo quase despercebido “poder nas abordagens, principalmente, da polícia militar.” -> […] principalmente, NAS da polícia militar. [‘nas’ o que? abordagens da pm]
-> Carlos Lacerda: citação 1 | consequências: citação 2 | argumentos? esse problema acarreta oq na sociedade? Faltou o seu posicionamento nesse parágrafo.
D2 —
-> “é necessário uma reestruturação” reestruturação é uma mocinha: necessária
-> olha o isolamento: “e, diante das inúmeras filmagens de abordagens, é possível”
-> evita essa locução “acaba (verbo no gerundio)” você não ta acabando com nada ne
-> “acabam resultando em um trabalho” aprenda: resultar com sentido de acarretar, é VTD, ou seja, não tem preposição:
resulta um trabalho | acarreta um trabalho
-> isolamento: “agente, como a do abordado, em risco.”
-> “melhora” é mais pra paciente, prefira “melhoria”
-> “treinamento do policial(,) que conta…” pq teve a vírgula? pelo simples fato de vc estar se referindo ao conjunto de policiais, todos nessa mesma situação -com poucas horas de curso e pouca eficácia-, caso fosse a um grupo especifico de policiais, vc não precisaria da vírgula, seria uma restrição. Assunto, caso precise: OS Adj.
CONCLUSÃO —
-> truncamento sintático: “novas medidas. Afim de desenvolver melhores”, se você ainda não completou o pensamento (vc ainda ia falar da finalidade), pq vc fechou o período? Não faz isso, corta o pensamento bem na metade. Caso queria encerrar o período e deixar a finalidade separada, puxe à ideia anterior:
” Tal ação será feita a fim…” [acho que já comentei isso com o senhor]
Afim = afinidade | Comprei banana, maçã, uva e afins. (outras frutas)
A fim = finalidade.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Volder
Competência 1: 130
Erros de vírgula permeiam o texto, além de erros de concordância e de pontuação em geral.
Competência 2: 200
Ótima compreensão do tema e da proposta apresentados.
Competência 3: 200
Ótima argumentação.
Competência 4: 140
Presença de período excessivamente longo no terceiro parágrafo e mau uso da vírgula, além do fato de não ter resolvido o problema das penas brandas na proposta de intervenção.
Competência 5: 160
Faltou o detalhamento.
Total: 830